Quais os Sintomas da Junta da Cabeça Queimada?

Falam tanto nas juntas que um gajo se vê obrigado a tirar mestrados e doutoramentos em juntas e depois, vai na volta, quase nunca se utiliza isso para proveito próprio mas sim para os outros que "não" têm problemas de juntas. [:D]

[:)] [:)] [:)]

[;)] ao menos é um carro que "puxa" pelo seu dono, cultivando-o tecnicamente [:D]

o meu primera deixava-me sempre na ignorância!

No caso do meu primeiro sintoma foi a falta de força em subida... em zonas que subia na boa com 3ª tinha de reduzir para 2ª. Foi a tal "maionese" no vaso de expansão e bocadinhos de juntas a boiar LOL

depois do DL já nao vale a pena escrever mais nada neste tópico...

De certeza que há mais formas dela se manifestar, mas isto não pretende ser nenhuma tese de mestrado. [:)]

O Telmauto já se lembrou de mais uma ou duas: a pressão nos tubos de borracha. Pressão essa que fica retida num sistema razoavelmente estanque (se a tampa do reservatório não estiver totalmente estragada ou se não houver fissuras neste reservatório) e que se notará muito bem ao abrir a tampa ao fim de algumas horas com o motor já bem frio (em quente todos fazem um mais ou menos ligeiro ppfff).

Lembrei-me de outra coisa mais ou menos relacionada com isto: água dentro dos cilindros nem sempre tem que vir pela junta da cabeça ou por fissuras na cabeça/camisas. Alguns colectores de admissão são aquecidos pela água de "arrefecimento".

Entre o colector e a cabeça existe uma junta que pode falhar e permitir a fuga do líquido, seja para fora do motor (menos grave e vê-se bem) seja para dentro dos cilindros. De qualquer modo não há perda de compressão neste caso o que permite diferenciar isto de uma fuga pela junta da cabeça, onde normalmente existe também alguma perda de compressão.

Deixava, porquê? Já o despachaste? Trocaste o Primera pelo outro?

Então agora vais começar a aprender algumas coisas sobre suspensões e tal... [:D]

ya praticamente já lá foi..........

não foi bem trocar por outro, o xantia não substitui o primera!

mas é outra vez o inicio da minha procura por um 2.0eGT![;)]

Só aparência não me enche.....preciso do motor!ehehe...............mas ainda me vou arrepender

Se não me engano, se a ventilação deitar ar quente q.b. a junta está boa.

Isso apenas significa que a torneira da chaufagem está aberta e o circuito de refrigeração tem água sufuciente para passar no radiador de chaufagem.

A acrescentar o que disse o DL sobre o teste de compressão, uma pressão de compressão de dois cilindros consecutivos mais baixa e idêntica entre esses dois cilindros significa quase sempre junta queimada, com passagem de compressão entre esses dois cilindros. É muito frequente entre os dois cilindros do meio, onde a colaça pode ganhar mais empeno.

A J U D E M P F!!!

já que estamos com mão na massa, ontém pus essa hipotese de ter a colassa queimada.
quando comprei a minha clio eu e o meu pai metemos a carrinha no mecanico para mudar tudo. correias tubos bomba de agua... (já sabemos o que a casa gasta a nível de carros usados). passado uns tempos o ar da sofagem vinha frio mesmo posicionado a quente. o meu pai teve a brilhante ideia de meter anti congelante para desentupir o circuito e disse que em principio nao haveira problemas de os tubos rasgarem pois estes eram novos. a sofagem de facto ficou impecavel. o que não ficou impecável foi que a carrinha começou a perder agua.
um dia à noite fui a povoa de varzim pela AE e voltei, e quando deixei a minha vizinha em casa notei que tinha a carrinha a começar a sobre aquecer. como precaução andava com um garrafao de 5l de agua na carrinha e ela levou-me os 5l de agua ficando o deposito vazio. xeguei à minha garagem e vi que era um tubo desencaixado. tudo bem, encaixei o tubo, meti uma abraçadeira que não tinha e pensei ke nao iria ter mais problemas. pois enganei-me. estes dias vinha para celorico de basto (já um pouco tarde) e vim a puxar um pouco, quando me apercebo tenho a temperatura a subir quase aos 100ºC. parei de imediato e acrescentei agua.
ontem finalmente meto-me debaixo da carrinha para ver se dou com a fuga de agua e népia... o meu pai falou que poderia ser o motor...

que vos parece???

100ºC pode não ser muito, há motores que funcionam a 110-115ºC daí a extrema importância do líquido que usam e do estado da tampa do reservatório de expansão, já que essas temperaturas só são possíveis (sem o líquido entrar em ebulição) se a pressão do sistema de arrefecimento for substancialmente superior à pressão atmosférica (normalmente funcionam a mais de 1,5 bar).

Penso que esse teu carro será diesel pelo que a temperatura de funcionamento será inferior a um gasolina equivalente, mas tu melhor que ninguém saberás se esses 100ºC são normais ou já não, consoante a tua experiência anterior com esse carro.

A receita é sempre a mesma: colocar o comando da temperatura do habitáculo no máximo de forma a que a lavagem se processe também através do radiador da "chaufage", lavar meticulosamente todo o circuito de arrefecimento, incluindo todas as passagens pelo bloco e cabeça do motor, em caso de necessidade utilizar um aditivo de limpeza (tipicamente estará dentro do circuito durante 15-45 minutos consoante o aditivo a utilizar, com o motor ao ralenti ou ralenti acelerado, depois é drenado e tudo novamente bem lavado), substituir termostato, bomba de água (se for velha, que não é o caso presente), todas as juntas e O-rings onde se mexa, tubos de borracha e metálicos que inspirem pouca confiança, as abraçadeiras que não estiverem impecáveis e a tampa do vaso de expansão se não for recente.

Depois confirmar que a válvula entre a cabeça e o vaso de expansão (nos motores que a têm) está funcional, encher o circuito com a mistura anticongelante adequada e recomendada pelo fabricante da viatura para esse motor, purgar bem o ar, atestar o nível até à marca de máximo. Testar o sistema, ver se aquece e se a ventoínha liga à temperatura esperada. Confirmar que a ventoínha faz baixar a temperatura para o nível normal, que não há fugas de anticongelante nem sobreaquecimento.

Caso tudo pareça estar bem, testar o carro em estrada, voltar à base, desligar o motor, confirmar que o tubo de borracha inferior do radiador está quente mas não tanto quanto o tubo de borracha superior (o que sai do motor e entra no radiador) e deixar arrefecer bem. Quando estiver bem frio (no dia seguinte ou umas boas horas depois disso), atestar o nível de anticongelante para o máximo.

Se, nos dias/semanas seguintes, se confirmar a existência de fugas é fazer um teste de pressão ao sistema. Se nada daí resultar, poderá ser feito um teste de compressão e o teste de gases da combustão nos vapores do anticongelante para despistagem de fugas pela cabeça ou respectiva junta.

Nem todas as fugas serão detectáveis assim mas é um passo por onde começar. Há fugas nas juntas dos colectores de admissão e nas bombas de água que, por vezes, são mais complicadas de detectar mas, com mais ou menos trabalho, vai-se lá. Se perde líquido ele tem que estar a sair por algum lado! [;)]

Last edited:
Penso que esse teu carro será diesel pelo que a temperatura de funcionamento será inferior a um gasolina equivalente, mas tu melhor que ninguém saberás se esses 100ºC são normais ou já não, consoante a tua experiência anterior com esse carro.

exactamente amigo. mas lá esta antes de o meu pai meter o tal liquido a carrinha nem sequer aquecia. ok não me recordo se nos limites pudesse ir aos ditos 90º, mas tenho a certeza que daí não passava nem perdia agua. agora perde agua e se puxares por a carrinha ela aquece bem.

li um bocado na diagonal, mas acho que uma coisa ainda não foi dita.

No pegar do carro em frio, se pegar a falhar (relantim instável) e com fumo é sinal de água em cima nos cilindros.

li um bocado na diagonal, mas acho que uma coisa ainda não foi dita.

No pegar do carro em frio, se pegar a falhar (relantim instável) e com fumo é sinal de água em cima nos cilindros.

Exatamente,isso é outro sinal.
Já agora,a que temperatura deve andar um carro a diesel?O carro a subir,ou seja,a puxar,a temperatura sobe sempre?chega a atingir os 100ºC,é normal?

[s)] [s)]

Aproveitando este tópico, acho que a junta da cabeça do meu punto mk1 foi á vida.

Meti o a trabalhar e durante 1 / 2 min entre as 2 e 3mil rpm dava alguns soluços e depois não o fez mais. A temperatura esta um pouco abaixo do normal, nao ha sobreaquecimento, mas o oleo do motor nota se perfeitamente que está lá agua, tendo algumas "bolhas" quando se tira a vareta.

Será mesmo a junta da cabeça queimada? O pior ainda que isso estou mesmo lixado?? [s)] [s)]

EDIT: Fui dar uma grande volta e aparentemente está normal... não sobreaquece e a temperatura esta normal. A água do reservatorio esta como sempre esteve e a questao do oleo acho que foi lapso meu porque antes de meter o carro a trabalhar estava ok.

Amanha espero ter um esclarecimento melhor... Logo se vê se tem alguma coisa

Cumps

Last edited:
Já agora deixo o meu relato do que se passou com o meu no mes passado.
Trabalho relativamente perto de casa, 3km, mas como trabalho de noite tenho de levar o carro. Como é de esperar, o carro raramente aquece ate á temperatura normal. Certo dia ao sair do trabalho, o carro começa a aquecer rapidamente ao ponto de nesses 3km a ventuinha disparar. Achei estranho pois é muito raro ouvir a ventinha do carro a disparar. Pensei que fosse falta do liquido do circuito de arrefecimento do motor. Alguma fuga pensei eu. Chegando a casa, e pensado que nao seria nada de grave, abro o capo e voila! Tinha o deposito do liquido de arrefecimento todo inchado e cheio de oleo do motor. Pensei logo que fosse a junta que tivesse ido ao ar. La deixei o carrito no mecanico (isto foi a um sabado, logo a ford estava fechada) de confiança da minha maria. Na segunda feira ao fim do dia, lá fui eu todo penoso saber o diagonostico. Por sorte foi o radiador da sofagem (penso nao estar a mandar nenhuma calinada) que fazia a passagem do oleo para a agua. Lá comprou o dito radiador (265€) mais umas coisitas e depois foi esperar 2 semanas ate o circuito estar completamente limpo. Na altura que fui ver o carro, durante a dita limpesa, saia uma especie de pasta cinza. O que é certo, é que felizmente agora o carro esta impecavel, já fiz umas boas viagens e uns quantos para arranca na nossa "querida" IC 19 em hora de ponta para ver se ele aquecia e por enquanto, e espero que assim se mantenha, esta a funcionar a 110%. Segundo a ford, este dito radiador é um dos pontos fracos deste motor ( 1.8 TDDi).

Uma foto de quanto ele estava a ser arranjado. Como podem ver o reservatorio passou de cor de rosa para preto...

[s)]
imagem099fm9.jpg

A minha Mondeo pela primeira vez deixou-me na estrada :(
Fiz a viagem Porto-Algarve com um aquecimento invulgar sempre que puxava mais um pouco, de modo que tive que fazer a viagem toda a 110/115 km/h.
Aconselhado pelo mecanico limpei os tudos do vaso de expansão enquanto estive de férias, mas de nada valeu. No regersso acontecia a mesma coisa: aquecimento anormal (mas sem nunca entrar na zona de perigo).

Estive em Fátima parado uma hora e fui verificar o nivel de água, estava tudo bem, com a confusão das crianças a entrar e sair deixei o tampão fora do vaso, até Pombal foi tudo bem, mas de repente o ponteiro mandou-se para o vermelho e tive mesmo que encostar, tentei sangrar a tubagem acrescentar água quando arrefeceu, mas não resolvi nada, aquece e manda a água fora.

Não sei se foi devido ao tampão estar fora ou se foi a junta da cabeça que queimou, que vos parece??
O que é certo é que eu cheguei a casa são e salvo mas o carro ainda não.

A minha Mondeo pela primeira vez deixou-me na estrada :(
Fiz a viagem Porto-Algarve com um aquecimento invulgar sempre que puxava mais um pouco, de modo que tive que fazer a viagem toda a 110/115 km/h.
Aconselhado pelo mecanico limpei os tudos do vaso de expansão enquanto estive de férias, mas de nada valeu. No regersso acontecia a mesma coisa: aquecimento anormal (mas sem nunca entrar na zona de perigo).

Estive em Fátima parado uma hora e fui verificar o nivel de água, estava tudo bem, com a confusão das crianças a entrar e sair deixei o tampão fora do vaso, até Pombal foi tudo bem, mas de repente o ponteiro mandou-se para o vermelho e tive mesmo que encostar, tentei sangrar a tubagem acrescentar água quando arrefeceu, mas não resolvi nada, aquece e manda a água fora.

Não sei se foi devido ao tampão estar fora ou se foi a junta da cabeça que queimou, que vos parece??
O que é certo é que eu cheguei a casa são e salvo mas o carro ainda não.

No motor ford 1.8 a diesel (tal como noutros da altura, a gasolina, o CVH, o OHV) é de facto comum entupir o tubo de retorno ao vaso de expansão, tal como o canal onde entra o tubo no vaso. Especialmente quando já andaram bastante tempo só com água, sem anticongelante (que também é anticorrosivo).
O primeiro pode ser desentupido com ar comprimido.
O segundo, costuma ganhar "pedra" de calcário e ferrugem que por vezes só se consegue tirar com uma chave de fenda fina ou mesmo uma broca.
Quando não há nenhuma passagem de água pelo tubo de retorno, o motor sobreaquece.
Os motores têm comportamentos típicos em relação a juntas queimadas, os sintomas de cada um são típicos.
No motor ford, a junta até é bem resistente.
Uma junta queimada nesse motor nota-se pela excessiva (alguma pressão é normal) pressão na tubagem do radiador e pelo "inchar" dos tubos quando se acelera (passagem de compressão para a água). Pode também surgir óleo no vaso de expansão.
Quanto a ter andado sem tampa, é normal ter ido a temperatura ao vermelho, pois nesse motor, quando chega à temperatura normal de funcionamento, a água começa a vir fora. Andando com pouca água sobreaquece.
Para além do já referido entupimento do tubo de retorno, a outra avaria típica que causa sobreaquecimento é o termostato que fica fechado ou a abrir tardiamente, não levando a água ao radiador em condições.
Portanto não é de considerar logo à partida que a junta está queimada. A junta queimada é uma consequência do sobreaquecimento, não a causa (excluindo os casos em que a junta se deteriora com o tempo - junta "podre").
O que pode de facto ter sido fatal para a junta foi ter deixado a temperatura ir ao vermelho, mas como já referi, essas juntas até são bem durinhas, pode ter escapado.
Se perdia água, acrescento uma terceira causa típica de sobreaquecimento nesse motor, a perda de água pelas caixas do radiador (são motores já com uns anos). Pode ainda haver fugas pelas tubagens ou mesmo pela bomba de água. Faltando água sobreaquece.
Há que ir à oficina agora, verificar o que causou o sobreaquecimento.
Boa sorte!

Last edited:
Back