Pseudo-Clássico

RomeoDiBavaria

New member
Bom dia Caros,

Estive a ler alguns artigos noutro forums internacionais de automóveis e também pesquisei um pouco neste e cheguei à conclusão que não há assim um GRANDE volume de conversa para o assunto que segue mas eu creio que para alguns de nós até será útil partilhar ideias e até experiências (em alguns dos casos). Achei a ideia interessante pois para um puto como eu (20 e poucos) é muito interessante aprender o conhecimento que pessoas com mais experiência possam ter sobre carros "mais antigos".

Dito isto segue então o tópico que se inicia com uma questão:

Tendo em conta os factores económicos, e possivelmente sociais também, que carro "clássico"(pré-1990) escolheriam para um uso frequente? Atento para o "uso frequente" pois não se trata de um carro de fim-de-semana, até pq nos dias de hoje isso se calhar já se torna num luxo. (Consideremos fim-de-semana mais um ou dois dias por semana).

A questão incide sobre os custos de um carro destes e quanto a isto não se impões limites entre o sonho/realidade. No outro forum vi posts sobre Ford Mustang 1960s e Porsches clássicos "à lá Singer" como também falavam de Fiats 127 e Renault 5. Será interessante retratar o possível (ou se alguém os tiver, a realidade) dia-a-dia com um carro assim. Por exemplo, como seria ter um Alfa Romeo desta altura ou algo do género.

Aqui em Portugal já temos um espólio à nossa escolha bastante diversificado pelo que a conversa deverá ser interessante!

Aberta a discussão!
Obrigado pela atenção.
Cpts,

Última edição:
Dentro do económico seja o mais raro possível, mecânica simples e restaurar a sua originalidade sem qualquer tipo de adições de cor e jantes que não existissem no ano em que o carro saiu para o mercado!
Desde um golf GTI mark I passando um serie 3 coupe de quando só havia coupe, Lancia Delta HF.....

Dentro do económico seja o mais raro possível, mecânica simples e restaurar a sua originalidade sem qualquer tipo de adições de cor e jantes que não existissem no ano em que o carro saiu para o mercado!
Desde um golf GTI mark I passando um serie 3 coupe de quando só havia coupe, Lancia Delta HF.....

Gosto da Ideia do Golf MkI contudo eles são tão "overpriced" pq do GTI. Lancia Delta HF é muita giro... Passo por um todos os dias em Carnaxide! Está estacionado e tem uma pinta muita fixe.

O BMW seria interessante numa versão 6cil. Mas ainda é um carro caro para manter afinal as peças são bastante mais caras do que para um Golf por exemplo. Um amigo meu disse-me que custa-lhe tanto manter o seu 325i e30 como custa o seu C4 Diesel.

Um mercedes 190/200 dos mais potentes pela abundancia de peças e manutenção fácil

És dos meus... ainda à uns dias estive a passar pelo olx e vi um 300E de 24v. Aqueles 3000€ piscavam-me o olho! Contudo para um uso "diário" acho mais interessante um carro mais pequeno.

O meu vizinho comprou um (ou restaurou) Fiat 127. Está muito giro! E ele usa-o diariamente. Faz aquele "efeito smart", quando procuras um lugar e achas que está vago, PUFF lá está o minorca hehe [8b]

És dos meus... ainda à uns dias estive a passar pelo olx e vi um 300E de 24v. Aqueles 3000€ piscavam-me o olho! Contudo para um uso "diário" acho mais interessante um carro mais pequeno.

O meu vizinho comprou um (ou restaurou) Fiat 127. Está muito giro! E ele usa-o diariamente. Faz aquele "efeito smart", quando procuras um lugar e achas que está vago, PUFF lá está o minorca hehe [8b]

Mas é de notar que a segurança dum mini carro dos anos 80 é zero aproximado.

Enquanto que um MB é sempre outra loiça em termos de resistência. Por exemplo numa porrada de lado na cidade: coitado do Fiat 127:sh) Fica desfeito.

Para além da MB, acho que nenhuma marca dos anos 80 chegava aos calcanhares a não ser talvez um bom Jaguar, Bentley ou um RR.
Audi era uma miséria BM não sobreviveram tantos anos[:D] Sucata gaulesa idem.

Poderíamos falar de datsun/nissan Toyota??? Onde andam eles???[;)]

Gosto da Ideia do Golf MkI contudo eles são tão "overpriced" pq do GTI. Lancia Delta HF é muita giro... Passo por um todos os dias em Carnaxide! Está estacionado e tem uma pinta muita fixe.

O BMW seria interessante numa versão 6cil. Mas ainda é um carro caro para manter afinal as peças são bastante mais caras do que para um Golf por exemplo. Um amigo meu disse-me que custa-lhe tanto manter o seu 325i e30 como custa o seu C4 Diesel.

O C4 do teu amigo está a gastar 15 lts/100 :confused: [:D]

Enquanto que um MB é sempre outra loiça em termos de resistência. Por exemplo numa porrada de lado na cidade: coitado do Fiat 127:sh) Fica desfeito.

Para além da MB, acho que nenhuma marca dos anos 80 chegava aos calcanhares a não ser talvez um bom Jaguar, Bentley ou um RR.

Nisso concordo contigo! Mas prescinde-se sempre de algo quando se "opta" por um clássico. Afinal 5* nos testes seria mais que sonho!

Não equiparas nenhuma outra marca à Mercedes em termos de segurança para essa altura? Pelo que me dizem a Alfa não era muito má especialmente em termos de tecnologia "preventiva" como o ABS e outras.

É claro que nos modelos de topo (Class S, XJ, Série 7, etc...) a segurança seria melhor mas nos modelos mais "comuns" não há algo assim bom da vossa experiência?

Eu peno por exemplo no Renault 5 ou no 4. Eram carros que duraram imenso desde que foram lançados até ao momento que foram descontinuados. E não tiveram muitas actualizações a nível de segurança, julgo eu.

haha não mas em termos de peças. O BMW é ainda mais caro em travões e tal. Mas sim ele até tem o pé pesado.

Nem digo quanto de média faz como Bimmer!!! [kiss]

Se for á marca comprar as peças são caras. Meti recentemente discos e pastilhas da TRW á frente no meu e ficou-me por 70€.

Ainda assim, só se o C4 der problemas fora dos normal poderá algum dia ter vantagem em comparação a um e30 325i. Nada compensa os consumos destes 6 cilindros.

Se for á marca comprar as peças são caras. Meti recentemente discos e pastilhas da TRW á frente no meu e ficou-me por 70€.

Ainda assim, só se o C4 der problemas fora dos normal poderá algum dia ter vantagem em comparação a um e30 325i. Nada compensa os consumos destes 6 cilindros.

TRW gosto. É o que uso no 325tds (carro que é simplesmente fantástico digo já)

No que toca à segurança e se isso for importantissimo para ti, só vejo a Mercedes como referência.
E mesmo assim convém salientar que são mais seguros do que os outros, não implicando que sejam automóveis realmente seguros como os de hoje.

Se a segurança não for importante - que não deverá ser senão não podes equacionar um carro pré-1990, então tens muita coisa à escolha.

No que toca à segurança e se isso for importantissimo para ti, só vejo a Mercedes como referência.
E mesmo assim convém salientar que são mais seguros do que os outros, não implicando que sejam automóveis realmente seguros como os de hoje.

Se a segurança não for importante - que não deverá ser senão não podes equacionar um carro pré-1990, então tens muita coisa à escolha.

Salvo erro a Saab na altura já era uma referência em segurança nos 80/90's.

Não esquecer a Volvo como referência a nível de segurança nessa época. ;)
Mas é praticamente imperativo esquecer a segurança passiva para se conduzir um carro antigo, senão estamos sempre a pensar "ai que vou morrer" e nem desfrutamos da experiência. É melhor tentar combater esse défice com uma condução mais atenta e prudente (i.e. segurança activa). ;)

Mas é praticamente imperativo esquecer a segurança passiva para se conduzir um carro antigo, senão estamos sempre a pensar "ai que vou morrer" e nem desfrutamos da experiência. É melhor tentar combater esse défice com uma condução mais atenta e prudente (i.e. segurança activa). ;)

Pois é um bocado a opinião que tenho... contudo é impossível só pensarmos "em nós" e achar que se conduzir perfeitinho não terei acidente algum. Os azares acontecem e alguns nem bem azares são.

Não se trata de não ser importante. Mas sim não é a 1ª que me ocorre quando penso num carro destas épocas. Mas acho pertinente referires pois de facto é algo importantíssimo a considerar nem que seja para ser "prescindido" por outra coisa.

Atenção que não estou a pensar em nada em concreto para comprar. Apenas ponho-me a "sonhar" e pensar com os pés mais na terra sobre algumas possibilidades e os "Se"s...

Mad, farias então como carro diário um 190 2.3 todo bonitinho e com ACs e Bancos em pele? E se pelo mesmo valor pudesses ter um Alfa 75 (em qualquer motorização)?

Eu falo de coisas assim... eu por exemplo adoro ambos os carros e se calhar até escolheria o Merck por ser mais "certo" mas ao mesmo tempo estou a pôr de parte o outro por medo e "desconhecimento" do que poderá vir ou não a ser, enquanto o merck é mais "seguro tbm nesse sentido".

Salvo erro a Saab na altura já era uma referência em segurança nos 80/90's.

Saab e Volvo, bem lembrado.[;)]

Voltar
Superior