Problemas 1.2 PureTech

Num c3 1.2 85cv de 2017 64000km na hora de fazer a revisão, a correia apresenta umas ligeiras fissuras, é de trocar certo?

Attachments

• photo168294.jpg
    photo168294.jpg
    94.2 KB · Views: 0
  • photo168295.jpg
    photo168295.jpg
    101.7 KB · Views: 0
  1. Viva,
  2. Tenho um 308 1.2 com 56000kms e 5 anos. No passado sábado, quando fazia uma ultrapassagem, apareceu o erro a indicar problemas com a pressão seguido de uma brusca quebra de potência. Fiquei na via contrária muito mais tempo de que seria normal com a família dentro do carro. Não era a nossa hora e a coisa acabou por não culminar num grave acidente. O carro após esta situação foi para a oficina da marca que assumiu a reparação (correia em muito mau estado). A questão que coloquei e que ainda me assola é: como é que a marca mantém carros com este nível de risco na estrada sem tomar medidas realmente efectivas? No meu caso perdi a confiança no carro e na marca

Já a devias ter perdido desde o primeiro dia em que o compraste. Cá por casa foi assim e tem a mesma idade do teu, só que apenas 25 mil KM.
Se não queres chatisses, vende o cancro enquanto vale alguma coisa (ah, o 1.5 HDI não é alternativa!)

Falavam há uns tempos da mudança de óleo, reparei agora que o 208 1.2 82cv cá de casa há 2 meses levou 0W20, não sei se já é a nova referência ou não

1. Viva,
  2. Tenho um 308 1.2 com 56000kms e 5 anos. No passado sábado, quando fazia uma ultrapassagem, apareceu o erro a indicar problemas com a pressão seguido de uma brusca quebra de potência. Fiquei na via contrária muito mais tempo de que seria normal com a família dentro do carro. Não era a nossa hora e a coisa acabou por não culminar num grave acidente. O carro após esta situação foi para a oficina da marca que assumiu a reparação (correia em muito mau estado). A questão que coloquei e que ainda me assola é: como é que a marca mantém carros com este nível de risco na estrada sem tomar medidas realmente efectivas? No meu caso perdi a confiança no carro e na marca

Arrepiante... e totalmente inaceitável! [8b]:sh)

Aconteceu-me algo semelhante uma meia-dúzia de vezes no C4 Grand Picasso. Felizmente, aconteceram sempre em auto-estrada, pelo que não fiquei em situações desconfortáveis que me colocassem em perigo iminente (pelo menos aparentemente). À custa destas coisas e das constantes luzes amarelas e erros, tive o carro apenas 4 anos e vendi-o com pouco mais de 110 mil km. Quase um ano depois sei que ainda está à espera de novo dono...

Estas foram as peças que o carro levou na reparação efetuada pela Peugeot. Reparei que a especificação do óleo é diferente.

Attachments

• photo168468.jpg
    photo168468.jpg
    58.1 KB · Views: 0
  • photo168469.jpg
    photo168469.jpg
    72.9 KB · Views: 0
Estas foram as peças que o carro levou na reparação efetuada pela Peugeot. Reparei que a especificação do óleo é diferente.

É a viscosidade que entretanto a marca desde há pouco tempo, passou a indicar usar.

https://forum.motorguia.net/forum/m...roblemas-1-2-puretech?p=14413343#post14413343

Já agora e como curiosidade... após há uns dias ter vindo a nóticia que a PSA tinha alterado a recomendação da viscosidade de óleo e norma no 1.5 HDI, agora é a vez do 1.2 Puretech, também alterar a viscosidade, deixando de usarem o 0W30 (norma B71 2312) para usar o 5W30 (norma FPW9.55535/03)

Já agora:

https://www.largus.fr/actualite-auto...cAhN78U4gMx3dM

É a viscosidade que entretanto a marca desde há pouco tempo, passou a indicar usar.

https://forum.motorguia.net/forum/m...roblemas-1-2-puretech?p=14413343#post14413343

Que loucura mais grande com os oleos.

Em Janeiro mudei minha correia, vi que tinha umas fissuras, inclusive postei aqui foto e por prevenção mudei (C4 Cactus 1.2 de 2019 com 49mil km).

Mecânico foi um aqui da zona, de confiança e conhece bem estes "motores". Em Janeiro ele me meteu o tal oleo indicado 0W20 B71 2010.

Quer dizer então que estou a circular num oleo que não é indicado agora, mas a uns meses atrás ainda era 🤦‍♂️🤷‍♂️

Que loucura mais grande com os oleos.

Em Janeiro mudei minha correia, vi que tinha umas fissuras, inclusive postei aqui foto e por prevenção mudei (C4 Cactus 1.2 de 2019 com 49mil km).

Mecânico foi um aqui da zona, de confiança e conhece bem estes "motores". Em Janeiro ele me meteu o tal oleo indicado 0W20 B71 2010.

Quer dizer então que estou a circular num oleo que não é indicado agora, mas a uns meses atrás ainda era 🤦‍♂️🤷‍♂️

Exacto...

Stellantis 1.2 PureTech. Une extension de garantie étendue pour le problème de la courroie

Face au problème de fiabilité de la courroie du 1.2 PureTech, Citroën, DS, Opel et Peugeot ont mis en place depuis le 19 mars 2024 une nouvelle extension de garantie jusqu'à 10 ans ou 175 000 km.​

https://www.largus.fr/actualite-auto...ailtype=retent ion&at_campaign=fr_arguspro_veh_crm_etg_pro_nl_240 326_1shot

Também já chegou a Espanha a notícia da garantia de 10 anos / 175 mil quilómetros aos motores que tenham problemas com a correia..

Last edited:
Back