Poupança de combustível numa pequena viagem

eu sou fã do CC, uso quer em nacional quem em AE sendo que em descidas e subidas dou-lhe uma ajuda ou seja nas descidas acelero para aproveitar o embalo para as subidas.

eu sou fã do CC, uso quer em nacional quem em AE sendo que em descidas e subidas dou-lhe uma ajuda ou seja nas descidas acelero para aproveitar o embalo para as subidas.
Aqui temos quem sabe usar o CC e diminuir os consumos com ajuda deste dispositivo. Tira partido das vantagens e anula as desvantagens. Nas descidas até se pode desligar, embora o meu CC n trave o carro nas descidas. Mas a malta aqui deve andar toda de Classe S com o CC adaptativo... Para mim a discussão termina aqui.

O cruise control não é mais eficiente.

Basta pensar que na subida (onde gasta mais) ele mantém a velocidade (à custa de mais combustível).

Com a técnica de deixar o carro perder velocidade nas subidas diminui-se o consumo na subida. Depois a descer o carro vai a 120 km/h a gastar menos do que se fosse a 100 km/h a direito.

Mas não é preciso fazer nenhum curso para isto, basta experimentar [;)]

Qualquer pensoa com o mínimo de bom senso percebe isto de antecipar as subidas acelerando um pouco para a seguir fazer a subida com pouco esforço para o motor.

Qualquer pensoa com o mínimo de bom senso percebe isto de antecipar as subidas acelerando um pouco para a seguir fazer a subida com pouco esforço para o motor.

Olha que não, isso é uma noção básica de ecodriving no entanto vejo muita gente a travar nas descidas e depois sobem com o carro a morrer ou a esforçar uma 3ª porque perderam o embalo todo.

O problema é de quem anda a dizer à boca cheia que mais velocidade equivale a maior consumo quando isto não é totalmente verdade.

Olha que não, isso é uma noção básica de ecodriving no entanto vejo muita gente a travar nas descidas e depois sobem com o carro a morrer ou a esforçar uma 3ª porque perderam o embalo todo.

O problema é de quem anda a dizer à boca cheia que mais velocidade equivale a maior consumo quando isto não é totalmente verdade.

Pois se calhar muitas pessoas nem pensam. Mas se pensassem talvez lá chagassem..

É importante ter uma condução económica.

Todos ficam a ganhar.

O problema é quando isso se torna numa obsessão. Por vezes vejo pessoas a circularem a 70 / 80 kms. em AE. Por certo que fazem consumos invejáveis. O problema é que constituem um perigo para si e para os demais utentes da estrada.

Os acidentes, em AE, são potenciados pelas poucas viaturas que circulam a velocidades muito diferentes da maioria e isso tanto é válido para quem circula muito acima da velocidade máxima legal como para quem circula muito abaixo.

Nunca esqueçam que, como diz o nosso povo, por vezes "o barato sai caro!".

Não é porque a velocidade máxima seja de 120kmh que temos de todos andar a essa velocidade.

Se todos andassem a 120 não seria perigo NENHUM apanharem um carro mais lento á frente.

Circulo diariamente em AE entre os 90 e os 100 (sim, por economia nao só de combustivel, mas da mecanica do carro) e nao vejo razoes para nao o fazer. Tou dentro da lei, e de certeza que se todos a respeitassem (120km/h de velocidade máxima) essas diferenças de velocidade não seriam problema. A questão é que muitas vezes as pessoas andam a 160 para não terem que se levantar 5 minutos mais cedo da cama (não digo que sejam todos, obviamente[;)] ).
Na minha opinião nao é justo que eu não possa andar a 90km/h na AE porque os outros gostam de andar a 160. Vou descançado da vida, quem quiser passar que faça o favor:).

Cumprimentos.

Não é porque a velocidade máxima seja de 120kmh que temos de todos andar a essa velocidade.

Se todos andassem a 120 não seria perigo NENHUM apanharem um carro mais lento á frente.

Se circulasse a 60 kms. / h poderia tornar-se perigoso.

A auto estrada é um local dinâmico onde comportamentos anómalos podem criar problemas.

Circular muito mais depressa ou devagar que a maioria das viaturas pode ser potencialmente perigoso.

Circulo diariamente em AE entre os 90 e os 100 (sim, por economia nao só de combustivel, mas da mecanica do carro) e nao vejo razoes para nao o fazer. Tou dentro da lei, e de certeza que se todos a respeitassem (120km/h de velocidade máxima) essas diferenças de velocidade não seriam problema. A questão é que muitas vezes as pessoas andam a 160 para não terem que se levantar 5 minutos mais cedo da cama (não digo que sejam todos, obviamente[;)] ).
Na minha opinião nao é justo que eu não possa andar a 90km/h na AE porque os outros gostam de andar a 160. Vou descançado da vida, quem quiser passar que faça o favor:).

Cumprimentos.

O problema é que "não vais descansado da vida", sobretudo se todos forem a 160 kms. / h.

Quem circula à velocidade que considero "normal" em AE (120 / 140 kms. / h em recta) por vezes depara-se com viaturas a circularem muito devagar e a obrigarem a travar ou a mudanças de direcção (a menos que se tratem de pesados onde os condutores de ligeiros assumem um comportamento adequado atempadamente).

Quem segue nessas viaturas julga que segue seguro e não tem consciência de que não é bem assim pois compromete a fluidez de tráfego.

Se surgir um dos "cromos inversos", i.e. os que circulam a 180 kms / h o perigo potencial aumenta.

O problema é que "não vais descansado da vida", sobretudo se todos forem a 160 kms. / h.

Quem circula à velocidade que considero "normal" em AE (120 / 140 kms. / h em recta) por vezes depara-se com viaturas a circularem muito devagar e a obrigarem a travar ou a mudanças de direcção (a menos que se tratem de pesados onde os condutores de ligeiros assumem um comportamento adequado atempadamente).

Quem segue nessas viaturas julga que segue seguro e não tem consciência de que não é bem assim pois compromete a fluidez de tráfego.

Se surgir um dos "cromos inversos", i.e. os que circulam a 180 kms / h o perigo potencial aumenta.

Mas nem todos vão a essa velocidade. a 120 é prefeitamente visivel um carro a circular a 100km/h e é possivel antecipar a ultrapassagem.
Nao é por os outros andarem a 160 que eu também vou andar, mesmo porquê, não sao eles que me pagam a gasolina.
Claro que um carro a 180 e outro a 80 o perigo é substancialmente maior, mas é preciso ver que o limite é 120, quer se queira quer não. Quem anda a 180 já sabe o que pode encontrar.

Cumprimentos[;)]

A grande vantagem de um ritmo maius lento é sem dúvida a poupança, mas a viagem é muito relaxada...ultrapassei uns 4 carros para cada lado...nada e stresses, sempre na conversa.
Sem dúvida nenhuma! É bom em todos os aspectos. [;)]

Não está mau, mas facilmente conseguias melhor se não usasses o cruise control.
Concordo que é possível fazer melhor com o pé do que com o CC. Mas, convenhamos, é muito mais fácil fazer com o CC. Fazer melhor do que o CC necessita de maior concentração.

Eu geralmente ligo o CC e, antes de subidas, aumento a velocidade, mesmo que a meio da subida me aperceba que a já perdi velocidade suficiente para o CC já ter tomado conta da situação, e o meu pé esteja a carregar no pedal sem qualquer necessidade.

Antes das descidas, por vezes até o desligo. Digo isto porque ando bastante na IP3 e em algumas descidas o carro acaba por ir aumentado a velocidade. Assim, antecipo-me e perco alguma velocidade antes de começar a descer.

Penso que o problema não está no diferencial de velocidades, mas sim no desrespeito da regra de circular pela direita e pela mudança de faixa sem as devidas precauções. [;)]

Claro que a 160 tudo se passa mais depressa, mas quanto maior a velocidade, maior tem de ser o grau de atenção.

Este tópico faz-me lembrar o tópico do ponto morto poupar combustível... ou seja, nunca vai haver consenso nas respostas [:D]

Mas se acham que uma máquina é melhor que o homem que a fez...
Mas que raio de conversa... já experimentaste fazer contas? Adivinha lá quem as faz mais rápido, tu ou um computador?

O que se trata aqui é precisamente isso - o carro vê permanentemente a velocidade a que vai, a velocidade desejada e acelera ou não (não trava!!! nem com aspas!!!) o carro para as manter semelhantes. Agora, problema - o meu, por exemplo, quando vai por exemplo a 90 e eu lhe ligo o CC para 110, ele acelera ao máximo até aos 110... por isso prefiro acelerar eu. De resto, faço todas as semanas uma estrada de 100 kms... que se lixe se gasto mais ou menos 1 litro, vou descansadinho da vida!

Akh608, o teu carro acelera "a fundo" quando usas o CC? Que carro é?

O Accord i-CTDI acelera, nem é demasiado "pastelão", nem usa o motor todo. Acelera com calma, notando-se um bocadinho o banco nas costas, mas suave.

Akh608, o teu carro acelera "a fundo" quando usas o CC? Que carro é?

O Accord i-CTDI acelera, nem é demasiado "pastelão", nem usa o motor todo. Acelera com calma, notando-se um bocadinho o banco nas costas, mas suave.
O 207... penso eu que seja a fundo, mas mesmo não sendo, é mais que o que eu desejaria..

Penso que o problema não está no diferencial de velocidades, mas sim no desrespeito da regra de circular pela direita e pela mudança de faixa sem as devidas precauções. [;)]

Claro que a 160 tudo se passa mais depressa, mas quanto maior a velocidade, maior tem de ser o grau de atenção.

aqui é que esta um dos grandes problemas, muitas vezes quem circula a 90 e a 100 kmh ao mudar de faixa da o pisca (quando dá) e toca a ultrapassar a mesma velocidade e sem ver quem vem e como vem, pois se vier um na faixa da esquerda a 140 kmh , embora esteja acima da lei, que direito tem outra pessoa de se lhe meter a frente? deve de o deixar passar e depois entao faz a ultrapassagem, isso e quando esta a ser ultrapassado manter a velocidade e nao acelerar mais, que é o k muitas vezes acontece vao suas exelencias "as moscas mortas" a 100 kmh e quando vao a ser ultrapassados começam a acelarar

emfim a culpa é sempre de quem vem em exeço de velocidade de quem tem carta a pouco tempo de quem é jovem, etc

uma pergunta eu faço:
qual é mais perigoso uma pessoa com carta a 10 anos e faz anualmente 5000 km e uma pessoa com carta a 2 anos e faz por ano 70 000 km?

Parabéns pelos consumos alcançados, pensei que não era possivel numa megane. [;)]

Já consegui fazer idênticos no meu Clio dci 85, mas em estrada nacional. Já em auto estrada acho que não consegui pouco menos que o anunciado, 4.4.

uma pergunta eu faço:
qual é mais perigoso uma pessoa com carta a 10 anos e faz anualmente 5000 km e uma pessoa com carta a 2 anos e faz por ano 70 000 km?
o mais perigoso é o que fizer mais asneiras
mas as estatísticas demonstram que são os recem encartados que entram em mais acidentes :P

Back