Proibição de Tabaco em espaços com menos de 100m2

Apesar de ser competençia da ASAE, a policia ao ser chamada não tem competençia para fazer o registo da situação que depois segue para a ASAE?

Apesar de não ter lido em lado nenhum isso, faz sentido porque a ASAE ao contrario da policia não está propriamente espalhada pelo pais para conseguir fiscalizar/apanhar em flagrante em tempo útil.

Eu pelo menos não me incomodaria muito fazer uma chamada para a policia a dizer que está alguém no estabelecimento X a fumar e a gerência faz olho cego, nem 2 minutos demora. ( segundo um comentário do correio da manha isto é voltar aos tempos da pide e dos bufos [:)])

Eu considero um acto de cidadania[;)]

Por continuar a existir esta mentalidade, é que por exemplo uns pagam impostos e outros não :confused: o fugir aos impostos ainda é motivo de alervidade e auto-elogio em grupo por quem o pratica, depois ainda se riem da sua conduta, e os outros ( nós ) suportamos este País a dobrar

As corridas de carros é uma conduta socialmente criticada, hoje em dia,... não à muitos anos fazer o Lx/porto ou vice versa em x tempo era motivo de orgulho e medição de p1l1nh@s em cafés e bares

Se alguem no teu prédio te incomoda com barulho a horas impróprias, que fazes ?

Estes exemplos servem para chamar a atenção para as nossas condutas e maneira de estar em sociedade, se as pessoas não se sentem bem em sociedade, com todas as leis e regras,... mudam-se[;)]

Ao nosso alcance está a obrigatoriedade de denuncia das acções e posturas, de quem não cumpre, por vezes até ficamos com problemas de consciência, mas quando isso acontece é porque provavelmente, temos telhados de vidro

Após a leitura de todas estas páginas, cabe-me fazer as seguintes considerações:

Sobre as muitas coisas que gravitam em redor do tabaco, a começar no governo ( impostos ) deixemos a hipócrisia de lado e PROIBA-SE o tabaco, isso sim era coragem politica, não é enviar cá para fora uma lei mais que ridicula

Mas não sendo tão radical, acho piada a certo tipo de comentários, aqui postados e outros, eu poderei eventualmente não gostar de determinado after-shve e ou perfume que determinada pessoa utiliza e não a discrimino

O carro do "gaijo" que vai á minha frente faz uma fumarada do caraças, polui muito mais que o meu cigarro, a minha roupa fica com um pivete terrivel,...é verdade e os transportes públicos na sua grande maioria , são importados e são poluidores para cacete,...ainda não arranjei t€€€€mpo para substituir o frigorifico e o ar condicionado lá de casa, poluem para cacete, mas não existe t€€€€mpo

Determinada pessoa poderá não fazer a sua higiene diária, e tambem a vamos proibir de entrar em espaços de menos de 100m2 ?

Os lucros com os novos produtos para se deixar o tabaco, pagos a peso de ouro e sem garante de resultados, são uma poluição para os "meus" bolsos

Se houver vontade que o cidadão abandone o tabaco, o SNS financiava os tratamentos anti-tabágicos e não eram necessárias leis a limitar, onde cada um pode fumar

e...

e...

e...

porr@ sejamos honestos

eu tambem não gosto de muita coisa e...

fuma quem quer,

quem não quer não fuma

Indo mais longe já estamos a " mexer " com a liberdade individual do cidadão, o que penso não seja legitimo, sendo que o tabaco não é uma substancia proibida/ilegal

Parágrafo único: ex fumador

O que eu não percebo é este medo de alguns comerciantes de ficarem sem clientes, mal a lei esteja em vigor, se algum marmelo se puser a fumar ao meu lado, é ver-me chamar o empregado e advertir, ou manda o fulano apagar o cigarro ou faço queixa do estabelecimento, se o empregado assim o fizer e o fulano decidir não apagar a chaminé, chama-se a policia! a multinha vai de 50€-1000€... coisa pouca [:D]

Este diploma vai agora ser debatido na especialidade e julgo que irá sofrer algumas alterações. Não vale a pena incorrer nas mesmas passadas em terreno incerto que os nuestros hermanos deram para depois voltarem atrás.

Este diploma deve ser apresentado na sua versão final com algumas cedências, nomeadamente no que se refere à possibilidade dos estabelecimentos com menos de 100m2 poderem optar se o seu estabelecimento é para fumadores ou não fumadores.

O carro do "gaijo" que vai á minha frente faz uma fumarada do caraças, polui muito mais que o meu cigarro, a minha roupa fica com um pivete terrivel,... Existem leis e inspecções que regulam as emissões de particular dos escapes mas á sempre os espertalhões que preferem pagar luvas em vez de reparar o motor.

Se houver vontade que o cidadão abandone o tabaco, o SNS financiava os tratamentos anti-tabágicos e não eram necessárias leis a limitar, onde cada um pode fumar. Completamente contra. Existem doenças muito mais graves para aonde se deve canalizar esses fundos. Alem disso, deixar de fumar é mais um caso psicologico. Muita gente faz os tratamentos mas não tem força de vontade para deixar de fumar.
E há aqueles que simplesmente não querem fazer nada.

fuma quem quer,

quem não quer não fuma

Indo mais longe já estamos a " mexer " com a liberdade individual do cidadão, o que penso não seja legitimo, sendo que o tabaco não é uma substancia proibida/ilegal
Por isso mesmo, até agora os fumadores tem mexido com a minha liberdade individual, pois não posso ir a um bar ou discoteca sem sair de lá a tossir, com os olhos a arder e a roupa com um pivete a tabaco que trasanda. Acham isso legitimo?

actualmente também já podem decidir se permitem ou não fumar.
quantos estabelecimentos são livres de fumo? não me lembro de nenhum.

se deixarem isso à escolha do dono, 99.99% deles vão dizer "quero ter isto para fumadores". há dúvidas?

se deixarem isso à escolha do dono, 99.99% deles vão dizer "quero ter isto para fumadores". há dúvidas?

Lá nisso tens razão! Em todo o lado que vou, com mais ou menos 100m2 há sempre gente e fumar alegremente!! [8b]

Provavelmente, mas cabe aos não fumadores de recusarem-se a frequentar aquele local e não simplesmente engolir, como ainda faz a grande maioria! Em locais fechados, eu levo muitas vezes com fumo de pessoal amigo/conhecido ao qual não digo nada porque, se não fumam eles estão outros fulanos a fumar no mesmo espaço... Mas saindo a lei e entrando a mesma em vigor, se vier a haver espaços/bares/restaurantes para fumadores, eu vou-me recusar a frequentar esses espaços e nem o farei por amigos!

mas eu não me quero recusar a frequentar um espaço!
eu quero ir onde quero e não ter que fumar o fumo dos outros!
sou livre de ir onde quiser, e os outros NÃO são livres de prejudicar conscientemente a minha saúde através do tabaco!

mas eu não me quero recusar a frequentar um espaço!
eu quero ir onde quero e não ter que fumar o fumo dos outros!
sou livre de ir onde quiser, e os outros NÃO são livres de prejudicar conscientemente a minha saúde através do tabaco!
Eu também quero poder ir a qualquer lado e não ter de levar com fumo de ninguem! [;)]

Com o devido respeito a todos os fumadores, pois também já o fui
cerca de 15 anos. JÁ ONTEM ERA TARDE!
É completamente absurdo um indivíduo estar a tomar o p. almoço
ou a comer a sua refeição num restaurante, e ter de levar com o
veneno do vizinho. Não faz sentido, por muito que se tentem
arranjar argumentos. Já para não falar nas crianças que os
papás teimam insistentemente em levar para os café e
aplicar-lhes uma doze de Xeltox para abrir a pestana. [8b]

Com o devido respeito a todos os fumadores, pois também já o fui
cerca de 15 anos. JÁ ONTEM ERA TARDE!
É completamente absurdo um indivíduo estar a tomar o p. almoço
ou a comer a sua refeição num restaurante, e ter de levar com o
veneno do vizinho. Não faz sentido, por muito que se tentem
arranjar argumentos. Já para não falar nas crianças que os
papás teimam insistentemente em levar para os café e
aplicar-lhes uma doze de Xeltox para abrir a pestana. [8b]

eu também já fui, 6 ou 7 anos...e cada vez sou mais contra o tabaco! [8b]

Acho mal ter de levar com o fumo dos outros e mesmo quando fumava evitava estar num restaurante a fumar! Nos cafés fumava e os outros lá tinham que levar com o fumo...mas agora vejo como isso é mau! [8b]

Eu estou de acordo com as medidas que o governo está a tomar. Sò tenho pena que algumas leis não vão ser cumpridas. Mas enfim...........

O carro do "gaijo" que vai á minha frente faz uma fumarada do caraças, polui muito mais que o meu cigarro, a minha roupa fica com um pivete terrivel,... Existem leis e inspecções que regulam as emissões de particular dos escapes mas á sempre os espertalhões que preferem pagar luvas em vez de reparar o motor.

O que te incomoda é o cheiro não é a poluição
Um qualquer carro polui mais ao ralenti que vários maços de tabaco
[;)]

Se houver vontade que o cidadão abandone o tabaco, o SNS financiava os tratamentos anti-tabágicos e não eram necessárias leis a limitar, onde cada um pode fumar. Completamente contra. Existem doenças muito mais graves para aonde se deve canalizar esses fundos. Alem disso, deixar de fumar é mais um caso psicologico. Muita gente faz os tratamentos mas não tem força de vontade para deixar de fumar.
E há aqueles que simplesmente não querem fazer nada.

Bom se sabes mais que os médicos, optimo, estás a perder-te aqui no Fórum
Podes dar alguns exemplos?????????
[;)]

fuma quem quer,

quem não quer não fuma

Por isso mesmo, até agora os fumadores tem mexido com a minha liberdade individual, pois não posso ir a um bar ou discoteca sem sair de lá a tossir, com os olhos a arder e a roupa com um pivete a tabaco que trasanda. Acham isso legitimo?

Com tantos bares e discotecas, logo tens de ir onde existe mais poluição, só podes ser massoquista[;)]

o consumo do tabaco pode aumentar, não quero saber! desde que eu possa ir ao café/bar/restaurante/universidade/discoteca/etc e não tenha de levar com o fumo dos outros.

se quiserem matar-se com o tabaco, força, mas parem de levar os outros convosco!

Conheço o caso de um senhor, isto foi um familiar que me contou, o meu familiar trabalha no ramo da saúde e teve no serviço dele esse senhor que tinha um cancro dos pulmões, esse senhor não era nem nunca foi fumador, mas no local onde trabalhava podia-se fumar, ora o homem levou com o fumo de outros anos a fio...
Nem imagino a revolta que essa pessoa devia sentir... [8b]
Escusado dizer que esse senhor faleceu pouco tempo depois...[s)]

Voltar
Superior