Polo Gti

Quando se mentalizarem que o 106 GTI em comparaçao com o Polo nao é melhor em tudo, e nao se consegue compreender que estamos a falar de carros de segmentos diferentes logo ha diferenças, esta conversa pode ir a algum lado, ate la... fanatismo everywhere.

E adoro quando se fala de dinamica de um carro que nunca se conduzi... este forum esta realmente cada vez melhor em termos de informaçao e conhecimento. Olhem o 458 Italia é um carro excelente... conduziu-o no GT5.

Última edição:
quem falou em equipamento foste tu, aliás tirando o zé do boné este tipo de carros não é só para medir pilas e dava-lhe uso no dia-a-dia, e esses elementos são interessantes (equipamento). O ABS e o AC é fundamental e na altura (98-99) era pouco comum neste tipo de carros

volto a perguntar-te se conduziste algum Polo GTI (1.6) para meteres tantos defeitos dinâmicos, está-me a parecer que não e é mais um caso de endeusamento do 106 GTI, que como já referi "n" vezes é superior dinamicamente, mas o Polo não é nem de perto sequer o "sapato" dinamico que tu queres fazer crer

Sim já conduzi e nao chega ao 106 gti , a sua plataforma nao dava cartas .

O equipamento nao fui eu que referi , já o tinha sido anteriormente falado e sim o polo ai leva cartas mas como disse nao é disso que se faz um GTI .

Era pouco comum o ABS e AC em 98-99 ? Já havia civics com isso .E até um 106 gti o tem assim como o 206 .

Quando se mentalizarem que o 106 GTI em comparaçao com o Polo nao é melhor em tudo, e nao se consegue compreender que estamos a falar de carros de segmentos diferentes logo ha diferenças, esta conversa pode ir a algum lado, ate la... fanatismo everywhere.

E adoro quando se fala de dinamica de um carro que nunca se conduzi... este forum esta realmente cada vez melhor em termos de informaçao e conhecimento. Olhem o 458 Italia é um carro excelente... conduziu-o no GT5.

Só faltava dizeres que o Polo era melhor que o 458 Italia...

Já que nunca o conduziste [;)]

Ninguém aqui disse que o 106 era superior a tudo ao Polo.
O Polo é mais seguro.
A montagem é melhor.
Tem mais espaço.
Tem mais equipamento.

Mas o 106 é melhor naquilo que já foi dito várias vezes. E tendo em conta que são ambos carros com pretensões desportivas, os campos em que o 106GTi é melhor fazem com que este seja claramente um muito melhor desportivo!
E sim SrChambino, o 206 é no geral melhor que o 106 como é óbvio. Excepto quando falamos das versões GTi. Nessas o 106GTi é melhor.

Eu sei que agora está na moda os carros terem como opções pneus grossos demais, jantes maiores do que é necessário, "suspensões desportivas", botões sport, e até cavalos com fartura e outras tretas do género para que cada pessoa sinta que o seu carro, por mais normal que seja, tenha estilo e pareça aquilo que não é.
Mas quando se fala de um desportivo e principalmente quando se tem uma sigla GTI num carro tem de se ter em especial atenção as características dinâmicas, fun factor, e de performance.

Última edição:
Consegues-me dizer aqui que um 106 GTi anda mais que um 206 2.0 GTi? Ok, o 206 tem mais 18cv, e mais 100kg...

E dinamicamente, desculpa lá, mas acho o 206 um carro muito mais divertido que o 106.

Eiii lá que isto aqui está animado.. [:D]
Tenho um 106 GTi e quando o comprei já sabia o que queria e não considerei outras alternativas. Tens os seus defeitos como é obvio, e o meu não tem AC nem ABS.. Mas isso era apenas um bónus para aquilo que eu procurava.. Fun car pura e simplesmente(claro que também queria que fosse confortável q.b e o 106 surpreendeu-me apesar de as vezes em paralelo ser um pouco saltitão, mas surpreende), e muito importante, stock! Por isso quando o vi um stock e bem tratado nem pensei em extras.
Um Polo já se sabe que a nivel de extras e qualidade de construção é melhor, é VW! O francês como já foi aqui referido muitas vezes é um melhor desportivo!

Consegues-me dizer aqui que um 106 GTi anda mais que um 206 2.0 GTi? Ok, o 206 tem mais 18cv, e mais 100kg...

E dinamicamente, desculpa lá, mas acho o 206 um carro muito mais divertido que o 106.

Tal como refere o artigo acima colocado, mesmo o GTi de 180 cavalos (penso que cá é o 206RC) é mais lento numa pista que o 106GTi.

Em termos de diversão tu tens a tua opinião, eu tenho a minha...
E a maior parte das pessoas partilham da minha!

E eu gosto muito do 206.

Só faltava dizeres que o Polo era melhor que o 458 Italia...

Já que nunca o conduziste [;)]

Ninguém aqui disse que o 106 era superior a tudo ao Polo.
O Polo é mais seguro.
A montagem é melhor.
Tem mais espaço.
Tem mais equipamento.

Mas o 106 é melhor naquilo que já foi dito várias vezes. E tendo em conta que são ambos carros com pretensões desportivas, os campos em que o 106GTi é melhor fazem com que este seja claramente um muito melhor desportivo!
E sim SrChambino, o 206 é no geral melhor que o 106 como é óbvio. Excepto quando falamos das versões GTi. Nessas o 106GTi é melhor.

Eu sei que agora está na moda os carros terem como opções pneus grossos demais, jantes maiores do que é necessário, "suspensões desportivas", botões sport, e até cavalos com fartura e outras tretas do género para que cada pessoa sinta que o seu carro, por mais normal que seja, tenha estilo e pareça aquilo que não é.
Mas quando se fala de um desportivo e principalmente quando se tem uma sigla GTI num carro tem de se ter em especial atenção as características dinâmicas, fun factor, e de performance.

Epa estava dificil [:D]

Não estava. Eu continuo a achar que o 106GTi é o melhor carro de longe. Isto porque a sua superioridade como máquina de condução é grande e bem mais importante.

Como disse no incio disto tudo, a importancia de conduçao ira depende de cada um e do valor que ela tem para o comprador, quem esta à compra de um Polo GTI é porque quer um Polo melhor que um 1.4 de 75cv, mais divertido e com mais equipamento, nao é o mesmo publico que compra o 106 GTI.

Como disse no incio disto tudo, a importancia de conduçao ira depende de cada um e do valor que ela tem para o comprador, quem esta à compra de um Polo GTI é porque quer um Polo melhor que um 1.4 de 75cv, mais divertido e com mais equipamento, nao é o mesmo publico que compra o 106 GTI.

Concordo mas a sigla GTI está muito mal ostentada no polo quando deveria ser bem melhor em alguns aspectos para se considerar um verdadeiro GTI . Dai que eu disse que GTI deve ser o equipamento !

Deve ser como aquela versao do golf 4 que vinha atrás gti e era um 1.9 tdi

O polo era marginalmente mais lente em reprises e aceleração, em travagem era melhor, bastava ter abs. Era o preferido de quem? Do zé do boné, pera isso era o saxo cup... como disse a diferença bastante grande de preço (era quase +1000contos se não estou em erro) ditaram o falhanço comercial do polo, isso e ser pior dinamicamente, como disse gostei de ter o polo na altura, comprei com um desconto aparvalhado pois era um em stock, vendi-o quase 2 anos depois e lembro-me de perder muito pouco. Voltaria a escolher o polo naquelas condições, mesmp reconhecendo o 106 melhor em dinâmica, mas para mim não foi fator preponderante.

Se for para seguir a cena do zé do boné temos que por exemplo também tirar credito a um R35 já que é um carro de "VDG" é usado para andar em frente..E não sei se é de mim ou não mas pagar mais para ter menos.. não cabe na cabeça mas que se lixe, existem malucos para tudo [:D] Um 106 é um carro focado para curvas ponto, isto ja parece a discussão nos outros fóruns entre VTI´s e PSA lol

O 106 consome bem? consome
Dá problemas? vocês falam no eixo traseiro mas eu tinha um com 240 mil klm de quadrante com eixo de origem e com 167,5cv ( motor refeito)
Anda bem e curva bem? óbvio
É do zé do boné? Claro, é barato e anda bem ( e é fiável)
É confortável? Confortável é o meu 607 mas andei 40mil klm rebaixado a 4cm no 106 e com backets e nunca me queixei, sou masoquista eu sei [:D]
No segmento é o melhor? Yap saxo e 106 lideram ponto final.
E comparar o polo ao 206? ao que? 1.6 de 110cv? lolol ou pode ser o RC? Não temos culpa que o polo seja tão bom que tenha ficado pelo 1.6

Alias o polo é tão bom que sempre se ouviu falar no wrc ao contrario do 106 ou saxo cup para os azeiteiros

Última edição:
Eu tive um 106 XSI 1,3 de 100 cv e andei bastante num Polo 16V 1,4 de 100 cv e como desportivo o Peugeot era melhor, tanto de comportamento como de sonoridade como de feeling.

Mas o Polo também era um carro muito interessante e às vezes creio que falta bom senso e conhecimento a quem se pronuncia sobre estas coisas. Atenção à confiança cega no que dizem os jornalistas. [;)]

Já a geração anterior do Polo com o G40 era um carro que tinha graves dificuldades em lidar com a potência (mais leve e com 115 cv) não deixava de ser um carro muito interessante e cheio de personalidade.

Concordo mas a sigla GTI está muito mal ostentada no polo quando deveria ser bem melhor em alguns aspectos para se considerar um verdadeiro GTI . Dai que eu disse que GTI deve ser o equipamento !

Isto existiu mesmo? Lembro-me de ver um assim, que quando deu à chave, estranhei ser diesel. Fiquei a pensar que tinha colocado o lettering do GTI, mas pelos vistos, estava enganado, afinal vinha mesmo assim.

Eu tive um G40 (novo) há mts anos atrás. Em termos de motor era um portento. Muito binário e um disparo fabuloso que nos colava as costas aos excelentes bancos Recaro. Mas aquele trem dianteiro tinha muitas dificuldades para gerir a forma como o compressor debitava a potência. A motricidade era medíocre.

Como motor, arrisco-me a dizer que não tinha rival na sua classe. Mas faltava o resto. Fui proprietário de um Polo 1.3 GT da geração anterior ao G40 e posso dizer que o GT era um, carro muito mais equilibrado e que dava muito mais gozo conduzir que o G40. E os 75 cv dos GT eram muito vivos, com excelente disponibilidade e permitiam uma subida de rotação notável.

O Polo GT deixou saudades, o G40 não. Valeu ao G40 o facto de ser um VW pois foi vendido com menos de um ano e foi, até hoje, o carro que melhor vendi e em que perdi menos dinheiro (e isto apesar de o ter vendido com uma idade onde os carros mais sofrem desvalorização - menos de 1 ano).

Para substituir o G40 veio um Daihatsu Charade 1.0 GTti [:cool:] (bloco de 998 cc, de 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, turbo e injecção eletronica, com 101 cv). Não andava tanto como o G40 mas curvava e travava incomparavelmente melhor (discos às 4 rodas) e era melhor equipado que o G40 (p.ex tinha A/C). E era mais barato. Tb deixou saudades!

Quanto ao 106 GTi, não me manifesto pois nunca andei num. Desportivo da Peugeot apenas convivi de perto com um 205 CTi (Cábrio), 1.9 de 130cv, que o meu irmão comprou usado. Era um carro bonito e engraçado de guiar mas a rigidez estrutural deixava a desejar. Pena não ter sido um 205 1.9 GTi 130cv [:cool:]. Passados uns anos tb tive a oportunidade de guiar outro Peugeot desportivo, tb usado, do meu irmão: um 405 MI 16v, com o bloco de 2.0 e 160cv. Excelente em termos de dinâmica e comportamento!

Última edição:

Isto existiu mesmo? Lembro-me de ver um assim, que quando deu à chave, estranhei ser diesel. Fiquei a pensar que tinha colocado o lettering do GTI, mas pelos vistos, estava enganado, afinal vinha mesmo assim.

Sim Ecoflex, em alguns mercados (que não o português) existiu o Golf 4 GTI TDI com o 1.9 de 110cv, 115cv, 130cv e 150cv.

Sendo que, o mesmo trazia as jantes BBS 16", suspensão GTI (molas mais curtas) e interior recaro.

Isto era o que os destinguia dos restantes Golf TDI.

Eu tive um G40 (novo) há mts anos atrás. Em termos de motor era um portento. Muito binário e um disparo fabuloso que nos colava as costas aos excelentes bancos Recaro. Mas aquele trem dianteiro tinha muitas dificuldades para gerir a forma como o compressor debitava a potência. A motricidade era medíocre.

Como motor, arrisco-me a dizer que não tinha rival na sua classe. Mas faltava o resto. Fui proprietário de um Polo 1.3 GT da geração anterior ao G40 e posso dizer que o GT era um, carro muito mais equilibrado e que dava muito mais gozo conduzir que o G40. E os 75 cv dos GT eram muito vivos, com excelente disponibilidade e permitiam uma subida de rotação notável.

O Polo GT deixou saudades, o G40 não. Valeu ao G40 o facto de ser um VW pois foi vendido com menos de um ano e foi, até hoje, o carro que melhor vendi e em que perdi menos dinheiro (e isto apesar de o ter vendido com uma idade onde os carros mais sofrem desvalorização - menos de 1 ano).

Para substituir o G40 veio um Daihatsu Charade 1.0 GTti [:cool:] (bloco de 998 cc, de 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, turbo e injecção eletronica, com 101 cv). Não andava tanto como o G40 mas curvava e travava incomparavelmente melhor (discos às 4 rodas) e era melhor equipado que o G40 (p.ex tinha A/C). E era mais barato. Tb deixou saudades!

Tens fotos do Daihatsu?
Cor? Matrícula?
Ainda existe?

Quanto ao Polo, calculo que o GT que tiveste fosse ainda o de farol redondo e farolim pequeno (mais bonito do que o seguinte, para mim) e supostamente com mais 3cv, 78 em vez de 75.

O G40 tinha um motor poderoso mas tinha rivais sim, não de compressor mecânico mas turbinados: Renault e FIAT.

Tens fotos do Daihatsu?
Cor? Matrícula?
Ainda existe?

Quanto ao Polo, calculo que o GT que tiveste fosse ainda o de farol redondo e farolim pequeno (mais bonito do que o seguinte, para mim) e supostamente com mais 3cv, 78 em vez de 75.

O G40 tinha um motor poderoso mas tinha rivais sim, não de compressor mecânico mas turbinados: Renault e FIAT.

Infelizmente não tenho fotos do Daihatsu. Não faço ideia se ainda existe. Não me lembro da matrícula, já foi há uns bons anos [8b].

O meu era igual a este, mas em preto metalizado:

800px-Daihatsu_Charade_Gtti_993cc_turbo_1994.JPG

O Polo GT, era o de faróis redondos que eu tb acho muito mais bonito. Eu acho que o que tinha 78 cv era o GT da geração seguinte, ou melhor, da série Mk II mas com Facelift (1990 a 1994), este dos faróis redondos tinha 75 cv.

Sim, a Renault (R5 Turbo) e a Fiat (Uno Turbo i.e.) tinham motores turbinados que eram rivais do G40. As potências eram semelhantes mas, para mim, o compressor do Polo dava-lhe uma vantagem que era a de não haver "lag" e ser um motor muito cheio logo desde as rotações mais baixas. Tb consumia menos. A curvar, qualquer deles era melhor que o G40, com clara vantagem para o Renault 5 Turbo.

Última edição:
Voltar
Superior