Problemas com Programa Facturação Primavera Profissional

Obrigado!

Quanto as guias de transporte:

Obrigatoriedade de comunicar à AT informação sobre os documentos de transporte, antes de iniciar o transporte;

Como vai ser isto feito? E é já a partir de 1 Janeiro também?
.
Exacto, é já a apartir de dia 1
Só os sujeitos passivos que tenham um volume de negócios superior a 100.000,00 euros é que são obrigados a comunicar antes do transporte à AT pela internet, ou por telefone metendo depois na internet até cinco dias depois, os restantes continuam a fazer como d'antes com uns pequenos ajustes.
Confirma todos os detalhes em
http://info.portaldasfinancas.gov.p...F4FF5F24B/0/Decreto-Lei n _198_2012_24_08.pdf
O que te interessa é a segunda parte.

Isto eu acho "imensa piada". Quer dizer que alguém que na real facture 150.000€/ano, fugir com 60.000€ vai poder continuar a fugir, é mesmo isto ?
Isso não depende de valores, quem quiser continuar a fugir pode continuar a fugir, mesmo num programa 1000% seguro contra fuga aos impostos, basta que na tabela de documentos se crie uma factura com as configurações certas, basta trabalhar com um documento fa=facturas e outro documento FB=facturas, e ter uma delas mapeadas como não sendo de facturação, mexes no template da factura para te meter uns dígitos de controlo sem significado no lugar aonde é suposto e prontos.
E ainda há ai uns gajos a venderem programas com pen´s e outros programas totalmente dentro das pen´s...

Isso não depende de valores, quem quiser continuar a fugir pode continuar a fugir, mesmo num programa 1000% seguro contra fuga aos impostos, basta que na tabela de documentos se crie uma factura com as configurações certas, basta trabalhar com um documento fa=facturas e outro documento FB=facturas, e ter uma delas mapeadas como não sendo de facturação, mexes no template da factura para te meter uns dígitos de controlo sem significado no lugar aonde é suposto e prontos.
E ainda há ai uns gajos a venderem programas com pen´s e outros programas totalmente dentro das pen´s...

Será assim tão fácil ? E a fiscalização a ficar com um talão e depois no mês seguinte não o encontrar na informação que recebeu electronicamente ? Lamento, mas acho que a partir de agora, fugir é mesmo não facturar !

teria que haver sempre um limite, ou então obrigavam a uso de software certificado a toda a gente.

O valor foi calculado com base numa possível investigação das finanças (acho que iriam entrar 600 inspectores novos) eles acham que uma empresa que facture menos que 100.000 que é possivel fazer uma fiscalização em tempo util, ver o que foi comprado, o que foi vendido e o que está em stock e assim estimar se houve alguma fuga. mais do que isso a fiscalização demorava muito tempo.

Obrigado, compreendi a lógica então.

Quem quiser fugir poderá a continuar a fazê-lo nos mesmos moldes, o facto de o programa ser certificado não garante que não consigas fugir à facturação, impede apenas de fazer certas coisas que antigamente era possível, como anular vendas (no caso dos restaurantes). Agora basta não registar tudo no computador e voilá, fogem na mesma.

E, desde que emitam facturas através de computador são obrigadas a ter software certificado, independentemente de não atingirem aqueles limites.

Sem dúvida, para fugir quem queira tem sempre forma. E há formas bem engraçadas e imaginativas [:D]

Continuamos com o jogo do gato e do rato e indo pela forma errada, mas pronto...eu gosto.

O Kushinadaime sabe e tem dado boas dicas por aqui. Subscrevo. [;)]

Por acaso estava com ideia que a comunicação antes da saída das guias era só após Abril 2013. Fiz confusão então

O resto confirmo que é Janeiro 2013

Sem dúvida, para fugir quem queira tem sempre forma. E há formas bem engraçadas e imaginativas [:D]

Continuamos com o jogo do gato e do rato e indo pela forma errada, mas pronto...eu gosto.

O Kushinadaime sabe e tem dado boas dicas por aqui. Subscrevo. [;)]

Por acaso estava com ideia que a comunicação antes da saída das guias era só após Abril 2013. Fiz confusão então

O resto confirmo que é Janeiro 2013

Não fizeste nada confusão, foi alterado para 1 de Maio de 2013 conforme a notícia que coloquei acima.

Assim como a comunicação das faturas passou para 25 do mês seguinte e não 8.

Peço desculpa. só vir agora actualizar a situação, mas não tive oportunidade mais cedo.

A maquina já esta a andar, paguei foi uma pequena fortuna, base de dados corrompida e SQL, mais formatação, 100€, acho que fui roubado, mas ok, já funciona.

Falei com a actualização de programa, vai ser feito um orçamento, o que me disseram, é que tenho que mudar de pc, que este não vai aguentar com o novo programa, este também ainda é um Pentium 4 com 512 mb de ram, mas para ver email, programa de facturas, e ficheiros em excel, word etc, serve perfeitamente.

Obrigado a todos pela ajuda prestada.

Peço desculpa. só vir agora actualizar a situação, mas não tive oportunidade mais cedo.

A maquina já esta a andar, paguei foi uma pequena fortuna, base de dados corrompida e SQL, mais formatação, 100€, acho que fui roubado, mas ok, já funciona.

Falei com a actualização de programa, vai ser feito um orçamento, o que me disseram, é que tenho que mudar de pc, que este não vai aguentar com o novo programa, este também ainda é um Pentium 4 com 512 mb de ram, mas para ver email, programa de facturas, e ficheiros em excel, word etc, serve perfeitamente.

100 Euros para formatar a máquina e repôr a instancia de SQL? Quanto tempo demorou?

O tecnico diz que demorou muitas horas, porque o pc é lento, e ia muitas vezes abaixo, mesmo assim. :sh)

Pois e já que ias formatar a máquina podias tê-lo feito num computador mais recente, porque o investimento justifica.

O software é quase sempre mais caro que o hardware e hoje em dia um servidor assim do género de um Proliant ML110 G7 é baratíssimo.

Digamos que seria um investimento para mais 2 ou 3 anos, no mínimo, sem preocupações.

Sou só eu que está baralhado com a situação?

Eu se tenho um programa original e pago que deu um erro que não é culpa minha, quem tem de resolver o problema é a empresa que fez o programa...
Ter de chamar um técnico informático de outra empresa qq para resolver o assunto é absurdo.

Eu se tenho um programa original e pago que deu um erro que não é culpa minha, quem tem de resolver o problema é a empresa que fez o programa...
Ter de chamar um técnico informático de outra empresa qq para resolver o assunto é absurdo.

Depende. Se é um bug que corrompeu a BD, claro que é suporte - ainda assim depende se a empresa tem algum tipo de contrato de manutenção (o que não me parece já que nem sabia a quem recorrer) - não há garantias em software

Mas não me parece que o Primevera tenha um bug que corrompa todas as BDs dos seus clientes. Normalmente é mais por algum problema com a máquina em especifico. É bastante comum (por isso mesmo é que há backups e devem ser recorrentes) problemas destes, principalmente em equipamento mais antigo/fraca qualidade.

Nisto estou com o Augustus, o hardware é tão mais barato do que o software e ainda mais do que os nossos dados e o nosso descanso...

Não podes anular uma venda? Então se houver um engano?

Quanto aos problemas nas bases de dados, nada como ter um PC a fazer de servidor.

Nota de crédito... Digo eu pela lógica.

Mas já era assim (legalmente) antes. Os programas é que deixavam martelar facturas e vds.

Não podes anular uma venda? Então se houver um engano?

Quanto aos problemas nas bases de dados, nada como ter um PC a fazer de servidor.

Claro que podes. Até 5 dias podes anular o documento (depende de cada software) mas estou a falar de como está a legislação agora. A partir daí só com nota de crédito.

Mas o que os restaurantes, e outros!, querem não é esse tipo de anulação de venda...é mais um acto de "desaparição"

Será assim tão fácil ? E a fiscalização a ficar com um talão e depois no mês seguinte não o encontrar na informação que recebeu electronicamente ? Lamento, mas acho que a partir de agora, fugir é mesmo não facturar !
Quando forem apanhados já lucraram dinheiro para pagar a multa, e pior é que as finanças, aplicando a lei, acredita que não passou factura mas a contabilidade e declarações deles estão certas e não fazem nada, só a multa de não passar a factura.
Mais fácil seria sentarem-se ao computador e "pegarem" nas declarações anuais e nos IES, num minuto apanham biliões de casos de fuga ao fisco e falsificação de contabilidade, mas há 10 anos mais ou menos, que os contribuintes metem as declarações por via electrónica e nunca aconteceu nada.

Não fizeste nada confusão, foi alterado para 1 de Maio de 2013 conforme a notícia que coloquei acima.

Assim como a comunicação das faturas passou para 25 do mês seguinte e não 8.
O orçamento ainda está em Belém (?), depois vai à Assembleia e segue para a Impressa Nacional, se não for publicado antes do final do ano (não sei, mas acredito que esta alteração às guias de remessa esteja no orçamento, a das facturas sei que está lá), entra tudo em vigor dia 1 conforme está, e só depois, quando o orçamento for publicado é que as alterações entram em vigor.
Ou seja, as facturas, se não houver um grande problema, orçamento será publicado com certeza
até ao final de Janeiro (ver para crer[;)]) o prazo de entrega do SAFT começa logo, desde do inicio a ser dia 25 do mês a seguir, se tudo correr bem, mas quanto às guias de remessa que começam já dia 1 a ter que ser entregues por via electrónica, faltam apenas 4 dias de trabalho...
Pelo menos isso digo eu, que sei que não há retroactividade em assuntos fiscais, mas quem devia saber, os gajos da assembleia da república e da AT e já deram provas no passado que não sabem...
Por isso Ver Para Querer.

Mesmo com apoio tecnico da Primavera, acho que tinhas que pagar, e depois dependia sempre de quando eles pudessem, e tinha mesmo muita urgencia em tirar facturas.

Claro que podes. Até 5 dias podes anular o documento (depende de cada software) mas estou a falar de como está a legislação agora. A partir daí só com nota de crédito.

Mas o que os restaurantes, e outros!, querem não é esse tipo de anulação de venda...é mais um acto de "desaparição"

No primavera, depois de estar convertido em factura, não podes alterar a quantidade, só mesmo o preço. Quando há engano aqui na empresa, normalmente tira-se uma nota de credito ou debito, depende sempre da situação.

O orçamento ainda está em Belém (?), depois vai à Assembleia e segue para a Impressa Nacional, se não for publicado antes do final do ano (não sei, mas acredito que esta alteração às guias de remessa esteja no orçamento, a das facturas sei que está lá), entra tudo em vigor dia 1 conforme está, e só depois, quando o orçamento for publicado é que as alterações entram em vigor.
Ou seja, as facturas, se não houver um grande problema, orçamento será publicado com certeza
até ao final de Janeiro (ver para crer[;)]) o prazo de entrega do SAFT começa logo, desde do inicio a ser dia 25 do mês a seguir, se tudo correr bem, mas quanto às guias de remessa que começam já dia 1 a ter que ser entregues por via electrónica, faltam apenas 4 dias de trabalho...
Pelo menos isso digo eu, que sei que não há retroactividade em assuntos fiscais, mas quem devia saber, os gajos da assembleia da república e da AT e já deram provas no passado que não sabem...
Por isso Ver Para Querer.

O Cavaco não enviou o OE para fiscalização preventiva, portanto, ao que tudo indica vai promulgar o documento ainda antes do final do ano para entrar em vigor a 1 de Janeiro.
O prazo para o Presidente da República pedir a fiscalização preventiva do Orçamento do Estado para 2013 ao Tribunal Constitucional terminou formalmente nesta quarta-feira à meia-noite, não havendo registo de entrada do documento.

Tal como o Expresso noticiou na última edição, o Cavaco Silva não deverá enviar o Orçamento do Estado para 2013 para o Tribunal Constitucional para fiscalização preventiva. Para que o OE entre em vigor a 1 de Janeiro, Cavaco deverá promulgar o Orçamento até ao final do ano, podendo depois enviar o documento para fiscalização sucessiva.

O registo de entrada de documentos no TC é, por regra, feito até às 16h, não tendo sido remetido para análise documentação de Belém, noticiou a RTP.
Cavaco Silva reiterou na segunda-feira que não cederá a nenhuma pressão e afirmou que a lei do Orçamento estava “a ser analisada com todo o cuidado”. “Tomarei a decisão tendo em conta os pareceres jurídicos aprofundados que mandei fazer e tendo em conta a minha avaliação do superior interesse nacional”, afirmou, citado pela Lusa.
Cavaco não enviou OE para fiscalização preventiva - PÚBLICO

Está muito barato, muito mesmo.
Quanto a computadores, um Pentium 4 com 2gb de memória, pura e simplesmente não corre o Primavera 7, mas o novo será o Primavera 8, tenho um computador com mais, quase um ano, que penso que seja um celeron, e demora muito tempo só para abrir o Primavera, os outros menos velhos correm mais ou menos tal e qual os pc novos, sem grandes diferenças.

Se o erro for do programa, é colocares o problema à primavera, esperar no pior dos casos uma ou duas semana que eles resolvem, e se for um "defeito de fabrico" além de ser de graça recebes um desconto para usar em produtos Primavera, mas o erro não foi nada deles, foi do SQL...
E o Primavera 7.0X já tem quase três anos, acredito que o suporte dele já terminou...

Voltar
Superior