Prazer de condução

Prazer de condução

• Sim

Votes: 99 92.5%
  • Não

Votes: 8 7.5%

• Total voters
    107

Nightwisher

Well-known member
Já estive para criar este topico algumas vezes, mas por um motivo ou outro, nunca o fiz.
Decidi por agora depois de ler algumas opiniões recentes nalguns topicos (por ex dos desportivos).
Acham possivel ter prazer de condução numa viagem em que não chegaram ao redline, não chegaram aos limites do carro, não ouviram os pneus chiar, não fizeram o carro dar de traseira ou não activaram o controle controle de tracção?
Eu por ex prefiro ir a conduzir, mesmo sabendo que não vou passar muito dos limites de velocidade, vou conduzir nas calmas, a ouvir uma musica que gosto. Isso não pode ser considerado prazer de conduzir?
Uns poderiam dizer que seria mais prazer de viajar, mas nesse caso para fazer a viagem tanto fazia ir ou não a conduzir, bastava a viagem.
Digam de vossa justiça.

sim é

na minha opinião é perfeitamete possivel ter prazer de condução sem estar a esganar o carro até aos limites, as performences, o comportamento, o prazer de conduzir não advem só da condução no limite

por exemplo da-me muito prazer fazer o ip4 a velocidades razoaveis, mas sem nada do que o autor do topico acima referiu (chiadeiras e controlo de tração a ligar) posso apreciar tudo o que o meu carro tem para me oferecer sem o levar aos limites

Eu pus que sim, porque senão já não tinha prazer à alguns anos...

Conduzir o carro numa estrada sinuosa, onde temos de reduzir e acelerar em cada curva (sem que seja preciso ir ao redline e por os pneus a chiar), ultrapassar carros de bois, ver o rio lá em baixo e a estrada sem rails nem nada, dá-me prazer... nem que faça a viagem toda abaixo dos 50Kms/h.

Conduzir 300Kms em AE, não me dá prazer nenhum... até porque ando sempre na casa dos 130/140... (eu sei, sou um fora-da-lei).
Conduzir na cidade, dá-me prazer... mas só quando chego a casa, e é o prazer de me sentar no sofá!

para mim o prazer de conduzir é sem duvida o poder rodar tranquiliamente sem hora para chegar ao destino, a ouvir o que me apetecer na altura, tendo uma boa dose de potencia de reserva debaixo do pé, para poder sentir a aceleração quando quero, é também um acto solitário só eu e o carro ou a mota..., que coisa sublime é conduzir á noite num bom carro,

barulhos intensos de motor, pneus e afins antes pelo contrário são inibidores do prazer de conduzir.

Outra coisa diferente é prazer de competir ;) adoro competição até mesmo de karts de aluguer (unica competição automovel em que participei)

Depende do que é do que é o prazer de condução...Eu desde que tenha a rodinha nas mãos tenho sempre prazer em conduzir seja numa pista ao volante de um kart, ou numa viagem longa num "machibombo" qualquer que não dê mais de 80km/h...eu até com os carrinhos dos hipermercados gosto de conduzir, lol

Já estive para criar este topico algumas vezes, mas por um motivo ou outro, nunca o fiz.
Decidi por agora depois de ler algumas opiniões recentes nalguns topicos (por ex dos desportivos).
Acham possivel ter prazer de condução numa viagem em que não chegaram ao redline, não chegaram aos limites do carro, não ouviram os pneus chiar, não fizeram o carro dar de traseira ou não activaram o controle controle de tracção?
Eu por ex prefiro ir a conduzir, mesmo sabendo que não vou passar muito dos limites de velocidade, vou conduzir nas calmas, a ouvir uma musica que gosto. Isso não pode ser considerado prazer de conduzir?
Uns poderiam dizer que seria mais prazer de viajar, mas nesse caso para fazer a viagem tanto fazia ir ou não a conduzir, bastava a viagem.
Digam de vossa justiça.

Há muitas formas de ter prazer na condução:

- Há a mais tradicional condução desportiva
- Há a condução calma a saborear
- Há aquela em que quem vai no lugar do pendura mete umas mudanças e mexe na cx de velocidades [:cool:]
- Há a condução calma em que a acompanhante faz um alfinete de peito ao longo da viagem
- Há a condução brusca nas condições acima descritas, o que se torna francamente perigoso e pode mesmo por em causa a capacidade de deixar descendentes :(

e outras ....

Votei não (e acho que, no meu caso, não espanta [:D] ).

Com efeito, é possível ter-se prazer numa viagem calma. Mas o prazer não vem da condução.
Não raras vezes pego no carro e saio apenas para passear (se bem que há sempre uma altura em que me entusiasmo e tiro-lhe um bocado o carvão [:p] ), e dá gosto ir de janela aberta a apanha vento na tromba e a ouvir um belo CD, ou só a pensar na vida. Mas o prazer aí vem do descanso, do "relax", da música que estamos a ouvir ou de tudo misturado.
A condução, nessas ocasiões, resume-se a atenção, manter o pé direito na mesma posição e ir acompanhando a estrada com o volante.

Prazer de condução tenho quando estou a abordar uma série de curvas com os pneus a chiar, a travar na altura certa, a manter a velocidade máxima ao longo duma curva sem desequilibrar o carro, a manusear a caixa para manter o motor na máxima disponibilidade, etc...

Há muitas formas de ter prazer na condução:

- Há a mais tradicional condução desportiva
- Há a condução calma a saborear
- Há aquela em que quem vai no lugar do pendura mete umas mudanças e mexe na cx de velocidades [:cool:]
- Há a condução calma em que a acompanhante faz um alfinete de peito ao longo da viagem
- Há a condução brusca nas condições acima descritas, o que se torna francamente perigoso e pode mesmo por em causa a capacidade de deixar descendentes :(

e outras ....

[:)]

Tu matas-me! Ultimamente é cada dose de inspiração que era capaz de fazer corar o próprio Sá Leão (o que é complicado devido à pigmentação da sua pele, mas tu percebeste a ideia [:D] ).

Nessas situações convém não desequilibrar muito o carro, e aí é importante que este tenha uma boa distribuição de massas e uns amortecedores performantes que ajudam a minorar esses desequilíbrios.
Ou então ter uma acompanhante sem dentes :sh) [:D]

Eu tenho prazer de condução seja num Uno 45s como num Delta Integrale (isto para dar exemplo lol)[:blush:]

Digam lá que não dá prazer conduzir calmamente pelas paisagens do Alentejo por ex ???

Lá está: mas aí o prazer vem da condução propriamente dita ou vem da paisagem e da contemplação que fazes dela? [;)]

É que, a passear calmamente, não deves retirar grande prazer da forma como actuas sobre os pedais, volante e caixa. Digo eu [:p]

[:)]

Tu matas-me! Ultimamente é cada dose de inspiração que era capaz de fazer corar o próprio Sá Leão (o que é complicado devido à pigmentação da sua pele, mas tu percebeste a ideia [:D] ).

Nessas situações convém não desequilibrar muito o carro, e aí é importante que este tenha uma boa distribuição de massas e uns amortecedores performantes que ajudam a minorar esses desequilíbrios.
Ou então ter uma acompanhante sem dentes :sh) [:D]

Infelizmente tenho pouca experiência nalgumas dessas situações, mas confesso que acho a ideia deliciosa.

Um dos problemas práticos que já "senti na pele" é que os camionistas e outros condutores de veículos altos ficam com visão panorâmica :sh)

Lá está: mas aí o prazer vem da condução propriamente dita ou vem da paisagem e da contemplação que fazes dela? [;)]

É que, a passear calmamente, não deves retirar grande prazer da forma como actuas sobre os pedais, volante e caixa. Digo eu [:p]

Estou a falar prazer por ir a conduzir (nem que seja numa nacional a 60km/h).
Se estas a falar da calma e relax também o pediras fazer a pendura.

Infelizmente tenho pouca experiência nalgumas dessas situações, mas confesso que acho a ideia deliciosa.

Um dos problemas práticos que já "senti na pele" é que os camionistas e outros condutores de veículos altos ficam com visão panorâmica :sh)

Por isso nada como optar por uma estrada/autoestrada calma e conduzir na antecipação, interrompendo a actividade sempre que se preveja siituações dessas. [;)]

Eu, por outro lado, espero sinceramente que a Via Verde das portagens de Carcavelos na A5 não tenham câmaras :sh)
A parte boa é que, se tiver (e se tirou uma foto nesse momento tão inconveniente), só lá terá aparecido uma cara [:D]

Felizmente, em andamento foram poucas vezes [:p]

Por isso nada como optar por uma estrada/autoestrada calma e conduzir na antecipação, interrompendo a actividade sempre que se preveja siituações dessas. [;)]

Sim, sim mas é chato estar sempre a interromper, para já não falar que normalmente é dificil convencer a pendura a dedicar-se a essa nobre missão e que muitas interrupções podem dar mau resultado [:cool:]

Esta prática em viagens de trabalho entre colegas (de sexos diferentes, obviamente) é muito recomendável, porque está provado que ao sujeito passivo diminui a agressividade ao volante e à activa aumenta o indice proteico [:cool:]

não o prazer é mesmo da conducão, do toque do volante, da precisão da caixa de velocidades, do barulhinho dos "piscas", a paisagem é secundária, é claro que é mais agradavel um belo cenário natural do que um bairro de lata ...

Estou a falar prazer por ir a conduzir (nem que seja numa nacional a 60km/h).
Se estas a falar da calma e relax também o pediras fazer a pendura.

Sim, eu percebi :)
Mas quando estás a conduzir em ritmo de passeio, a maior parte do prazer vem do passeio propriamente dito. De contemplar a paisagem, de ir nas calmas, de estar a ouvir ali a música do CD, e tal...
A condução propriamente dita terá - digo eu - pouca influência no prazer que estás a ter.

Imagina que tens um pavilhão enorme com uma estrada/pista delineada. Não tens pessoas, nem paisagem, nem bancadas, nem nada para ver.
É tudo fechado e só tens 4 paredeso chão, tecto e a pista.
Metem-te a conduzir aí a 40Km/h. Retiras prazer daí?
Agora metem-te a fazer a mesm coisa, mas dizem-te para fazeres a pista no mínimo de tempo possível, e se calhar até te dão assim um carro em condições [;)]
Não irás retirar prazer, nessa situação, da condução por si só?

Esta prática em viagens de trabalho entre colegas (de sexos diferentes, obviamente) é muito recomendável, porque está provado que ao sujeito passivo diminui a agressividade ao volante e à activa aumenta o indice proteico [:cool:]

E faz bem à pele [:D]
E também está provado (cientificamente, e não apenas por mim) que melhora exponencialmente o humor do sujeito activo [:p]
Isto, claro, com considerações nutricionais à parte [:D]

Back