Qual a bicha a comprar?

Qual a bicha a comprar?

• Total de eleitores
    48
  • Sondagem encerrada .
Estou longe de ser grande conhecedor, mas sou grande fã da Mazda 6 (ainda mais do sedan). Para mim estaria no topo da lista.

Tenho uma 318 de serviço que gosto bastante de conduzir apesar dos 143 CV. Em termos estéticos, continuo a achá-la muito interessante com um perfil bastante agressivo.
Conforme é amplamente conhecido a bagageira está longe de impressionar, com determinado tipo de carga leva-me bastante menos coisas do que o meu anterior Passat Sedan. Tem também o contra de vir muito básica e os extras serem caros.

Não conheço a nova A4, mas os olhos também comem e não consigo achá-la minimamente interessante. Da mesma forma, continuo a achar a parte frontal da Superb horrível.

A Passat continua a ser um valor seguro, nomeadamente pelo equipamento e, sem ser deslumbrante, parece agora um pouco mais longilínea e agressiva.

De qualquer forma, tens um belo orçamento e parte da piada está na procura. :)

Exacto. Preço e qualidade não são necessariamente relacionáveis. Agora marcas europeias/japonesas compram aos mesmos fornecedores (podem é comprar gamas de qualidade diferente mesmo dentro da mesma marca de componente). Exemplo disso é o grupo PSA e as novas caixas automáticas. Mas como disse, isto é off-topic.

Atenção que a qualidade é diferente de fiabilidade. O problema é basicamente a complexidade da tecnologia de hoje em dia, quanto mais complexa é uma tecnologia, maior probabilidade de problemas, por isso é que a fiabilidade e qualidade geral, não estão directamente relacionadas, um carro premium tem mais qualidade geral do que um Skoda, Dacia, ou Chevrolet, mas não é necessariamente mais fiável.

Atenção que a qualidade é diferente de fiabilidade. O problema é basicamente a complexidade da tecnologia de hoje em dia, quanto mais complexa é uma tecnologia, maior probabilidade de problemas, por isso é que a fiabilidade e qualidade geral, não estão directamente relacionadas, um carro premium tem mais qualidade geral do que um Skoda, Dacia, ou Chevrolet, mas não é necessariamente mais fiável.

Se entenderes qualidade = materiais/montagem e fiabilidade = mecânica/electrónica então sim. E nesse caso, os japoneses são cartas na fiabilidade Lembro-em sempre de uma situação em Dezembro, depois de uma noite de grande nevão, em Penalva do Castelo (serra da Estrela). Corria o ano de 1989. Numa rua em que havia muitos Mercedes e BMW estavam sem conseguir ligar os carros e o meu pai (entre outras coisas, foi mecânico) que depois de ajudar os vizinhos a ligar os seus premium acabou de tomar o pequeno-almoço e disse: vamos ver se consigo meter o Toyota (um Corolla) a trabalhar (era dia de regresso a Lisboa). Dois minutos depois entra em casa e diz: vamos carregar o carro, ligou à primeira.

Isto não quer dizer nada sobre a fiabilidade dos japoneses mas quer dizer tudo. E, mais importante, corria o ano de 1989, ano que os Mercedes e os BMW era isso mesmo: Mercedes e BMW.

Colocar a fiabilidade ou a qualidade de um Skoda ao nível de um Dacia ou Chevrolet é quase uma heresia [;)]

É natural que a V60 esteja com alguns votos, é uma carrinha bonita, tanto quanto se sabe é fiável e segura.
Com esse orçamento já se compra uma cheia de equipamento e com o D4 de 190cv que deve ser excelente.

Estou longe de ser grande conhecedor, mas sou grande fã da Mazda 6 (ainda mais do sedan). Para mim estaria no topo da lista.

Tenho uma 318 de serviço que gosto bastante de conduzir apesar dos 143 CV. Em termos estéticos, continuo a achá-la muito interessante com um perfil bastante agressivo.
Conforme é amplamente conhecido a bagageira está longe de impressionar, com determinado tipo de carga leva-me bastante menos coisas do que o meu anterior Passat Sedan. Tem também o contra de vir muito básica e os extras serem caros.

Não conheço a nova A4, mas os olhos também comem e não consigo achá-la minimamente interessante. Da mesma forma, continuo a achar a parte frontal da Superb horrível.

A Passat continua a ser um valor seguro, nomeadamente pelo equipamento e, sem ser deslumbrante, parece agora um pouco mais longilínea e agressiva.

De qualquer forma, tens um belo orçamento e parte da piada está na procura. :)

O belo orçamento vem da não troca de carro durante algum tempo. Para mim (na família pensa-se de forma diferente) os carros são para durar mais de 5 ou 6 anos nas nossas mãos. Por isso é que também não podemos fazer decisões de compra sem pensar bem.

Concordo com a apreciação estética da Superb e da A4. Mas a Passat também acho que a lateral e a traseira são desinteressantes (aí a Superb é melhor). Se já tivesse filhos adolescentes então a escolha já estava feita (Superb). Mas não os tendo e mesmo com toda a logística da cadeirinha, acho que a Superb tem "espaço a mais" na traseira. Sendo uma das suas vitórias sobre a concorrência acho que é uma vitória que para o meu caso particular não interessa muito. Em oposição, achei a bagageira da BMW um pouco limitada, mas pode ser erro de apreciação visual.

Se entenderes qualidade = materiais/montagem e fiabilidade = mecânica/electrónica então sim. E nesse caso, os japoneses são cartas na fiabilidade Lembro-em sempre de uma situação em Dezembro, depois de uma noite de grande nevão, em Penalva do Castelo (serra da Estrela). Corria o ano de 1989. Numa rua em que havia muitos Mercedes e BMW estavam sem conseguir ligar os carros e o meu pai (entre outras coisas, foi mecânico) que depois de ajudar os vizinhos a ligar os seus premium acabou de tomar o pequeno-almoço e disse: vamos ver se consigo meter o Toyota (um Corolla) a trabalhar (era dia de regresso a Lisboa). Dois minutos depois entra em casa e diz: vamos carregar o carro, ligou à primeira.

Isto não quer dizer nada sobre a fiabilidade dos japoneses mas quer dizer tudo. E, mais importante, corria o ano de 1989, ano que os Mercedes e os BMW era isso mesmo: Mercedes e BMW.
Ainda é longe da Serra apesar de apanhar os ares de inverno, mas é uma terra que adoro[:cool:] anda por lá uma Hiace com mais de 26 anos que ainda pega á primeira, duas aceleradelas a fundo e tá pronta[:D]

Quanto à fiabilidade, olha que a Dacia não tem tido chatices, com a utilização dos mais que conhecidos DCIs, tem sido escolha de muitos taxistas, poupados e fiáveis, é o que se quer, conforto e qualidade nem tanto mas isso fica para outros segmentos e marcas. A Skoda é practicamente a mesma coisa, não é por ostentar siglas TDI que passa a ser uma Audi ou mesmo VW, é boa, mas se comprares uma Superb nota-se ali algo mais, os restantes estão ao nível da concorrência das marcas generalistas, mas acho que a própria Skoda sabe disso, daí estar inserida onde está no Grupo VW/VAG

É natural que a V60 esteja com alguns votos, é uma carrinha bonita, tanto quanto se sabe é fiável e segura.
Com esse orçamento já se compra uma cheia de equipamento e com o D4 de 190cv que deve ser excelente.

A V60 com o D4 é mesmo a única hipótese em cima da mesa. Mas aquela estética da consola central não me atraí minimamente. Até gosto da estética da V60 (r design [br:)]) mas com aquela consola (aquilo que vemos todos dias bem mais importante que o exterior do carro na minha opinião) não sei, não... para mais quando a comparo a uma Mazda, Mercedes ou uma BMW... Aliás, era a minha primeira escolha quando comecei a pensar em carrinhas... até ver a estética interior.

Sou um picuinhas [:blush:] mas quando estamos a falar de um tipo de investimento como este e a longo prazo temos mesmo de ser picuinhas (e depois somar a segurança, fiabilidade, qualidade, manutenção, etc.)

Ainda é longe da Serra apesar de apanhar os ares de inverno, mas é uma terra que adoro[:cool:] anda por lá uma Hiace com mais de 26 anos que ainda pega á primeira, duas aceleradelas a fundo e tá pronta[:D]

Quanto à fiabilidade, olha que a Dacia não tem tido chatices, com a utilização dos mais que conhecidos DCIs, tem sido escolha de muitos taxistas, poupados e fiáveis, é o que se quer, conforto e qualidade nem tanto mas isso fica para outros segmentos e marcas. A Skoda é practicamente a mesma coisa, não é por ostentar siglas TDI que passa a ser uma Audi ou mesmo VW, é boa, mas se comprares uma Superb nota-se ali algo mais, os restantes estão ao nível da concorrência das marcas generalistas, mas acho que a própria Skoda sabe disso, daí estar inserida onde está no Grupo VW/VAG

Sim, ainda fica um pouco longe da Serra da Estrela mas era para localizar aqui para o pessoal do fórum.

Quanto a fiabilidade dos Dci ou dos Hdi dessas motorizações nada a dizer. Quem dera ao 1.6 Tdi ter metade da fiabilidade. Mas estava a comparar Dacia e Skoda no seu todo, não só na fiabilidade dos motores.

Colocar a fiabilidade ou a qualidade de um Skoda ao nível de um Dacia ou Chevrolet é quase uma heresia [;)]

Em fiabilidade pura a Dacia é uma marca muito boa, porque usa apenas tecnologia testada e relativamente simples. Os Dacia são carros desenvolvidos para aguentarem as condições extremas do Leste Europeu, e nesse aspecto são muito bons.

Nada a ver com plásticos fofinhos e essas coisas, plásticos é do mais básico, num Dacia o que interessa é simplesmente a fiabilidade.

A filosofia inicial da Skoda quando foi comprada pela VW também era assim, quem não se lembra dos Skoda Felicia e Favorit, mas entretanto a marca evoluiu muito.

O belo orçamento vem da não troca de carro durante algum tempo. Para mim (na família pensa-se de forma diferente) os carros são para durar mais de 5 ou 6 anos nas nossas mãos. Por isso é que também não podemos fazer decisões de compra sem pensar bem.

Concordo com a apreciação estética da Superb e da A4. Mas a Passat também acho que a lateral e a traseira são desinteressantes (aí a Superb é melhor). Se já tivesse filhos adolescentes então a escolha já estava feita (Superb). Mas não os tendo e mesmo com toda a logística da cadeirinha, acho que a Superb tem "espaço a mais" na traseira. Sendo uma das suas vitórias sobre a concorrência acho que é uma vitória que para o meu caso particular não interessa muito. Em oposição, achei a bagageira da BMW um pouco limitada, mas pode ser erro de apreciação visual.

Tanto o meu carro, como o da mulher, são de serviço, mas concordo em absoluto com a opção de ter os carros durante esse tempo. Claro que tem piada trocar com mais frequência, mas fica uma mania cara.

A mala da BMW é efectivamente limitada.

Este tópico agradou-me bastante, apesar de não precisar de uma carrinha, é o estilo de carros que mais gosto, dá para levar a bicicleta dentro e é espaçosa qb

Não conhecia a nova Mazda 6, fui pesquisar e adorei, sou um pouco leigo nisto, tração atrás ou à frente?
fiquei rendido à carrinha, está espetacular!! Está com uma frente imponente, adorei!

NAo gosto de skodas mas reconheço a qualidade e conforto da que tens em vista. Seria uma opção que eu considerava também.

dessas todas só andei numa v40 já não muito recente e acho que atrás não é muito confortável, achei o carro mt saltitão para quem vai atrás
a v60 ja ponderaria equacionar.

tenho andado numa 320d 2013 e adoro a carrinha, aquilo tem mesmo pulmões e parece ter uma condução super engraçada, mas se queres espaço e tens bom orçamento, porque não a série 5?!

Concordo contigo na Cla, é um roubo, é linda, mas é pra sair da lista.. Nem está no segmento que queres. Porque não equacionas uma E não nova?
vi alguns modelos E300 na casa dos 45-50k com poucos km (<40)

Dá uma olhada na insígnia, é uma carrinha fantástica também, qualidade preço acho que está lá.

Sou um tipo poupado, dai não ser muito a favor de carros novos porque é deitar dinheiro fora no meu ponto de vista, a minha escola ia cair sempre nos carros de serviço..

excluia os franceses todos...
De resto penso um bocado como tu, acho que deves comprar o carro e fazer por manter, e não trocar nos próximos 4 anos ;)

vou ou continuar a seguir o tópico, boa sorte com a compra

Os meus preferidos dentro dos premium:

BMW S3 F31

BMW-3-Series-Touring--F31--4586_31.jpg

C-Class S205

2015-mercedes-benz-c-class-estate-02.jpg

Os meus preferidos dentro dos generalistas:

Citroen C5 II, Skoda Suberb III

Grande avião, muito boa relação qualidade /preço:

Citroen-C5-II-Tourer.jpg

Qualidade/preço imbatível:

gallery-2.jpg

Última edição:
Essa arrogância misturada com ignorância...

0 de arrogância, muito de ignorância, porque efetivamente percebo pouco mesmo.
É uma questão de gosto, não gosto de renault, peugot, e cítroen, até se diz que este último é dos mais confortáveis que há, acredito mas são gostos..

Clica duas vezes ao lado do título, não em cima do título.

Não sou muito totó com informática mas isto está difícil

Em cima do título "qual a bicha a comprar" a página recarrega (quer na pág n.º 1 quer na actual).

ao lado do título, no lado esquerdo, sobre a palavra título ou lá perto, selecciona a palavra "título" como se fosse para copiar...

No lado direito a mesma coisa..

será que estou a ser totó (uso o browser opera).:confused:

0 de arrogância, muito de ignorância, porque efetivamente percebo pouco mesmo.
É uma questão de gosto, não gosto de renault, peugot, e cítroen, até se diz que este último é dos mais confortáveis que há, acredito mas são gostos..

Tudo bem peço desculpa, retiro o que disse.

Este tópico agradou-me bastante, apesar de não precisar de uma carrinha, é o estilo de carros que mais gosto, dá para levar a bicicleta dentro e é espaçosa qb

Não conhecia a nova Mazda 6, fui pesquisar e adorei, sou um pouco leigo nisto, tração atrás ou à frente?
fiquei rendido à carrinha, está espetacular!! Está com uma frente imponente, adorei!

NAo gosto de skodas mas reconheço a qualidade e conforto da que tens em vista. Seria uma opção que eu considerava também.

dessas todas só andei numa v40 já não muito recente e acho que atrás não é muito confortável, achei o carro mt saltitão para quem vai atrás
a v60 ja ponderaria equacionar.

tenho andado numa 320d 2013 e adoro a carrinha, aquilo tem mesmo pulmões e parece ter uma condução super engraçada, mas se queres espaço e tens bom orçamento, porque não a série 5?!

Concordo contigo na Cla, é um roubo, é linda, mas é pra sair da lista.. Nem está no segmento que queres. Porque não equacionas uma E não nova?
vi alguns modelos E300 na casa dos 45-50k com poucos km (<40)

Dá uma olhada na insígnia, é uma carrinha fantástica também, qualidade preço acho que está lá.

Sou um tipo poupado, dai não ser muito a favor de carros novos porque é deitar dinheiro fora no meu ponto de vista, a minha escola ia cair sempre nos carros de serviço..

excluia os franceses todos...
De resto penso um bocado como tu, acho que deves comprar o carro e fazer por manter, e não trocar nos próximos 4 anos ;)

vou ou continuar a seguir o tópico, boa sorte com a compra

Vamos por partes[:D]
O Mazda tem tracção dianteira e só vale a pena porque tem uma excelente caixa manual (tipo MX-5) e um comportamento em curva excelente (segundo reviews, aidna naõ fiz tes-drive). O problema do Mazda é se o actual motor 2.2 continuar com a treta do aumento do óleo como tinha o 2.0 e a obrigação de ter o condutor a servir o carro e não o carro servir o condutor.

Já li sobre isso, que acontece como que este novo motor Skyactive já não tem esse problema. A ter essa questão em consideração, então será um problema.

A V40 e a V60 são bastante diferentes em conforto.

A Série 5 (seria de esperar mais uns meses dado que está em final de vida e por isso conseguia bons descontos) apenas consigo chegar ao motor da 520d. E para mim, esse é motor a menos para aquele peso e para aquelas dimensões. Além do mais, acho que é uma carrinha de um segmento superior que não quero/posso entrar porque teria sempre de vir muito despida de equipamento que considero essencial para este novo carro. Mas a 320d continua na lista.

O mesmo se diga quanto à Classe E.

Quanto ao CLA acho que já saiu da lista... mas na verdade ainda não a retirei (e ainda vou fazer o test-drive)[8b]

De qualquer forma, a ideia é comprar nova (ou com menos de 1500 km), isto para a Mazda ou a Superb ou então comprar usada do segmento premium mas com muitos poucos km (sempre menos de 10.000 km).

A Insígnia está totalmente fora (comportamento, motores, estética), nem entra para contas. E de igual modo estão os franceses (a 508 ainda foi uma "possiblidade" mas acho que com o orçamento que tenho disponível posso ir para algo superior). De qualquer modo, a 508 é uma excelente carrinha para quem queira ficar pelos € 35.000 a € 40.000.

Voltar
Superior