Boa noite malta. Preciso da vossa ajuda se possível.
As ópticas (julgo que em acrílico), do Laguna I do meu pai também já estão bastante baças/amareladas.
E para passar na IPO tem mesmo que ter aquilo tratado.
Decidi aplicar o já mencionado Kit de restauração da Turtle Wax, depois de seguir as instruções à risca e dar muito ao bracinho ainda pouco resultado vi. (Está melhor que antes, mas pouco.)
A minha questão é:
Quando mudo de uma lixa para a outra devo ou não, limpar sempre o farol para tirar os resíduos de verniz/acrílico/lixa anterior?
Com pano húmido; seco; ou não devo limpar nada e continuar logo com a lixa seguinte?
É que nas instruções não diz para limpar entre passagens de lixas diferentes, mas fico na dúvida se assim não perde alguma eficácia.
Obrigado pela atenção.
Podes (e deves) limpar à vontade com um pano MF.
Já agora esse kit é composto de que lixas e de que acessórios?
Quando lixas o farol deves ao mesmo tempo lubrificá-lo para a lixa não trabalhar em seco.[]
Boas Pag, grato pela atenção.
É o "Turtle Wax headlight restorer kit" (da Norauto - passo a publicidade), composto por:
- 4 lixas (suponho que os "graus" das lixas vão de 1800 a 8000);
- spray lubricant (para manter as lixas e farol húmidos);
- clarifying compound (polish julgo?);
- 2 toalhetes (basecoat wipe e sealing wipe-este será o "selante")
- 1 luva de plástico;
- 1 folheto instruções.
Não diz o grau das lixas em lado algum ,o que eu menciono lá em cima foi o que encontrei num site estrangeiro...
Estranho é não dizer o grau das lixas...Como as distingues? Pelo tacto? No entanto, 3000 (ou eventualmente 4000) já é uma lixa com um grão suficientemente fino para passar ao polimento e depois ao acabamento. Acima de 4000 já só faz cócegas no farol.
A aplicação do polish é feito como?
Encontrei este video que te pode ajudar
Grato pela atenção jferreir,
Mas também já tinha visto esse, (e vários outros).
Mas os vídeos por aí e mesmo o manual de instruções que vem no kit não diz exactamente tudo.
Por ex.a situação de limpar a óptica entre cada vez que se muda de lixa, acho que o gajo do vídeo só o faz 1 vez (e no manual de instruções nem diz isso.)
A minha questão é saber quando parar de vez com as lixas e começar a polir; já me disseram que era:
- quando a óptica ficasse com um padrão cinzento/baço quase sem se perceber os riscos das lixas;
- quando ficasse o mais transparente possível.
Quem quiser dar a opinião esteja à vontade.
Será a opção que coloquei a bold. Isto porque à medida que vais aumentando o grau das lixas (diminuindo a sua abrasividade), vais ficando com a superfície do farol baça e com os riscos que a lixa produz mais disfarçados (embora se notem, obviamente). A partir daí podes polir.
Também não há problema nenhum em ir limpando a óptica várias vezes para ires verificando se o desbaste da lixa está a ser uniforme (convém ser o mais possível).
A óptica só vai ficar transparente após polir e nunca com a acção das lixas (nesta fase fica sempre baça).
Olá novamente,
1 - Ok assim seja. Hoje nem toquei nas ópticas, apenas fui comprar mais lixas e outras coisas.
(É verdade estive a comparar (ao toque) a aspereza da lixa nº1 do kit Turtle Wax com as da loja onde fui e aquilo provavelmente é de um numero menor que os supostos grão 1800 que vi no outro site...)
2 - Pois também fiquei com a impressão ontem que, só depois de polir (passar o "composto clarificador" com um pano) é que me pareceu ver um pouquito de transparência, não muito.
Onde fui comprar as lixas de água, apenas havia de: 400, 600, 800, 1000 e 2000.
Trouxe essas 5 graduações e amanhã planeio recomeçar novamente a óptica com a de 800, que achas?
Trouxe 1 "disco" de algodão e outro de esponja para aplicar o composto clarificador com o berbequim espero que consiga mais transparência nas ópticas, senão pode ser chato na IPO.
Não será preciso tantas lixas, mas ok, tudo bem. A menos que os faróis estejam mesmo muito maus podes efectivamente começar com 800 ou mesmo 1000. O ideal seria teres pelo menos uma de 3000, mas finaliza com a 2000 então. Lubrifica sempre bem para que a lixa não trabalhe em seco e limpa sempre que necessário com um pano para ires vendo a evolução.
Com os discos que compraste já vai ser mais fácil fazeres o trabalho. Recomendo-te a isolar com fita de papel todas as partes da chapa que estão à volta do farol para não riscares com a lixa acidentalmente, nem com a passagem dos discos a polir. []
Boas:
Eu para polir uso um kit da 3M, mas não tem selante, e ao fim de 3 anos a opticas voltam ao mesmo, mas é defeito delas.
Que selante usam? E como aplicam?
Ouvi dizer que não se deve aplicar verniz, por estalar com o sol e ser de díficil aplicação.
jbarbosa