A minha Mondeo pela primeira vez deixou-me na estrada

Fiz a viagem Porto-Algarve com um aquecimento invulgar sempre que puxava mais um pouco, de modo que tive que fazer a viagem toda a 110/115 km/h.
Aconselhado pelo mecanico limpei os tudos do vaso de expansão enquanto estive de férias, mas de nada valeu. No regersso acontecia a mesma coisa: aquecimento anormal (mas sem nunca entrar na zona de perigo).
Estive em Fátima parado uma hora e fui verificar o nivel de água, estava tudo bem, com a confusão das crianças a entrar e sair deixei o tampão fora do vaso, até Pombal foi tudo bem, mas de repente o ponteiro mandou-se para o vermelho e tive mesmo que encostar, tentei sangrar a tubagem acrescentar água quando arrefeceu, mas não resolvi nada, aquece e manda a água fora.
Não sei se foi devido ao tampão estar fora ou se foi a junta da cabeça que queimou, que vos parece??
O que é certo é que eu cheguei a casa são e salvo mas o carro ainda não.
No motor ford 1.8 a diesel (tal como noutros da altura, a gasolina, o CVH, o OHV) é de facto comum entupir o tubo de retorno ao vaso de expansão, tal como o canal onde entra o tubo no vaso. Especialmente quando já andaram bastante tempo só com água, sem anticongelante (que também é anticorrosivo).
O primeiro pode ser desentupido com ar comprimido.
O segundo, costuma ganhar "pedra" de calcário e ferrugem que por vezes só se consegue tirar com uma chave de fenda fina ou mesmo uma broca.
Quando não há nenhuma passagem de água pelo tubo de retorno, o motor sobreaquece.
Os motores têm comportamentos típicos em relação a juntas queimadas, os sintomas de cada um são típicos.
No motor ford, a junta até é bem resistente.
Uma junta queimada nesse motor nota-se pela excessiva (alguma pressão é normal) pressão na tubagem do radiador e pelo "inchar" dos tubos quando se acelera (passagem de compressão para a água). Pode também surgir óleo no vaso de expansão.
Quanto a ter andado sem tampa, é normal ter ido a temperatura ao vermelho, pois nesse motor, quando chega à temperatura normal de funcionamento, a água começa a vir fora. Andando com pouca água sobreaquece.
Para além do já referido entupimento do tubo de retorno, a outra avaria típica que causa sobreaquecimento é o termostato que fica fechado ou a abrir tardiamente, não levando a água ao radiador em condições.
Portanto não é de considerar logo à partida que a junta está queimada. A junta queimada é uma consequência do sobreaquecimento, não a causa (excluindo os casos em que a junta se deteriora com o tempo - junta "podre").
O que pode de facto ter sido fatal para a junta foi ter deixado a temperatura ir ao vermelho, mas como já referi, essas juntas até são bem durinhas, pode ter escapado.
Se perdia água, acrescento uma terceira causa típica de sobreaquecimento nesse motor, a perda de água pelas caixas do radiador (são motores já com uns anos). Pode ainda haver fugas pelas tubagens ou mesmo pela bomba de água. Faltando água sobreaquece.
Há que ir à oficina agora, verificar o que causou o sobreaquecimento.
Boa sorte!