Porsche Macan

A propósito dos espelhos, há uma coisa que há muito que me intriga. Será moda ou as marcas andam a copiar-se? Tenho reparado que agora andam a sair muitos carros com aquele tipo de espelhos e que também trazem uma pequena janela na porta. Lembro-me assim de repente de alguns citroen, fiat, opel, peugeot...

um exemplo

Há cada vez mais carros com estes espelhos (especialmente utilitários) por um motivo muito simples: os pilares A são cada vez mais "deitados" e os carros mais volumosos. Se olhares para um Corsa D ou para um Gpunto e imaginares os espelhos no sítio normal (no vértice da janela) verás que ficava ridículo...e longe.

O Alfa Romeo Mi.To está a precisar dum concorrente, espero que a Porsche comece a tratar do assunto...O Mazda MX-5 também precisa de um rival à altura!

Quem desenhou esses espelhos, que muita gente afirma que são inestéticos, foi Pininfarina, e são melhores que a maioria dos espelhos em aerodinâmica, e visibilidade é que é excelente, com a particularidade de ser mais fácil ver os peoes em caso de manobras.

Prevê-se que no futuro sejam implementadas normas e que todos os carros tenham de vir com esses espelhos

Pininfarina?? Quando?

bem.
o meu comentário a este possível carro é: [:)]

muito sapo vai ser engolido...
é assim mesmo Porsche. Para quando um concorrente para o Mini???

ld

para o 207 foi

O 207 foi desenhado pela pininfarina?

Tinha a ideia que a concepção tinha sido toda do centro de estilo da Peugeot.

Pelo menos, lembro-me de ser ter dito no lançamento do 207 CC que contrariamente ao 206 CC, a Pininfarina não tinha contribuído para o projecto.

bem.
o meu comentário a este possível carro é: [:)]

muito sapo vai ser engolido...
é assim mesmo Porsche. Para quando um concorrente para o Mini???

ld
No sentido de retorno financeiro e de vendas vai...
Mas que afcta a imagem da Porsche afecta...Cada vez é mais banal, vai começar a ser encarada como uma BMW ou Audi mais Premium...
Mas eles é que sabem (e devem saber mais do que eu). O que eu sei é que perdi toda a paixão que tinha pela Porsche (o saudoso 993...) e não foi desde o Boxster, foi desde o 996 e do Cayenne. Já o Panamera não me faz impressão nenhuma, aliás já é um conceito que foi pensado nos anos 80 pela Porsche.

A Porsche tão popular e os outros tão elitistas

A Porsche tão popular e os outros tão elitistas

Simultaneamente tens imensa paixão por um GP com roupagem da Alfa. Aí já não se perde paixão pela AR, até se ganha.

Coerência acima de tudo [:D]

O 207 foi desenhado pela pininfarina?

Tinha a ideia que a concepção tinha sido toda do centro de estilo da Peugeot.

Pelo menos, lembro-me de ser ter dito no lançamento do 207 CC que contrariamente ao 206 CC, a Pininfarina não tinha contribuído para o projecto.

a Peugeot, se fosse suficientemente inteligente, acabava com o centro de estilo e entregava o design todo a empresas externas.
fosse ela qual fosse.

a Pininfarina passa a vida a ajudá-los (verdade seja dita, nem tudo em que a empresa italiana toca vira ouro) e o símbolo na lateral até ajudava a vender mais uns milhares de exemplares.

ld

É óbvio que fica mais caro à Peugeot contratar a empresas externas ;)

Agora olhando para o 406 Coupé e para o 407 Coupé, sou forçado a ter de concordar que os tempos da pininfarina eram outros...

Acho que apesar de a pininfarina ajudar no desenho de muito Peugeot nas últimas décadas, só quando fazia a concepção integral do design e estilo (ou muito próximo disso), levava com o símbolo na lateral. E tinha que ser produzido...pela pininfarina.

No sentido de retorno financeiro e de vendas vai...
Mas que afcta a imagem da Porsche afecta...Cada vez é mais banal, vai começar a ser encarada como uma BMW ou Audi mais Premium...
Mas eles é que sabem (e devem saber mais do que eu). O que eu sei é que perdi toda a paixão que tinha pela Porsche (o saudoso 993...) e não foi desde o Boxster, foi desde o 996 e do Cayenne. Já o Panamera não me faz impressão nenhuma, aliás já é um conceito que foi pensado nos anos 80 pela Porsche.

eu, por acaso, até usei da ironia:)

já disse aqui, mais do que uma vez, que acho péssimo o caminho que a Porsche está a seguir. Até podem fazer milhões agora, mas vão pagar a factura. E acredito que há proprietários de carros da marca com a cabeça em ebulição.

não percam o próximo episódio!

ld

É óbvio que fica mais caro à Peugeot contratar a empresas externas ;)

Agora olhando para o 406 Coupé e para o 407 Coupé, sou forçado a ter de concordar que os tempos da pininfarina eram outros...

Acho que apesar de a pininfarina ajudar no desenho de muito Peugeot nas últimas décadas, só quando fazia a concepção integral do design e estilo (ou muito próximo disso), levava com o símbolo na lateral. E tinha que ser produzido...pela pininfarina.

ah bom.

bem. lá será alguma imposição deles.

mas é pena. acho que ambos teriam a ganhar. e arranjariam uma maneira de sair mais 'barato'. é à dúzia[:D]
até porque os tempos não andam fáceis para os estúdios de design.

ld

Não sou apreciador da estética "mastodôntica" do Cayenne. Quanto a este "baby-cayenne"...vamos lá a ver.

Quanto à exclusividade, sem dúvida que talvez se perca um pouco. Mas se a Porsche continuasse nesse caminho...um dia não haveria dinheiro para exclusividade. Nem para mais nada!

Concerteza que os seus responsáveis têm um business plan bem delineado e sabem que ao entrarem por outros segmentos (sejam eles nichos ou não) alargam a sua carteira de clientes e aumentam o cash flow. Serão mais os clientes que irá ganhar que aqueles que irá perder por via de se sentirem "defraudados" pela hipotética perda de exclusividade. Tem sido esta política (desde o Boxster) que faz com que hoje a Porsche seja a marca automóvel mais rentável e tenha músculo financeiro para andar a tentar tomar as rédeas do todo poderoso grupo VW.

Goste-se ou não, os dirigentes da Porsche criaram automóveis que têm permitido a muito mais clientes (ainda e sempre endinheirados) aceder ao universo da marca. E provavelmente estão satisfeitos e com isso voltarão a comprar mais carros da marca.

Os accionistas da marca querem retorno. Estão a tê-lo e em elevado nível. A "exclusividade" não lhe garante tal desiderato. A obtenção de novos clientes...consegue. Além disso, todo este dinheiro disponível, permite que a marca invista em R&D e noutros negócios (não necessariamente automóveis) que lhe garantam bom retorno.

Quer queiramos quer não, nós aqui somos apaixonados pelos automóveis e, muitos de nós, por esta marca mítica (que sempre o será). Quem a dirige até que o pode ser também mas move-se com outras motivações. E se o mercado diz que sim a um novo carro (num novo segmento) Porsche...eles pensam nisso e vendem-no. O Cayenne é disso um exemplo. É o carro que (nos últimos tempos mais) fez na Porsche para a marca ser rentável como é hoje.

Back