PROCEED. O anti suv ?

Se fosse pelo lado funcional comprariam MPVs...
Aliás sempre achei um completo mito a facilidade de acesso ao interior dos SUV. Desde quando subir para o carro torna o acesso fácil? [:p] Experimentem por a avó com pouca mobilidade da família a entrar sozinha no belo do SUV...vai correr muito bem.

E também não é por acaso que toda uma geração de novos "SUV" são na verdade berlinas altas que colocam a altura dos assentos ao nível da bacia permitindo entrar e sair sem cair ou subir.

E opinião muito pessoal, o conforto para adultos nos bancos traseiros dos SUV é muito pior que um bom sedan/carrinha devido ao ângulo bacia/coluna muito perpendicular com as pernas ficarem muito verticais. Prefiro mil vezes estar sentado nos bancos traseiros de um Série 3 do que num X3, por mais espaço e superfície vidrada que o último tenha a mais...

Concordo plenamente!
Passaram cá por casa 2 MPV "compactos" de cerca de 1.6m de altura, e actualmente há 2 SUV's seg. C com cerca de 1.7m de altura, e a verdade é que se acede mais facilmente ao interior dos 2 primeiros, fruto principalmente da menor altura de soleira e do assento.

CLA? Muito antes disso já havia o Opel Signum. A muito antes dele, já houve outros. Isto não é novidade, mas nunca pegou moda. Até já houve um Ferrari do genero

Se leres bem o que escrevi retiras que escreveste o mesmo q eu. O conceito da shooting brake já existe há mto tempo, mto tempo antes da cla obviamente.

Creio que das primeiras aparições foi no Volvo P800.

O Opel que falas não integra esse conceito na minha opinião.

O conceito Shooting-brake não tem nada a ver com o modelo apresentado. Uma carrinha shooting-brake tem apenas 3 portas

Concordo plenamente!
Passaram cá por casa 2 MPV "compactos" de cerca de 1.6m de altura, e actualmente há 2 SUV's seg. C com cerca de 1.7m de altura, e a verdade é que se acede mais facilmente ao interior dos 2 primeiros, fruto principalmente da menor altura de soleira e do assento.

Quando falam em MPV estão a falar especificamente de que modelos? é que mesmo esses, com boa mala acho que estão em vias de extinção. Quem procura um carro com "mais altura" por ser mais cómodo é quase empurrado para os SUVs, porque as carrinhas estão cada vez mais rebaixadas e os MPV atuais (por exemplo Serie 2 AT) têm malas mais pequenas que os SUVs comparáveis.

A questão é este formato mexer com o fator X, tal como inicialmente o fez o dos SUV, uma vez que as carrinhas resolvem o lado pratico/carga.

Venho de 3 SUVs quase seguidos ( Qash partilhado, Countryman e 2008 ) e passei recentemente para carrinha clássica novamente e na verdade a única coisa que terei alguma saudade do formato SUV é naqueles serviços que em que temos que sair e entrar N vezes do carro e ai facilita a posição mais alta para entrar e sair. De resto, para os 99,9% dos percursos que faço e que serão tb os da maioria, não há vantagens que façam a diferença por aí alem, ou seja, nada que determine a minha escolha por um ou por outro.

Resta por tanto o tal fator X ( emocional ) e aí é onde os SUV começam a perder alguma força com o tempo de tão corriqueiros que se tem tornado. á força de tanto sucesso e poderá ser aqui onde estes shooting brakes ou sportbacks encontrem espaço para ganhar terreno.

Veremos se as outras marcas generalistas não começam a seguir este caminho.

Tirando o "Cascais" os outros nada têm de crossovers quanto mais suvs, apesar de serem vendidos como tal.
O espaço em altura e bagageira é exíguo e a posição de condução é baixa.
Seja como for a KIA está porreira e tem lançado bons produtos.

O que eu vejo com este modelo é uma enorme capacidade do grupo KIA/Hyundai.

Numa altura em que, só para dar um exemplo, Carlos Tavares suprimiu modelos sem escala no grupo PSA, o grupo coreano dá-se ao luxo de meter o pé fora do trilho e arriscar um conceito algo diferente. E quando o faz, costuma fazê-lo com grande qualidade. Já o Stinger foi um pouco assim.

Para quem gosta de automóveis é muito bom de ver.

....
Infelizmente, no segmento das carrinhas ainda há poucas opções para quem pretende uma carrinha que tenha uma distância ao solo maior (mais cómoda na entrada e saída de pessoas). Assim de repente só me lembro da V60 CC e da Focus SW active que irá sair nos próximos meses.

Poucas?!?

Audi Allroad? A4/A6
Volvo Crosscountry? V60/V70/V90
VW Alltrack? Golf/Passat
SEAT X-Perience? Leon
Citroen C5 Crosstourer ?
Opel Insignia Countrytourer
Subaru Legacy Outback ?
.
.

A Focus SW Active vem é colocar-se como mais uma opção...

Poucas?!?

Audi Allroad? A4/A6
Volvo Crosscountry? V60/V70/V90
VW Alltrack? Golf/Passat
SEAT X-Perience? Leon
Citroen C5 Crosstourer ?
Opel Insignia Countrytourer
Subaru Legacy Outback ?
.
.

A Focus SW Active vem é colocar-se como mais uma opção...

Ou ainda... o Ford Focus SW X-ROAD... que surgiu em 2009, ainda que tenha passado despercebido.

De serie tinha as ditas protecções e altura era a mesma da versão normal, mas a pedido... podia aumentar a altura ao solo em 2cm.

0ford-focus-x-road-1.jpg

Last edited:
Estás um bocado equivocado, a maior parte das pessoas não compra um SUV apenas porque está na moda, compram um SUV porque é mais fácil de entrar e sair do carro e porque é porreiro andar "lá em cima", há quem até se sinta mais seguro por causa disso.

Esse Kia não traz nada de novo daquilo que já existe e não tem características nenhumas de SUV, por isso não estou a ver como o vai destronar.

Como referi, estou de acordo que a maior mais valia dos SUV é entrar e sair para a maioria das pessoas, mas na questão da altura, o problema é que hoje em dia, grande parte do pessoal anda lá em cima também, logo já não faz tanta diferença como nos tempos pre-SUV [:D]

Na minha opinião, grande parte da população compra em boa medida o que está a dar e o que tem o vizinho, antes de outras premissas.

A maior parte dos SUV hoje em dia não passam de hatchs com suspenção 2 dedos sobre-elevada e pouco mais. 90 % nunca pisaram uma pista de terra sequer. A maioria das marcas já nem se preocupam em fazer versões 4x4. é de facto uma moda para a maioria.

Já agora: https://youtu.be/SqhMRist2hU

Last edited:
A Kia propõe um Ceed á lá fast back para mercado generalista com o Proceed. Será que vai ser a nova tendencia de formato que esvaziará o balão SUV que tem marcado o mercado automovel nos ultimos tempos ?

Isso é apenas a porcaria de uma carrinha.
Nada de inovador.

Isso é apenas a porcaria de uma carrinha.
Nada de inovador.

Há quem diga que é uma carrinha marreca [:D]

Até acho engraçada, mas tem pouco de carrinha.
E em termos de vendas futuras nunca chegará nem a 10% das vendas que os SUV atingem. Penso eu de que...

Nada a ver com os 208 de saltos altos da moda. Nada me tira o prazer de no transito da selva urbana olhar cá de cima para o carro da fila ao lado[:cool:]

Apenas 3 portas???

então não existe nenhuma no mercado?

Já lhe perguntei se ele não considera a CLS uma shooting brake. [;)]

Na minha opinião no mercado não existe nenhuma shooting brake precisamente por não terem as 2 portas, o que as marcas chamam hoje em dia de shooting brake acaba por ser uma questão de marketing, como a "moda" de se chamar coupés a carros com 4 e 5 portas.

A Aston Martin tinha a DB 5 que era lindíssima [br:)]

exactamente, shooting brake eram originalmente de 3p, e recentemente e em comercialização só estou a ver o Ferrari gtc4 lusso.
Ainda antes das sw de 5 portas uma grande parte, ou mesmo a totalidade das carrinhas eram 3 portas, mas ninguém as chamava de shooting brake.

Actualmente vivemos um momento onde os nomes deixaram de ter o sentido original e passaram a dar para tudo, são disso exemplo o "coupé" e o "SUV", que na maioria não passam de vulgares sedans, carrinhas, hatchback ou crossover.
Não vai à muito que as carrinhas eram tendencialmente sw e agora passou tudo a "sports" qualquer coisa [:D]

Back