Proibição de Tabaco em espaços com menos de 100m2

Talvez eu não me tenha feito entender.

Quando eu mencionei extremismo, falava na vertente ideológica. No aspecto legal estou totalmente de acordo com a lei. Aliás, já escrevi isso duas ou três vezes. Pela cagagésima vez, eu estou de acordo com a nova lei.

Agora ideológicamente, da forma como se fala dos fumadores (criminosos), como se olha para eles, como se reclama com um fumador por vezes de uma forma mal educada e até 31 de Dezembro sem qualquer base legal que sustente a má educação. Nesse aspecto sim, é extremismo. Legalmente não.

Agora estou curioso para ver como vai ser o desenvolvimento da nova lei, nomeadamente as acusações constantes de mortes em fumadores passivos. E não me venham com a conversa do ar livre, que existem fontes muito mais poluidoras e à excepcção das organizações ambientais ninguêm estrabucha.

E já agora, uma pergunta aos não fumadores do forum. Quando são convidados para jantar em casa de um amigo/familiar sendo casa de fumadores voçês não põe lá os pés? Recusam terminantemente a entrar em casa de fumadores quer sejam familiares ou amigos?

Se puderem responder sinceramente agradecia, pois a questão não tem malícia nem segundas intenções. É apenas para compararmos comportamentos.

É que por vezes a questão do tabaco faz-me lembrar aquelas pessoas que têm a paranoia com o lavar as mãos. Do género, tocam numa porta e têm de lavar as mãos por causa das bactérias, no entanto agarram no dinheiro diáriamente e a seguir metem as mãos na cara.

Quanto às reclamações com fumadores, tens o reverso da medalha, que é quando se pede fala educadamente, e o fumador é que estrebucha logo... mas não interessa isso agora.

Respondendo à tua questão, não deixo de ir... mas se algum dia me sentir incomodado, pergunto se não é possível apagar o cigarro. Julgo que vão entender... apesar de estarem em casa deles, e poderem fazer o que quiserem.

...
Respondendo à tua questão, não deixo de ir... mas se algum dia me sentir incomodado, pergunto se não é possível apagar o cigarro. Julgo que vão entender... apesar de estarem em casa deles, e poderem fazer o que quiserem.

Ou seja, para não estragar o teu bem-estar, pedes ao teu amigo fumador para se privar de fumar, estragando o bem-estar dele ?

Quanto às reclamações com fumadores, tens o reverso da medalha, que é quando se pede fala educadamente, e o fumador é que estrebucha logo... mas não interessa isso agora.

Isso da educação tem mais a ver com o civismo e a formação de cada um do que com ideais do tabaco. Dou um exemplo, fui ver um espectáculo de ballet da minha namorada a Mafra. O palco estava montado mesmo à porta do convento, consequentemente a plateia era ao ar livre. Sento-me sem ninguêm ao meu lado. Saco do cigarro, senta-se um homem ao meu lado e diz com desdém "Acho bem que não acenda isso". Eu como gosto pouco que me dêem ordens, acendi o cigarro, virei-me para ele e disse "Diga lá outra vez". O homem resmungou mas calou-se.

Ora, se ele tivesse dito educadamente "O Sr não se importa de fumar noutro lado que eu tenho problemas respiratórios/sou cardíaco/incomoda-me?", podes ter a certeza que ia para outro lado. O que estou a querer dizer é que eu próprio já respondi mal por se terem dirigido a mim de forma incorrecta. Eu custumo dizer que não exijo simpatia, mas educação é fundamental.

Em relação à situação das casas de fumadores, se fores a casa de alguêm não vais dizer ao dono da mesma o que pode ou não fazer em sua casa. Até pode ser alguêm com quem tenhas uma grande confiança, mas é constrangedor. E a casa de quem fuma nota-se. Mas depois de um jantar em que nem te sintas muito incomodado se a seguir fores tomar um café à rua e alguêm acender um cigarro perto de ti já argumentas que te está a matar aos bocadinhos.

É como digo, mesmo depois da lei entrar em vigor e sendo respeitada vais acabar por ter de suportar o fumo do tabaco quanto mais não seja de quem te é próximo sejam amigos ou familiares.

Agora volto a afirmar, estou de acordo com a lei, vou cumpri-la, espero que seja cumprida por todos para de uma vez por todas deixarem de culpar os fumadores pelos males do mundo e possam centrar a vossa atenção nos escapes da rodoviária, na fábrica perto de casa, nas queimadas do vizinho, etc...

Não quero dar a ideia de estar a atacar ninguêm, vamos-nos respeitar mutumente e acima de tudo sempre com muita educação.

Cumprimentos

Ou seja, para não estragar o teu bem-estar, pedes ao teu amigo fumador para se privar de fumar, estragando o bem-estar dele ?

Isto é um bocado como privares uma pessoa de fazer barulho durante a noite quando queres dormir, estragando o bem-estar de quem está a fazer barulho [;)]

Isso da educação tem mais a ver com o civismo e a formação de cada um do que com ideais do tabaco. Dou um exemplo, fui ver um espectáculo de ballet da minha namorada a Mafra. O palco estava montado mesmo à porta do convento, consequentemente a plateia era ao ar livre. Sento-me sem ninguêm ao meu lado. Saco do cigarro, senta-se um homem ao meu lado e diz com desdém "Acho bem que não acenda isso". Eu como gosto pouco que me dêem ordens, acendi o cigarro, virei-me para ele e disse "Diga lá outra vez". O homem resmungou mas calou-se.

Ora, se ele tivesse dito educadamente "O Sr não se importa de fumar noutro lado que eu tenho problemas respiratórios/sou cardíaco/incomoda-me?", podes ter a certeza que ia para outro lado. O que estou a querer dizer é que eu próprio já respondi mal por se terem dirigido a mim de forma incorrecta. Eu custumo dizer que não exijo simpatia, mas educação é fundamental.

Em relação à situação das casas de fumadores, se fores a casa de alguêm não vais dizer ao dono da mesma o que pode ou não fazer em sua casa. Até pode ser alguêm com quem tenhas uma grande confiança, mas é constrangedor. E a casa de quem fuma nota-se. Mas depois de um jantar em que nem te sintas muito incomodado se a seguir fores tomar um café à rua e alguêm acender um cigarro perto de ti já argumentas que te está a matar aos bocadinhos.

É como digo, mesmo depois da lei entrar em vigor e sendo respeitada vais acabar por ter de suportar o fumo do tabaco quanto mais não seja de quem te é próximo sejam amigos ou familiares.

Agora volto a afirmar, estou de acordo com a lei, vou cumpri-la, espero que seja cumprida por todos para de uma vez por todas deixarem de culpar os fumadores pelos males do mundo e possam centrar a vossa atenção nos escapes da rodoviária, na fábrica perto de casa, nas queimadas do vizinho, etc...

Não quero dar a ideia de estar a atacar ninguêm, vamos-nos respeitar mutumente e acima de tudo sempre com muita educação.

Cumprimentos

É que é mesmo isto que ando a tentar dizer!

Karma: E lá andas tu com a utilidade, um carro é útil tudo bem, o cigarro para mim é útil porque me alivia o stress![8b] E agora? Vamos comparar níveis de utilidade?:confused: ou vamos comparar se eu faço mais fumo que um carro?[:D]

Há pessoal que não percebe mesmo...

Querem fazer algo que possa incomodar terceiros,
acho que a atitude mais correcta é ir para um sítio
aonde não possam incomodar.

Eu nunca chateei ninguém por estar a fumar ao pé de mim,
até porque se o fizesse, não fazia mais nada... mas se me dirigisse
não era com simpatia concerteza, afinal de contas o que eles estão a fazer
também não é simpático.

Agora se eu estivesse em casa de terceiros aí a coisa é diferente,
e cada um manda em sua casa, mas também acho que não voltava lá mais.

...
Agora se eu estivesse em casa de terceiros aí a coisa é diferente,
e cada um manda em sua casa, mas também acho que não voltava lá mais.

Vamos supor que tu gostas de beber umas cervejas ou outras bebidas alcoólicas.

Eu por exemplo não bebo, e não gosto muito de falar com uma pessoa que cheire a alcool. Vamos supor que o teu amigo é como eu.

Ele deixa de falar contigo...

E estragam-se amizades por coisas dessas...

Vamos supor que tu gostas de beber umas cervejas ou outras bebidas alcoólicas.

Eu por exemplo não bebo, e não gosto muito de falar com uma pessoa que cheire a alcool. Vamos supor que o teu amigo é como eu.

Ele deixa de falar contigo...

E estragam-se amizades por coisas dessas...

Acho que é um bocado diferente apanhar com o bafo de alcool ou
a baforada do tabaco.

E não disse que deixava de ser amigo, não ia era a casa dele,
se quisesse que eu fosse lá que deixasse de fumar. [:D]

cumprirei a lei, exceptuando no meu escritório.

De qualquer modo, sempre direi que, sempre que alguém, educadamente me pediu para ter cuidado com o fumo, eu ou afastei-me ou apaguei o cigarro.

Aliás, mesmo sendo fumador, reconheço que, quando estou a comer, por exemplo, é extremamente desagradável apanhar com o fumo do tabaco.

Todavia, aqui no escritório já se determinou que, um dos pisos será livre de ar puro, os outros serão livres de fumo

cumprirei a lei, exceptuando no meu escritório.

De qualquer modo, sempre direi que, sempre que alguém, educadamente me pediu para ter cuidado com o fumo, eu ou afastei-me ou apaguei o cigarro.

Aliás, mesmo sendo fumador, reconheço que, quando estou a comer, por exemplo, é extremamente desagradável apanhar com o fumo do tabaco.

Todavia, aqui no escritório já se determinou que, um dos pisos será livre de ar puro, os outros serão livres de fumo
apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

o que eu te digo é (e podes chamar-me o que quiseres), no meu escritório mando eu...e acresce que não se trata propriamente de um café.
Ah valente....!! [:D] [:D]

Enquanto espaço de trabalho..., não será bem assim....

Ainda hoje estava a almoçar num Restaurante em que na mesa atrás da minha tinha 3 fumadores muito bem educados a fumar que nem uns desalmados.
São tão bem educados que nem se deram conta o quanto estavam a estragar a refeição e o convívio das pessoas da mesa ao lado. [:p]

Nunca mais chega o dia 1 de Janeiro de 2008. [;)] [:cool:]

Ah valente....!! [:D] [:D]

Enquanto espaço de trabalho..., não será bem assim....

Ainda hoje estava a almoçar num Restaurante em que na mesa atrás da minha tinha 3 fumadores muito bem educados a fumar que nem uns desalmados.
São tão bem educados que nem se deram conta o quanto estavam a estragar a refeição e o convívio das pessoas da mesa ao lado. [:p]

Nunca mais chega o dia 1 de Janeiro de 2008. [;)] [:cool:]

essa situação que ilustraste, eu próprio que fumo, me desagrada[;)] até porque adoro comida[br:)]

quanto ao facto de ser espaço de trabalho...seguramente que não faltarão advogados para impugnar qualquer contra-ordenação[:)]

[:p]

quanto ao facto de ser espaço de trabalho...seguramente que não faltarão advogados para impugnar qualquer contra-ordenação[:)]

[:p]
Gosto muito de ver no Boston Legal o Alan Shore e Denny Crane a fumar uma charutada, no final de cada episódio.

Aquilo é que é uma lição de vida.... [:cool:] [;)]

Back