Porto vs. Lisboa: qual a melhor cidade portuguesa?

Não estás a confundir as coisas? Crime organizado e tráfico há em todo o lado, faz parte do sistema lol. Eu considero segurança poder ir do ponto A ao ponto B sem ser assaltado ou sentir medo por perseguição ou assim. Já fui assaltado duas vezes por volta das 2h da manhã nos aliados. Mas foram educados, disseram que eram viciados em meth e que já não tinham a dose há algum tempo, e que quando assim é podem não ter culpa dos seus actos e ficarem com personalidade inconstante. Como o aspecto não era o melhor eu entendi a indirecta e dei-lhes uns trocos. Mas em dezenas de vezes aconteceu-me 2. Para além disso, nunca tive receio em andar muito tarde nas ruas do porto. Falando do centro, claro. A despovoação das cidades após determinada hora é comum a todas em portugal (contrariamente do que acontece noutras grandes cidades europeias). E nisso acho que a cidade do porto tem evoluído muito, com algumas iniciativas nocturnas promovidas pela própria câmara e não só para que o centro não fique tão desértico.

Eu não estou a confundir nada, dado que são realidades que não conheço a nivel de segurança nocturna e diversão, apenas perguntei.

São 2 pontos interessantes.

O Porto é o inicio do Norte do país (a parte Sul do Norte se quisermos [:cool:]), nem será bem o típico Norte como Braga, Guimarães, Bragança ou Vila Real, mas há uma tendência para ser considerada a "capital do Norte" dada a sua dimensão e proximidade de várias cidades importantes como Gaia (aliás quando se fala em Porto pensa-se no grande Porto com mais de 1 milhão de habitantes).

Há sempre nas segundas cidades um sentimento de discriminação, veja-se o caso de Barcelona em relação a Madrid ou mesmo de Braga em relação ao Porto.

Creio que genericamente o Porto ainda é ligeiramente mais seguro que Lisboa, esta pelo numero de turistas, emigrantes, etc. atrai naturalmente mais situações indesejáveis. Lisboa é uma cidade cosmopolita o Porto é muito menos, não há pretos no Porto.

De qualquer forma Lisboa ainda é uma cidade razoavelmente segura, eu vou a todo lado e normalmente não tenho problemas.

[:)][:)]

Não há pretos (até há mas são menos que em Lisboa) mas há gunas. E não são muitos, e não são poucos, bastantes! [:)]

Atenção que estão a ser levantados rumores errados acerca da cidade de Lisboa. No fim de semana passado fui lá e vi alguns portugueses nas ruas.

Em termos de criminalidade felizmente o Porto ainda está muito longe da realidade de Lisboa, a questão da emigração deve ter muita influencia nesse ponto.

Pessoalmente ... prefiro viver no Porto ... embora passe muito tempo em Lisboa fruto do meu trabalho e da sede da minha empresa ser em LX.

Maiores argumentos ... Criminalidade, Transito, Amabilidade das pessoas, Beleza da cidade (subjectivo) , Preço da habitação e do consumo em geral.

De resto ... cada um puxa a brasa à sua sardinha.

Última edição:
Em termos de criminalidade felizmente o Porto ainda está muito longe da realidade de Lisboa, a questão da emigração deve ter muita influencia nesse ponto.

Pessoalmente ... prefiro viver no Porto ... embora passe muito tempo em Lisboa fruto do meu trabalho e da sede da minha empresa ser em LX.

Maiores argumentos ... Criminalidade, Transito, Amabilidade das pessoas, Beleza da cidade (subjectivo) , Preço da habitação e do consumo em geral.

De resto ... cada um puxa a brasa à sua sardinha.

sinceramente não vejo vantagens no Porto nestes 4 pontos, 2 objetivos e 2 subjetivos.
No transito sinto uma melhoria significativa desde o fim do verão em Lisboa, na criminalidade como já disse ainda não notei nada, mas ando em zonas "normais" e na rua ando quase sempre de carro e pouco a pé...
Os outros pontos são completamente subjetivos e cada um dirá o que lhe apetecer.

[:)][:)][:)][:)][:)]

E nãoi há rapazes toxóindependentes ? [:)]

E a D. Helena, também não podia faltar.

Dona Helena - YouTube

"Olhe, eu ouço, analiso, não sei, um bocadinho, claro! Essa juventude, educação, essétra, essétra. Claro. Sei de tudo um bocadinho, ‘tá bom? E acho tudo bem. Mas eu não queria isso não, eu, eu não preciso disso não. Juro quanto é sagrado! Mas pela nossa juventude tudo bom! Certo! Eu prefiro uma casinha só p’ra mim, claro! T2 p’ra mim… "

[:)][:)][:)]

Sendo do Centro e indo mais vezes ao Porto que a Lisboa, prefiro a capital. É a única cidade nacional verdadeiramente cosmopolita, um dos maiores atrativos da cidade é a quantidade de oferta cultural (paga e gratuíta). Acredito que quem não gosta da confusão, preferirá, naturalmente, o Porto.

Tentando ser neutro:

- Criminalidade - pior em Lisboa
- Trânsito - equilibrado, mas sendo Lisboa maior ... talvez pior ?
- Amabilidade das pessoas - Nas lojas são mais amáveis no Porto, embora tanto num como no outro sitio sejam relativamente fechadas, mas sim pior em Lisboa
- Beleza da cidade - O grande Porto melhorou bastante, com um passeio maritimo entre Gaia e Miramar !? muito porreiro e alguns spots muito giros ao longo do rio Douro, mas Lisboa é uma cidade fantástica e com coisas como Estoril, Cascais e Sintra muito perto. Portanto aqui prefiro Lisboa.

O que não aprecio muito no Porto é ainda haver demasiada formalidade no trato entre pares (Sr. Dr., Sr. Eng., etc.) e alguma rudeza das pessoas, pelo menos no primeiro impacto, porque depois até são dadas e generosas.

Se calhar injustamente associo ao Porto a imagem do Jorge Nuno Pinto da Costa. Homem que acho que é estremamente competente no que faz (claramente o melhor do ponto de vista dos resultados), mas que propaga uma imagem que não é nada consensual e frequentemente (agora nem tanto) pegava neste tema de Porto vs Lisboa.

A Lisboa associo alguém tipo Francisco Pinto Balsemão, um gentleman, mais descontraído e acessível e igualmente muito competente.

sinceramente não vejo vantagens no Porto nestes 4 pontos, 2 objetivos e 2 subjetivos.
No transito sinto uma melhoria significativa desde o fim do verão em Lisboa, na criminalidade como já disse ainda não notei nada, mas ando em zonas "normais" e na rua ando quase sempre de carro e pouco a pé...
Os outros pontos são completamente subjetivos e cada um dirá o que lhe apetecer.

Entao se nao saires de casa é que nao ves mesmo ... :) Basta olhar ao premio de seguro para ver qual a cidade com maior probabilidade de assalto ... é um exercício simples.
Quanto ao transito ... liga a Antena 1 as 18h ... ves o tempo que eles demoram a dar o transito para Lisboa e para o Porto. Tentar sair de Lisboa a uma sexta as 19h é tarefa complicada ... como eu faço tantas vezes.

O Porto tem vantagem em ambos, embora nao seja se calhar muito importante para muita gente, para mim é. Principalmente o factor segurança.

Última edição:
embora more na zona metropolitana do Porto, Lisboa para mim está em 1º e para mim é das melhores da europa, foi considerada a 4ª mais bela do mundo, adoro Lisboa, estive lá uma semana em Setembro e adorei, mas tenho de confessar que não estou habituado a um sítio assim, ao fim de 5 dias eu estava cansadissimo, o barulho é louco, e de noite não pára, é sempre gente na rua, carros de lado para lado... mas adorava viver lá, mas não na zona onde eu estava (Alcântara), gostava de morar no centro, numa zona que não tivesse sítios velhos de degradados

A nível de sítios interessantes para visitar prefiro Lisboa.
A nível arquitectónico também, apesar do Porto ficar por muito pouco atrás.
Beleza natural é o Porto sem duvida.
Passear a pé prefiro no Porto, zona ribeirinha principalmente, Serralves, Parque da Cidade, Palácio de Cristal, etc, etc...
Transito é pior em Lisboa, apesar de no Porto ser impossível circular a certas horas.
Simpatia e acolhimento sem duvida Porto, e isso é notório quando se pede indicações a alguém.
Para viver deve ser melhor Porto, devido única e exclusivamente ao Supra-Centralismo.

Em suma, se não pudesse viver em Braga e fosse obrigado a escolher entre Porto ou Lisboa, escolhia a cidade "Invicta". [;)]

Voltar
Superior