Problemas com Programa Facturação Primavera Profissional

Obrigado!

Quanto as guias de transporte:

Obrigatoriedade de comunicar à AT informação sobre os documentos de transporte, antes de iniciar o transporte;

Como vai ser isto feito? E é já a partir de 1 Janeiro também?
.
Exacto, é já a apartir de dia 1
Só os sujeitos passivos que tenham um volume de negócios superior a 100.000,00 euros é que são obrigados a comunicar antes do transporte à AT pela internet, ou por telefone metendo depois na internet até cinco dias depois, os restantes continuam a fazer como d'antes com uns pequenos ajustes.
Confirma todos os detalhes em
http://info.portaldasfinancas.gov.p...F4FF5F24B/0/Decreto-Lei n _198_2012_24_08.pdf
O que te interessa é a segunda parte.

Isto eu acho "imensa piada". Quer dizer que alguém que na real facture 150.000€/ano, fugir com 60.000€ vai poder continuar a fugir, é mesmo isto ?
Isso não depende de valores, quem quiser continuar a fugir pode continuar a fugir, mesmo num programa 1000% seguro contra fuga aos impostos, basta que na tabela de documentos se crie uma factura com as configurações certas, basta trabalhar com um documento fa=facturas e outro documento FB=facturas, e ter uma delas mapeadas como não sendo de facturação, mexes no template da factura para te meter uns dígitos de controlo sem significado no lugar aonde é suposto e prontos.
E ainda há ai uns gajos a venderem programas com pen´s e outros programas totalmente dentro das pen´s...

Isso não depende de valores, quem quiser continuar a fugir pode continuar a fugir, mesmo num programa 1000% seguro contra fuga aos impostos, basta que na tabela de documentos se crie uma factura com as configurações certas, basta trabalhar com um documento fa=facturas e outro documento FB=facturas, e ter uma delas mapeadas como não sendo de facturação, mexes no template da factura para te meter uns dígitos de controlo sem significado no lugar aonde é suposto e prontos.
E ainda há ai uns gajos a venderem programas com pen´s e outros programas totalmente dentro das pen´s...

Será assim tão fácil ? E a fiscalização a ficar com um talão e depois no mês seguinte não o encontrar na informação que recebeu electronicamente ? Lamento, mas acho que a partir de agora, fugir é mesmo não facturar !

teria que haver sempre um limite, ou então obrigavam a uso de software certificado a toda a gente.

O valor foi calculado com base numa possível investigação das finanças (acho que iriam entrar 600 inspectores novos) eles acham que uma empresa que facture menos que 100.000 que é possivel fazer uma fiscalização em tempo util, ver o que foi comprado, o que foi vendido e o que está em stock e assim estimar se houve alguma fuga. mais do que isso a fiscalização demorava muito tempo.

Obrigado, compreendi a lógica então.

Quem quiser fugir poderá a continuar a fazê-lo nos mesmos moldes, o facto de o programa ser certificado não garante que não consigas fugir à facturação, impede apenas de fazer certas coisas que antigamente era possível, como anular vendas (no caso dos restaurantes). Agora basta não registar tudo no computador e voilá, fogem na mesma.

E, desde que emitam facturas através de computador são obrigadas a ter software certificado, independentemente de não atingirem aqueles limites.

Sem dúvida, para fugir quem queira tem sempre forma. E há formas bem engraçadas e imaginativas [:D]

Continuamos com o jogo do gato e do rato e indo pela forma errada, mas pronto...eu gosto.

O Kushinadaime sabe e tem dado boas dicas por aqui. Subscrevo. [;)]

Por acaso estava com ideia que a comunicação antes da saída das guias era só após Abril 2013. Fiz confusão então

O resto confirmo que é Janeiro 2013

Sem dúvida, para fugir quem queira tem sempre forma. E há formas bem engraçadas e imaginativas [:D]

Continuamos com o jogo do gato e do rato e indo pela forma errada, mas pronto...eu gosto.

O Kushinadaime sabe e tem dado boas dicas por aqui. Subscrevo. [;)]

Por acaso estava com ideia que a comunicação antes da saída das guias era só após Abril 2013. Fiz confusão então

O resto confirmo que é Janeiro 2013

Não fizeste nada confusão, foi alterado para 1 de Maio de 2013 conforme a notícia que coloquei acima.

Assim como a comunicação das faturas passou para 25 do mês seguinte e não 8.

Peço desculpa. só vir agora actualizar a situação, mas não tive oportunidade mais cedo.

A maquina já esta a andar, paguei foi uma pequena fortuna, base de dados corrompida e SQL, mais formatação, 100€, acho que fui roubado, mas ok, já funciona.

Falei com a actualização de programa, vai ser feito um orçamento, o que me disseram, é que tenho que mudar de pc, que este não vai aguentar com o novo programa, este também ainda é um Pentium 4 com 512 mb de ram, mas para ver email, programa de facturas, e ficheiros em excel, word etc, serve perfeitamente.

Obrigado a todos pela ajuda prestada.

Peço desculpa. só vir agora actualizar a situação, mas não tive oportunidade mais cedo.

A maquina já esta a andar, paguei foi uma pequena fortuna, base de dados corrompida e SQL, mais formatação, 100€, acho que fui roubado, mas ok, já funciona.

Falei com a actualização de programa, vai ser feito um orçamento, o que me disseram, é que tenho que mudar de pc, que este não vai aguentar com o novo programa, este também ainda é um Pentium 4 com 512 mb de ram, mas para ver email, programa de facturas, e ficheiros em excel, word etc, serve perfeitamente.

100 Euros para formatar a máquina e repôr a instancia de SQL? Quanto tempo demorou?

O tecnico diz que demorou muitas horas, porque o pc é lento, e ia muitas vezes abaixo, mesmo assim. :sh)

Pois e já que ias formatar a máquina podias tê-lo feito num computador mais recente, porque o investimento justifica.

O software é quase sempre mais caro que o hardware e hoje em dia um servidor assim do género de um Proliant ML110 G7 é baratíssimo.

Digamos que seria um investimento para mais 2 ou 3 anos, no mínimo, sem preocupações.

Sou só eu que está baralhado com a situação?

Eu se tenho um programa original e pago que deu um erro que não é culpa minha, quem tem de resolver o problema é a empresa que fez o programa...
Ter de chamar um técnico informático de outra empresa qq para resolver o assunto é absurdo.

100 Euros para formatar a máquina e repôr a instancia de SQL? Quanto tempo demorou?

Não sei quanto tempo demorou (e se quer se é cobrado por tempo ou serviço) ou o que fez...mas 100€ não me parece nada caro, quase não dá para nada.

Eu se tenho um programa original e pago que deu um erro que não é culpa minha, quem tem de resolver o problema é a empresa que fez o programa...
Ter de chamar um técnico informático de outra empresa qq para resolver o assunto é absurdo.

Depende. Se é um bug que corrompeu a BD, claro que é suporte - ainda assim depende se a empresa tem algum tipo de contrato de manutenção (o que não me parece já que nem sabia a quem recorrer) - não há garantias em software

Mas não me parece que o Primevera tenha um bug que corrompa todas as BDs dos seus clientes. Normalmente é mais por algum problema com a máquina em especifico. É bastante comum (por isso mesmo é que há backups e devem ser recorrentes) problemas destes, principalmente em equipamento mais antigo/fraca qualidade.

Nisto estou com o Augustus, o hardware é tão mais barato do que o software e ainda mais do que os nossos dados e o nosso descanso...

apenas de fazer certas coisas que antigamente era possível, como anular vendas (no caso dos restaurantes).

Não podes anular uma venda? Então se houver um engano?

Quanto aos problemas nas bases de dados, nada como ter um PC a fazer de servidor.

Quanto aos problemas nas bases de dados, nada como ter um PC a fazer de servidor.

Nota de crédito... Digo eu pela lógica.

Mas já era assim (legalmente) antes. Os programas é que deixavam martelar facturas e vds.

Claro que podes. Até 5 dias podes anular o documento (depende de cada software) mas estou a falar de como está a legislação agora. A partir daí só com nota de crédito.

Mas o que os restaurantes, e outros!, querem não é esse tipo de anulação de venda...é mais um acto de "desaparição"

Será assim tão fácil ? E a fiscalização a ficar com um talão e depois no mês seguinte não o encontrar na informação que recebeu electronicamente ? Lamento, mas acho que a partir de agora, fugir é mesmo não facturar !
Quando forem apanhados já lucraram dinheiro para pagar a multa, e pior é que as finanças, aplicando a lei, acredita que não passou factura mas a contabilidade e declarações deles estão certas e não fazem nada, só a multa de não passar a factura.
Mais fácil seria sentarem-se ao computador e "pegarem" nas declarações anuais e nos IES, num minuto apanham biliões de casos de fuga ao fisco e falsificação de contabilidade, mas há 10 anos mais ou menos, que os contribuintes metem as declarações por via electrónica e nunca aconteceu nada.

Não fizeste nada confusão, foi alterado para 1 de Maio de 2013 conforme a notícia que coloquei acima.

Assim como a comunicação das faturas passou para 25 do mês seguinte e não 8.
O orçamento ainda está em Belém (?), depois vai à Assembleia e segue para a Impressa Nacional, se não for publicado antes do final do ano (não sei, mas acredito que esta alteração às guias de remessa esteja no orçamento, a das facturas sei que está lá), entra tudo em vigor dia 1 conforme está, e só depois, quando o orçamento for publicado é que as alterações entram em vigor.
Ou seja, as facturas, se não houver um grande problema, orçamento será publicado com certeza
até ao final de Janeiro (ver para crer[;)]) o prazo de entrega do SAFT começa logo, desde do inicio a ser dia 25 do mês a seguir, se tudo correr bem, mas quanto às guias de remessa que começam já dia 1 a ter que ser entregues por via electrónica, faltam apenas 4 dias de trabalho...
Pelo menos isso digo eu, que sei que não há retroactividade em assuntos fiscais, mas quem devia saber, os gajos da assembleia da república e da AT e já deram provas no passado que não sabem...
Por isso Ver Para Querer.

Mesmo com apoio tecnico da Primavera, acho que tinhas que pagar, e depois dependia sempre de quando eles pudessem, e tinha mesmo muita urgencia em tirar facturas.

Claro que podes. Até 5 dias podes anular o documento (depende de cada software) mas estou a falar de como está a legislação agora. A partir daí só com nota de crédito.

Mas o que os restaurantes, e outros!, querem não é esse tipo de anulação de venda...é mais um acto de "desaparição"

No primavera, depois de estar convertido em factura, não podes alterar a quantidade, só mesmo o preço. Quando há engano aqui na empresa, normalmente tira-se uma nota de credito ou debito, depende sempre da situação.

O orçamento ainda está em Belém (?), depois vai à Assembleia e segue para a Impressa Nacional, se não for publicado antes do final do ano (não sei, mas acredito que esta alteração às guias de remessa esteja no orçamento, a das facturas sei que está lá), entra tudo em vigor dia 1 conforme está, e só depois, quando o orçamento for publicado é que as alterações entram em vigor.
Ou seja, as facturas, se não houver um grande problema, orçamento será publicado com certeza
até ao final de Janeiro (ver para crer[;)]) o prazo de entrega do SAFT começa logo, desde do inicio a ser dia 25 do mês a seguir, se tudo correr bem, mas quanto às guias de remessa que começam já dia 1 a ter que ser entregues por via electrónica, faltam apenas 4 dias de trabalho...
Pelo menos isso digo eu, que sei que não há retroactividade em assuntos fiscais, mas quem devia saber, os gajos da assembleia da república e da AT e já deram provas no passado que não sabem...
Por isso Ver Para Querer.

O Cavaco não enviou o OE para fiscalização preventiva, portanto, ao que tudo indica vai promulgar o documento ainda antes do final do ano para entrar em vigor a 1 de Janeiro.
O prazo para o Presidente da República pedir a fiscalização preventiva do Orçamento do Estado para 2013 ao Tribunal Constitucional terminou formalmente nesta quarta-feira à meia-noite, não havendo registo de entrada do documento.

Tal como o Expresso noticiou na última edição, o Cavaco Silva não deverá enviar o Orçamento do Estado para 2013 para o Tribunal Constitucional para fiscalização preventiva. Para que o OE entre em vigor a 1 de Janeiro, Cavaco deverá promulgar o Orçamento até ao final do ano, podendo depois enviar o documento para fiscalização sucessiva.

O registo de entrada de documentos no TC é, por regra, feito até às 16h, não tendo sido remetido para análise documentação de Belém, noticiou a RTP.
Cavaco Silva reiterou na segunda-feira que não cederá a nenhuma pressão e afirmou que a lei do Orçamento estava “a ser analisada com todo o cuidado”. “Tomarei a decisão tendo em conta os pareceres jurídicos aprofundados que mandei fazer e tendo em conta a minha avaliação do superior interesse nacional”, afirmou, citado pela Lusa.
Cavaco não enviou OE para fiscalização preventiva - PÚBLICO

Está muito barato, muito mesmo.
Quanto a computadores, um Pentium 4 com 2gb de memória, pura e simplesmente não corre o Primavera 7, mas o novo será o Primavera 8, tenho um computador com mais, quase um ano, que penso que seja um celeron, e demora muito tempo só para abrir o Primavera, os outros menos velhos correm mais ou menos tal e qual os pc novos, sem grandes diferenças.

Se o erro for do programa, é colocares o problema à primavera, esperar no pior dos casos uma ou duas semana que eles resolvem, e se for um "defeito de fabrico" além de ser de graça recebes um desconto para usar em produtos Primavera, mas o erro não foi nada deles, foi do SQL...
E o Primavera 7.0X já tem quase três anos, acredito que o suporte dele já terminou...

Back