Que carro devo comprar?

Comparando as duas versões novas, o Clio III está melhor. Tem muita informação espalhada por este fórum. Consulte tópicos sobre um e outro modelo e reflicta.

É o melhor conselho que lhe posso dar, já que não andei em nenhum dos novos ainda.

Quando vi o topico, pensei: " Este não vou responder, pois é uma pregunta mais que batida, e vai haver muita ajuda concerteza."

Mas depois vi que eras da madeira. Eu não sou dai, mas fui ai buscar uma madeirense, mais prescisamente a santana.

Conheço bem a ilha, e a menos que so andes na via rapida, nas zonas mais a direito, esqueçe o carro a gasolina.

Ou entao gasolina mas com boa cilindrada, mas assim la se vão os consumos....

Diesel é a melhor opção, pois tem mais binario a baixa rotação coisa que é sempre bem vinda nas subidas ingremes da madeira.

Vê diesel, mas de mais cilindrada, pois esses 1.5 ou 1.3 dos corsas vão ser curtos, pois enquanto o turbo não actua, não vais ter motor e vais ter que mexer muito na caixa, logo la se vai o consumo.

Já agora o irmão da minha namorada é o responsavel das garantias na mercedes, e costuma ter conhecimento de bons negocios de carro em 2ª mão que entram por la.

Atenção que ele não é vendedor... mas se quizeres posso por-vos em contacto, é só mandar PM.

A hipotese de comprar no continente e levar de barco, axo que so é valida até novembro, pois axo que vão interromper as viagens de faro pra madeira.

Nunca senti necessidade de ter carro... até ter tido um. Aliás, tenho um
colega de trabalho da minha idade (40 anos) que nem carta de condução
tem. E tinha outro na mesma situação (não sei se ainda se mantém,
porque não o vejo há quase 10 anos). Só tirei a carta porque fui fazer
companhia a uma colega minha de universidade... [;)] [:D]

Onde quero eu chegar?...

1. Eu sei que 99% dos jovens não ligam nenhuma à política, economia,
noticiários, etc... MAS DEVIAM! Também não ligam nenhuma aos pais,
mas 99% das vezes os pais têm razão.

2. Hoje dizes que não irás levar o carro para o trabalho... quando tiveres o
carro não te garanto que mantenhas a mesma situação.

3. Normalmente os empréstimos para carros fazem-se durante 4 anos, e
custam cerca de 25€ / mês por cada 1.000€ de empréstimo. Um carro de
10.000€ fica em 250€ por mês, 15.000€ dá 375€/mês. Isto sem falar em
gasolina (cerca de 50€ por mês)... Seguro (cerca de 50€ por mês)... etc.

4. Daqui a 4 anos, quando acabares de pagar o empréstimo, o carro já
só vale metade e já não te dá "pica". Quanto mais daqui a 7 anos.

5. Voltando à ECONOMIA... Sabes como está o desemprego? Crescimento
económico previsto? Tens garantia de não perder o emprego nos próximos
anos?

6. Já estive numa situação idêntica à tua (há muitos anos), em casa dos
pais, a ganhar bem, e sem encargos. Em poucos meses juntei 900 contos.
Era jovem (e com tudo o que isso tem de bom e de mau), e estoirei o
dinheiro em computadores. Comprei um PC de 600 contos. Só para veres
a loucura, o PC era melhor que qualquer computador que havia na empresa
onde trabalhava. Os outros 300 contos foram em material para o PC.

7. Se estás a pensar em comprar casa daqui a 7 anos, pensa no seguinte:
Sem fazeres qualquer tipo de investimento, se apenas te limitares a
amealhar, ao fim de 7 anos tens 7 x 12 x 650 = 54.600€. Bem investido
dará mais de 60.000€.

8. Uma casa é um investimento. Um carro é um luxo. Se comprares uma
casa, ela acompanha o mercado. Um carro perde 25% do seu valor no
dia em que o vais buscar ao stand.

Conclusão:

Se queres mesmo comprar um carro, então que seja usado. E de
preferência BEM USADO! Se comprares um chaço de 1.300€ basta
esperares 2 meses e nem precisas de pedir empréstimo. O seguro até
fica mais barato (sem danos próprios). Em 3 meses terás 1.950€ para
comprar um carro.

Mais contas:

4 anos de juros para um carro de 15.000€ é brutal.
375€ x 12 x 4 = 18.000€
18.000€ - 15.000€ = 3.000€
Ou seja, em 4 anos vais pagar 3.000€ só em juros. Mais de 60€ por mês.

(POST EDITADO PELA MODERAÇÃO)

2. Mas eu sou convicto nas coisas que faço. Levar o carro para o trabalho sai caro muito caro para mim. Nem me passa mesmo pela cabeça fazer tal coisa. Isso está fora de hipótese.

3. Eu tenho 23 anos, sou recem-licenciado em Gestão, já fiz as contas e sei que não me vou meter num carro enquanto estiver naquele emprego. Mas sei que já tenho experiência profissional e conseguirei, espero eu arranjar um trabalho melhor e que ganhe perto de 1000 € o que já era bem bom. Eu fiz as contas, e se comprasse um Clio TCE, como já me foi recomendado, conseguia abater 3000€ de entrada porque já estou a juntar, e ficava com uma prestação a rondar os 350 € mensais. Já fiz um orçamento mensal, e com os gastos na alimentação + passe + seguro + lazer (por lazer digo saidas, divertimento, etc...) + gasolina fazia um total de 700 ou 750 € por mês. Sobrava-me 250 €... ou seja todos os meses conseguia poupar 250 €. Isto é tudo "ses", mas garanto-te que aqui a variável seria o meu ordenado e nunca os custos que teria. Sei controlar bastante bem os meus custos.

4. Estás a generalizar muito... nem toda a gente é assim! Nem percebo essa lógica. Porquê comprar outro carro depois de ter este, quando já tenho um em perfeitas condições já pago e quando tenho 28 anos sem qualquer tipo de encargo, pronto para comprar uma casa?

5. Este é um ponto bastante critico é verdade. Mas tambem te digo que não sou esquesito a escolher. O que é que tu achas de uma pessoa recém licenciada que trabalha na área dos seguros de saude e apenas recebe 650 €? Com certeza que não tenho sido muito exigente. Desde que mantenha esta ideia acho que vou conseguir sempre emprego.

7. Mas quem é que não gasta nada durante toda a sua vida? Estás a supor que basicamente durante 7 anos me vou fechar em casa, não vou ter gastos, só para depois ter 80 000€ disponiveis? Isso é absurdo. Eu quero curtir a vida!!

8. Sim uma casa é um investimento e o carro um luxo... Mas caramba... Qual é a utilidade que eu vou dar á casa hoje em dia? Eu vejo as coisas pela perspectiva da utilidade... ok compro uma casa... Fico a pagar uma mensalidade astronómica durante anos e anos... para no fim ter "lucro"... ok verdade. E durante esse tempo todo a vida passou-me ao lado porque não tive carro para ir a sitios onde nunca fui, ou não havia vontade para sair porque não quero andar de transportes á noite... já me basta apanhá-los de dia.
Sim, com uma casa, ganho dinheiro no fim, mas e durante esse tempo todo? Ando a pagar algo que não uso. Uma casa não tem a mesma "utilidade" que um carro... pelo menos num rapaz de 23 anos.
As casas ficam para depois. Esta é a minha opinião

Quanto á tua conclusão... mas eu não quero um carroça qualquer! Como já te disse quero um carro esteticamente bonito, fiável, com um preço razoável... que me dure anos e anos. Senão segundo a tua lógica era tudo a comprar carros com 20 anos... porque esses nem 1000 € custam...

E estás a fazer as contas com os juros... é certo que tu podes ganhar ou poupar 3000 €, mas há quem esteja disposto a dar essa quantia para obter os prazeres da vida durante muitos anos até comprar depois uma casa.

Obrigado pelo teu input.
Assim dá para tirar algumas duvidas e criar outras :)

Última edição:
Quando vi o topico, pensei: " Este não vou responder, pois é uma pregunta mais que batida, e vai haver muita ajuda concerteza."

Mas depois vi que eras da madeira. Eu não sou dai, mas fui ai buscar uma madeirense, mais prescisamente a santana.

Conheço bem a ilha, e a menos que so andes na via rapida, nas zonas mais a direito, esqueçe o carro a gasolina.

Ou entao gasolina mas com boa cilindrada, mas assim la se vão os consumos....

Diesel é a melhor opção, pois tem mais binario a baixa rotação coisa que é sempre bem vinda nas subidas ingremes da madeira.

Vê diesel, mas de mais cilindrada, pois esses 1.5 ou 1.3 dos corsas vão ser curtos, pois enquanto o turbo não actua, não vais ter motor e vais ter que mexer muito na caixa, logo la se vai o consumo.

Já agora o irmão da minha namorada é o responsavel das garantias na mercedes, e costuma ter conhecimento de bons negocios de carro em 2ª mão que entram por la.

Atenção que ele não é vendedor... mas se quizeres posso por-vos em contacto, é só mandar PM.

A hipotese de comprar no continente e levar de barco, axo que so é valida até novembro, pois axo que vão interromper as viagens de faro pra madeira.

Se for válida até novembro, tou bem tramado, porque não estava nos meus planos comprar o carro ainda este ano. Se assim o for, vou pagar bem caro nos portes para trazer um carro para cá.

Em relação ao irmão da tua namorada, ele apenas vende carros da Mercedes ou tem mais variedade? É que não tou a ver alguém a vender Mercedes de segunda mão a volta dos 7000 ou 8000€ [:D]

Abraço e obrigado.

Quanto ao barco não te quero enganar, mas na altura que deu a noticia fiquei com a ideia que era um periodo de testes....

Se calhar até correu bem e vam continuar. Mas como agora começou a voar a easyjet de lisboa para o funchal, não sei se a ligação maritima vai continuar a ter sucesso.

Mas existem muitas opiniões, repara nesta noticia que dizia que a ligações eram só até setembro:
http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ae.stories/10241

Mas ainda agora fui ao site do naviera armas fazer uma simulacao para dezembro, e deu...

http://www.navieraarmas.com/index.php?id_pagina=1

Pode ser que os espanhois mantenham esta rota, afinal de contas eles passam la perto para ir para as canarias.

O irmão da minha namorada não é vendedor de carros. Ele ta na parte das garantias, não tem nada a ver com vendas, apenas disse que ele costuma ter conhecimentos dos negocios, afinal de contas pertence a casa.

E em segunda mão não estaremos a falar de mercedes, pois pelo que sei há clientes que vão comprar um mercedes e dão um carro a troca.

Só falei nele como sendo um bom contacto ai na ilha, piois ele é do ramo.

Se fosse material informático já eu te ajudava, agora carros na madeira, não tou por dentro do assunto.

Última edição:
(...)

(...)

Ei que exagero..o meu C3 (1.4 hdi) não se queixa..ando maioritariamente sózinho..mas por exemplo a subir o marão, se não tiver vento excessivo vai sempre em 5ª.. se for em quarta até anda mais que em quinta..mas também gasta mais..e nunca notei essa dependencia do turbo..sinto mais o turbo no 2.0 hdi de 110cv do meu pai..

Mas também não conheço a madeira..:sh)

XMRV6, pela tua reposta nota-se que não conheces a madeira.

Aconselho-te uma visita a ilha, pois eu gostei bastante.

Qaundo ao carro acredita que um C3 1.4 é um bocado desconfortavel de se conduzir la, claro qeu serve, mas a titulo de exemplo o namorado da irma da minah namorada é madeirense nativo, e tem um corsa 1.3.

Ora esse motor é bem conhecido por ser um m**da antes das 2000 rpm. Ele já se queixou que tem que andar constantemente a mexer na caixa pois mal se descuida já o carro esta numa rotação em que o motor não tem força.

Outra coisa: Não compares a serrra do marão com a madeira!!! Pura e simplesmente a 5ª velocidade no teu carro só iria servir para andar na via rapida onde a velocidade maxima permitida é 110km/H.

Quanto ao teu motor conheço bem, posso dizer-te que testei um 206 1.4 hdi antes de comprar o 307 1.6 hdi.

Achas que o teu carro não é turbo denpendente??? Então explica lá porque motivo só começa a puxar la pras 1800rpm, e em AE a partir de 160km/H o motor deixa de existir?

Já andaste em algum diesel atmosférico tipo clio 1.9 ??? Tenta andar e compara as diferenças, e depois acho que entendes o qeu turbo dependente quer dizer.

Pode-se dizer que os antigo TD´s so tinham o turbo para ajudar, no caso da peugeot o primeiro hdi (2.0) era muito pouco turbo dependente, todos os motores a partir dai, tem muita da sua performance associada ao turbo.

XMRV6, pela tua reposta nota-se que não conheces a madeira.

Aconselho-te uma visita a ilha, pois eu gostei bastante.

Qaundo ao carro acredita que um C3 1.4 é um bocado desconfortavel de se conduzir la, claro qeu serve, mas a titulo de exemplo o namorado da irma da minah namorada é madeirense nativo, e tem um corsa 1.3.

Ora esse motor é bem conhecido por ser um m**da antes das 2000 rpm. Ele já se queixou que tem que andar constantemente a mexer na caixa pois mal se descuida já o carro esta numa rotação em que o motor não tem força.

Outra coisa: Não compares a serrra do marão com a madeira!!! Pura e simplesmente a 5ª velocidade no teu carro só iria servir para andar na via rapida onde a velocidade maxima permitida é 110km/H.

Quanto ao teu motor conheço bem, posso dizer-te que testei um 206 1.4 hdi antes de comprar o 307 1.6 hdi.

Achas que o teu carro não é turbo denpendente??? Então explica lá porque motivo só começa a puxar la pras 1800rpm, e em AE a partir de 160km/H o motor deixa de existir?

Já andaste em algum diesel atmosférico tipo clio 1.9 ??? Tenta andar e compara as diferenças, e depois acho que entendes o qeu turbo dependente quer dizer.

Pode-se dizer que os antigo TD´s so tinham o turbo para ajudar, no caso da peugeot o primeiro hdi (2.0) era muito pouco turbo dependente, todos os motores a partir dai, tem muita da sua performance associada ao turbo.

Lá ta..eu não faço arranques..em cidade raramente passo as 1800/2000.. e muito raramente vou acima dos 160..vá..duas vezes ao anito para ver se ele ta perro[:)]..e sim..pára aos 160 e poucos em recta..mas isso porque o motor não tem mais para dar..é o limite dele..anuncia velocidade máxima de 163..e acho o primeiro hdi bem mais dependente do turbo..apenas tem mais força por ser 2000.. mas pronto..leva lá a bicicleta que já tou a ver que vives isto intensamente![:D] Mas a descer chega aos 180..e 4 [:)]

Um problema dos foruns, é que ao ler as frase, não conseguimos ter uma precepcao do tom de voz de quem escreveu.

Quem com isto dizer que não estava exaltado nem nada que se pareça, apenas estava a expor a minha opinião.

Relativamente ao turbo dependente, é facil de ver da seguinte froma:

Pega num 2.0 hdi e num 1.4 hdi, tira os turbos a ambos, e depois tenta conduzir um e outro, se conseguires claro, pois duvido que o 1.4 consiga sequer sair do sitio..... :)

Interesso-me bastante por carros, mas a minha formação e area de trabalho é completamente diferente, pois sou de informática, como podes ver isto é apenas um passatempo.

Mas olha que tu contradizes-te, então dizer que em reta o carro parra aps 160 porque o motor não tem mais para dar... Lá estas a dar-me razão, pois o motor é fraco anivel de cilindrada e só puxa enquanto o turbo ajuda.

Mas voltando ao tema, para a madeira, é altamente recomendavel um motor de mais cilindrada. Quem conheço a ilha que diga de sua justiça se concorda.

A ilha é muito bonita mas tem subidas que assustam qualquer um com um carro fraquinho.

Quanto a biciclete agradeço a oferta, mas no que toca a 2 rodas prefiro andar na minha velhinha GS500e !

Ajuda para comprar carro barato(muito)/economico

Ajuda para comprar carro barato(muito)/economico

Boas pessoal,

Gostava da vossa ajuda, por favor opinem [;)]

Estou a procura de um carro que seja bastante económico, ou seja que faça no máximo dos máximos em consumo urbano (cerca de 16kmts por dia na famosa segunda circular) 5.5l/100kms, mas também que seja barato (no máximo 2000€) mesmo que já tenha uns anitos em cima.
No caso de já ter uns anitos opinem quantos quilómetros no máximo deve ter :):):)
PS: pode ser comercial ou não, desde que preencha os requisitos acima indicados

Obrigado pela ajuda[:cool:]

Última edição:
Bom e barato só na feira.

Sinceramente, acho que tens poucas hipóteses. Um Clio 1.5dci era capaz de andar por ai, mas por esse preço duvido que encontres. Talvez os antigos motores diesel sem turbo, mas acho que consomem mais que isso.

Sim só indo para um desses.

Mas mesmo assim 5,5 em urbano tem de ser com pézinhos de lã!

Para além que ao se comprar carros muito velhos e baratos, as contas de oficina aumentam sempre um pouco!
O pessoal tem a mania que os carros não avariam, mas hoje é uma bateria, amanha mudar as velas, depois a correia, no outro dia as borrachas, as juntas. etc etc vais andando e estão sempre a pingar pequenas coisas para reparar!

Completamente de acordo, quem quer andar com o "cu tremido" tem de pagar.
E pagar 2000€ por um carro (ou o carro vai ter bastantes anos e consequentes probelmas(itos) mecanicos) ou não consome só isso que pretendes... Além que fazer esses consumos, só a gasoil e depois por esse valor um carro a gasoil tem de ter mais de 14 anos. Depois com 14 anos vais ter os problemas habituais, por mais bem tratado que esteja.

Logo o teu pedido é muito dificil de conseguir.

Num diesel mais antigo vai ser impossível fazer essa média em cidade:

tive um clio 1.9 RXE de 98 que gastava bem mais do que isso...ah...e vendi-o este ano por 4.500 Euros.

Boas pessoal,

Gostava da vossa ajuda, por favor opinem [;)]

Estou a procura de um carro que seja bastante económico, ou seja que faça no máximo dos máximos em consumo urbano (cerca de 16kmts por dia na famosa segunda circular) 5.5l/100kms, mas também que seja barato (no máximo 2000€) mesmo que já tenha uns anitos em cima.
No caso de já ter uns anitos opinem quantos quilómetros no máximo deve ter :):):)
PS: pode ser comercial ou não, desde que preencha os requisitos acima indicados

Obrigado pela ajuda[:cool:]

Acabei de vender um saxo 1.5D comercial de 1998 por 2000€. Tinha cerca de 150.000 Km. Apesar de fazer algum barulho a trabalhar, gastava pouco (perfeitamente dentro dos consumos que pretendes) e até nem era muito mal jeitoso. Tinha uma manutenção baratinha também. Algo semelhante é capaz de ser a melhor solução para ti...se não mesmo a única solução...
Cumps.

Última edição:
um colega meu tem a 106 1.5D e aquilo gasta pouco e ja vai com os seus 200 e tais mil Km e continua ai a rular, nao tem um trabalhar muito bonito mas gasta pouco. nao vejo assim para esse preço mais nada com consumos baixos.

Basicamente é isso, mas até esses já andam a ficar inflaccionados. Gastam pouco e são duráveis. Também houve um Micra com esse motor, mais um para pesquisar.

Sem dúvida.

Como se pode ver aqui no fórum, há várias pessoas a pedir "carro bom, barato, e q gaste pouco".

(D)Os melhores são estes saxos e peugeots 106, eu tive um 106 e sei o q digo. A manutenção é mt barata, e pra cidade é carro q basta.
Vendi o meu com 149000kms por 3750€ há 2 anos (era de 1998), e só o vendi pq tinha um carro melhor em casa q "rendia" menos dinheiro, e ficou esse lá em casa pras voltas, senão tinha ficado o 106.

(só pra perceberem as opções eram vender uma civic 1.5 aerodeck de 2000 c/ 60000km por 6500€ ou vender o 106 1.5d de 1998 c/ 149000km por 3750€. Optámos vender o 106, pois os 6500€ oferecidos pela carrinha eram ridículos... Mas para as voltas pequenas o 106 é o ideal)

Voltar
Superior