Problemas 1.2 PureTech

Isso é bonito de dizer. Na altura que comprei aparentemente o motor tinha o problema resolvido. Tal como aparentemente o tinham resolvido novamente no ano seguinte. E no ano a seguir a esse.
O motor é bom no que se propõe a fazer e eu gosto bastante dele... mas não tanto para o manter se me der problemas, não sou feito de dinheiro nem de paciência [:D]. Irei mantê-lo debaixo de olho para ver como se comporta com o passar dos anos, tanto pode ficar comigo mais uma dúzia deles como pode levar guia de marcha daqui a pouco tempo. Veremos.

Estava assim, com 3 anos e meio e 55 mil kms. Revisões feitas anualmente.​
Para se ter a certeza tem que se inserir a chave de controlo para controlar a largura da mesma,visualmente pode estar ainda "potável" e na prática já ter alargado.

O cá de casa é de 07/2018 tem agora 30 mil km sempre assistido na marca e nunca mandaram trocar a correia.
Pensei que o fizessem este ano mas não, apenas orçamentaram oleo e filtros.

Até estou a estranhar
Vê se não está a ficar gretada.

Assistência na "marca" não é sinónimo de serviço e prestações de qualidade.

Sim mas a troca aos 7 anos acho que faz parte do plano de manutenção ou estou enganado?

A questão não é o ser bem/mal feito, é se o próprio concessionário está a seguir ou não os planos da marca.

Por aqui como dado o ano do carro tem a garantia dos 10 anos não estou muito preocupado, vai sempre à marca, livro todo carimbado por isso... Só achei estranho não a trocarem ainda

Boa tarde. ja agora uma pequena ajuda/informação.
Tenho um Crossland de 2023 e uma vez entre outra a trabalhar ao relanti, engasga um pouco, como se fosse a desligar, alguem ja teve algum problema deste genero?
o modelo é um 1.2 110CV o estranho é que nao é sempre. nao noto perda de potencia em andamento.
tem 38000km, a famosa correia esta em perfeitas condicoes, nada de desgaste.
poderá ser o combustivel fraco. ou algum injetor com algum detrito? o estranho é que ele anda e bem

Boa tarde, tenho um c3 1.2 puretech de 2016 com 145k kms e nas revisões fora da marca, nunca me falaram do problema do correia de distribuição.
A correia ainda é original mas já está a degradar, vou trocar na próxima revisão (e trocar de oficina)

O concessionário da citroen indica que só é necessário trocar aos 175km ou 10 anos.. 🤔

Sobre óleos, bebe que nem um maluco, tenho de repor regularmente, tenho usado o 5w40 em vez do 5w30. Devo mudar para o 5w30 ou é ela por ela?

Última edição:
Boa tarde, tenho um c3 1.2 puretech de 2016 com 145k kms e nas revisões fora da marca, nunca me falaram do problema do correia de distribuição.
A correia ainda é original mas já está a degradar, vou trocar na próxima revisão (e trocar de oficina)

O concessionário da citroen indica que só é necessário trocar aos 175km ou 10 anos.. 🤔

Sobre óleos, bebe que nem um maluco, tenho de repor regularmente, tenho usado o 5w40 em vez do 5w30. Devo mudar para o 5w30 ou é ela por ela?

quase 150mil km com correia original e óleo não adequado é dose! Deve ser record esse

Sem revisões na marca ou em oficina que cumpra o plano oficial e a colocar óleo incorreto duvido que comparticipem o que quer que seja

Está para chegar cá em casa um 208 1.2 Purecrap Hibrido no final da semana.
Vai ser o novo carro de trabalho da patroa. Nem sei se é o de 100 ou o de 136cv.
Vai-se embora a Leon 1.6 TDI 115 que em 4 anos e meio e +- 97000 kms não deu problemas.

Sai o Leon e vem o Leão. Vamos lá ver como se vai portar.

Em primeiro lugar nenhum motor podretech usou alguma vez uma viscosidade a quente de xw40.

Esses motores usam 0w20 com a norma B71 2010 nos últimos anos e só os motores Euro 6 B e Euro 6 C produzidos até Agosto de 2018 que então usavam 0w30 B 712312 passam a usar um 5w30 com a norma FPW9.55535 /03 .

Todos os motores concebidos para usarem 0w20 continuam a ser intervencionados com este lubrificante.

Já vi que o teu é de 2016,deve passar a usar o 5w30 com as novas normas.

Muda a correia para ontem e manda desmontar o cárter de óleo e verificar o chupador de óleo.

Quanto a consumir óleo,neste momento de quanto em quantos kms tens que repôr o nível e quantifica a quantidade de lubrificante acrescentada se faz favor.

Não te esqueças das velas também.

Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
O cá de casa é de 07/2018 tem agora 30 mil km sempre assistido na marca e nunca mandaram trocar a correia.
Pensei que o fizessem este ano mas não, apenas orçamentaram oleo e filtros.

Até estou a estranhar

O volume de negócios dos concessionários das marcas europeias faz-se com os carros que avariam. Os que duram, cliente compra um e nunca mais volta pra comprar outro ou pra o trocar. Ou volta muito mais tarde.

Já descobri pq metia 5w40.. até 2023 nas revisões a oficina colocava 5w40, mudou em 2024 para 5w30.

Para os puretechers ainda existentes e que repoem oleo, qual usam? estou a pensar mudar para este - https://www.imporpecas.pt/produto-detalhe.php?id=229195&%C3%93LEO+TOTAL+QUARTZ+INEO+ RCP+5W-30+5L

no fundo é o que uso mas na versão correta

O ca de casa é de 2018 e sempre assistido na marca.
Levou sempre 0W20 / 0w30 e desde o ano passado 5W30.

O motor é uma cagada tão grande que nem o óleo adequado sabem escolher de vez [:)]

O volume de negócios dos concessionários das marcas europeias faz-se com os carros que avariam. Os que duram, cliente compra um e nunca mais volta pra comprar outro ou pra o trocar. Ou volta muito mais tarde.

Dos modelos novos, tirando o 1.2 Puretech e 1.5 HDI indica-me motores com problemas crónicos grandes.
Se possível, indica-me também o carro que não avaria que compro já 2

A partir de 10 de Março a nova norma FPW9.55535/03 passa a ser também em vigor para os PodreTech 1.2 atmosféricos.

A norma B71 2290 não deve ser mais usada e será substítuida pela nova norma.

Voltar
Superior