Praxes no Ensino Superior

acredito mesmo :sh) :sh) :sh) :sh) :sh)

MCunha

É uma das grandes diferenças entre Braga e outras cidades - por exemplo Coimbra. Em Braga cumpre-se o Código à risca.

Uma das coisas que mais impressão me mete aqui em Coimbra é que muitas doutoras são capazes de andar mais maquilhadas e "acessorizadas" quando têm o traje vestido do que quando andam à futrica. Ele são grandes pinturas na cara, cabelos apanhados (até já as vi de tótós), grandes brincos e pulseiras, belos relógios, saias bem acima do joelho, tacões bem altos (já cheguei a ver com tacões de agulha).... :sh)
Só gostava de apanhar uma doutora assim vestida nos meus tempos de estudante em Braga. Ia ser bonito!! [:p] [:p] [:p]

Sem querer lançar grandes flames, uma das razões que me fez ficar todo contente quando vim trabalhar para Coimbra, foi pensar que ia ver a praxe em toda a glória e tradição. Bem vistas as coisas, acho que fica muito aquém da praxe que se pratica em Braga.

...ainda assim, quando vinha para o trabalho, passei lá pelo meio da caloirada nas Monumentais e em frente à Medicina e que saudades me deram desses tempos!!!

É proibido. E posso dizer que já vi doutoras a serem praxadas porque se lembraram de ir todas pintadas e de unhas daquelas de cerâmica para a praxe. Mas pronto, não acredite, tanto me dá.
O cabelo frisado foi um exemplo exagerado, o pintado não, vi doutoras a serem repreendidas por pintarem entre dias de Praxe o cabelo de vermelho vivo e roxo... lol

E já agora:
Isto acontece porque a ideia do traje era diminuir e mesmo extinguir qualquer diferença entre os colegas. Não andar com ornamentos, todos iguais, não há mais ricos nem pobres... são todos iguais. Era esta a ideia do traje, é pena que exista gente que nem sabe isto, e não usa traje para se sentir igual, mas para se superiorizar.
Bons velhos tempos em que andava de traje!

É uma das grandes diferenças entre Braga e outras cidades - por exemplo Coimbra. Em Braga cumpre-se o Código à risca.

Uma das coisas que mais impressão me mete aqui em Coimbra é que muitas doutoras são capazes de andar mais maquilhadas e "acessorizadas" quando têm o traje vestido do que quando andam à futrica. Ele são grandes pinturas na cara, cabelos apanhados (até já as vi de tótós), grandes brincos e pulseiras, belos relógios, saias bem acima do joelho, tacões bem altos (já cheguei a ver com tacões de agulha).... :sh)
Só gostava de apanhar uma doutora assim vestida nos meus tempos de estudante em Braga. Ia ser bonito!! [:p] [:p] [:p]

Sem querer lançar grandes flames, uma das razões que me fez ficar todo contente quando vim trabalhar para Coimbra, foi pensar que ia ver a praxe em toda a glória e tradição. Bem vistas as coisas, acho que fica muito aquém da praxe que se pratica em Braga.

...ainda assim, quando vinha para o trabalho, passei lá pelo meio da caloirada nas Monumentais e em frente à Medicina e que saudades me deram desses tempos!!!
Não tinha essa ideia de Coimbra...

Mas em Braga já se respeitou mais o traje!

Ainda me lembro de fazer trupes da morte e andar atrás do pessoal mal trajado e que praxava mal! Basicamente era o terror, a ideia não era praxar caloiros, era mesmo inspeccionar pelas pessoas que não trajavam correctamente.

Então aquelas meninas com argolas gigantes, era basico e era certinho serem praxadas. O pessoal pensa que é só ser praxado e depois pode-se fazer tudo, mas numa tradição mantem-se a tradição de forma vertical, e não só no inicio da escada! E diga-se penso que o que vai fazer terminar esta tradição não é a praxe de caloiros, mas os anos a seguir, que as pessoas já começam a mutar as praxes e o traje. Independentemente disto, o traje é e será para uniformizar as pessoas, não haver diferenças! Todos iguais!

desculpa-me, mas tenho de me rir [:)]
a praxe e ambiente "académico" na universidade do minho são um bocado anedóticos. as pessoas só usam o traje para praxar, e raramente. vejo gente a andar mal trajada e nada lhes acontece. o cabido de cardeais faz regras especiais que permite às pessoas andarem mal trajadas "para fomentar o uso do traje". como a praxe é feita por pessoas que nunca praxaram, não existe uma estrutura hierárquica de sucessão das comissões de praxe, todos os anos as coisas correm de maneira diferente, tudo depende do gajo/gaja que conseguir ganhar a eleição do "chefe da praxe" do seu curso [:D]
enfim, tudo é uma desordem, não existe uma cultura de praxe, o traje não é respeitado, foi uma desilusão quando vim para a uminho.

como comparação, achei a praxe feita na universidade do porto - no meu caso na faculdade de engenharia - muito mais organizada, coerente, e respeitadora.

a praxe e ambiente "académico" na universidade do minho são um bocado anedóticos. as pessoas só usam o traje para praxar, e raramente. vejo gente a andar mal trajada e nada lhes acontece. o cabido de cardeais faz regras especiais que permite às pessoas andarem mal trajadas "para fomentar o uso do traje". como a praxe é feita por pessoas que nunca praxaram, não existe uma estrutura hierárquica de sucessão das comissões de praxe, todos os anos as coisas correm de maneira diferente, tudo depende do gajo/gaja que conseguir ganhar a eleição do "chefe da praxe" do seu curso [:D]
enfim, tudo é uma desordem, não existe uma cultura de praxe, o traje não é respeitado, foi uma desilusão quando vim para a uminho.

como comparação, achei a praxe feita na universidade do porto - no meu caso na faculdade de engenharia - muito mais organizada, coerente, e respeitadora.
Quando é que entraste? Em que ano? Vou-te já dizer os melhores anos na Uminho são os pares...

é como digo... as praxes vão-se degradando... em 2002 não pude praxar! :S Tempo não existia, mas em Lesi em 98 e 2000 a praxe foi boa! :P E penso que em 2002 também foi! O que é certo é que estou a falar de LESI em particular, porque havia cursos em que aquilo era negro...

eu estou a falar numa perspectiva mais abrangente...
não encontrei nenhum espírito de união em torno da praxe.
mais te digo, quando estive no porto contavam-se pelos dedos o pessoal que recusava a praxe. em braga ia precisar de muitos dedos para contar a mesma coisa.

eu estou a falar numa perspectiva mais abrangente...
não encontrei nenhum espírito de união em torno da praxe.
mais te digo, quando estive no porto contavam-se pelos dedos o pessoal que recusava a praxe. em braga ia precisar de muitos dedos para contar a mesma coisa.
Mais uma vez, não vi muito fora, já que quando via era mais a controlar que outra coisa.
(Sem contar com psicologia que é sempre algo bonito de se praxar)
Mas pelo que vi, não tenho a mesma opinião que tu.

Diga-se que tenho bastantes exemplos próximos que não acharam piada nenhuma às praxes no Porto.

a praxe e ambiente "académico" na universidade do minho são um bocado anedóticos.

(...)

Não tens de me pedir desculpa para te rires da praxe na tua Universidade.
Eu andei na Católica (Faculdade de Filosofia) e, no meu tempo tanto de caloiro como de doutor, cumpria-se a Código à risca. É em relação a esses tempos que eu falo.
Há 4 anos que não vejo as praxes em Braga, não faço ideia se ainda há o mesmo respeito ou não.

[flame]de qualquer maneira não me admira que quem tem um traje em que se usa um tricórneo e umas calcinhas de regar o milho com umas meinhas brancas a cobrir a canelinha não tenha muita vontade de trajar bem[/flame]
(antes que se crie aqui o verdeiro confronto de Academia, deixa-me realçar que estou na brincadeira [:D] )

quando falas de "em braga cumpre-se o código", assume-se que falas da universidade do minho. a facfil nem sequer tem o mesmo código de praxe (é igual ao do porto ou de coimbra?), por isso devias ser mais explícito no que dizes.

fui praxado, e foi apenas uma brincadeira, e nada de especial, tem a sua graça, mas muito tempo chateia

mas na minha faculdade n é muito dura nesse sentido ( isel)

mas concordo quando dizem que há gajos que estão lá para humilhar e outros para brincar com os caloiros

Última edição:
quando falas de "em braga cumpre-se o código", assume-se que falas da universidade do minho. a facfil nem sequer tem o mesmo código de praxe (é igual ao do porto ou de coimbra?), por isso devias ser mais explícito no que dizes.

O código é o de Coimbra. Tanto mais desilusão quando cá cheguei, quando vi que eles não cumprem o seu próprio Código!

[flame]Quando se fala em Braga, tu assumes a UM, eu assumo a FacFil [:p] [/flame]

Mas, falando mais a sério, tinha muitos colegas na UM e sei que nos cursos deles o Traje também era respeitado. Além disso eu próprio via os vossos doutores na rua, e no geral, nunca me pareceu que andassem mal trajados, ao contrário do que acontece em Coimbra, em que esse facto é gritante! A minha irmã está no seu último ano na UM e tanto ela como o pessoal dela trajam bem. É claro que no meio da imensidão que é a vossa universidade, haja mais probabilidades de se encontrar maus exemplos. Ainda assim, não acho que tivesse muitos reparos a fazer àquilo que via no meu tempo.

Bem vim agora do meu 1º dia de praxe.. acho aqui a maior parvidade do mundo.. estou como o k_pt.. fui para a niv para ter um curso e nao para andar a fazer "merd" na rua... estou longe de casa, venho praqui é para tirar o curso e nao quero saber do resto.. capinhas e mariquices n tenho prazer nenhum em "avacalhar" os pobres coitados que entrarem quando eu for veterano...

Quanto a experiencia.. não conheci ninguem de especial.. acho montes de cromos na minha turma, uns rançosos, outros que querem é droga e bebedeiras, ha la pessoal assim que parece normal... uns com cara de psicopata.. assim por alto não quero confiança com ninguem daqui tenho a minha vida contruida na minha terra e não aqui.. aqui é para tirar o curso e o resto que se lixe!!!

Outra coisa é as praxes durarem até dia 1 de novembro.. pensava que era so esta semana, mas para que este tempo todo? se fosse so uma semana tudo bem, mas até dia 1 querem juntar as pessoas e o espirito acedemico e tretas.. estou-me pouco lixando para isso...estou longe de casa a umas horas e ja sinto saudades dos meus familiares e amigos..nao me sinto a vontade.. enfim que se lixe a praxe... sou tratado abaixo de cao.. faço figura de estupido e ganho o que com isso? "ah a praxe tao bonito".. fiquem com ela...amanha ha praxe tou a questionar.me se vou ou nao.. nao devo ir quero ter o curso e sair daqui mas é!

Hoje no meu Departamento ( Dep. Eng. Informatica da UC ) foi a recepção ao caloiro. Acho que eles gostaram :) Andaram lá a gritar e todos na brincadeira! Depois foi tempo de comer febras e beber umas mines :)

Hoje no meu Departamento ( Dep. Eng. Informatica da UC ) foi a recepção ao caloiro. Acho que eles gostaram :) Andaram lá a gritar e todos na brincadeira! Depois foi tempo de comer febras e beber umas mines :)
tinha piada era quando o DI estava na alta de coimbra... foram para o pinhal de marrocos, estragou-se o ambiente (estou a brincar)
mas é pena a academia não estar toda junta, não é? parece a universidade do porto!

Voltar
Superior