Qual o melhor FWD de sempre?

quanto ao tema do tópico

estamos a falar em eficácia/gozo/ambos?

é que há uns conjuntos interessantes.

Honda Integra Type R
Renault Clio Trophy
Mini Cooper S (classic) - o verdadeiro kart FWD
Lotus Elan FWD - apesar do original RWD ser ainda algo de extraordinário

temos depois as escolhas habituais
Renault 5 GT turbo
VW Golf GTI 2 e porque não, agora o 5
Peugeot 205 GTI
Citroen Saxo Cup
Peugeot 106 GTI
Citroen AX GT/GTI
Renault clio Williams
Peugeot 306 GTI
Citroen Xsara VTS
Alfa Alfasud
Alfa 156 2.0 T.S. (Não ponho o GTA, apenas porque nesta configuração revela-se muito mais equilibrado onde todo o conjunto brilha, não apenas o motor)
Ford puma 1.7 e ST160
Ford focus RS e o novo ST (o anterior também é excelente, mas perdia na componente motor)
Diversos Hondas Civics, desde o VTi até ao actual CTR
Fiat Barchetta - o FWD mais RWD que até agora já vi.
Fiat Coupé Turbo - quase, quase, quase perfeito, mas o motor era estupidamente pujante, ou seja, daquelas coisas que nós gostamos
Mini actual
Ford Mondeo actual - o esquecido. Pensem nele antes de considerar o 159 como melhor sedan FWD no capitulo dinâmico.
Ford Ka, SportKa
Fiat Cinquecento/Seicento Sport
outro que ninguém dá nada por ele - Daihatsu Copen
Lancia Fulvia

e devo m ter esquecido d alguns

citação:Originalmente colocada por _vn_power_

citação:Originalmente colocada por Im4real

Cm ja tinha dito o Xantia Activa V6 eram muito bom :) há uns tempos andou por ai um comparativo entre o Citro e o ITR :)
:( Desculpa?! Nao posso ter percebido bem essa....

Perceber o quê? Andou aqui no forum um comparativo de uma revista de um ITR com o Xantia Activa V6 :)

Bem este é um topico bem complicado de responder...mas de todos os que ai estão eu escolhi o 306 gti, mas podia ter escolhido o 205 gti, grande historial têm estes carros.....mas já agora por curiosidade eu gostava msm era de ver um civic tipe r a derrotar um megane renault sport!!!lol isso é que era um feito!!!só o binário do megane deixa o civic a milhas....de resto de salientar que o primeiro carro fwd a ganhar uma prova do mundial de ralies foi um citroën xsara!!!e dp um xantia activa é aquela máquina:-) aquela suspensão ainda hoje não tem rivais, pena é a citroën não se ter interessado mais e ter feito uma motorisação mais condizente.é a minha opinião mas devo ressaltar que é relativo...e eu estava aqui a escrever sem parar até pk eu tenho uma paixão por clios, o velhinho ax sport que grande que ele é:) próps

citação:Originalmente colocada por c r a s h
tracção dianteira? o 1º? Nem por sombras.
O DKW Front antecipou-se e se não estou em erro antes do DKW já existia outro.

Chassis monocoque? posso estar enganado (vou ter que rever os meus conhecimentos), mas acho que a Lancia chegou lá primeiro

O traction avant, sem duvida que "popularizou" essa solução, mas não foio pioneiro.

é como dizer que a VW inventou o TDI-diesel Power

Eu sei que não foi o 1º FWD e nem eu disse que foi!
Em produção em série ou se quizeres em grande volume, foi o 1º.
Nada mau em 1934 ter chassis monocoque, FWD e suspenção independente em ambos os eixos.

citação:Originalmente colocada por _vn_power_

citação:Originalmente colocada por GTS_M5

O 20V Turbo é bonito, rápido e potente. Queres mais?

O Clio, 106 e 206 merecem menção honrosa também...assim como o ITR.
Mas nao curva como um ITR...o que é pena...

Ai sim, mas o Itr não tem aquele super-hiper-warpfactor disparo
que o Coupé 20v T tem, o sonido daquele 5 cilindros é viciante...

Não estranhei....

Afinal BMW e FWD's nunca andaram de mãos dadas... no entanto a mercedes tem alguns FWD e também não os vejo aqui... aliás das vezes que a mercedes se meteu em fwds sem ser em veiculos comerciais, o alce veio e virou! ehehehh :D

Apesar do Clio Trophy ser considerado o melhor FWD de sempre e, um excelente drivers car, acho que o Focus I RS e o Megane RS Trophy são os mais rápidos em pista.

O Megane Trophy apesar de não ter o Feeling do Clio, é brutalmente eficaz[:0]

citação:Originalmente colocada por 3com

Apesar do Clio Trophy ser considerado o melhor FWD de sempre e, um excelente drivers car, acho que o Focus I RS e o Megane RS Trophy são os mais rápidos em pista.

Ao referires o clio e o Mégane Trophy, estás a falar de carros
de estrada??

Se sim, mete aí umas fotos para ver do que estás a falar;)

crash excelente lista. Claro que faltam alguns, de que eu também não
me lembro agora, mas queria acrescentar apenas um:

Alfa Romeo GTV 2.0 V6 TB.
O sacana do carro pode não ser divertido, mas aquelas 4 rodas prendem-se
ali ao asfalto duma maneira que até parece que, se derrapassem, fossem
obrigadas a ver o Big Show SIC durante 10 horas a fio :D

citação:Originalmente colocada por Cobra

citação:Originalmente colocada por 3com

de estrada??
São... São apenas versões melhoradas de fábrica...

As diferenças maiores são:

- menos equipamento

- menos peso (conquistado em parte devido ao 1º ponto)

- regulações difrentes de suspensão

- jantes de diferente formato

Nalguns Países, o Clio chama-se Trophy, noutros Jean Ragnotti, por exemplo.

Os Trophy são qualquer coisa: que se lixe o conforto e o peso, o que
queremos são carros eficazes. E foi preisamente isso que obtiveram [^]

citação:Originalmente colocada por Cobra

de estrada??

Se sim, mete aí umas fotos para ver do que estás a falar;)

renault-clio-2-rs-trophy-633.jpg

trophy_front_525.jpg

citação:Originalmente colocada por Rui Gonçalves

citação:Originalmente colocada por cooperluke

O DS é um óptimo carro.. mas dinâmicamente, creio que as vitórias no Monte Carlo do Mini nos anos de 64,65,66 e 67 já foram elucidativas relativamente às capacidades do Mini Cooper S, versus à concorrência da Citroen, não?? :D

Nem por isso[:p] Mas nao tem nada haver, nem sei pq os estao a comparar! Depois, o DS ganhou 2 vezes no Monaco, em 59 e 66. O Mini em 64/65/67.

Tás a gozar, certo?? O Mini Cooper S ganhou em 1966, e foi desclassificado porque os franceses, fartos de serem humilhados pelo pequeno britânico fizeram uma inspecção geral ao carro, e descobriram que as lâmpadas de duplo filamento que ele tinha não eram iguais às do carro de série e então foi desclassificado. Note-se até, que em 64 e 65 correram com as mesmas lâmpadas e nunca levantaram problema nenhum.

citação:Originalmente colocada por Rui Gonçalves
Car Magazine, 95
citação:I IMAGINE A WORLD where the sun always shines, yet the soil never dries out; where the sick are privided for; yet no-one pays tax. OK, try this. Imagine a car that rides like a limousine, yet corners like a Mini Cooper.

Agarrando na citação da Car Magazine que puseste...

No artigo diz que o Xantia Activa curva tão bem como um DS, ou como um Mini Cooper???? ;);)

Bem me parecia... :D:D:D:D

citação:Originalmente colocada por rubenvalente

Bem este é um topico bem complicado de responder...mas de todos os que ai estão eu escolhi o 306 gti, mas podia ter escolhido o 205 gti, grande historial têm estes carros.....mas já agora por curiosidade eu gostava msm era de ver um civic tipe r a derrotar um megane renault sport!!!lol isso é que era um feito!!!só o binário do megane deixa o civic a milhas....de resto de salientar que o primeiro carro fwd a ganhar uma prova do mundial de ralies foi um citroën xsara!!!e dp um xantia activa é aquela máquina:-) aquela suspensão ainda hoje não tem rivais, pena é a citroën não se ter interessado mais e ter feito uma motorisação mais condizente.é a minha opinião mas devo ressaltar que é relativo...e eu estava aqui a escrever sem parar até pk eu tenho uma paixão por clios, o velhinho ax sport que grande que ele é:) próps

em todos os comparativos que vi entre os dois nunca vi o megane a deixar o civic a milhas nem a ganhar ao civic.
quanto ao xsara tração á frente a ganhar uma prova do mundial de rallies seria qual? :D

Voltar
Superior