Boas, convêm esclarecer aqui 2 coisas importantes.
Vou-vos falar apenas do que tenho conhecimento, o curso de Direito na Universidade de Coimbra e o curso de Geografia na faculdade de letras.
1º- Eu e um amigo meu licenciado em direito pré-bolonha(5anos) estivemos a pesquisar e a discutir as alterações entre a licenciatura dele e as novas pós-Bolonha de 4 anos.
A conclusão a que chegamos e que não sei se já aqui foi referida, é que antes o curso tinha 5 anos, mas tinha apenas mais 4 cadeiras que o actual curso de 4 anos !!!
Isto altera toda a realidade, julgo eu, pois 4 cadeiras não é o mesmo que um ano, um ano normal pré-Bolonha tinha no mínimo 8 cadeiras semestrais por ano, logo, podemos inclusive dizer que antes tínhamos 5 anos e agora temos "4 anos e um semestre". Assim quem entrou no curso pós-Bolonha só ficou a perder, pois toda a gente diz que tem um ano de formação a menos e não tem, tem sim 4 cadeiras a menos e não fosse a nossa política virada para o capital em vez da formação adequada e rigorosa, o curso seria ainda mais difícil nos moldes actuais.
O que acontece, é que agora os professores passam mais alunos e exigem menos para que todos possam entrar no mestrado e pagar mais 2000€ no mínimo, pelo facto de terem 4 cadeiras a menos na sua formação e serem julgados como bolonheses de 4 anos e não de 4 anos e meio!!!
2º Eu entrei em Geografia pré-Bolonha, entretanto interrompi os estudos e como tal quando regressei fui obrigado a terminar o curso mediante o plano pós-bolonha.
A primeira coisa a ter em conta, é que no número de cadeiras do último ano 4º(pré-Bolonha) 3º (pós-Bolonha) são iguais, apenas se modificando o estilo, sendo que com Bolonha os cursos adoptaram uma componente mais flexível, com mais hipóteses de escolha de cadeiras.
O segundo ponto a reter é que antes de Bolonha entrar, tínhamos no máximo 10 cadeiras semestrais por ano lectivo, actualmente com Bolonha chegamos a ter 12 cadeiras semestrais por ano lectivo.
Fazendo as contas e comparando, vamos deparar-nos exactamente com a mesma situação: Quem tirou a licenciatura pré-bolonha estudou 4 anos, quem tirou a pós-Bolonha estudou 3 anos e meio, pois a diferênça no total de cadeiras é igual a Direito,
4cadeiras é o número de cadeiras que um licenciado pré-Bolonha(4 anos) teve a mais que um licenciado pós-Bolonha (3anos)
Agora digam-me lá se isto é justo também! E isto sucede com quase todos os cursos de Letras, sucede na faculdade de Direito, não avaliei Psicologia, mas quase que apostava que é igual e claro, a lista com certeza não termina aqui.
Afinal a diferença entre a licenciatura de alguns cursos pré-Bolonha e outros pós Bolonha não é de um ano ou seja:8 cadeiras, mas sim meio ano, e apenas 4 cadeiras.
Mas por esta situação um licenciado pós-Bolonha já é encarado com uma licenciado de 2ª!!!Claro que 4 cadeiras contam, mas sejamos realistas, sabemos bem nas antigas licenciaturas haviam, por vezes, bem mais que 4 cadeiras sem qualquer interesse para o curso.
E não esquecer um pormenor, muitas universidades desistiram de Bolonha pois não concordavam ou o sistema simplesmente não era concebível perante a realidade específica de cada espaço universitário.
Com a actual formatação do nosso sistema Superior de Ensino, Bolonha simplesmente não faz sentido. Se quiserem também posso falar na qualidade dos pseudo-mestrados que eu facilmente poderia ter tirado.[

]