Quarto arrendado - Problemas...

Jbranco, estás preocupado por esta senhoria ou é mesmo por ti? Não compreendo como é possível que estejas preocupado com o lado da senhoria...se calhar é porque és senhorio, mas pensa se é razoável o que esta pessoa faz mediante os factos que te descrevo.

Jbranco, estás preocupado por esta senhoria ou é mesmo por ti? Não compreendo como é possível que estejas preocupado com o lado da senhoria...se calhar é porque és senhorio, mas pensa se é razoável o que esta pessoa faz mediante os factos que te descrevo.
Não estou preocupado com a senhoria e muito menos comigo. Era só mesmo para saber como as coisas se andam a processar.

Se quiseres o que mais me preocupa a mim é a questão fiscal, não como senhorio mas como simples contribuinte. [;)]

Ok, então também partilho da tua preocupação, apesar de neste caso em concreto ter outras que me preocupam mais.
Compreendo. A questão aqui é que quando se permitem contratos dos gás e eletricidade sem contrato de arrendamento geram-se uma série de indefinições que complicam em muito dar-te uma resposta.

Se não há contrato mandas uma carta registada a pedir que se faça um contrato que sejam passados os respectivos recibos. Se não obtiveres uma resposta positiva as habitantes da casa fazem queixa as finanças, passam a dizer que não alugaram o quarto mas sim a casa e mudam a fechadura e a coisa é capaz de se resolver. Mas vai comprar um monte de chatices, eu em vez de ter razão num problema prefiro evitar o problema por isso mudava de casa, mesmo que a senhoria legalmente tenha razão acho que é uma falta de respeito entrar lá quando lhe apetece sem avisar.

Acho que só te podes queixar da educação da sra, porque ficava-lhe bem tocar à campainha antes de entrar no apartamento.

Mas ela pode entrar no apartamento sem ter que pedir autorização seja a quem for. Pode entrar para mostrar um outro quarto que esteja vago a alguem interessado, para arranjar algo estragado numa área de "serventia", para simplesmente ver se essas áreas estão bem preservadas, o que não pode é entrar sem autorização mum quarto arrendado.

Em relação aos recibos... enfim, creio que há alguma hipocrisia nisto tudo. Na realidade a tua namorada está a usufruir de um arrendamento mais barato por a Senhoria não pagar impostos sobre esse arrendamento. Se ela tivesse que pagar impostos sobre o arrendamento do quarto da tua namorada o preço seria de certeza outro, e vocês sabem bem disso.

Repara numa coisa...as áreas comuns não usam electricidade, água e afins? As limpezas das áreas comuns não são feitas pelos moradores sem qualquer ajuda da senhoria? Então que direitos tem ela de aceder quando quer e bem lhe apetece à casa? Eu não quero impedir-lhe o acesso...acho que já expliquei isso desde o primeiro momento. Apenas acho que ela deveria avisar.
Sobre os recibos ou a falta deles pode existir tanta hipocrisia no que eu digo, como incerteza naquilo que tu pressupões sem conhecer. Portanto, vamos resignar-nos, ambos, apenas ao que sabemos [;)]

Como já disse anteriormente, em nome das pessoas que vivem na casa. Os recibos são água, luz e net. A casa não precisa de gás porque é tudo eléctrico.

Já foi dito que dois dos serviços são facturados à namorada do zeus e o outro está em nome de uma das restantes inquilinas.

Isso complica bastante o caso. Normalmente neste tipo de situações de "arrendamento clandestino" o senhorio é titular desses contratos e passa os custos para os inquilinos. Basicamente, nesta situação, está tudo errado. [:D]

Acho que só te podes queixar da educação da sra, porque ficava-lhe bem tocar à campainha antes de entrar no apartamento.

Mas ela pode entrar no apartamento sem ter que pedir autorização seja a quem for. Pode entrar para mostrar um outro quarto que esteja vago a alguem interessado, para arranjar algo estragado numa área de "serventia", para simplesmente ver se essas áreas estão bem preservadas, o que não pode é entrar sem autorização mum quarto arrendado.

Em relação aos recibos... enfim, creio que há alguma hipocrisia nisto tudo. Na realidade a tua namorada está a usufruir de um arrendamento mais barato por a Senhoria não pagar impostos sobre esse arrendamento. Se ela tivesse que pagar impostos sobre o arrendamento do quarto da tua namorada o preço seria de certeza outro, e vocês sabem bem disso.

Exactamente.

No fundo são cúmplices de uma situação ilegal (ainda que sem grande importância) e depois estão muito indignados com um comportamento relativamente "normal" de uma senhoria. [:D]

Eu até acredito que a Sra. mantenha o quarto vago estrategicamente para ir controlando o que se passa.

Imaginemos por absurdo que na mesma situação faziam daquilo um bordel (ou daqueles apartamentos anunciados pelas "massagistas" nos jornais) assim na iminência das visitas da Sra. já seria mais difícil, é natural que a senhoria tente de alguma forma salvaguardar os seus interesses.

Quanto é que pagam pelo quarto e onde é ?

Esta de se poderem celebrar contractos de fornecimento de electricidade, água e gás é linda também [:D]

A minha dúvida é, para a passagem de nome no contrato da luz/água é necessário o contrato de arrendamento com o selo das finanças. Como é que a tua namorada e a outra inquilina fizeram?

Ela já lá vive há alguns anos...cerca de 4 anos...penso que entrou em 2008. Não sei bem como se processou, mas só não o comprovo para não estar a divulgar nomes.
Ela sempre viveu com todos os quartos ocupados, mas agora que uma pessoa saiu este quarto ficou livre e começaram os problemas. Nunca tinha havido nada do género em todos estes anos.

Mesmo que todos os quartos estejam alugados, a senhoria continua a poder ir lá quando quiser às zonas ditas comuns - por isso se diz que é um aluguer de quarto com serventia de .......

Acho estranho é que aceitem colocar coisas que são pessoais nas zonas comuns - como uma tv comprada por alguém que alugou um quarto, ou pagar contratos de luz de uma casa que nem está alugada por vós -> esta da EDP aceitar um contrato sobre algo sem saber se é detido por direito pela pessoa que ali está à sua frente...é bonita :sh)

Mas, quanto a mim, o problema começa logo em não haver nenhum aluguer...seja ele de quarto ou das pedras da calçada...já que não foi feito um contrato de aluguer por escrito, registado nas finanças e emitidos recibos.

Logo nem vale a pena estarmos a comentar. O único comentário que podemos fazer é como contribuintes ao facto da senhoria estar a ir-nos ao bolso ao não pagar impostos sobre a receita desse aluguer.

A porta não corrente de segurança? se sim começam a por a corrente que resolve o problema. Ou então em algumas fechaduras basta deixar a chave na fechadura do lado de dentro que já impede que a porta abra por fora.

Isto não resolve (pelo menos se estiver alguém em casa)?

Eu quando aluguei um apartamento, a 1ª coisa que fiz foi mudar o canhão da fechadura. Não sei se podia ou não, mas fiz, apesar de não ter necessidade porque o senhorio sempre que lá ia tocava à campainha...

Voltar
Superior