Aqui temos quem sabe usar o CC e diminuir os consumos com ajuda deste dispositivo. Tira partido das vantagens e anula as desvantagens. Nas descidas até se pode desligar, embora o meu CC n trave o carro nas descidas. Mas a malta aqui deve andar toda de Classe S com o CC adaptativo... Para mim a discussão termina aqui.eu sou fã do CC, uso quer em nacional quem em AE sendo que em descidas e subidas dou-lhe uma ajuda ou seja nas descidas acelero para aproveitar o embalo para as subidas.
O cruise control não é mais eficiente.
Basta pensar que na subida (onde gasta mais) ele mantém a velocidade (à custa de mais combustível).
Com a técnica de deixar o carro perder velocidade nas subidas diminui-se o consumo na subida. Depois a descer o carro vai a 120 km/h a gastar menos do que se fosse a 100 km/h a direito.
Mas não é preciso fazer nenhum curso para isto, basta experimentar []
Qualquer pensoa com o mínimo de bom senso percebe isto de antecipar as subidas acelerando um pouco para a seguir fazer a subida com pouco esforço para o motor.
Olha que não, isso é uma noção básica de ecodriving no entanto vejo muita gente a travar nas descidas e depois sobem com o carro a morrer ou a esforçar uma 3ª porque perderam o embalo todo.
O problema é de quem anda a dizer à boca cheia que mais velocidade equivale a maior consumo quando isto não é totalmente verdade.
Não é porque a velocidade máxima seja de 120kmh que temos de todos andar a essa velocidade.
Se todos andassem a 120 não seria perigo NENHUM apanharem um carro mais lento á frente.
Circulo diariamente em AE entre os 90 e os 100 (sim, por economia nao só de combustivel, mas da mecanica do carro) e nao vejo razoes para nao o fazer. Tou dentro da lei, e de certeza que se todos a respeitassem (120km/h de velocidade máxima) essas diferenças de velocidade não seriam problema. A questão é que muitas vezes as pessoas andam a 160 para não terem que se levantar 5 minutos mais cedo da cama (não digo que sejam todos, obviamente[] ).
Na minha opinião nao é justo que eu não possa andar a 90km/h na AE porque os outros gostam de andar a 160. Vou descançado da vida, quem quiser passar que faça o favor.
Cumprimentos.
O problema é que "não vais descansado da vida", sobretudo se todos forem a 160 kms. / h.
Quem circula à velocidade que considero "normal" em AE (120 / 140 kms. / h em recta) por vezes depara-se com viaturas a circularem muito devagar e a obrigarem a travar ou a mudanças de direcção (a menos que se tratem de pesados onde os condutores de ligeiros assumem um comportamento adequado atempadamente).
Quem segue nessas viaturas julga que segue seguro e não tem consciência de que não é bem assim pois compromete a fluidez de tráfego.
Se surgir um dos "cromos inversos", i.e. os que circulam a 180 kms / h o perigo potencial aumenta.
Sem dúvida nenhuma! É bom em todos os aspectos. [A grande vantagem de um ritmo maius lento é sem dúvida a poupança, mas a viagem é muito relaxada...ultrapassei uns 4 carros para cada lado...nada e stresses, sempre na conversa.
Concordo que é possível fazer melhor com o pé do que com o CC. Mas, convenhamos, é muito mais fácil fazer com o CC. Fazer melhor do que o CC necessita de maior concentração.Não está mau, mas facilmente conseguias melhor se não usasses o cruise control.
Mas que raio de conversa... já experimentaste fazer contas? Adivinha lá quem as faz mais rápido, tu ou um computador?Este tópico faz-me lembrar o tópico do ponto morto poupar combustível... ou seja, nunca vai haver consenso nas respostas []
Mas se acham que uma máquina é melhor que o homem que a fez...
O 207... penso eu que seja a fundo, mas mesmo não sendo, é mais que o que eu desejaria..Akh608, o teu carro acelera "a fundo" quando usas o CC? Que carro é?
O Accord i-CTDI acelera, nem é demasiado "pastelão", nem usa o motor todo. Acelera com calma, notando-se um bocadinho o banco nas costas, mas suave.
Penso que o problema não está no diferencial de velocidades, mas sim no desrespeito da regra de circular pela direita e pela mudança de faixa sem as devidas precauções. []
Claro que a 160 tudo se passa mais depressa, mas quanto maior a velocidade, maior tem de ser o grau de atenção.
o mais perigoso é o que fizer mais asneirasuma pergunta eu faço:
qual é mais perigoso uma pessoa com carta a 10 anos e faz anualmente 5000 km e uma pessoa com carta a 2 anos e faz por ano 70 000 km?