Problemas 1.2 PureTech

O novo lubrificante 5w30 FPW9 55535/03 é a viscosidade e norma correta sobretudo para motores diesel que pediam 0w20 PSA B71 2010.

Nos motores a gasolina o problema é a diluição de combustivel no lubrificante,a oxidação do mesmo acelera a degradação da correia de distribuição.

Tal como acontece nos motores Ford e Honda.

Stellantis nada a fazer,simplesmente tentam rectificar o tiro que deram no pé.

PSoares, de onde vem esse combustível que dilui no óleo? Do filtro de partículas, como nos do Grupo VW a diesel, quando se interrompe uma regeneração?

Obrigado.

Algum feedback do novo conjunto híbrido 1.2 136cv com motor eletrico e caixa dupla embraiagem?

estou a ponderar adquirir o novo 5008 com essa mecânica. Sei que o 1.2 agora usa corrente. Mas estou reticente em relação à fiabilidade da nova caixa de velocidades.

As caixas não têm nada a apontar.

O híbrido resolve o problema da corrente, mas tenho 99.9% de certeza que não fizeram patavina quanto ao consumo excessivo de óleo a partir de certa quilometragem, que pode ser 150k como pode ser 40... Não me metia em nada com esse motor, nunca; mas como mecânico agradeço que o façam [:D]

As caixas não têm nada a apontar.

O híbrido resolve o problema da corrente, mas tenho 99.9% de certeza que não fizeram patavina quanto ao consumo excessivo de óleo a partir de certa quilometragem, que pode ser 150k como pode ser 40... Não me metia em nada com esse motor, nunca; mas como mecânico agradeço que o façam [:D]

O cá de casa comprado 0Km e sempre assistido na marca consome a vareta do máx até 1/4 antes do minimo nos 5000km anuais que faz...
É de 2018 e tem agora 30mil km

Boa tarde!

Tenho em vista um Citroen C4, com 15 mil km, matrícula de abril de 2024, data de construção de 30 de novembro de 2023, por 20 mil euros. Possui o motor 1.2 puretech, mas segundo me disseram, os modelos construídos nessa data, apesar de ainda terem o corrente embebida em óleo já resolveram a situação. Dão 5 anos de garantia pelo carro, pois será comprado num stand.
Será verdade o que me contaram?
Obrigado.​

Boa tarde!

Tenho em vista um Citroen C4, com 15 mil km, matrícula de abril de 2024, data de construção de 30 de novembro de 2023, por 20 mil euros. Possui o motor 1.2 puretech, mas segundo me disseram, os modelos construídos nessa data, apesar de ainda terem o corrente embebida em óleo já resolveram a situação. Dão 5 anos de garantia pelo carro, pois será comprado num stand.
Obrigado.​

Não se preocupe que em 5 anos não deve ter a correia desfeita. E se tiver, alegam desgaste e paga o cliente.

Boa tarde!

Obrigado.​

Os problemas com estes motores estão amplamente relatados pela internet fora.
Se já sabe deles e mesmo assim resolver comprar um modelo destes, está por sua conta e risco.

Sei bem quem nunca se meteria num berbicacho destes... 😅

Não se preocupe que em 5 anos não deve ter a correia desfeita. E se tiver, alegam desgaste e paga o cliente.

eles já andam a assumir o defeito e o custo da reparação.

Com tanto caso, seria impossível alegar mau uso ou manutenção da parte do proprietário, tiveram que reconhecer.

eles já andam a assumir o defeito e o custo da reparação.

Com tanto caso, seria impossível alegar mau uso ou manutenção da parte do proprietário, tiveram que reconhecer.
Eu sei mas em 2019 também estava resolvido e em 2023 disseram que uma revisão fora da marca cancelava a garantia.

Viatura que conheço desde o km 0.

Revisões todas feitas a tempo e faturas.

Eu sei mas em 2019 também estava resolvido e em 2023 disseram que uma revisão fora da marca cancelava a garantia.

Viatura que conheço desde o km 0.

Revisões todas feitas a tempo e faturas.

eu conheço casos que escalaram via judicial, também com esse argumentário, mas depois assumiram por acordo. [;)]

Com o preço que cobram pelas revisões na marca, realmente fazendo duas ou três numa oficina fora se calhar poupa-se o suficiente para se mandar trocar a correia de distribuição a custo próprio [:D]

O meu vai hoje para a Citroen para trocar a dita...

O caso que eu conheço de perto é um Grandland X de 2020 que aos 70.000km e com erros de “baixa pressão de óleo” foi trocar a correia.

1600€ de estrago e a marca não assumiu.

Teve sorte, o proprietário é um tipo pacífico, se fosse comigo talvez as coisas não fossem assim tão simples de resolver fora da via judicial.

Para não falar que mesmo para uma mudança de distribuição de uma marca generalista, 1600€ parece-me um assalto à mão armada.

Com o preço que cobram pelas revisões na marca, realmente fazendo duas ou três numa oficina fora se calhar poupa-se o suficiente para se mandar trocar a correia de distribuição a custo próprio [:D]

O meu vai hoje para a Citroen para trocar a dita...
O ideal é não deixar descascar a dita e nunca faltar óleo

Esqueçam lá as revisões 2 em 2 anos e a cada 20/30000kms.

Correia se durar 5 anos é muito bom.

Pessoas que comprem carros com este motor por desconhecimento é normal, agora saber do longo e negro historial do 1.2 puretech e querer comprar um na mesma ultrapassa a minha compreensão

Pessoas que comprem carros com este motor por desconhecimento é normal, agora saber do longo e negro historial do 1.2 puretech e querer comprar um na mesma ultrapassa a minha compreensão

Isso é bonito de dizer. Na altura que comprei aparentemente o motor tinha o problema resolvido. Tal como aparentemente o tinham resolvido novamente no ano seguinte. E no ano a seguir a esse.
O motor é bom no que se propõe a fazer e eu gosto bastante dele... mas não tanto para o manter se me der problemas, não sou feito de dinheiro nem de paciência [:D]. Irei mantê-lo debaixo de olho para ver como se comporta com o passar dos anos, tanto pode ficar comigo mais uma dúzia deles como pode levar guia de marcha daqui a pouco tempo. Veremos.

O ideal é não deixar descascar a dita e nunca faltar óleo

Esqueçam lá as revisões 2 em 2 anos e a cada 20/30000kms.

Correia se durar 5 anos é muito bom.

Estava assim, com 3 anos e meio e 55 mil kms. Revisões feitas anualmente.​

Anexos

• photo178925.jpg
    photo178925.jpg
    112,3KB · Visualizações: 0
  • photo178926.jpg
    photo178926.jpg
    95,9KB · Visualizações: 0
O cá de casa é de 07/2018 tem agora 30 mil km sempre assistido na marca e nunca mandaram trocar a correia.
Pensei que o fizessem este ano mas não, apenas orçamentaram oleo e filtros.

Até estou a estranhar

Voltar
Superior