Prós e Contras de 26-05-2008

Eu não sou economista, não vi o prós e contras, mas gostava que me explicassem, se soubessem e não com historias da carochinha, o seguinte:

- Se o ministro das finanças admite que estamos (estamos=estado) a receber menos ISP, porque é que o estado não diminui o ISP para ver se cria um boost no consumo de ISP, aumentando as receitas do mesmo?

- Que adianta termos impostos altos, se diminuimos a aplicação dos mesmos? Ou seja, de que me adianta ter um produto a 100, se só vendo 1, se esse produto a 10 deveria vender 100!?

- Sim, eu sei que estamos numa altura em que o ambiente é algo importante, e o ISP faz parte de um dos impostos para que o ambiente não seja tão afectado. Mas será que é benefico destruirmos familias e a economia por causa do ambiente? Isto é um pouco uma vista EUA, mas é um facto. De que me adianta estar a ajudar o ambiente se depois não tenho dinheiro e vou construir coisas com menos qualidade ambiental? Ou seja, protejo por um lado e depois vou destruir a triplicar! :S

- O que me adianta ter impostos se isso vai estagnar a economia?

- O estado continua a falar de investimentos estrangeiros, e os nacionais? E as PME's? Não me digam que estão a pensar que os 600Meur para ajudar as PME's são a salvação! lol Em toda a minha vida não entendi como e´que esses subsidios são dados. Deve cair sempre para os mesmos. E de que adianta investir em empresas que não tem condições para laborar? Ou seja, imaginem, de que me adianta ir pedir dinheiro ao banco se depois não o consigo pagar porque nada nem ninguém tem capacidade para me comprar?

Isto são algumas questões que deixo aqui...

Taveirada

porque isso implica pensar sobre as coisas.

que é precisamente o que as pessoas que têm poder de decisão se recusam a fazer.

cumprimentos

Last edited:
quando o Medina aparece é sempre um bom serão.

eu desta vez nem sabia, caso contrario tinha visto.

cumprimentos

O sr. que o Medina Carreira confrontou foi o Basílio Horta.

o primo Basilio deveria era estar calado.

o investimento directo estrageiro caiu 50%.

ele é presidente da agência portuguesa para o investimento.
as empresas fogem de portugal ""como o diabo da cruz"".

se não tem nada a dizer sobre isso então devia estar calado.

ou então demitir-se.

cumprimentos

Eu gostei e desgostei de ver aquilo ontem.....

gostei porque vi que de facto há quem esteja atento ao que se passa, com isenção e com uma franqueza de espirito que eu julgava ter sido ultrapassada pela mentira do politico!

Desgostei porque também vi que há muita gente ainda que prefere iludir iludindo-se.......

E depois que palhaçada aquela de se dizer que o PM está atento pessoalmente a questões singulares [8b] ....... e mais treta do sr basilio

Eu gostei e desgostei de ver aquilo ontem.....

gostei porque vi que de facto há quem esteja atento ao que se passa, com isenção e com uma franqueza de espirito que eu julgava ter sido ultrapassada pela mentira do politico!

Desgostei porque também vi que há muita gente ainda que prefere iludir iludindo-se.......

E depois que palhaçada aquela de se dizer que o PM está atento pessoalmente a questões singulares [8b] ....... e mais treta do sr basilio

Só prova que só olha par um lado... Pois dá tratamentos diferentes às coisas, para uns é pessoalmente para outros está-se borrifando simplesmente....

Com é o caso do relatório que aguardam, existe um organismo que só faz aquilo e estamos tanto tempo para saber o que se passa!!! Têm é medo ou preguiça de o despachar, podem estar a queimar alguém... Estão a arranjar a melhor desculpa para dizer que está tudo correcto e nada de anormal se passa num país onde quem tem o poder de facto custa-lhes a pensar nas coisas... tão no poleiro "prontos"... É o que importa...

Quero ver como vão fazer para o futuro... Eu vivo a 150km do trabalho ir e vir... sem transportes alternativos ao carro... Tou Fdo eu sei... mas se começar a impor restrições no uso de combustíveis como vai ser...

Esperar para ver... Que já é o hábito Portuga... Veja-se os Espanhois Franceses e Ingleses.... E eles recebem bem melhor que nós...

Um comentario muito relevante para a discussão do ultimo Pros e Contras, foi feito à muitas decadas atrás por um homem de quem a RTP não quer que se fale.
OliveiraSalazar-thumb.PNG

O comentário foi reproduzido neste blog:
http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2008/05/poltica-do-simples-bom-senso.html

Last edited:
Um comentario muito relevante para a discussão do ultimo Pros e Contras, foi feito à muitas decadas atrás por um homem de quem a RTP não quer que se fale.
OliveiraSalazar-thumb.PNG

O comentário foi reproduzido neste blog:
http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2008/05/poltica-do-simples-bom-senso.html
Talvez o maior problema de Portugal seja o facto de o Dr Oliveira não ter posto em pratica aquilo que advogava e de alguma teimosia em entender que os tempos mudam e como em tudo muda-se os tempos mudam-se as vontades.

Ficarei sempre com esta duvida e creio que a maioria dos que sabem (pq se deram ao trabalho de se informar fora da dialéctica abrilista) quem foi e que ideias defendia o Dr Oliveira Salazar, porque razão nunca as usou ou aplicou, assim que se atingiu a estabilidade económica e politica tão necessária após os anos de desgoverno e corrupção da primeira republica ou pelo menos depois da segunda guerra mundial, altura propicia a mudanças.

Eu não sou economista, não vi o prós e contras, mas gostava que me explicassem, se soubessem e não com historias da carochinha, o seguinte:

- Se o ministro das finanças admite que estamos (estamos=estado) a receber menos ISP, porque é que o estado não diminui o ISP para ver se cria um boost no consumo de ISP, aumentando as receitas do mesmo?
Sem historias da carochinha:

A lógica do capitalismo diz que é melhor vender um produto por 100(*) do que vender 100 produtos por 50(*).

Não faz sentido mas a velha escola do Adam Smith ainda faz escola junto dos economistas e políticos nacionais e é pena.

(*)Unidade monetária

- Que adianta termos impostos altos, se diminuimos a aplicação dos mesmos? Ou seja, de que me adianta ter um produto a 100, se só vendo 1, se esse produto a 10 deveria vender 100!?
Idem, mas com um pequeno extra, impostos altos servem um estado (país) com melhores serviços ao cidadão, quando não é caso, esse dinheiro vai para algum lado.

Ora como todos sabemos o investimento publico tem baixado significativamente nos últimos anos, os vencimentos pagos pelo estado nunca foram grande coisa e ultimamente tem estado congelados, os incentivos as PME'S tb têm diminuido e estão quase reduzidos a zero em alguns casos e mais importante, os investimentos na área da Justiça, saúde, educação e defesa são no seu conjunto, anormalmente baixos e têm (como tudo o resto) vindo a baixar ao longo da ultima década.

Eu só posso calcular onde se anda a gastar dinheiro, mas sem provas não me cabe a mim investigar esse assunto.

- Sim, eu sei que estamos numa altura em que o ambiente é algo importante, e o ISP faz parte de um dos impostos para que o ambiente não seja tão afectado. Mas será que é benefico destruirmos familias e a economia por causa do ambiente? Isto é um pouco uma vista EUA, mas é um facto. De que me adianta estar a ajudar o ambiente se depois não tenho dinheiro e vou construir coisas com menos qualidade ambiental? Ou seja, protejo por um lado e depois vou destruir a triplicar! :S
Esta não sei, talvez as vistas curtas, tão comuns na politica centradas apenas na data das próximas eleições sejam parte da resposta.

O problema não são os impostos mas o que os governos fazem com eles.

- O estado continua a falar de investimentos estrangeiros, e os nacionais? E as PME's? Não me digam que estão a pensar que os 600Meur para ajudar as PME's são a salvação! lol Em toda a minha vida não entendi como e´que esses subsidios são dados. Deve cair sempre para os mesmos. E de que adianta investir em empresas que não tem condições para laborar? Ou seja, imaginem, de que me adianta ir pedir dinheiro ao banco se depois não o consigo pagar porque nada nem ninguém tem capacidade para me comprar?

Pois, num país como o nosso em que um conjunto de conhecimentos e "amigos certos" é bem mais importante que ser inovador, ter um projecto valido ou ter os conhecimentos académicos adequados não se pode esperar muito mais...

...ou será que pode?

Talvez se o tuga medio alterar as suas prioridades e se comportar mais como europeu....

Posto isto... estamos cada vez pior, cada vez vejo os nossos bens essenciais mais caros, os rendimentos não acompanham a subida dos preços.

Como já tive economia e aprendi que se os preços fossem muito baixos também era mau, uma vez que preços bem mais baixos gera menos lucros para os empresários e ai vão ter que cortar onde é mais fácil, despedimentos de pessoal, com o pessoal no desemprego menos rendimento para as familias, entramos em recessão económica!

Não é isso que pedimos, o que se pede, é que haja um equilibrio entre os rendimentos e as constantes subidas dos preços em geral, o que não acontece, nem de perto!

o primo Basilio deveria era estar calado.

o investimento directo estrageiro caiu 50%.

ele é presidente da agência portuguesa para o investimento.
as empresas fogem de portugal ""como o diabo da cruz"".

se não tem nada a dizer sobre isso então devia estar calado.

ou então demitir-se.

cumprimentos

Foi isso mesmo que o Medina Carreira quis mostrar, que isto não é o pais côr de rosa que alguns querem fazer crer com uns "quantos" investimentos.

O Medina Carreira, ontem deu uma enorme lição de isenção politica a todos os que ali estavam.
Falou verdade e essa verdade incomodou muita gente.
Medina Carreira, Medeiros Ferreira e Silva Lopes são economistas que aprecio ouvir pois dizem o que tem a dizer sem medo de quem seja.

Pela negativa esteve aquela senhora Teodora Cardoso, para quem tudo o que o PS, este Governo e José Socrates dizem e fazem, é o ideal para o pais [8b]
Tambem uma palavra para o outro economista de barba que ainda não se apercebeu que já vivemos no Sec. XXI e que o 25Abril, o Marxismo e as suas teorias são pertença do seculo passado. É mais um Cassete qualquer coisa.

Fez uma coisa bastante simples e que deveria ser a linha orientadora da classe politica (desde que esta deixe de estar auto condicionda a ciclos eleitorais e respectivo modelo eleitoral) foi objectivo, claro e identificou o problema e algumas soluções para o mesmo, ou seja a realidade e não outras coisa.

O assumir certos e determinados problemas (eventuais) na politica portuguesa é algo ainda muito complicado e complexo.

Foi isso mesmo que o Medina Carreira quis mostrar, que isto não é o pais côr de rosa que alguns querem fazer crer com uns "quantos" investimentos.

Exactamente... eles só estão a olhar para 3 ou 4 empresas mais nada...
E depois fazem um filme cor de rosa à sua volta....
que dura e dura edura e ilude toda a gente... ou pelo menos aqueles que não conseguem alcançar que só estão a atirar areia para os olhos...

Será que ele também admite que a receita conjunta do ISP+IVA, porque os combustiveis são duplamente taxados, está "atrasada" face a 2007 ? [:p]

Back