Problemas com criança

Bem, isso já passou todos os limites, talvez pedir para o miúdo ir para uma instituição não seja a pior ideia, pior não fica.

Enviar a criança para um "campo de educação" algures em África para fazer as férias, ia fazer milagres.

Boa sorte. Mas algo têm que fazer, e rápido, esse rapaz está numa autoestrada para na adolescência se meter nas drogas, álcool e criminalidade.

será que ele precisa tambem de uma presença masculina na vida dele?
de resto nao estou a ver outra coisa senao o psicologo pelo SNS, até para tentar perceber se ele sofre de algum disturbio psicologico
isso é tudo mau demais, nao sei como é que criam uma criança e deixam-na chegar a esse ponto

Se fosse eu o pai: 1° passo, mostrar efetivamente na pele dele o que ele denomina de "violência infantil!"
2 passo, tirar-lhe tudo o que de bom e que ele preza na sua vida até mudança de hábitos e maneiras.

Os meus pais meteram isso em prática e funcionou comigo! :sh)[:cool:]

Se fosse eu o pai: 1° passo, mostrar efetivamente na pele dele o que ele denomina de "violência infantil!"
2 passo, tirar-lhe tudo o que de bom e que ele preza na sua vida até mudança de hábitos e maneiras.

Os meus pais meteram isso em prática e funcionou comigo! :sh)[:cool:]
O problema é que nem és tu o pai, nem é ninguém... E o miúdo faz o que quer da mãe e da avó.

Eu no teu caso nem me dava ao trabalho de me meter nisso.

O que faz falta nessa casa é pulso firme e umas quantas bordoadas.

Eu no teu caso nem me dava ao trabalho de me meter nisso.

O que faz falta nessa casa é pulso firme e umas quantas bordoadas.

Isso já parece problema sério, com vários anos em cima...

Está aí um caso bicudo!

Bem, isso já passou todos os limites, talvez pedir para o miúdo ir para uma instituição não seja a pior ideia, pior não fica.

Enviar a criança para um "campo de educação" algures em África para fazer as férias, ia fazer milagres.

Boa sorte. Mas algo têm que fazer, e rápido, esse rapaz está numa autoestrada para na adolescência se meter nas drogas, álcool e criminalidade.

É isto. E como esse há muitas mais actualmente e já vem de gerações anteriores. Depois chocam com a realidade mas já andam nos trintas...

Eu só vejo aí apenas falta de educação. Basicamente é o que qualquer criança faria, pelo que não vejo nenhum problema com a criança.

O problema é que nem és tu o pai, nem é ninguém... E o miúdo faz o que quer da mãe e da avó.

São passos que podem ser aplicados pela mãe tal e qual! No meu tempo era eu e mais dois irmãos e fomos "criados" pela mãe, o pai passava mais tempo a trabalhar do que a educar os filhos. A diferença é que no meu tempo a avó criava nos com a bengala açoitada no lombo, e a mãe não se ficava pelas ameaças de levarmos com o rolo de cozinha no focinho! [;)][:D]

Neste caso e em muitos outros o problema é as crianças pensarem que tem o controle sobre a situação. E neste estágio só lá vai com medidas drásticas. A mim bastou me a inscrição na escola de correção. Felizmente nunca cheguei a fazer valer a inscrição e a frequentar. Atinei pouco antes.

Agora claro está, cada caso é um caso. E tem que ser avaliado. Mas também se não houver vontade da mãe em fazer sacrifícios, como ver o filho triste por não lhe serem feitas as vontades então nunca conseguirá educar a avó, e acima de tudo o filho.

Última edição:
São passos que podem ser aplicados pela mãe tal e qual! No meu tempo era eu e mais dois irmãos e fomos "criados" pela mãe, o pai passava mais tempo a trabalhar do que a educar os filhos. A diferença é que no meu tempo a avó criava nos com a bengala açoitada no lombo, e a mãe não se ficava pelas ameaças de levarmos com o rolo de cozinha no focinho! [;)][:D]

Neste caso e em muitos outros o problema é as crianças pensarem que tem o controle sobre a situação. E neste estágio só lá vai com medidas drásticas. A mim bastou me a inscrição na escola de correção. Felizmente nunca cheguei a fazer valer a inscrição e a frequentar. Atinei pouco antes.
Se chegou ao que chegou com a mãe, não vejo a mãe a ter mão no miúdo.

Os acontecimentos isoladamente são normais, mas há mais que que os acontecimentos em si, há a sua frequência e intensidade.
Não será caso de pedir uma credencial à médica e ter assistência psicológica pelo SNS. A escola tem tantas férias e talvez ele precise de psicologia clinica ou outra coisa assim ou algo mais.
Também não ficaria chocado se a passagem por um psiquiatra, só para dar uma vista de olhos, se vier a revelar útil.

"Andou 1 ano na natação e não sabe nadar". Eu também não sei nadar e andei mais tempo.
"Na praia seja fluvial ou marítima alega que tem medo de entrar é preciso ser arrastado,..." e será mesmo necessário insistir neste ponto específico?
"O aproveitamento escolar é péssimo..." O aproveitamento escolar não quer dizer nada, pois pode reflectir de tudo e em tudo, desde motivação até falta de óculos ou problemas de audição, (eu me identifico com isto).
Tudo o resto sem nada a acrescentar ao que foi dito.

Os médicos não servem para dar educação...

Essa criança precisa de educação e não a irá ter em casa. A questão é saber se existe alguma solução que permita retirar a criança à família e colocar num estabelecimento educativo ou assim.

Pela descrição parece ser simplesmente falta de educação e de posição da mãe.

Provavelmente desde pequeno que está habituado a que a mãe lhe dê tudo e faça as vontades todas (provavelmente como forma de "pagar" a falta de um pai e/ou da mãe passar pouco tempo com ele). Agora os resultados estão à vista, e na adolescência (16/17/18/19/20) se não se endireitar vais ser mais um drogado sem futuro que vai andar por aí.

O ideal seria começar a contrariá-lo, castigar e quando vem com a conversa da violência é dar com a colher de pau para ver o que realmente é violência.

O resto, muito esforço e sem ceder a nada.

PS: Visto já estar nesse estado tão avançado, um bom psicologo e psiquiatra talvez dessem uma boa ajuda

Tirando uma ou outra situação não vejo grande desvio de um puto dessa idade.
Tirando as notas, disciplina e comportamento escolar ( talvez "vitimas" do colegio dele) não vejo assim tão grandes diferenças ao ponto de ser problema da febre psiquiátrica e tal.
Barulhos e falta de cuidado ao caminhar ou fechar portas.....
Praticar um desporto e ser incompatível com pouco ou nenhum aproveitamento....
Fazer de tudo para comer só o que interessa e quando quer...
Confrontar e fazer frente argumentativa aos progenitores.....esperem então pelos 14-16 anos....
Tentar fazer frente e atingir os limites dos progenitores ou avozinhos....
Sinceramente não vejo muita coisa do outro mundo....talvez a sociedade que se diz não ser woke e todos esses termos da moda seja incapaz.

Seria interessante saber qual o relacionamento que tem com os colegas da escola...

Faz amigos com facilidade em qualquer lugar da idade dele. Mas quando se torna chato e intenso, o amigo com menos paciência dá-lhe um soco e ele acalma logo. Tem tendência para provocar mesmo sendo um novo amigo e facilmente explodir verbalmente, além de falar muito alto, mas se o amigo o colocar na linha com 1 soco ou chapada, ele equilibra.

Voltar
Superior