Porsche Panamera (2009)

prefiro desiquilibrado ou desproporcional tal como disseste, feio não é ele propriamente a não ser que aches tudo o que é porsche feio.

acho que não generalizei na minha resposta

um dos ingredientes para se obter "coisas bonitas" são as proporções.

se já tiveste em parques de diversões, e entraste em coisas do género casa dos espelhos, ao colocares a tua bela e proporcional figurinha à frente de um desses espelhos, o que é reflectido é algo disforme, estranho, bizarro, podendo ser feio, ou pior... cómico[:D].
Basicamente, este Panamera, ao ser um reflexo disforme do 911, só poderia resultar pior. São tipologias bem distintas e que necessitam de soluções próprias que se adequem aos seus corpos de modo a obter proporção, coesão e harmonia entre as partes.

Coisa que este Panamera não dispõe, sobretudo na definição dos volumes gerais.

O problema desta fórmula de aplicar a estética 911 a tudo o que tenha 4 rodas, é que obteremos sempre veículos que irão ser inferiores no campo estilistico, quando comparados com a bitola.

E isso inclui o outro visado... o Cayenne.
Mas este até tem desculpa. Ao contrário do Panamera, o Cayenne foi desenvolvido a meias com o Touareg. Se repararem, o volume que define habitáculo é exactamente o mesmo nos 2. Párabrisas, tejadilho e molduras das portas são partilhados entre os dois modelos.

Daí temos logo grandes condicionantes na diferenciação entre os 2 modelos, tendo em conta os seus targets e filosofias distintas.

Óbvio que a VW saiu a ganhar no campo visual, com um desenho da restante carroçaria em consonância com os volumes apresentados. Não ganha prémios de beleza, mas está tudo onde deveria estar, e tudo em proporção.

Fundir um 911 com um SUV de 4.80m e 1.7m de altura só poderia dar bacorada.
Mesmo assim, com o restyling as coisas melhoraram bastante na frente.
Mas ainda assim, e sobretudo a traseira deixa muito a desejar.
O carro impressiona e revela imponência, mas é basicamente uma questão de tamanho, não de beleza!

Não é dor de cotovelo.
Tivesse o Cayenne sido lançado por outra marca qualquer e a opinião seria a mesma e talvez mais geral, já que o simbolo maravilha não estaria lá para "ofuscar"
Mas carros feios, estranhos, bizarros ou "assim-assim" todas as marcas os têem ao longo da sua história.
Não existem marcas À prova de carros menos conseguidos!

Tu basicamente queres apagar a identidade Porsche (que não aprecias provavelmente) aquilo que dizes era se a Porsche fizesse isto (que foi literamente o que a Aston Martin fez)

azi4y9.jpg

Esse protótipo, denominado 989, tem mais semelhanças com o Panamera do que o seu desenho deixa adivinhar.
O layout é exactamente o mesmo do Panamera. Isto é, motor frontal longitudinal e tracção traseira. E tal como o Panamera, traz um v8.
A potência estaria na casa dos 300cv.

A sua estética serviria de base para a geração 993 e 996.
Nada mal tendo em conta que foi apresentado em 1989.

Mas apesar do desenho (excessivamente) derivativo da fórmula 911, acaba por ser bastante mais conseguido que o Panamera.

Muito mais elegante e com proporções bem mais conseguidas.

Realmente um símbolo no capot faz milagres

99.jpg

Este veio com o errado coitado [:p]

Tás a brincar,não estás? Achas, sinceramente, que há comparações possíveis?
Estaríamos a comparar um "puro sangue" com um... rafeiro!
Não gostar é uma coisa, agora entrar em extremismos... é outra!
Eu, por exemplo, não grande apreciador de Lamborguinis, dado o seu aspecto "demasiado" agressivo e espanpanante para o meu gosto, mas reconheço que é uma marca de altíssimo prestígio e de provas dadas (até em tractores [:D][:D]).
A outro nível, e a título de exemplo, também não compraria (à partida) um Lexus, prefiro outros premium, mas reconheço à Lexus e mesmo à Infiniti qualidade acima da média.
Espero ter sido claro.
Cumps...

Esse protótipo, denominado 989, tem mais semelhanças com o Panamera do que o seu desenho deixa adivinhar.
O layout é exactamente o mesmo do Panamera. Isto é, motor frontal longitudinal e tracção traseira. E tal como o Panamera, traz um v8.
A potência estaria na casa dos 300cv.

A sua estética serviria de base para a geração 993 e 996.
Nada mal tendo em conta que foi apresentado em 1989.

Mas apesar do desenho (excessivamente) derivativo da fórmula 911, acaba por ser bastante mais conseguido que o Panamera.

Muito mais elegante e com proporções bem mais conseguidas.

A teu ver.

Já eu acho o panamera melhor conseguido ,esse não o acho nada.
Isso é um 911 esticado.
O panarema é um porsche com traços vincados de 911, que era o pretendido, mas não um 911 esticado.

Eu ate que gosto do panamera, com o objectivo que fazer um familiar porsche com traços do irmão mais importante da gama, penso que o resultado foi satisfatório, não brilhante sem dúvida, mas positivo.

É um carro que pelo porte tão grande, quando usa uma jantes pequenas, fica..bahh:(

3368623674_9f332197b4_b.jpg

1237754815023.jpg

3056262082_ea5f47251c_o.jpg

3451213004_6774163818_o.jpg

3450426983_c1d6a01db9_o.jpg
panaturboprofile.jpg

samplerear.jpg

O seu principal atributo não será a belza, mas esse 911 esticado:(. Gostos, cada um com os seus..[;)]

A teu ver.

Já eu acho o panamera melhor conseguido ,esse não o acho nada.
Isso é um 911 esticado.
O panarema é um porsche com traços vincados de 911, que era o pretendido, mas não um 911 esticado.

Eu ate que gosto do panamera, com o objectivo que fazer um familiar porsche com traços do irmão mais importante da gama, penso que o resultado foi satisfatório, não brilhante sem dúvida, mas positivo.

É um carro que pelo porte tão grande, quando usa uma jantes pequenas, fica..bahh:(

O seu principal atributo não será a belza, mas esse 911 esticado:(. Gostos, cada um com os seus..[;)]

O Panamera também é um 911 esticado. É bem visivel qual o ponto de partida.
O 989 aparenta ter mais genes visuais 911, mas não nos esqueçamos que na altura que foi lançado ainda estávamos na geração 964.
O 989 acabou por ser a musa inspiradora para a geração 993/996.
Logo, na altura, e quando comparado com o 964 deveria ser considerado um salto evolutivo grande no que toca a styling e diferente o suficiente para evitar a colagem excessiva ao 911.
Na frente, os faróis assumem posição mais horizontal (mais ao estillo 928), e na traseira, os farolins são bem distintos da fina faixa horizontal que caracterizava o 911 da altura (e continuou a caracterizar no 993)

De resto não é uma questão de gostos.
O 989, objectivamente, resulta melhor que o Panamera.
Mas também é fácil perceber porquê.
Desenvolvido nos anos 80, com regras bem menos restrictas, deu liberdade pra afinar porporções.
O estilo depurado também está um ponto acima do apresentado do Panamera.
E é consideravelmente mais elegante
E depois o pormenor da traseira. Como se pode verificar, o tejadilho decresce de forma bem mais semelhante ao do 911.
Mas o que resulta bem no desenho, deveria comprometer o packaging e acessibilidade (um pouco à imagem dos "coupes 4portas" de hoje), e na unica imagem que até hoje vi dos lugares traseiros, nota-se que não tem o espaço que o Panamera tem.

O Panamera sofre de proporções estranhas. Raro é o ângulo que resulte bem.
Só quando visto de frente é que os olhos ficam mais "relaxados"[:D].
A solução para o Panamera seria tentar encontrar soluções próprias, sobretudo na definição da linha de tejadilho, tendo em conta os seus objectivos bem diferentes do 911.
Em vez disso, obtivemos o melhor resultado possivel na tentativa de manter ao máximo o perfil icónico do 911, o que não significa que tenham conseguido uma solução eficaz no campo visual.

Quem mais recebeu ?

Quem mais recebeu ?

Há uns tempos recebi um livrinho de capa dura, com informação do panamera...

...engraçada, achei eu, a atenção da Porsche por andar sempre a bisbilhotar o site deles e fazer o registo para ir obtendo informações - faço-o também com outras marcas, quando me interessam , em vez de andar a melgar vendedores para não comprar nada [:)] - pois nunca escondi que tenho "apenas" um utilitário já com uns anitos e não penso em breve trocar de carro (muito menos por um Porsche).

Hoje, qual a minha admiração, recebo uma encomenda da porsche, com um "visualizador" de cores exteriores e interiores e respectivas combinações, com aspecto REAL, muito bom ! apr:)

Mais um livro grosso de capa dura com muita (ou toda ?) a informação sobre o panamera.

Parabéns ! E Obrigado Porsche !

Só me faltam os €€€

Quanto ao carro, gostos não se discutem, mas como apaixonado da BMW desde que me conheço, esta tem apresentado coisas bem mais horríveis, ou então no mínimo "anónimas", que aí sim a mudança do simbolo (e obrigatória alteração da grelha - duplo rim), passava bem por asiático ou americano...[:D][;)]

Nao percebo como é que a porsche paga balurdios aos designers que desenharam o panamera quando podiam ter vindo aqui a portugal, pois pelos vistos eles de design nao percebem nada e aqui ha muitos entendidos e com ideias maravilhosas que os responsaveis da porshce nunca sonharam!! por isso é que estao na porsche é claro!! quem percebe realmente de design nao vai para um construtor automovel de elite.. nunca!!

Nao percebo como é que a porsche paga balurdios aos designers que desenharam o panamera quando podiam ter vindo aqui a portugal, pois pelos vistos eles de design nao percebem nada e aqui ha muitos entendidos e com ideias maravilhosas que os responsaveis da porshce nunca sonharam!! por isso é que estao na porsche é claro!! quem percebe realmente de design nao vai para um construtor automovel de elite.. nunca!!

A Porsche paga balurdios aos designers porque... pode![:)]
Eles percebem imenso de design, mas alguém duvida disso?

A questão é que o que nós obtemos como produto final será sempre um compromisso.
Um compromisso entre design, engenharia, marketing e administração, cada um com as suas exigências e necessidades
E isto sem contar com o cumprimento de regulamentos cada vez mais restrictivos, que interferem na aparência fisica dos automóveis que obtemos.

Só quem nunca trabalhou em design não percebe as voltas que um projecto pode dar. E o que o resultado final pode ficar bastante aquém daquilo que o designer idealizara,seja por ordens do cliente, seja por conflitos de interesse acerca da orientação do projecto, etc...

A conclusão é que não há vacas sagradas.
No geral, o que costumamos obter são versões diluidas de um conceito ideal inicial.

E tudo pode ser objecto de critica!
Não é pelo facto de ser um Porsche que está isento de criticismo.

acho que não generalizei na minha resposta

um dos ingredientes para se obter "coisas bonitas" são as proporções.

se já tiveste em parques de diversões, e entraste em coisas do género casa dos espelhos, ao colocares a tua bela e proporcional figurinha à frente de um desses espelhos, o que é reflectido é algo disforme, estranho, bizarro, podendo ser feio, ou pior... cómico[:D].
Basicamente, este Panamera, ao ser um reflexo disforme do 911, só poderia resultar pior. São tipologias bem distintas e que necessitam de soluções próprias que se adequem aos seus corpos de modo a obter proporção, coesão e harmonia entre as partes.

Coisa que este Panamera não dispõe, sobretudo na definição dos volumes gerais.

O problema desta fórmula de aplicar a estética 911 a tudo o que tenha 4 rodas, é que obteremos sempre veículos que irão ser inferiores no campo estilistico, quando comparados com a bitola.

E isso inclui o outro visado... o Cayenne.
Mas este até tem desculpa. Ao contrário do Panamera, o Cayenne foi desenvolvido a meias com o Touareg. Se repararem, o volume que define habitáculo é exactamente o mesmo nos 2. Párabrisas, tejadilho e molduras das portas são partilhados entre os dois modelos.

Daí temos logo grandes condicionantes na diferenciação entre os 2 modelos, tendo em conta os seus targets e filosofias distintas.

Óbvio que a VW saiu a ganhar no campo visual, com um desenho da restante carroçaria em consonância com os volumes apresentados. Não ganha prémios de beleza, mas está tudo onde deveria estar, e tudo em proporção.

Fundir um 911 com um SUV de 4.80m e 1.7m de altura só poderia dar bacorada.
Mesmo assim, com o restyling as coisas melhoraram bastante na frente.
Mas ainda assim, e sobretudo a traseira deixa muito a desejar.
O carro impressiona e revela imponência, mas é basicamente uma questão de tamanho, não de beleza!

Não é dor de cotovelo.
Tivesse o Cayenne sido lançado por outra marca qualquer e a opinião seria a mesma e talvez mais geral, já que o simbolo maravilha não estaria lá para "ofuscar"
Mas carros feios, estranhos, bizarros ou "assim-assim" todas as marcas os têem ao longo da sua história.
Não existem marcas À prova de carros menos conseguidos!

Tal como tinha dito, o carro não é propriamente proporcional ou equilibrado em volumes, mas mesmo assim não o considero mal conseguido nem feio, se tivesse uma traseira mais comum a fugir para o estilo sedan iria condisedera-lo lindissimo, acho que trabalharam muitissimo bem aquele volume estranho.

Pela tua opinião (e como gostas da postar estes relatos sobre design [:D]) dá para ver que percebes de formas por isso não estou a ver como podes sequer falar mal da traseira do cayenne. Acho que tem uma traseira espectacular para um jipe em todos os aspectos, tamanho, curvas, farois, proporcionalidade entre para choques/vidro/farois e que liga muitissimo bem com a lateral.
Já a frente concordo contigo, melhor com o restyling embora continue um pouco esquisita

Última edição:
Voltar
Superior