Que vinho bebem?

Um exemplo de uma vertical.... onde alguns acabaram na horizontal a dormir no jardim 😂😂
b16bb29f643fd9d7299c61e4a7ac91c6.jpg

Do Douro, Conceito 2020, vinhas velhas, muita pureza aromática, na boca preciso e muito prazeroso, alguma mineralidade a contrastar, falta-lhe aquele nervo que a colheita de 2019 tem, mas é um grande vinho, uma aposta muito segura.

Nota: 18,5

Indicação de consumo: Beber ou guardar

ruOZK9T.jpg

L7CLIg2.jpg

Eu reforço a ponto do Rasec dos copos.

Como qualquer um, tinha copos de 1€.
Depois decidi investir e comprei uns schott zwiesel (que entretanto ficam conhecidos com a promoção do continente).

Mas felizmente em restaurantes bons (e até casa de amigos) , já tive o prazer de beber em Riedel, Zalto, Gabriel glass e Spiegelau.

E há pouco tempo bebi nuns Spiegelau Defenition e fiquei maravilhado. Não chegam a uns Zalto, mas ficam lá próximos e custam metade. Fiquei com vontade de comprar 2 ou 4 para ter em casa.

20231010-205216.jpg

20231010-204928.jpg

Muito porreiros,finíssimos e levíssimos

Mais uma encomenda de brancos. 😀

Quinta da Pedra Alvarinho 2018, Royal Palmeira Loureiro 2019 e Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador 2014 (Encruzado, Cerceal e Malvasia fina).

l31mEIQ.jpg

Quero pedir aqui ajuda com dois temas:

- Copos de champagne, queria oferecer um par de copos de qualidade, o que recomendam ? Algo pelos 100 euros talvez, eventualmente com uma cx porreira !?

- Vinhos, amanhã vou à feira da Expo (Alguém vai ?), tenho andado um bocado mais por fora do tema, que vinhos porreiros me recomendam que experimente ?

- Copos de champagne, queria oferecer um par de copos de qualidade, o que recomendam ? Algo pelos 100 euros talvez, eventualmente com uma cx porreira !?

- Vinhos, amanhã vou à feira da Expo (Alguém vai ?), tenho andado um bocado mais por fora do tema, que vinhos porreiros me recomendam que experimente ?

Os Zalto:

ce8b46_20961670b7214b10b510661dadd2fdd6~mv2.jpg

Em relação à feira, importante teres contigo o mapa dos produtores, idealiza o percurso.

Os vinhos (com algumas excepções) já se sabe que é a última colheita, se nos brancos não é um problema, já nos tintos o prazer da prova vai ficar condicionado, e por falar em prazer, a minha queixa vai para as temperaturas de serviço dos vinhos, principalmente nos tintos, demasiado alta, e nota-se mais logo no começo da feira, quase ninguém tem nada preparado....

Em relação à feira, importante teres contigo o mapa dos produtores, idealiza o percurso.

Os vinhos (com algumas excepções) já se sabe que é a última colheita, se nos brancos não é um problema, já nos tintos o prazer da prova vai ficar condicionado, e por falar em prazer, a minha queixa vai para as temperaturas de serviço dos vinhos, principalmente nos tintos, demasiado alta, e nota-se mais logo no começo da feira, quase ninguém tem nada preparado....

Este ano o Mapa e a lista de produtores está separado. O que dá um trabalhão para poder organizar qualquer percurso.
Acho que mais vale identificar 10 vinhos que se quer mesmo provar, ou produtores a conhecer, ver onde estar e marcar apenas esses 10 no mapa.

Eu começo quase sempre com a estratégia de beber brancos e ir aos tintos depois, mas isso só resulta se forem 2 dias. Porque depois nunca há tempo, paciência e fígado para voltar atrás.

Este ano vou tentar a abordagem de beber só coisas novas ou que nunca tenha mesmo bebido. Muitas vezes vou voltar a provar vinhos que já conheço e "gasta-se" sobriedade a fazer.

Em relação à temperatura, mesmo assim esta feira é a melhor que conheço no começo, a Essencia do Vinho é 10000x pior, desde produtores que ainda não vieram do almoço, a 90% dos vinhos fechados, muitos ainda sem gelo ou frapes... uma confusão.

Mas com o decorrer da feira também costuma piorar a temperatura, porque já andam de mão em mão e nem ao frapé vão.

Mais uma encomenda de brancos. 😀

Quinta da Pedra Alvarinho 2018, Royal Palmeira Loureiro 2019 e Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador 2014 (Encruzado, Cerceal e Malvasia fina).

l31mEIQ.jpg

quem te viu e quem te vê, há poucos anos nem querias ouvir falar de brancos e só colocavas tintos, hoje a maioria dos teus posts é de brancos.
Nota-se que há uma grande evolução dos brancos em Portugal nos últimos 10 anos.

quem te viu e quem te vê, há poucos anos nem querias ouvir falar de brancos e só colocavas tintos, hoje a maioria dos teus posts é de brancos.

Infelizmente os preços têm vindo a acompanhar.

Já há algumas casa com brancos e tintos na mesma gama, e o branco é mais caro que o tinto.

E também não era homem para fazer repetições de vinhos e agora até compra aos pares 😅.

Gosto muito desse Alvarinho, muito mesmo!

A Idealdrinks foi com comprada pela "The Fladgate Partnership" este ano, estou com algum receio do que possa sair dali....

Last edited:

Não sou muito exigente em copos mas aqui experts na matéria

Amanhã deve andar por lá metade do FMG [:D]

Verdade 😅, tinha uma fixação por vinhos tintos, só muito pontualmente (Natal, aniversários, restaurante, etc...) é que bebia vinho branco.

E também não era homem para fazer repetições de vinhos e agora até compra aos pares 😅.

Gosto muito desse Alvarinho, muito mesmo!

A Idealdrinks foi com comprada pela "The Fladgate Partnership" este ano, estou com algum receio do que possa sair dali....

Também é verdade 😅, ultimamente tenho comprado muitas repetições, ali o Vinha do Contador 2014 é um bom exemplo disso, bebi há sensivelmente 1 ano, agora surgiu a oportunidade e voltei a comprar.

O problema está em perceber que o valor dos vinhos está a subir em flecha nos últimos anos, e eu que nem sou de apontar valores e dadas de compra.

Da Bairrada, Gonçalves Faria 2015, da casta Baga, de cor rubi aberta, no nariz fruta vermelha e negra, algo mineral, tem um aroma misterioso, na boca tem boa estrutura, boa frescura e bastante frutado, é um vinho bastante agradável de se beber.

O Robert parker atribuiu-lhe 95 pontos, eu não iria tão longe, andaria ali nos 92/93 pontos.

Nota: 18,0+

Indicação de consumo: Beber ou guardar

d34GDqU.jpg

ZD6KfZM.jpg

Back