polir opticas - onde??

Podes comprar só o selante ... Grojet numa casa de car detail . Nao vem em toalhitas ... tens de aplicar com uma espuma propria.

Boa noite malta. Preciso da vossa ajuda se possível.

As ópticas (julgo que em acrílico), do Laguna I do meu pai também já estão bastante baças/amareladas.
E para passar na IPO tem mesmo que ter aquilo tratado.

Decidi aplicar o já mencionado Kit de restauração da Turtle Wax, depois de seguir as instruções à risca e dar muito ao bracinho ainda pouco resultado vi. (Está melhor que antes, mas pouco.)

A minha questão é:

Quando mudo de uma lixa para a outra devo ou não, limpar sempre o farol para tirar os resíduos de verniz/acrílico/lixa anterior?
Com pano húmido; seco; ou não devo limpar nada e continuar logo com a lixa seguinte?

É que nas instruções não diz para limpar entre passagens de lixas diferentes, mas fico na dúvida se assim não perde alguma eficácia.

Obrigado pela atenção.

Boa noite malta. Preciso da vossa ajuda se possível.

As ópticas (julgo que em acrílico), do Laguna I do meu pai também já estão bastante baças/amareladas.
E para passar na IPO tem mesmo que ter aquilo tratado.

Decidi aplicar o já mencionado Kit de restauração da Turtle Wax, depois de seguir as instruções à risca e dar muito ao bracinho ainda pouco resultado vi. (Está melhor que antes, mas pouco.)

A minha questão é:

Quando mudo de uma lixa para a outra devo ou não, limpar sempre o farol para tirar os resíduos de verniz/acrílico/lixa anterior?
Com pano húmido; seco; ou não devo limpar nada e continuar logo com a lixa seguinte?

É que nas instruções não diz para limpar entre passagens de lixas diferentes, mas fico na dúvida se assim não perde alguma eficácia.

Obrigado pela atenção.

Podes (e deves) limpar à vontade com um pano MF.

Já agora esse kit é composto de que lixas e de que acessórios?

Quando lixas o farol deves ao mesmo tempo lubrificá-lo para a lixa não trabalhar em seco.[;)]

Podes (e deves) limpar à vontade com um pano MF.

Já agora esse kit é composto de que lixas e de que acessórios?

Quando lixas o farol deves ao mesmo tempo lubrificá-lo para a lixa não trabalhar em seco.[;)]

Boas Pag, grato pela atenção.

É o "Turtle Wax headlight restorer kit" (da Norauto - passo a publicidade), composto por:
- 4 lixas (suponho que os "graus" das lixas vão de 1800 a 8000);
- spray lubricant (para manter as lixas e farol húmidos);
- clarifying compound (polish julgo?);
- 2 toalhetes (basecoat wipe e sealing wipe-este será o "selante")
- 1 luva de plástico;
- 1 folheto instruções.

Não diz o grau das lixas em lado algum ,o que eu menciono lá em cima foi o que encontrei num site estrangeiro...

Boas Pag, grato pela atenção.

É o "Turtle Wax headlight restorer kit" (da Norauto - passo a publicidade), composto por:
- 4 lixas (suponho que os "graus" das lixas vão de 1800 a 8000);
- spray lubricant (para manter as lixas e farol húmidos);
- clarifying compound (polish julgo?);
- 2 toalhetes (basecoat wipe e sealing wipe-este será o "selante")
- 1 luva de plástico;
- 1 folheto instruções.

Não diz o grau das lixas em lado algum ,o que eu menciono lá em cima foi o que encontrei num site estrangeiro...

Estranho é não dizer o grau das lixas... :confused: Como as distingues? Pelo tacto? No entanto, 3000 (ou eventualmente 4000) já é uma lixa com um grão suficientemente fino para passar ao polimento e depois ao acabamento. Acima de 4000 já só faz cócegas no farol.

A aplicação do polish é feito como?

Estranho é não dizer o grau das lixas... :confused: Como as distingues? Pelo tacto? No entanto, 3000 (ou eventualmente 4000) já é uma lixa com um grão suficientemente fino para passar ao polimento e depois ao acabamento. Acima de 4000 já só faz cócegas no farol.

A aplicação do polish é feito como?

1 - Estão numeradas de 1 a 4, cada uma com seu nº pintado na face e têm cores diferentes.

2 - Pois, se os vários grão são mesmo aqueles que vi no site também acho muito fino, pois a última parece quase a aspereza de uma folha de papel - por isso daqui a nada vou comprar mais lixas a a outro lado.

3 - Cálculo que o polish, (líquido branco) que seja o que eles chamam como "composto clarificador"... é aplicado depois das lixas com um pano, ou então com máquina com disco de esponja a 1500 RPM's.

Embora tivesse tentado seguir à risca as instruções, uma coisa que não fiz (porque não diz nas instruções) e tu recomendas, foi:
Limpar a óptica (ainda só trabalhei numa), entre cada passagem de lixa diferente - aliás, só o fiz mas já nas últimas repetições.
E por isso cálculo que aquela mistela líquida acastanhada de spray lubrificante/verniz velho/lixa/acrílico/lixa; estivesse a impedir as lixas mais finas de trabalhar...

Mas concluindo:
- as manchas amareladas e irregulares de verniz queimado desapareceram;
- a óptica ficou com um padrão cinzento "nublado/baço" mas já um pouquito transparente;
- reparei que depois de tentar polir com pano e à mão com esse "composto clarificador", a óptica ganhou mais um pouco de transparência;

Recomendaram-me recomeçar com lixa de grão 1200, mas como sei que já passei o suficiente com as lixas?
Se depois der o polimento com máquina terei mais transparência?

Obrigado.

Last edited:
Encontrei este video que te pode ajudar

Grato pela atenção jferreir,

Mas também já tinha visto esse, (e vários outros).
Mas os vídeos por aí e mesmo o manual de instruções que vem no kit não diz exactamente tudo.

Por ex.a situação de limpar a óptica entre cada vez que se muda de lixa, acho que o gajo do vídeo só o faz 1 vez (e no manual de instruções nem diz isso.)

A minha questão é saber quando parar de vez com as lixas e começar a polir; já me disseram que era:
- quando a óptica ficasse com um padrão cinzento/baço quase sem se perceber os riscos das lixas;
- quando ficasse o mais transparente possível.

Quem quiser dar a opinião esteja à vontade.

Grato pela atenção jferreir,

Mas também já tinha visto esse, (e vários outros).
Mas os vídeos por aí e mesmo o manual de instruções que vem no kit não diz exactamente tudo.

Por ex.a situação de limpar a óptica entre cada vez que se muda de lixa, acho que o gajo do vídeo só o faz 1 vez (e no manual de instruções nem diz isso.)

A minha questão é saber quando parar de vez com as lixas e começar a polir; já me disseram que era:
- quando a óptica ficasse com um padrão cinzento/baço quase sem se perceber os riscos das lixas;
- quando ficasse o mais transparente possível.

Quem quiser dar a opinião esteja à vontade.

Será a opção que coloquei a bold. Isto porque à medida que vais aumentando o grau das lixas (diminuindo a sua abrasividade), vais ficando com a superfície do farol baça e com os riscos que a lixa produz mais disfarçados (embora se notem, obviamente). A partir daí podes polir.

Também não há problema nenhum em ir limpando a óptica várias vezes para ires verificando se o desbaste da lixa está a ser uniforme (convém ser o mais possível).

A óptica só vai ficar transparente após polir e nunca com a acção das lixas (nesta fase fica sempre baça).

Será a opção que coloquei a bold. Isto porque à medida que vais aumentando o grau das lixas (diminuindo a sua abrasividade), vais ficando com a superfície do farol baça e com os riscos que a lixa produz mais disfarçados (embora se notem, obviamente). A partir daí podes polir.

Também não há problema nenhum em ir limpando a óptica várias vezes para ires verificando se o desbaste da lixa está a ser uniforme (convém ser o mais possível).

A óptica só vai ficar transparente após polir e nunca com a acção das lixas (nesta fase fica sempre baça).

Olá novamente,

1 - Ok assim seja. Hoje nem toquei nas ópticas, apenas fui comprar mais lixas e outras coisas.
(É verdade estive a comparar (ao toque) a aspereza da lixa nº1 do kit Turtle Wax com as da loja onde fui e aquilo provavelmente é de um numero menor que os supostos grão 1800 que vi no outro site...)

2 - Pois também fiquei com a impressão ontem que, só depois de polir (passar o "composto clarificador" com um pano) é que me pareceu ver um pouquito de transparência, não muito.

Onde fui comprar as lixas de água, apenas havia de: 400, 600, 800, 1000 e 2000.
Trouxe essas 5 graduações e amanhã planeio recomeçar novamente a óptica com a de 800, que achas?

Trouxe 1 "disco" de algodão e outro de esponja para aplicar o composto clarificador com o berbequim espero que consiga mais transparência nas ópticas, senão pode ser chato na IPO.

Olá novamente,

1 - Ok assim seja. Hoje nem toquei nas ópticas, apenas fui comprar mais lixas e outras coisas.
(É verdade estive a comparar (ao toque) a aspereza da lixa nº1 do kit Turtle Wax com as da loja onde fui e aquilo provavelmente é de um numero menor que os supostos grão 1800 que vi no outro site...)

2 - Pois também fiquei com a impressão ontem que, só depois de polir (passar o "composto clarificador" com um pano) é que me pareceu ver um pouquito de transparência, não muito.

Onde fui comprar as lixas de água, apenas havia de: 400, 600, 800, 1000 e 2000.
Trouxe essas 5 graduações e amanhã planeio recomeçar novamente a óptica com a de 800, que achas?

Trouxe 1 "disco" de algodão e outro de esponja para aplicar o composto clarificador com o berbequim espero que consiga mais transparência nas ópticas, senão pode ser chato na IPO.

Não será preciso tantas lixas, mas ok, tudo bem. A menos que os faróis estejam mesmo muito maus podes efectivamente começar com 800 ou mesmo 1000. O ideal seria teres pelo menos uma de 3000, mas finaliza com a 2000 então. Lubrifica sempre bem para que a lixa não trabalhe em seco e limpa sempre que necessário com um pano para ires vendo a evolução.

Com os discos que compraste já vai ser mais fácil fazeres o trabalho. Recomendo-te a isolar com fita de papel todas as partes da chapa que estão à volta do farol para não riscares com a lixa acidentalmente, nem com a passagem dos discos a polir. [;)]

Não será preciso tantas lixas, mas ok, tudo bem. A menos que os faróis estejam mesmo muito maus podes efectivamente começar com 800 ou mesmo 1000. O ideal seria teres pelo menos uma de 3000, mas finaliza com a 2000 então. Lubrifica sempre bem para que a lixa não trabalhe em seco e limpa sempre que necessário com um pano para ires vendo a evolução.

Com os discos que compraste já vai ser mais fácil fazeres o trabalho. Recomendo-te a isolar com fita de papel todas as partes da chapa que estão à volta do farol para não riscares com a lixa acidentalmente, nem com a passagem dos discos a polir. [;)]

Pois, também queria pelo menos a de 3000, mas não havia mais graduações.
Ainda tenho aquelas do kit T. Wax, mas a aspereza de quase todas, (excepto a nº1), mais parece folha de papel A4... [:D]

Sim, já ontem tinha posto alguma fita adesiva à volta, amanhã repito o processo.

Obrigado pelas dicas!
Ao surgirem novidades coloco aqui.

Cá estou novamente,

Para já, muito obrigado ao Pag, ao Jferreir e a todos os que aqui deixaram o seu know how e dicas, pois foram mesmo de grande ajuda para quem faz isto pela 1ª vez (e começa mesmo do zero).

1º - vai dar algum trabalho pôr aqui fotos, mas quero ver se mais lá para a frente o faço;

2º - já conclui hoje as 2 ópticas, só falta pôr o verniz e o selante do kit T. Wax e pela minha apreciação, as ópticas parecem ter ficado a 90 e tal % comparativamente a umas novas.

O processo hoje foi:
- voltar a passar as lixas de água;
- mas desta vez, foram a 800, 1000, 2000 (que comprei noutra loja) e por fim, a mais fina (muito lisa) do kit T. Wax;
- fui limpando o farol sempre que mudava de uma lixa para a outra;
- ópticas e lixa bem molhadas e movimentos sempre perpendiculares em relação à lixa anterior;
- pela 1ª vez dei o polish ("clarifying compound" que veio com o kit) com o berbequim e esponja... fez toda a diferença, pois em menos de 1 minuto a óptica passou de baça a transparente.
- para já assim ficou, só depois de lavar o carro é que vou pôr o verniz e o selante.

Vou realçar que:
- uma das ópticas já tem mais de 11 anos e nunca tinham sido tratadas, estavam mesmo num estado vergonhoso, manchas onduladas ligeiramente amareladas do verniz, padrões baços, etc;
- há 2 dias fartei-me de lixar e polir durante umas horitas e poucos resultados obtive;
- mesmo a 1ª lixa do kit Turtle Wax era um pouco "fraca" para o muito mau estado das minhas ópticas;
- quando pela 1ª vez fui dar o polish à mão com um pano, pouca transparência ganhei mas já foi notável - o berbequim com a esponja faz mesmo a diferença.

Mais uma vez obrigado e quaisquer comentários coloquem aí.

Last edited:
Ainda bem que tudo correu bem. Quando começamos a lixar até nos assustamos porque a óptica fica tão baça que se pensa que já se fiz m***a, mas no final acabam por ficar mais transparentes que inicialmente.

Também, afinal foi a primeira vez. E na primeira vez estamos sempre nervosos![:D]

De qualquer maneira comprovaste pessoalmente que fazer esse trabalho à mão é uma tarefa hercúlea e os resultados nunca são muito satisfatórios, por isso o essencial é ter uma polidora ou um berbequim (nos casos dos faróis aceita-se... já na pintura, nem pensar usar o berbequim). [;)]

Ainda bem que ja conseguis-te.

Alguem sabe se a roady ainda vende esse kit da Turtle pois estou na suiça e quando voltar queria dar um arranjo as opticas do peupeot que estao a começar a ficar queimadas, como estao no inicio o kit deve chegar.

Cumpz

Boas:

Eu para polir uso um kit da 3M, mas não tem selante, e ao fim de 3 anos a opticas voltam ao mesmo, mas é defeito delas.
Que selante usam? E como aplicam?
Ouvi dizer que não se deve aplicar verniz, por estalar com o sol e ser de díficil aplicação.

jbarbosa

Boas:

Eu para polir uso um kit da 3M, mas não tem selante, e ao fim de 3 anos a opticas voltam ao mesmo, mas é defeito delas.
Que selante usam? E como aplicam?
Ouvi dizer que não se deve aplicar verniz, por estalar com o sol e ser de díficil aplicação.

jbarbosa

Selante resistente a temperaturas mais elevadas são bons para os faróis e atrasa um pouco mais o processo de desgaste da óptica. Por exemplo este ou este. Aplicam-se com um aplicador poliespuma e remove-se com um pano MF.

Há quem aplique verniz, mas não sou muito adepto dessa opção. Prefiro ir protegendo regularmente com um bom selante.

Eu tenho usado Grojet para selar ... mas confesso que nao tenho ficado com os carro o tempo suficiente para ver se é ou não eficaz.

Boas malta, só para dizer que também arranjei o tal kit da turtlewax. Para a semana quando tiver um tempito lá vou eu dar o jeito ao braço [:D]

ver como corre

dúvida: tenho um selante de pintura e cera, devo aplicar depois de polir certo? apenas um deles ou ambos?

Back