Porto vs. Lisboa: qual a melhor cidade portuguesa?

trânsito é pior em Lisboa? acho que não, Lisboa tem muitas soluções para aliviar... experimenta circular pela circunvalação ou pela zona da ribeira em horas de ponta ou ao domingo... é impossível...

trânsito é pior em Lisboa? acho que não, Lisboa tem muitas soluções para aliviar... experimenta circular pela circunvalação ou pela zona da ribeira em horas de ponta ou ao domingo... é impossível...

E Porto também, agora horas de ponta são horas de ponta e já se sabe que o transito acumula.

eu pessoalmente tirando a zona do Marquês, prefiro Lisboa, há menos pára-arranca, no Porto há alturas que mais vale desligar o carro e ir tomar um café[:D]

Há uma zona do Porto que eu detesto mesmo de circular!
É aquela zona quem vem do Dragão, em plena Circunvalação, e quer entrar para a A3, forma-se fila e é ver os "chicos-espertos" todos a fazerem-se de desentendidos e a tentarem entrar mesmo em cima da saída para a AE, tiram-me do sério! :sh)

Sendo natural do Porto, sinto-me bem em ambas as cidades por motivos diferentes. É claro que há que ter em conta o quão ridículas são estas rivalidades num país desta dimensão.

O Porto é uma grande aldeia onde as pessoas são mais acolhedoras e familiares (o que também tem desvantagens) e ao mesmo tempo proporciona tudo o que uma grande cidade deve ter. Tem menos oferta em termos culturais mas tem vindo a crescer nesse ramo. Em transportes públicos e vida nocturna é bastante superior a Lisboa (refiro-me à qualidade). Curiosamente, apesar do que dizem do trânsito lisboeta, considero Lisboa uma cidade de mais fácil circulação do que o Porto. Melhores indicações, ruas mais largas, condutores mais expeditos. O centro do Porto só mesmo para quem conhece, caso contrário pode transformar-se numa odisseia rodoviária.

Lisboa é sem dúvida uma cidade mais cosmopolita e mais acessível para o Mundo. Melhores oportunidades de emprego mas custo de vida mais elevado (o que, apesar de tudo, faz sentido). Melhor oferta cultural e comercial. Melhor coesão urbana mas pior qualidade arquitectónica (fora do centro).

O Porto está mais próximo de outras belas cidades como Braga, Guimarães e Aveiro. Por outro lado, Lisboa está a dois passos do Alentejo, Algarve e da belíssima Península de Setúbal.

Uma grande diferença que noto é ao nível da criminalidade. Não sendo o Porto nenhum exemplo nesta matéria, como é óbvio, nunca tive a sensação de insegurança que tenho em Lisboa à noite.

Tem menos oferta em termos culturais mas tem vindo a crescer nesse ramo

Verdade.

Melhor oferta cultural e comercial

Cultural sim, mas a diferença tem vindo a diminuir bastante.
Comercial é relativo. Em certas áreas o Porto sempre foi e é melhor do que Lisboa.

Em transportes públicos e vida nocturna é bastante superior a Lisboa

Nem pensar.

Curiosamente, apesar do que dizem do trânsito lisboeta,considero Lisboa uma cidade de mais fácil circulação do que o Porto. Melhores indicações, ruas mais largas, condutores mais expeditos

Verdade.

Melhor coesão urbana mas pior qualidade arquitectónica (fora do centro).

Discutível.
Conheces zonas de Lisboa como Carnide, Benfica, Lumiar, Charneca e Ameixoeira?

Uma grande diferença que noto é ao nível da criminalidade. Não sendo o Porto nenhum exemplo nesta matéria, como é óbvio, nunca tive a sensação de insegurança que tenho em Lisboa à noite.

Verdade.
Apesar de no Porto estares em casa mesmo, logo teres mais confiança e proximidade ao "ninho".

Lamento, mas o Porto já há anos que tem fama de ter muito melhor noite do que Lisboa. As impressões valem o que valem, mas não apareceram do nada. [;)]

Quanto a transportes, bem, deixo a cada um comparar a rede de metro. Lisboa demora quanto tempo para avançar 2 estações? 10 anos? Ah é subterrâneo? Temos pena, é o que é.

Lamento, mas o Porto já há anos que tem fama de ter muito melhor noite do que Lisboa. As impressões valem o que valem, mas não apareceram do nada. [;)]

Quanto a transportes, bem, deixo a cada um comparar a rede de metro. Lisboa demora quanto tempo para avançar 2 estações? 10 anos? Ah é subterrâneo? Temos pena, é o que é.

A noite e as saídas de noite, bem como a % de pessoas com dinheiro para a Noite é imensamente maior em Lisboa, muito mais do que 2:1 que é a proporção de tamanho.

Os transportes não são famosos em Portugal, ainda assim em Lisboa estão acima de qualquer outro local.
Metro?
Os transportes não são só metro, que até fecha de noite.

para quem escreve isto:
"Sendo natural do Porto, sinto-me bem em ambas as cidades por motivos diferentes. É claro que há que ter em conta o quão ridículas são estas rivalidades num país desta dimensão."

e depois vêm com essas observações em relação ao Metro de Lisboa como a que escreveste neste post......só me dá para pensar que és mais um dos que alimenta rivalidades

e depois vêm com essas observações em relação ao Metro de Lisboa como a que escreveste neste post......só me dá para pensar que és mais um dos que alimenta rivalidades

O facto de o Metro do Porto ser mais abrangente do que o de Lisboa nada tem a ver com rivalidades ou opiniões. É o que é.

A noite e as saídas de noite, bem como a % de pessoas com dinheiro para a Noite é imensamente maior em Lisboa, muito mais do que 2:1 que é a proporção de tamanho.

Pois, é daquelas coisas em que as opiniões não mudam. Além disso deve ter-te escapado o que referi (a qualidade da vida nocturna). Quantidade de sítios para sair é o que não falta em ambas as cidades, nem podia ser de outra forma.

Pois, então para além do metro, tens a rede de autocarros. E não vejo no que é a STCP é inferior à Carris.

para quem escreve isto:
"Sendo natural do Porto, sinto-me bem em ambas as cidades por motivos diferentes. É claro que há que ter em conta o quão ridículas são estas rivalidades num país desta dimensão."

Evidente.
Defender (como se alguém o solicitasse) o Porto de forma bacoca só cava diferença maior para Lisboa. O maior problema está ai.
Precisamente pela maior parte das pessoas se terem deixado dessas coisas é que o Porto está muito mais próximo de Lisboa hoje, nomeadamente a nível cultural e artístico.

Ahaha a velha máxima de quem não tem argumentos. Não só é metro como até é case study na área. [;)]

Eu sei, eu sei que é uma chatice o Porto ter roubado o exclusivo deste meio de transporte a Lisboa. Rennie é sempre uma boa solução.

Já não és o primeiro que vem para este fórum falar no Metro do Porto.
Até envergonha a cidade e habitantes, como eu, estar a falar do Metro do Porto como se fosse algo notável.
A maior parte do Metro existia com o nome de Comboio, substituído para pior, para mais lento e caro.
De resto, é um eléctrico moderno e maior. :sh)

Nota: eu sou do Porto. Tu aposto que não.

Voltar
Superior