DeCeIi
Well-known member
O Polo é superior ao 106 em tudo obviamente. Só perde em performances.
[
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
O Polo é superior ao 106 em tudo obviamente. Só perde em performances.
Acho que há um mito que o polo gti tinha mau comportamento, no meu ex 1.6, não acho, tinha barras estabilizadoras, abs, e direção de assistência variável. A única altura que a estabilidade era reduzida era perto do limite de velocidade máxima. De resto muito bom.
O grande defeito da altura era o preço estupidamente alto
A questão é que este carro faz menos de 8 com andamento desportivo. Lembro-me que o 7.84 que fiz (a média mais alta) foi quando estive no rallye do Oeste (serra de montejunto)
Fiz cerca de 200km nesse dia na ida e volta em AE a andar bem e a abrir pela serra []
Os restantes foram sempre consumos a conduzir despreocupadamente. Sem andar na redline mas também sem pastar, com ultrapassagens sempre que possível.
Leva-os para a serra de Sintra e depois vem cá contar a experiência. O Polo pode ser muito bom em AE mas esse não é o campo de eleição de um pequeno desportivo.
Já agora, performance inclui comportamento.
Cada tiro, cada melro. []
A única coisa que um Polo pode ser melhor que um 106 é o seu rigor de construção. De resto...
O que realmente mais importa num pequeno desportivo são, sem dúvida, as suas características dinâmicas. Quem pretender comprar um GTI para o conduzir "como deve ser" e estiver indeciso entre estas três propostas, a escolha deverá recair sobre o 106. É claramente o mais ágil e divertido de conduzir, fruto de uma direcção precisa e comunicativa que indica sempre com exactidão milimétrica onde estão as rodas da frente e de que aderência dispõem. Se uma curva que inicialmente parece ter um determinado raio acabar por fechar, basta apenas ajustar a trajectória com o volante sem receio que surja subviragem. Poucas são realmente as alturas em que se notam faltas de tracção no 106 (por mérito também de uns excelentes pneus Michelin Pilot SX-GT) e, se a meio de uma curva for preciso desacelerar ligeiramente ou até mesmo travar um pouco, a sua única reacção é um ligeiro e progressivo deslizar da traseira com a frente a fechar mais a linha, ajudando a voltar à trajectória ideal.
O acesso à traseira, onde o espaço é, também, de bom nível, é prejudicado pelo facto dos bancos dianteiros só rebaterem as costas.
Os travões são eficazes e resistentes à fadiga, transmitindo boa sensibilidade através do pedal. Igualmente seguro e progressivo, mas menos divertido de conduzir, é o Clio. O eixo dianteiro é suficientemente rápido e preciso nas entradas em curva, mas tudo se processa de uma forma mais filtrada que no 106, existindo sempre a sensação de que tudo está bem, mesmo quando começa a não estar... O grau de amortecimento mais macio da suspensão atribui à carroçaria um pouco mais de rolamento em curva comparativamente ao 106, mas pior que este aspecto é o facto de a unidade ensaiada ter vindo equipada com uns pneus Michelin Energy (uma escolha errada para este tipo de veículos), responsáveis por prematuras derivas das rodas dianteiras em curvas descritas a maior velocidade, acabando por retirar eficácia e prazer de condução. A traseira sabe manter-se estável ou ágil consoante a vontade do condutor e os travões cumprem com eficácia o seu papel. Um passo atrás do Clio e dois do 106 posiciona-se o Polo. A frente é a menos precisa e incisiva das três e a suspensão é a que tem mais dificuldade em colocar no solo toda a potência do motor, gerando consequentes perdas de motricidade.
Apesar disto, o Polo não deixa de ser seguro e fácil de conduzir, mas a verdade é que o seu temperamento exige mais atenção e sobretudo mais certeza daquilo que realmente se pretende fazer, para não se efectuar um relatório de estragos a posteriori. O VW é o que menos gosta de lidar com as repentinas transferências de massas causadoras de instabilidade, que na maioria dos casos são resolvidas mediante um aliviar do acelerador ou uma travagem mais decidida, onde os excelentes pneus Dunlop SP Sport 2040 E se revelam um precioso auxílio. A traseira é a que tem mais dificuldade em assumir um maior protagonismo face a um comportamento subvirador. Os travões são os melhores em eficácia e sensibilidade. Em velocidades típicas de auto-estrada gostámos mais da direccionalidade do 106, seguindo-se a do Clio e a do Polo, sendo a direcção deste a que atribui o menor feed-back da estrada. Quanto aos comandos das caixas, gostámos mais do Clio devido à sua maior rapidez, precisão e silêncio, seguindo-se a do Polo e por último a do 106.
Menos de 8L com andamento desportivo? Desculpa mas isso é utopico, com andamento desportivo (presumo que seja a aproveitar bem o motor) nunca vais fazer menos de 8L num 1.6 com 120cv.
Sao carros neutros e algo desapaixonantes, mas dai terem mau comportamento...
na altura um dos meus melhores amigos tinha um 106 GTI, sim era ligeiramente melhor em handling, mas não muito melhor... a diferença era no preço o Polo passava dos 4500contos na altura (99), mesmo tendo mais equipamento era absurdo.Leva-os para a serra de Sintra e depois vem cá contar a experiência. O Polo pode ser muito bom em AE mas esse não é o campo de eleição de um pequeno desportivo. []
Cada tiro, cada melro. []
A única coisa que um Polo pode ser melhor que um 106 é o seu rigor de construção. De resto...
Retirado de uma revista que amava tudo o que era grupo VW...
AutoMotor - Renault Clio 16v vs Volkswagen Polo gti vs Peugeot 106 gti
E note-se que o Clio é a versão 1.6 de 110 cv, que de desportivo tem zero... []
Lá está... Renault o melhor no conjunto, mas Peugeot claramente o melhor desportivo. Polo o pior em tudo incluíndo em conforto apesar de todo o seu equipamento []
Lol estão a falar do polo anterior ao que o user aqui meteu, mas continuem a dar na tecla.
obrigado pela partilha, o carro ensaiado era igualzinho ao meu, até na cor.Retirado de uma revista que amava tudo o que era grupo VW...
AutoMotor - Renault Clio 16v vs Volkswagen Polo gti vs Peugeot 106 gti
E note-se que o Clio é a versão 1.6 de 110 cv, que de desportivo tem zero... []
Tens mais alguma desculpa para desculpar o fraco desempenho do chassis do VW Polo ?
Não concordo com algumas críticas de condução vs o 106 em especial uma distância tão grande no handling, mas são opiniões
mas conduziste algum Polo GTI 1.6 120cv?Sem ovos não se fazem omeletes e este Polo não era propriamente eficaz, ou melhor, tão apurado dinamicamente. Neste ponto, dificilmente há máquinas tão boas como o duo PSA, isto falando da 2ª metade da década de 90.
Aliás, comportamento e apuro dinâmico que a VW corrigiu nas últimas gerações do Polo, sendo notável a evolução sentida na última.
Estás a comparar um 106 com um Polo?
Diz-me lá tirando o motor e a dinâmica, em que é que o 106 é superior??? Na segurança? LOL Na construção? LOOL No equipamento? LOOOL
Não é utópico, é verdadeiro. A leveza do carro conta muito. E como já disse este é um excelente motor.
Agora claro que a maioria dos GTi que por aí andam estão alterados. Sobre esses não me posso pronunciar, mas o meu estava totalmente de origem.