Problemas com criança

Hoje em dia, nenhuma instituição ou profissional atua de forma isolada ou isolando o sujeito. Há todo uma novo paradigma partindo de uma visão holística da situação. Obviamente que não existe UM problema, existe um contexto. Não há um parafuso para ser atarrachado, existe uma criança e todo o seu meio, que necessitam de intervenção. Familia, escola, atl, sujeito, etc...
Infelizmente o estado ajuda pouco, demora, e, às vezes, estao sobrecarregados, e dps a ajuda chega tarde e em ultimas instâncias...mas é o que há.... infelizmente.

Só não percebo é como é que se tira o telemóvel a uma criança de 2 a 5 anos de forma a poder educar bem. Ah espera, pura e simplesmente não se educa. Só quando tiver telemóvel e PlayStation é q ue se começa a educar com castigos exemplares, pode é nessa altura já ir um bocado tarde mas pronto, mas o que interessa é não dar uma palmada que dessa maneira não se educa e é violência infantil!
Cada criança é diferente, e é aí que está o principal desafio em as educar.

Se para umas uma palmada na hora certa será suficiente, para outras já vai através de castigos. A menos que se pretenda instituir uma ou mais sessões diárias de estalada. A fórmula "chapa 5" é meio caminho andado para a asneira.

Vejo isso pelos meus, com 2,5 anos de diferença, não podiam ser mais diferentes. Um avesso ao risco, seguidor fiel de todas as regras que lhe são impostas, já o outro está nos antípodas.

Última edição:

Se para umas uma palmada na hora certa será suficiente, para outras já vai através de castigos. A menos que se pretenda instituir uma ou mais sessões diárias de estalada. A fórmula "chapa 5" é meio caminho andado para a asneira.

Vejo isso pelos meus, com 2,5 anos de diferença, não podiam ser mais diferentes. Um avesso ao risco, seguidor fiel de todas as regras que lhe são impostas, já o outro está nos antípodas.

O antipoda é o mais novo?

Há muitas formas de educar. O meu filho mais novo, andava no segundo ano, e começou a meter-se com uma miúda. Nós só soubemos quando a mãe dessa miúda veio falar com a minha mulher a dizer que ele andou a empurra-la, e que lhe deu um estalo.

Fomos falar com ele, e perguntar o porquê! Claro, enrolou-se todo, veio com uma desculpa qualquer, que nem me lembro. E disse-lhe que nunca, mas nunca se deve bater em ninguém porque sim em alguém.

Resultado: Fomos a pé com ele a casa da miúda, e ele pediu-lhe desculpa, e que nunca mais iria fazer algo semelhante. Claro que antes de lá ir, falámos com a mãe da miúda.

Agora, são os dois melhores amigos. [:D]

é off-topic, mas já percebeste que é por causa dos pais...não controlaram tanto quanto ao primeiro, deram-lhe mais liberdade e claro o feitio...um puxa mais ao pai outro puxa mais à mãe...nada de grave, são dois complementam-se e têm ambos os progenitores.

É um falso antipoda, tem um nucleo familiar coeso e é também por isso que testa mais as coisas...e assim até dá mais pica aos pais...têm de se desmultiplicar e assim não tens clones...tens experiências novas todos os dias.

Até nos gémeos identicos tens diferenças.

Mas os teus estão bem!

Este da vizinha é que está um caos e um caso dificil.

é off-topic, mas já percebeste que é por causa dos pais...não controlaram tanto quanto ao primeiro, deram-lhe mais liberdade e claro o feitio...um puxa mais ao pai outro puxa mais à mãe...nada de grave, são dois complementam-se e têm ambos os progenitores.

É um falso antipoda, tem um nucleo familiar coeso e é também por isso que testa mais as coisas...e assim até dá mais pica aos pais...têm de se desmultiplicar e assim não tens clones...tens experiências novas todos os dias.

Até nos gémeos identicos tens diferenças.

Mas os teus estão bem!

Este da vizinha é que está um caos e um caso dificil.
O que dizes faria sentido, se tivéssemos uma dinâmica familiar "tradicional". Mas não, o mais velho enfrentou mais períodos de ausência dos pais, por exemplo.

Feitio, principalmente feitio.

O mais velho mãe, é preciso explicar que por vezes é necessário quebrar as regras. O mais novo é pai....

Eu também tenho dois filhos com 2 anos de diferença, ele mais velho, como primeiro filho fomos mais rígidos para que saísse o filho perfeito, e realmente é muito bem comportado, sai ao pai, já a mais nova, por vezes parece um furacão, tem um feitio do caraças isto porque sai á mãe! [:)]

A educação que demos no mais velho não funciona na mais nova. E nem nós o queremos fazer porque são totalmente diferentes e a nossa experiência de pais também varia da primeira viagem para a segunda viagem! No entanto quando o método da conversa não resulta (este já se aplica ao mais velho) não se livram de uns castigos na hora certa, duns gritos a ralhar, ou em casos mais extremos de umas palmadas no rabo, que ele não serve só para sentar, nem que seja para fazer a criança sair daquele transe que implica uma birra em que já nada funciona. E isto serve para os dois.

Coisa que não concordo, é puxar orelhas, e ou bater noutros sítios, mãos ou em casos extremos na cara! Nenhum ser humano que não seja criminoso, merece ser humilhado dessa forma.

Outra coisa são os avós, esses seres que gostam tanto de mimar os netinhos, mas que na altura deles para nos educar era o que era, á base da pancada. Por vezes sentem a necessidade de minar a autoridade dos pais porque não gostam de ver os netinhos a chorar ou tristes e esses também sim tem que ser educados por nós pais e impostos limites.
Eles próprios tem que perceber qual é a nossa linha de educação com os nossos filhos, e quando lhes calha a eles aplicarem a educação aos netos porque os pais não estão presentes, tem que ter a lição estudada. Para não haver dois pesos e duas medidas.

Última edição:
Eu também tenho dois filhos com 2 anos de diferença, ele mais velho, como primeiro filho fomos mais rígidos para que saísse o filho perfeito, e realmente é muito bem comportado, sai ao pai, já a mais nova, por vezes parece um furacão, tem um feitio do caraças isto porque sai á mãe!

A educação que demos no mais velho não funciona na mais nova. E nem nós o queremos fazer porque são totalmente diferentes e a nossa experiência de pais também varia da primeira viagem para a segunda viagem! No entanto não se livram de uns castigos na hora certa, duns gritos a ralhar, ou em casos mais extremos de umas palmadas no rabo, que ele não serve só para sentar, nem que seja para fazer a criança sair daquele transe que implica uma birra em que já nada funciona. E isto serve para os dois.

Coisa que não concordo, é puxar orelhas, e ou bater noutros sítios, mãos ou em casos extremos na cara! Nenhum ser humano que não seja criminoso, merece ser humilhado dessa forma.

Outra coisa são os avós, esses seres que gostam tanto de mimar os netinhos, mas que na altura deles para nos educar era o que era, á base da pancada. Por vezes sentem a necessidade de minar a autoridade dos pais porque não gostam de ver os netinhos a chorar ou tristes e esses também sim tem que ser educados por nós pais e impostos limites.
Eles próprios tem que perceber qual é a nossa linha de educação com os nossos filhos, e quando lhes calha a eles aplicarem a educação aos netos porque os pais não estão presentes, tem que ter a lição estudada. Para não haver dois pesos e duas medidas.
Nem li o post todo... Recorda-me só a idade da mais nova?

Nem li o post todo... Recorda-me só a idade da mais nova?

15 meses. Para quem achar que é pouco ou que ainda não dá trabalho, ela deu o seu primeiro passo aos 7 meses, com um ano já subia para cima do sofá sozinha, e atualmente já corre, já salta, já diz mãe, pai, água, não, sim, pão entre outras palavras, e já se manda para o chão com cara feia a fazer birra quando não lhe é feita a vontade. [:D]

As crianças precisam de amor e liderança. Precisam sentir-se seguras por ter quem as proteja e também quem lhes oriente.
Nos rapazes a liderança é ainda mais importante. Tenho 2 e vejo isso todos os dias, e grande parte do mau comportamento é também um "pedido de ajuda", por não saberem o que fazer, o que é extremamente frustrante para eles.
Essa semana estamos "sozinhos" e ao fim de 3 dias já noto a diferença enorme no comportamento deles, muito mais independentes e despachados. De notar que desde que a mãe viajou que não tocaram nem pediram o telemóvel, mas já fizemos uns kms na montanha, nadamos em mar aberto, arranjamos o jardim e fizemos armadilhas para as lagartixas, entre outras coisas...

A única coisa que posso recomendar é uma terapia familiar, que acredito que possa ser conseguida pela CPCJ. Tanto a mãe como a avó precisam aprender e aplicar o básico em liderança. Uma figura masculina que o fizesse tambem seria uma grande ajuda.

Há alguma instituição ou profissional sério que não seja um babaca de um académico que recomendem para ajudar esta família? O orçamento é limitado pois a mãe é a única a ganhar para meter o pão na mesa e não tem apoios estatais, ganha pouco mais que o SMN.

TERAPIA ACUPACIONAL, é a minha sugestão.

se não há €, googlar e ler.

Última edição:
os putos hoje em dia mexem no telemovel de uma maneira que eu fico parva.. a minha prima de quase 3 anos sabe meter videos no youtube e carregar no botãozinho para ignorar o anuncio.
eu ja disse e volto a dizer, eu quando tiver filhos eles so vao saber o que é um telemovel quando forem adultos..só por cima do meu cadaver vao mexer nessas coisas tao novos

Vejo muita gente a dizer isso, mas regra geral, mudam de opinião passado pouco tempo de serem pais [:D]

os putos hoje em dia mexem no telemovel de uma maneira que eu fico parva.. a minha prima de quase 3 anos sabe meter videos no youtube e carregar no botãozinho para ignorar o anuncio.
eu ja disse e volto a dizer, eu quando tiver filhos eles so vao saber o que é um telemovel quando forem adultos..só por cima do meu cadaver vao mexer nessas coisas tao novos

ahahah quando tiveres a tua criança quero ver conseguires concretizar isso!

vais entrete-la só com coisas analógicas, jogos de tabuleiro e tal?

quando tiveres a tua criança com a poupança de papel necessária os livros vão ser no tablet, por isso, quero ver essa do telm quando adulto.

As tv estão cada vez mais interativas.

Tens é dotar a criança com as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento. O que podes e deves limitar é o tempo de exposição.

E combinar com atividades que retirem a criança de casa e interação com outras crianças.

criar uma criança out of the grid é praticamente impossivel, até pelo empenhamento dos progenitores em atividades laborais exigentes.

mas normalmente temos sempre uma opinião rigida sobre alguns assuntos até ao dia em que os saboreamos na primeira pessoa...

ahahah quando tiveres a tua criança quero ver conseguires concretizar isso!

vais entrete-la só com coisas analógicas, jogos de tabuleiro e tal?

quando tiveres a tua criança com a poupança de papel necessária os livros vão ser no tablet, por isso, quero ver essa do telm quando adulto.

As tv estão cada vez mais interativas.

Tens é dotar a criança com as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento. O que podes e deves limitar é o tempo de exposição.

E combinar com atividades que retirem a criança de casa e interação com outras crianças.

criar uma criança out of the grid é praticamente impossivel, até pelo empenhamento dos progenitores em atividades laborais exigentes.

mas normalmente temos sempre uma opinião rigida sobre alguns assuntos até ao dia em que os saboreamos na primeira pessoa...
claro...se antigamente as crianças entretiam-se com isso porque é que hoje em dia tem de ser diferente? o que nao falta aí sao brinquedos e livros e etc para eles ficarem entretidos sem ter de terem a porcaria de um telemovel ou de um tablet
a minha opiniao por ser muito rigida em relação a isso é o motivo de a conseguir concretizar

Só não percebo é como é que se tira o telemóvel a uma criança de 2 a 5 anos de forma a poder educar bem. Ah espera, pura e simplesmente não se educa. Só quando tiver telemóvel e PlayStation é q ue se começa a educar com castigos exemplares, pode é nessa altura já ir um bocado tarde mas pronto, mas o que interessa é não dar uma palmada que dessa maneira não se educa e é violência infantil!

Não percebeste que este exemplo era apenas um exemplo para demonstrar que bater numa criança não trás nada de bom e há estratégias bem mais eficazes!
Com uma criança de 2 anos serão outro tipo de estratégias e com de 3 outras e com de 5 outras e com outras crianças da mesma idade outras estratégias que farão mais sentido com essas... Ainda não surtiu muito efeito é a porrada!
É preciso mesmo explicar tudo?

Eu já tive que engolir esta... e mantinha esta certeza mesmo já depois de ter nascido a primeira. Consegui aguentar até perto dos 3 anos e já foi uma vitória.

Tens amigos, os amigos têm filhos da idade dos teus, vocês estão todos juntos e eles dão o telemóvel para a mão dos filhos. É óbvio que todos vão ver, jogar, whatever, mesmo que tu não pegues no teu telemóvel.

A partir daqui, eles já perceberam as potencialidades daquilo e sabem que tu também tens um. De vez em quando vais acabar por ceder, até que chega o dia em que já só controlas o que vêm e quanto tempo vêm.

Deixei de ter certezas quanto à educação das crianças desde que tive as minhas.

Eu já tive que engolir esta... e mantinha esta certeza mesmo já depois de ter nascido a primeira. Consegui aguentar até perto dos 3 anos e já foi uma vitória.

Tens amigos, os amigos têm filhos da idade dos teus, vocês estão todos juntos e eles dão o telemóvel para a mão dos filhos. É óbvio que todos vão ver, jogar, whatever, mesmo que tu não pegues no teu telemóvel.

A partir daqui, eles já perceberam as potencialidades daquilo e sabem que tu também tens um. De vez em quando vais acabar por ceder, até que chega o dia em que já só controlas o que vêm e quanto tempo vêm.

Deixei de ter certezas quanto à educação das crianças desde que tive as minhas.

secalhar o segredo é a criança ver que os pais nao utilizam o telemovel ou que nao têm telemovel em casa[;)] se nao há, tambem nao pedem

Voltar
Superior