Porto vs. Lisboa: qual a melhor cidade portuguesa?

Ei gostava de ter visto essa reportagem, ai só está o início parece-me :P

Bem, conheco relativamente bem Lisboa (como visitante, vou lá imeeeensas vezes e já la morei). Mas sou nortenho de gema. Actualmente vivo no Porto e vou deixar o meu testemunho para posperidade também. :)

Porto:
Prós
Animação nocturna (bares, discoteca, gosto muito mais)
Cultura: Teatros, cinemas tem muiita oferta, aquela ideia de que tudo se passava em Lisboa está cada vez mais ultrapassada. Casa da música, coliseu, Rivoli, Serralves, TNSJ etc. A nível cultural a Invicta combate de olhos nos olhos com Lisboa.
Transportes: Considero o sistema de transportes melhor no Porto. O Metro leva-nos para TODO o lado principal (e mais ainda), incluindo pro aeroporto ;) e a STCP tem uma rede madrugada mais completa que a da Carris (13 vs 9), que dá imenso jeito. Também no preço o Porto vence. Eu posso precisar de ir buscar qualquer coisa rápida ao NorteShopping, com 1,15€ apanho 1 metro e 1 autocarro para lá ir, tenho 1h para fazer o que tenho a fazer no destino, e apanho mais 1 metro e autocarro para voltar para casa, tudo com o mesmo bilhete. Em Lisboa só numa viagem de metro gastaria 1,25€ e nem podia voltar a usar o mesmo bilhete para regressar. Para além disso também existem os comboios urbanos do porto que cobrem parte da Área Metropolitana do Porto.
Transito: Relativamente calmo (quando comparado com Lisboa). Saber evitar as horas de ponta, não viajar pelo centro da cidade, visto que a rede de transportes urbanos é excelente e para em todo o lado. E a VCI e a Circunvalação "escoam" bem o transito que pode acumular na cidade.
Segurança: Digam o que disserem, para mim a Cidade do Porto é segura. Como todas as cidades grandes existe criminalidade, óbvio, mas quando comparado com Lisboa é superior a qualidade no Porto. Em quase todas as estações de metro existem seguranças à noite, o que evita o que se verifica em Lisboa que são as linhas e estações "proibidas", no porto isso não existe. Também o facto de existirem poucos ciganos, e africanos (GERALMENTE os mais "problemáticos"), faz com que a própria criminalidade e o medo de andar nas ruas a partir de determinada hora seja quase inexistente.
Tamanho: É uma cidade relativamente pequena (sempre em comparação com Lisboa). E como nesta altura tem tudo o que Lisboa tem, não necessitamos de perder horas no transito nem gastar litros de gasóleo porque as distancias são curtas. É uma cidade completamente auto suficiente com um tamanho muito inferior ao de Lisboa.
Lazer: Existem mais zonas (verdes) de lazer no Porto (o parque da cidade é qq coisa. O parque biológico de Gaia também). Existem 2 jardins zoológicos (de qualidade inferior ao de Lisboa), e o Sealife mesmo não fazendo frente ao oceanário é muito engraçado, especialmente para os mais pequenos. A nível de centros comerciais nem se fala, existem dezenas. A facilidade com que uma pessoa de Gaia, vai para Matosinhos é totalmente diferente da que está em Almada e vai para Loures. Daí que todos os C.C. do Grande Porto sejam muito próximos e dá a sensação que existem mais no Porto que em Lisboa, é mais fácil ir para os sítios.
Poluição: Como sabemos Lisboa é das capitais mais poluídas da Europa. O ar no porto nota-se claramente mais "leve".
Desporto: A cidade é mundialmente conhecida pelo sucesso do seu clube de futebol principal, e possui 2 belos estádios capazes de concorrer de olho para olho com os lisboetas embora o mais belo esteja mesmo lá em baixo e é mais vermelhinho.
Monumentos: Bem, não vou entrar por este ramo porque é subjectivo. Tanto Porto como Lisboa são cidades de meter inveja a qq capital europeia, mas gosto mais dos monumentos portuenses:
- Clérigos, a torre mais alta do país.
- Estação de São Bento, considerada das 10 estações de comboios mais bonitas do mundo!
- Palácio da bolsa, é tão lindo por fora como por dentro.
- Pontes: D.Maria II; D.Luiz I, são duas das maiores maravilhas do país.
- Mosteiro da Serra do Pilar
- Avenida dos Aliados, tudo alí é perfeito!
- Igrejas, tantas tão lindas e diferentes: Trindade, Lapa, Marques...
Gastronomia: Bem, uma coisa que me desagrada muito quando estou em Lisboa é não existirem aquelas pastelarias com montras cheias de bolos deliciosos que tantas se vêm cá em cima! E pagamos muito mais por um pastel em Lisboa.
Contras:
- A cidade "morre" a partir das 8h. Basicamente no centro histórico da cidade e na baixa deixam de se ver pessoas a partir de determinada hora, o que é triste.
- Existem zonas completamente degradadas à espera de obras. Nomeadamente na zona de S.Bento, e na Ribeira.
- Indicações na estrada podiam ser melhores. Em compensação qualquer pessoa sabe dizer onde fica qq coisa, o mesmo não acontece em Lisboa.

Geral: Espero n ser tendencioso mas até aqui dou vantagem ao Porto, pelo que disse.

Mas onde o Porto ganha, é na alma que a cidade tem e que Lisboa não tem. As pessoas do Porto são muito mais patrióticas, defendem com muito mais afinco o país. São mais expressivas, mais amigas e mais abertas.Mais sorridentes e bem dispostas. O que dá um ambiente quase familiar entre todos os habitantes da cidade. Também devo dizer que a cidade do Porto é a cidade mais bonita do país, claro que isto é subjectivo mas quando olho para o Porto consigo imaginar como sendo uma capital qualquer europeia, já Lisboa, é uma cidade grande. Uma urbe, só isso.

Outra coisa, quem está no Porto não está só no Porto. Está em Guimarães, em Braga e em Aveiro. Os comboios ubranos do Porto cobrem toda essa área, por um preço muito acessível num tempo inferior a 1h. O que faz com que quem viva no norte está automaticamente ligado a 4 das maiores e mais lindas cidades do País sem ter que gastar muito dinheiro/tempo. Alias, imensa gente que vive em Aveiro trabalha no Porto. Lisboa resume-se a Lisboa. Talvez Setúbal, Vila Franca, mas lá está, cidades que já fazem parte da AML. E zonas feias, diga-se.

Esta é a minha analise entre o Norte (envolvendo Braga, Guimarães e Aveiro tendo o Porto como capital) e Lisboa.

Se alguém chegar até aqui, parabéns. :)

P.S- Relembrar que um país tão pequeno se dá ao luxo de ter uma rivalidade entre 2 cidades tão lindas é de orgulhar qq português. E se incluirmos uma batalha Norte vs Lisboa temos um duelo com nomes de peso como Braga, Guimarães, Porto, Aveiro, Espinho vs Lisboa, Belém, Sintra, Cascais...

Última edição:
Lisboa, sem duvida.

Mas ambas cidades principalmente no seus centros historicos encontram-se descuidadas, velhas com edificios a cairem aos bocados, mal iluminadas, pavimentos esburacados e levantados, e sujas. Qualquer cidade media espanhola (Sevilha, Valencia, só como exemplos), dão um "bigode" as nossas duas principais cidades, nos itens referidos.

Última edição:
Eu sempre vivi no Porto ou arredoresw ate cerca de 1 ano. Agora vivo perto de Lsiboa. Devo dizer q tenho ficado surpreendido com Lisboa.
As pesssoas nao sao antipaticas como pintam e sinceramente estou fascinado. Apanha-se as "Tias pq sao tias e nao têm onde cair mortas" mas isso no porto existe aos montes. As pessoas podem é nao ser "tao prestaveis e mais formais em contacto" . Isso concordo.

A cultura media sinceramente parece-me maior e uma sociedade mais de cidade. As pessoas genericamente sao tambem mais bem educadas. As pessoas no Porto sao genericamente simpaticas (fora momentos de stress) e recebe bem , mas sao mal educadas tambem e possuemk menos modos genericamente.

No porto as pessoas sao mais agradaveis e recebem melhor. Concordo. Mas em stress no Porto as pessoas sao mal educadas e ofensivas. Se sairmos de carro às 19 horas e tivermos um stress a possibilidade de conflito com pessoas e insultos é muito elevada. O Porto é uma aldeia gigante , com mentalidade ainda de aldeia.

Mas eu amo o Porto.
A noite e vida social é muito boa (mas cheia de falsidade e gente falsa) . A malta da noite do Porto é tudo falso e com pseudo nomes para "fazer de conta". Mas a noite é boa :) muito boa mesmo

Última edição:
Verdade. A probabilidade de seres insultado no transito é enorme. E se demoras 2s a arrancar depois do sinal estar verde és logo buzinado LOL.

E depois esse lado mais expressivo das pessoas também tem os seus pontos negativos. Uma das situações mais embaraçosas foi estar abraçado à minha namorada no autocarro e uma senhora tripeira de gema ter dito que aquilo era uma pouca vergonha e não sei mais que. As pessoas metem-se umas com as outras sem grandes entraves sociais, o que por vezes pode não ser muito agradável. lol

Eu apesar de lisboeta, se pudesse não vivia em nenhuma das duas, ia viver para uma cidade do interior, hoje em dia já têm tudo o que Lisboa e Porto têm e são muito mais sossegadas, pouco trânsito, habitação mais barata, menos crime, ar mais puro, menos stress...

O pior é a oferta de emprego fora das grandes urbes.

Copy-paste para mim.
Quase 6 anos depois, a minha opinião mantém-se.

Verdade. A probabilidade de seres insultado no transito é enorme. E se demoras 2s a arrancar depois do sinal estar verde és logo buzinado LOL.

E depois esse lado mais expressivo das pessoas também tem os seus pontos negativos. Uma das situações mais embaraçosas foi estar abraçado à minha namorada no autocarro e uma senhora tripeira de gema ter dito que aquilo era uma pouca vergonha e não sei mais que. As pessoas metem-se umas com as outras sem grandes entraves sociais, o que por vezes pode não ser muito agradável. lol
Deixa estar que em Lissabon e arredores não é muito diferente, infelizmente...

Ei gostava de ter visto essa reportagem, ai só está o início parece-me :P

Bem, conheco relativamente bem Lisboa (como visitante, vou lá imeeeensas vezes e já la morei). Mas sou nortenho de gema. Actualmente vivo no Porto e vou deixar o meu testemunho para posperidade também. :)

Porto:
Prós
Animação nocturna (bares, discoteca, gosto muito mais)
Cultura: Teatros, cinemas tem muiita oferta, aquela ideia de que tudo se passava em Lisboa está cada vez mais ultrapassada. Casa da música, coliseu, Rivoli, Serralves, TNSJ etc. A nível cultural a Invicta combate de olhos nos olhos com Lisboa.
Transportes: Considero o sistema de transportes melhor no Porto. O Metro leva-nos para TODO o lado principal (e mais ainda), incluindo pro aeroporto ;) e a STCP tem uma rede madrugada mais completa que a da Carris (13 vs 9), que dá imenso jeito. Também no preço o Porto vence. Eu posso precisar de ir buscar qualquer coisa rápida ao NorteShopping, com 1,15€ apanho 1 metro e 1 autocarro para lá ir, tenho 1h para fazer o que tenho a fazer no destino, e apanho mais 1 metro e autocarro para voltar para casa, tudo com o mesmo bilhete. Em Lisboa só numa viagem de metro gastaria 1,25€ e nem podia voltar a usar o mesmo bilhete para regressar. Para além disso também existem os comboios urbanos do porto que cobrem parte da Área Metropolitana do Porto.
Transito: Relativamente calmo (quando comparado com Lisboa). Saber evitar as horas de ponta, não viajar pelo centro da cidade, visto que a rede de transportes urbanos é excelente e para em todo o lado. E a VCI e a Circunvalação "escoam" bem o transito que pode acumular na cidade.
Segurança: Digam o que disserem, para mim a Cidade do Porto é segura. Como todas as cidades grandes existe criminalidade, óbvio, mas quando comparado com Lisboa é superior a qualidade no Porto. Em quase todas as estações de metro existem seguranças à noite, o que evita o que se verifica em Lisboa que são as linhas e estações "proibidas", no porto isso não existe. Também o facto de existirem poucos ciganos, e africanos (GERALMENTE os mais "problemáticos"), faz com que a própria criminalidade e o medo de andar nas ruas a partir de determinada hora seja quase inexistente.
Tamanho: É uma cidade relativamente pequena (sempre em comparação com Lisboa). E como nesta altura tem tudo o que Lisboa tem, não necessitamos de perder horas no transito nem gastar litros de gasóleo porque as distancias são curtas. É uma cidade completamente auto suficiente com um tamanho muito inferior ao de Lisboa.
Lazer: Existem mais zonas (verdes) de lazer no Porto (o parque da cidade é qq coisa. O parque biológico de Gaia também). Existem 2 jardins zoológicos (de qualidade inferior ao de Lisboa), e o Sealife mesmo não fazendo frente ao oceanário é muito engraçado, especialmente para os mais pequenos. A nível de centros comerciais nem se fala, existem dezenas. A facilidade com que uma pessoa de Gaia, vai para Matosinhos é totalmente diferente da que está em Almada e vai para Loures. Daí que todos os C.C. do Grande Porto sejam muito próximos e dá a sensação que existem mais no Porto que em Lisboa, é mais fácil ir para os sítios.
Poluição: Como sabemos Lisboa é das capitais mais poluídas da Europa. O ar no porto nota-se claramente mais "leve".
Desporto: A cidade é mundialmente conhecida pelo sucesso do seu clube de futebol principal, e possui 2 belos estádios capazes de concorrer de olho para olho com os lisboetas embora o mais belo esteja mesmo lá em baixo e é mais vermelhinho.
Monumentos: Bem, não vou entrar por este ramo porque é subjectivo. Tanto Porto como Lisboa são cidades de meter inveja a qq capital europeia, mas gosto mais dos monumentos portuenses:
- Clérigos, a torre mais alta do país.
- Estação de São Bento, considerada das 10 estações de comboios mais bonitas do mundo!
- Palácio da bolsa, é tão lindo por fora como por dentro.
- Pontes: D.Maria II; D.Luiz I, são duas das maiores maravilhas do país.
- Mosteiro da Serra do Pilar
- Avenida dos Aliados, tudo alí é perfeito!
- Igrejas, tantas tão lindas e diferentes: Trindade, Lapa, Marques...
Gastronomia: Bem, uma coisa que me desagrada muito quando estou em Lisboa é não existirem aquelas pastelarias com montras cheias de bolos deliciosos que tantas se vêm cá em cima! E pagamos muito mais por um pastel em Lisboa.
Contras:
- A cidade "morre" a partir das 8h. Basicamente no centro histórico da cidade e na baixa deixam de se ver pessoas a partir de determinada hora, o que é triste.
- Existem zonas completamente degradadas à espera de obras. Nomeadamente na zona de S.Bento, e na Ribeira.
- Indicações na estrada podiam ser melhores. Em compensação qualquer pessoa sabe dizer onde fica qq coisa, o mesmo não acontece em Lisboa.

Geral: Espero n ser tendencioso mas até aqui dou vantagem ao Porto, pelo que disse.

Mas onde o Porto ganha, é na alma que a cidade tem e que Lisboa não tem. As pessoas do Porto são muito mais patrióticas, defendem com muito mais afinco o país. São mais expressivas, mais amigas e mais abertas.Mais sorridentes e bem dispostas. O que dá um ambiente quase familiar entre todos os habitantes da cidade. Também devo dizer que a cidade do Porto é a cidade mais bonita do país, claro que isto é subjectivo mas quando olho para o Porto consigo imaginar como sendo uma capital qualquer europeia, já Lisboa, é uma cidade grande. Uma urbe, só isso.

Outra coisa, quem está no Porto não está só no Porto. Está em Guimarães, em Braga e em Aveiro. Os comboios ubranos do Porto cobrem toda essa área, por um preço muito acessível num tempo inferior a 1h. O que faz com que quem viva no norte está automaticamente ligado a 4 das maiores e mais lindas cidades do País sem ter que gastar muito dinheiro/tempo. Alias, imensa gente que vive em Aveiro trabalha no Porto. Lisboa resume-se a Lisboa. Talvez Setúbal, Vila Franca, mas lá está, cidades que já fazem parte da AML. E zonas feias, diga-se.

Esta é a minha analise entre o Norte (envolvendo Braga, Guimarães e Aveiro tendo o Porto como capital) e Lisboa.

Se alguém chegar até aqui, parabéns. :)

P.S- Relembrar que um país tão pequeno se dá ao luxo de ter uma rivalidade entre 2 cidades tão lindas é de orgulhar qq português. E se incluirmos uma batalha Norte vs Lisboa temos um duelo com nomes de peso como Braga, Guimarães, Porto, Aveiro, Espinho vs Lisboa, Belém, Sintra, Cascais...

Ora aqui está uma opinião nada tendenciosa.

Isso das pessoas afáveis e simpáticas tem muito que se lhe diga, prefiro uma pessoa que diga "bom dia/boa noite" e que morra ali o assunto, do que pessoas todas simpáticas e prestáveis "pela frente", mas assim que viramos as costas é só comentar/criticar a nossa vida.

Daí preferir várias vezes os "arrogantes" de Lisboa aos "simpáticos" do Norte do país. Então nas aldeias do interior esta "simpatia" ainda é mais acentuada.

Vamos lá ver se ganho o troféu desenterranço do ano!

Encontrei este tópico nas sugestões de outro tópico e decidi ver. Vivo actualmente, ainda em Lisboa, a curto prazo vou para o Porto. Como tal, tenho tido algum contacto com a capital do Norte recentemente. Ia lá várias vezes passear, e agora vou com mais atenção porque é lá que vou viver, como tal convém estar mais atento e perceber melhor como "funciona" a cidade (isto porque também quem vem de uma cidade maior como Lisboa a 1ª ideia é comparar).

E resumidamente são 2 cidades inequivocamente diferentes, mas cada uma com o seu encanto. O Porto não é uma opção por gosto para mim, é uma opção de proximidade às minhas origens. Pelas primeiras impressões a diferença mais positiva pareceu-me a facilidade de relacionamento das pessoas (o que tem as suas desvantagens), ao mesmo tempo que conduzir no centro do Porto pode se ruma tarefa complicada (indicações e organização acho Lisboa melhor). Lisboa contudo parece-me mais talhada para o "viver durante a semana", levantar, trabalhar e regressar a casa. Tem por outro lado um conjunto de actividades interessantes, onde existe de tudo um pouco.

Resumindo, 4 anos em Lisboa foram/ainda são interessantes, a ver vamos o que reserva o Porto mas a expectativa é de ser interessante à mesma... à sua maneira com o seu devido encanto!

Praticamente um ano depois do post acima... cá estou eu no Porto!

De forma sucinta prefiro o Porto a Lisboa, mas cada caso é um caso. O meu estilo de vida é simples, prefiro o sossego à confusão, passatempos ao ar livre sem confusões, enfim, tenho muito prazer em fazer as coisas simples da vida. E em jeito de comparação pelo menos tendo em conta o local onde vivo, o local onde trabalho, e os espaços de lazer que tenho disponíveis o Porto neste momento está em grande vantagem.

Mas cada caso é um caso, para mim honestamente toda a zona do parque da cidade, matosinhos e foz são priceless, só a forma como estão conjugadas e permitem comunicação entre si é qualquer coisa! Em Lisboa vivia mais ou menos a mesma distância do mar mas as zonas que tinha ao alcance de lazer apesar de boas eram isoladas entre si(ex.: Belem, Alges, Jamor). O metro está muito bem, mas muito bem servido em termos de linhas, frequência de passagem, qualidade do serviço (e as falhas são poucas pelo menos pela minha experiência). O trânsito para mim também está muito melhor no geral apesar de ter as suas zonas confusas (e as pessoas que já cá viviam dizem que nos últimos anos se tem assistido a uma melhoria clara no trânsito).

Quanto as pessoas é o que já foi dito, assiste-se a menos educação nas palavras que saem da boca e em situações menos amistosas isso pode não ser bom (ex.: acidentes). Por outro lado vê-se mais comércio tradicional o que torna mais propício o convívio popular. Mas de um modo geral tendo vivido em Lisboa sempre me dei bem com as pessoas e fiz as amizades que achei que devia fazer tal como cá.

Em suma Porto tudo é mais perto e acessível, Lisboa é a capital e por consequência tem tudo (para o melhor e para o pior). Ainda assim neste momento prefiro o Porto, para o meu estilo de vida sinto que ganhei em qualidade de vida (e aumentei o rendimento o que é sempre bom!)

Ora aqui está uma opinião nada tendenciosa.

Claro que cada um defende o que é seu, mas tentei ser imparcial nos prós e contras da cidade. É facto que o transito no porto é melhor, os transportes etc. Não se pode inventar muito por ai. Agora, na minha opinião pessoal fui tendencioso, obviamente.

Voltar
Superior