[Economia] Programa IVAucher e AUTOvoucher

Claro que não é novidade.

Mas estamos a falar da Autoridade Tributária... Não é a rifa da quermesse.

Não acho nada bem que tratem assim o contribuinte cumpridor: isto é facultativo, não consegues azarinho.

Como estamos a falar do dinheiro de todos... Tenho direito ao meu descontentamento [;)]
Já agora, dá para aderir ao programa sem ser online.
O único problema é que exige que se apresente o cartão do cidadão, que muitas pessoas mais velhas não têm visto que têm o BI vitalício.

Há vários níveis de pessoas que sabem mexer na net... E diria que a grande maioria já vai fazer o registo.

Há diversas problemáticas.
Mais um site, mais um registo, só "on-line".
Depois obriga ao acesso das finanças e a ter pelo menos 1 cartão de débito.
Pelo que entendi só podes usar um cartão por pessoa. Não podes repetir. E o cartão tem de ser do titular do NIF.

No fim de tudo, não se sabe exatamente onde vai poder ser usado nem como.

Isto associado à desconfiança do site e dos destinatários da informação...

Além disso, ficou por responder se este valor é usado , se fica ou não na mesma no IRS no e-fatura. Para "recuperação" de 15%.
E ainda, se o valor não for usado, se se perde ou se mantém no e-fatura...
É isto ?

"Atenção que o saldo que for utilizado ao abrigo deste programa não concorre para o montante das deduções à coleta no IRS, “sem prejuízo de poder deduzir à coleta de IRS o remanescente que não utilizar no âmbito do programa”. Assim, se acabar por não utilizar o saldo, independentemente do setor de consumo, este será considerado na dedução à coleta para o IRS de 2021."

https://eco.sapo.pt/2021/06/15/a-partir-de-agora-ja-pode-inscrever-se-no-ivaucher-veja-como/

Não sei se responde à tua questão.

Já agora, dá para aderir ao programa sem ser online.
O único problema é que exige que se apresente o cartão do cidadão, que muitas pessoas mais velhas não têm visto que têm o BI vitalício.

Por acaso não sabia! Ainda bem que existe uma alternativa.

Mas há aí um tópico sobre o woke (nem conhecia a expressão, aprendi ali mesmo) e o awereness, de alguma forma será equiparável a "inclusão".

Tanta polémica mas não discriminar, não se pode chamar os bois pelos nomes, cuidado com isto e aquilo... Olha e nos idosos ninguém fala. Já pensaram que um idoso até se pode sentir diminuído por não conseguir aderir a uma cena destas?

Aí já não há awereness. Azarinho

Pode ser pequena, mas é mais uma a juntar a várias outras, já não há mais pachorra!
Epah oh Lino não me lixes !

Uma coisa é o Vocsa não concordar pelas razões mencionadas, legítimo e compreensível, agora, tu dizeres que perdes tempo?

Hóme são.....60 seg.....talvez 70 !! :mad:

Pode ser pequena, mas é mais uma a juntar a várias outras, já não há mais pachorra!

Eu não tenho pachorra, estou precisamente nesse ponto.

Mas já agora faço o exercício de me colocar na pele de terceiros que terão algumas dificuldades. Já que hoje todos se podem melindrar, os info excluídos também podem....

[:D][:D][:D]

Por acaso não sabia! Ainda bem que existe uma alternativa.

Mas há aí um tópico sobre o woke (nem conhecia a expressão, aprendi ali mesmo) e o awereness, de alguma forma será equiparável a "inclusão".

Tanta polémica mas não discriminar, não se pode chamar os bois pelos nomes, cuidado com isto e aquilo... Olha e nos idosos ninguém fala. Já pensaram que um idoso até se pode sentir diminuído por não conseguir aderir a uma cena destas?

Aí já não há awereness. Azarinho
A bem da verdade, sabes porque é que esta " discriminação " não me choca ?

Porque há tanta coisa em que os idosos são metidos para o canto, que agora esta não me choca, infelizmente.

Ainda da outra vez um comentador na TV, dizia, que a sociedade está amplamente focada para as crianças e esquece muitas vezes os idosos.
A jornalista até ficou logo com cabelos em pé " ah mas tem de admitir que a comunicação social fala muito no problema da 3ª idade " ...pois pois.

Não quer dizer que o nosso país seja mau de todo, desde o estado social até aos voluntários , os velhotes têm diversas ajudas, mas todos nós sabemos de situações que eles são excluidos.

Mas eu compreendo o teu ponto de vista.
E até te digo, se a adesão presencial fosse possivel com BI, era excelente.
Vou tentar saber isso.

Já agora, eu sou o da direita na foto:

9b6c92e74ea9c39c73bb7ce5442e6a7b.jpg

[:D]

Deixemos o tópico para quem quer discutir a orgânica do programa...

Já agora não sei se ficou claro mas o desconto pode ser acomulado independentemente do meio de pagamento utilizado.

Há vários níveis de pessoas que sabem mexer na net... E diria que a grande maioria já vai fazer o registo.

Há diversas problemáticas.
Mais um site, mais um registo, só "on-line".
Depois obriga ao acesso das finanças e a ter pelo menos 1 cartão de débito.
Pelo que entendi só podes usar um cartão por pessoa. Não podes repetir. E o cartão tem de ser do titular do NIF.

No fim de tudo, não se sabe exatamente onde vai poder ser usado nem como.

Isto associado à desconfiança do site e dos destinatários da informação...

Além disso, ficou por responder se este valor é usado , se fica ou não na mesma no IRS no e-fatura. Para "recuperação" de 15%.
E ainda, se o valor não for usado, se se perde ou se mantém no e-fatura...
Ah, podes usar mais que um cartão por pessoa.

Epah oh Lino não me lixes !

Uma coisa é o Vocsa não concordar pelas razões mencionadas, legítimo e compreensível, agora, tu dizeres que perdes tempo?

Hóme são.....60 seg.....talvez 70 !! :mad:

Oh pá, não me chateies! [:D]

Estou com tanto trabalho pelos cabelos que qualquer treta me rouba tempo precioso, por isso "quero lá saber"! [:)]

Recebi um mail da Bertrand chamando a atenção para algo que me tinha passado ao lado, pois sempre que falamos no IVaucher, só vem à cabeça comida :) Fica a dica para quem compra muitos livros:

"O programa IVAucher é um sistema de incentivos público que visa apoiar sectores gravemente afetados pela pandemia de COVID-19, permitindo aos consumidores (pessoas singulares) recuperar 100% do IVA pago entre junho e agosto de 2021 nas áreas da cultura, restauração ou alojamento.
No entanto, uma compra de livros apenas acumulará o IVA se esta for efetuada numa livraria. Esta medida não se aplica às compras de livros em estabelecimentos que não tenham como atividade principal o comércio a retalho de livros, nomeadamente retalho alimentar, de equipamentos ou programas informáticos ou de electrónica de consumo que também vendam livros.
Na Bertrand, acumulará 100% do IVA em todas as compras efetuadas até 31 de agosto (livros, manuais escolares, cadernos de atividades, apoio escolar, papelaria, jogos e brinquedos e quaisquer outros bens). Basta pedir fatura com NIF e poderá descontar o valor acumulado, entre outubro e dezembro de 2021, nas compras que efetuar em qualquer estabelecimento aderente, como é o caso da Bertrand."

Recebi um mail da Bertrand chamando a atenção para algo que me tinha passado ao lado, pois sempre que falamos no IVaucher, só vem à cabeça comida :) Fica a dica para quem compra muitos livros:

"O programa IVAucher é um sistema de incentivos público que visa apoiar sectores gravemente afetados pela pandemia de COVID-19, permitindo aos consumidores (pessoas singulares) recuperar 100% do IVA pago entre junho e agosto de 2021 nas áreas da cultura, restauração ou alojamento.
No entanto, uma compra de livros apenas acumulará o IVA se esta for efetuada numa livraria. Esta medida não se aplica às compras de livros em estabelecimentos que não tenham como atividade principal o comércio a retalho de livros, nomeadamente retalho alimentar, de equipamentos ou programas informáticos ou de electrónica de consumo que também vendam livros.
Na Bertrand, acumulará 100% do IVA em todas as compras efetuadas até 31 de agosto (livros, manuais escolares, cadernos de atividades, apoio escolar, papelaria, jogos e brinquedos e quaisquer outros bens). Basta pedir fatura com NIF e poderá descontar o valor acumulado, entre outubro e dezembro de 2021, nas compras que efetuar em qualquer estabelecimento aderente, como é o caso da Bertrand."

Bem lembrado!

É isto ?

"Atenção que o saldo que for utilizado ao abrigo deste programa não concorre para o montante das deduções à coleta no IRS, “sem prejuízo de poder deduzir à coleta de IRS o remanescente que não utilizar no âmbito do programa”. Assim, se acabar por não utilizar o saldo, independentemente do setor de consumo, este será considerado na dedução à coleta para o IRS de 2021."

https://eco.sapo.pt/2021/06/15/a-partir-de-agora-ja-pode-inscrever-se-no-ivaucher-veja-como/

Não sei se responde à tua questão.

Responde a parte. Porque não é explicitio.

Hoje numa fatura de 100€ a 23% tens 18.70€ de IVA.
Com o e fatura descontas 15% desse iva no teu IRS. Ou seja descontas 2.80€

Compreende-se de facto que se "ganhas" os 18.70€ no ivaucher não tem lógica ainda "ganhares" 2.80€ no IRS.

A questão é que se ao ganhares 18.70€ só perdes os 2.80€ ou vais perder os 18.70€ do bolo todo que tinhas ganho.

E segundo dizem se tiveres 18.70€, mas só usares 1€, dão-te os restantes 1.80€ no irs?

Responde a parte. Porque não é explicitio.

Hoje numa fatura de 100€ a 23% tens 18.70€ de IVA.
Com o e fatura descontas 15% desse iva no teu IRS. Ou seja descontas 2.80€

Compreende-se de facto que se "ganhas" os 18.70€ no ivaucher não tem lógica ainda "ganhares" 2.80€ no IRS.

A questão é que se ao ganhares 18.70€ só perdes os 2.80€ ou vais perder os 18.70€ do bolo todo que tinhas ganho.

E segundo dizem se tiveres 18.70€, mas só usares 1€, dão-te os restantes 1.80€ no irs?

Do que percebi.

Com 18.70€ "ganhas" 2.80€no IRS.

Se gastas 1€, ficas com 17.70€ que te "rende" 2.65€ no IRS.

Mas não meto as mãos no fogo [:D]

Back