Veículo de Fevereiro que pode ser visto pelas ruas de Lisboa...
Este fórum é um local complicado para se falar abertamente de algumas coisas, especialmente se isso incluir algumas marcas endeusadas por aqui.
No entanto, eu posso ter muito azar, mas os X5 que conheço têm sido uns cancros autênticos, e falamos quer do primeiro modelo diesel, quer do actual.
Num dos casos, o dono do segundo X5 já diz "BMW nunca mais", isto na sequência do primeiro X5 ter levado 2 caixas automáticas novas (defeito comum ao modelo), turbos, ter sido desmontada toda a frente por causa de alguns problemas (etc), com a curiosidade de que este foi o segundo X5 onde tudo isto aconteceu exactamente da mesma forma em utilizadores diferentes.
Aqui é curiosa a particularidade da BMW fora da garantia ter assumido 50% (depois de muito barulho do cliente) do custo da caixa, que como foram duas, significa que o cliente pagou uma inteira.
Dando uma segunda hipótese à BMW, o dono deste X5 das "2 caixas" comprou um outro a seguir (modelo seguinte), mas devido à experiência anterior, fez um seguro de garantia.
Em boa hora o fez, pois o carro faz visitas regulares (quase semanais) à marca para resolver problemas e trocar peças.
Claro que podemos tentar encontrar mil e uma desculpas ou motivos justificados, mas explicar isto ao dono destes X5 que fez cento e muitos mil km com uma Lancia Lybra 2.4 só a fazer revisões (sem um único problema) pode ser uma tarefa complicada. :sh)
A minha visão da marca (já há muito tempo) é que eles são os primeiros a chegar aos números, mas há sempre um rabo de fora em qualquer lugar, e recordo-me dos 20d 150cv a engolir admissões, este problema crónico dos X5, os motores do M3 que tinham aquele problema das capas de biela em que eles se calaram bem caladinhos, as embraiagens dos 20d mais recentes a trepidar que nem um carro velho (esta é outra questão real), etc.
Todos os fabricantes têm um ou outro problema crónico, mas a BMW parece-me ter problemas cronicamente.