Bom, há 1 ano comprei (sem primeiro investigar) um Peugeot 208 1.2 PureTech e só depois percebi do falatório da correia e do óleo.. pensando eu que tinha feito uma "boa compra", vendi um Clio 1.2 de 2008 e comprei este usado Peugeot com 47K de 2018.
Sinceramente, o facto de ter mais 10 anos fez-me acreditar que teria coisas melhores e mais evoluídas, mas sinceramente, o Clio não era assim tão mau comparando com este.
Óleo bebe tanto como água, antes de fazer 1000K tenho sempre se repor, aliás eu nem deixo fazer mesmo os 1000, de vez em quando tiro a vareta e vejo que já desceu.. tenho posto o recomendado: 0W30, até agora só tenho reposto mas este mês vai mesmo ter que mudar.. de qualquer forma quase nem valia a pena, para aí ao 2ª mês de ter o carro comprei logo 2 garrafões de óleo Total 0W30, 1 para ir repondo e outro para a revisão..
Se acho normal? Obviamente que
Não, o meu Clio nunca me gastou óleo, não percebo porque a Peugeot diz que é 'normal'.. ah e tal a correia.. grande m**.
Entre outras coisas muito mal conseguidas, os interiores são muito maus, o som é péssimo, pelo menos nesta versão (não conheço as outras), uma TV de 1990 tem um som melhor que este carro.. mas pronto, isso são pormenores..
Há coisas que fazem falta no entanto, ter o consumo instantâneo em tempo real no mostrador\painel, apenas consigo ver esse consumo por breves momentos no display.. mas depois volta ao ecrã anterior e nunca dá para fixar essa info. Não percebo..
(no manual do carro mostra uma foto em que supostamente no painel aparecia o consumo.. mas não, não dá para isso neste).
Start\Stop é a 1ª coisa que desligo assim que arranco com o carro, não é prático e funcional.. umas vezes funciona outras não.. (sei que tem a ver com as temperaturas e carga da bateria mas prefiro desligar), muitas situações em que me esqueço de desligar e, por exemplo, tendo parado num vermelho, ele lembra-se de desligar o motor quando quero arrancar.. e não.. não quero e não gosto disto.
Cruise Control? Funciona.. um pouco lento a atingir a velocidade que está definida, ou é erro no display ou é mesmo o sistema que não é muito eficaz neste ponto.. mas é relativo, também não uso muitas vezes isto.
O pior mesmo, para mim, é o consumo de óleo e a Caixa de velocidades, nunca tinha tido um carro tão mau a nível de ruído a meter as mudanças e com uma caixa péssima como esta. Já vi que não é defeito do meu carro mas sim algo que é também 'normal'... a marcha atrás custa sempre a entrar, raramente entra à 1ª, incrível. O arranque (em 1ª obviamente) é sempre estranho, o carro parece que quer andar mais do que aquilo que eu estou a acelerar.. tipo um impulso parvo mas que não dá grande jeito em subidas e situações mais pára-arranca. As mudanças parece que são metidas a martelo, não são nada 'soft', pelo contrário.. parece que regredi até 1998... enfim, não recomendo este carro por todas estas coisas e ainda não tive muito tempo com ele.
Vai agora fazer a revisão anual (57k) e deixa lá ver o que vou ter de gastar (não faço na marca).
Já agora, sabem se a
distribuição tem de ser feita agora (que já passou 1 ano desde a última revisão) ou faço para o ano? Isto porque ele é de Setembro de 2018, portanto só em Setembro deste ano (2024) é que faz os tais 5 anos que dizem na folha de manutenção..