Problemas 1.2 PureTech

Segundo o meu cunhado, o carro dava o erro, depois passado algum tempo em que arrefecia, ligava sem erro e quando aquecia dava novamente o tal erro de pressão na bomba de óleo e estão muito convencidos que é só isso. Só espero que seja mesmo assim e que o tipo que lhe vai mexer faça o trabalho bem e não seja o pior dos veredictos. Eu iria à Citroen pelo que já se falou atrás, mas ele já é crescido para saber o que faz...
Se bem que no ano passado lhe disseram que tinha uma fuga de óleo qualquer e ficaram de lhe enviar um orçamento que nunca chegou. Agora se lá ficou algo registado no sistema deles, até se podiam agarrar a isso para limpar as mãos de qualquer responsabilidade.

Estava a pensar comprar um CITROEN C4 CACTUS 1.2 de 110cvs mas sendo assim não sei...

Enviado do meu SM-G988B através do Tapatalk

Boa noite
2008 1.2 130cv de 2020 comprado novo com revisões preconizadas sempre na marca, 76 mil km em nacional e auto estrada deu o erro da pressão do óleo, ficou na oficina 2 semanas a fazerem testes, conclusão mudaram distribuição e velas.
Falta um ano para terminar o renting e despachar o carro.
Próximo não me parece que vá para Peugeot....
Tbm já tinha tido o problema de o quadrante ganhar bolhas e descascar... Tinha o carro menos de um ano...na Peugeot disseram que era um lote com defeito do plástico e mudaram na garantia....

Tenho colega de trabalho com carro igual mesmo motor, esta sexta feira o mesmo problema de pressão do óleo do motor.

Problema crónico pelos vistos.

1.2, 1.6 THP e 1.5 HDI, motores atuais, dos que mais equipam os modelos da Peugeot e nenhum escapa, do pior que anda por aí. Existir um motor destes na oferta de uma marca, ok tudo bem, correu mal ,agora 3 motores e nenhum valer nada?!

sei de problemas na bomba de alta pressão e óleos incorretos a ajudarem. mas quem tenha ou teve algum é capaz de explicar melhor.

O 1.6 HDI ( 308 de 2016 )cá de casa volta e meia dá erro "defeito motor". Surge a mensagem, mas o carro não apresenta nenhum sintoma aparente. Desligando e ligando, o aviso desaparece. A mensagem tanto pode dar ao fim de 200 KM seguidos como ao fim de 100 Km seguidos. Ou fazer 1000 KM e não aparecer.
Já foi substituído depósito e injectores ( salvo erro ) de adblue anteriormente

Ideias?

O 1.6 HDI ( 308 de 2016 )cá de casa volta e meia dá erro "defeito motor". Surge a mensagem, mas o carro não apresenta nenhum sintoma aparente. Desligando e ligando, o aviso desaparece. A mensagem tanto pode dar ao fim de 200 KM seguidos como ao fim de 100 Km seguidos. Ou fazer 1000 KM e não aparecer.
Já foi substituído depósito e injectores ( salvo erro ) de adblue anteriormente

Ideias?
Usar uma máquina de diagnóstico decente para ler erros intermitentes.

Boa tarde. Como já referi, tenho um 2008 com o 1.2 puretech de 110 CV de 2018. Até à última revisão, em fevereiro, o mesmo estava a consumir cerca de 1l de óleo em cada 9000km/10000km, nada de grave. Faço a revisão de ano a ano.
Acontece que, desde então, o consumo de óleo disparou. Cerca de 5000 km depois, já tive de repor 3 litros de óleo. Reparei também que, depois de uma descida, se der uma aceleração mais forte, sai fumo acizentado/azulado do tubo de escape. Como não vejo sinais de fuga de óleo, presumo que ele esteja a consumir o mesmo.
De referir que nos primeiros anos, com todas as revisões feitas na marca, sempre foi utilizado o óleo total quartz ineo 0w30. Nesta última revisão, utilizaram Shell Hélix ultra 0w30, que também tenho utilizado para fazer as reposições.
O problema do consumo de óleo poderá estar relacionado com a mudança da marca de óleo? Ou estarei com outros problemas?

Boa tarde. Como já referi, tenho um 2008 com o 1.2 puretech de 110 CV de 2018. Até à última revisão, em fevereiro, o mesmo estava a consumir cerca de 1l de óleo em cada 9000km/10000km, nada de grave. Faço a revisão de ano a ano.
Acontece que, desde então, o consumo de óleo disparou. Cerca de 5000 km depois, já tive de repor 3 litros de óleo. Reparei também que, depois de uma descida, se der uma aceleração mais forte, sai fumo acizentado/azulado do tubo de escape. Como não vejo sinais de fuga de óleo, presumo que ele esteja a consumir o mesmo.
De referir que nos primeiros anos, com todas as revisões feitas na marca, sempre foi utilizado o óleo total quartz ineo 0w30. Nesta última revisão, utilizaram Shell Hélix ultra 0w30, que também tenho utilizado para fazer as reposições.
O problema do consumo de óleo poderá estar relacionado com a mudança da marca de óleo? Ou estarei com outros problemas?

1l oleo a cada 9000km, nada de grave? Quem disse, o chefe de oficina da peugeot?

É um motor descartável ao fim de algumas dezenas de milhar de quilómetros, infelizmente a única solução definitiva é vender e comprar algo mais fiável.

Em tempos na Opel (não sei se ainda é assim) dizia no manual que 1l a cada 1000 kms era normal (não era por estas palavras, mas era neste sentido). Incrível mesmo.

1 litro a cada 9 ou 10 mil kms, não me parece problemático de uma forma geral, em qualquer carro. Sei que há carros que não "tocam" no óleo, e outros que até "cresce" óleo no cárter.[:D]

Agora 3 litros em 5 mil kms e com fumo azulado, algo está mesmo mal e convém ir ver isso. Pessoalmente não acredito que seja da alteração da marca, mesmo que isso implicasse alteração da graduação para um mais fino.

Ok, na minha ignorância iria jurar que o óleo nunca entraria na combustão e , não havendo fugas, o seu nível deveria ser sempre o mesmo.
Ou como que evapora ( digamos ) ?

Em tempos na Opel (não sei se ainda é assim) dizia no manual que 1l a cada 1000 kms era normal (não era por estas palavras, mas era neste sentido). Incrível mesmo.

1 litro a cada 9 ou 10 mil kms, não me parece problemático de uma forma geral, em qualquer carro. Sei que há carros que não "tocam" no óleo, e outros que até "cresce" óleo no cárter.[:D]

Agora 3 litros em 5 mil kms e com fumo azulado, algo está mesmo mal e convém ir ver isso. Pessoalmente não acredito que seja da alteração da marca, mesmo que isso implicasse alteração da graduação para um mais fino.

Sim, a PSA considera que até 1l por 1000 km é aceitável.[:)][:)]

​​​​​​

Last edited:
1l oleo a cada 9000km, nada de grave? Quem disse, o chefe de oficina da peugeot?

É um motor descartável ao fim de algumas dezenas de milhar de quilómetros, infelizmente a única solução definitiva é vender e comprar algo mais fiável.

Comparando com o consumo atual, não é nada de grave[:D]. Estes motores sempre tiveram fama de m*mar óleo como gente grande, principalmente quando utilizamos o carro em percursos curtos, que é o meu caso.

Agora estava a tentar perceber se existe algum tipo de correlação com a mudança da marca de óleo pois o consumo disparou após essa alteração.

Ok, na minha ignorância iria jurar que o óleo nunca entraria na combustão e , não havendo fugas, o seu nível deveria ser sempre o mesmo.

A questão é exatamente essa. Se está a sair fumo azulado pelo tubo de escape, penso que está a entrar óleo na combustão. Acho eu, que percebo pouco de mecânica. Como mudei a marca do óleo, estava a pensar se o mesmo será adequado para o motor.

É tirar as velas e espreitar...

Conforme o ano de produção podia haver defeito nos segmentos. Depois disso, utilização e manutenção são cruciais.

Comparando com o consumo atual, não é nada de grave[:D]. Estes motores sempre tiveram fama de m*mar óleo como gente grande, principalmente quando utilizamos o carro em percursos curtos, que é o meu caso.

Agora estava a tentar perceber se existe algum tipo de correlação com a mudança da marca de óleo pois o consumo disparou após essa alteração.

Desde +/-2018 que passou para 0W20 B71 2010.

Segmentos, vedantes de válvulas e turbo são as causas mais comuns.

Quando pingam óleo a conversa é outra 😂

Back