Que vinho bebem?

Vale o que vale, bebi o 2011 (creio que é o mesmo vinho mas com um rótulo diferente) e achei para o fracote, mas isto cada garrafa conta uma história diferente.

Se o bebeste no mesmo dia desse da esquerda, claro que é "para o fracote" [:D]

Se o bebeste no mesmo dia desse da esquerda, claro que é "para o fracote" [:D]

Não [:D][:D] , quando pesquisei no Google photos por Graça foi o que encontrou, foram compradas no mesmo dia, mas o Vale Meão ainda está a maturar na garrafeira.

Aliás, agora que penso nisso, eu comprei a Vale Meão e a D. Graça veio de oferta.

Vale o que vale, bebi o 2011 (creio que é o mesmo vinho mas com um rótulo diferente) e achei para o fracote, mas isto cada garrafa conta uma história diferente.

E que tal esse vale meão?

Se ainda não bebeste... deve estar no ponto não? Or not yet?

Tenho ali um Porto de 40 anos, normalmente será aberto no Sábado.

Quais os cuidados a ter? Colocar no frigorífico um pouco antes de abrir? Abrir algum tempo antes de beber? E ao nível de conservação? (Caso a garrafa não acabe claro).

Obrigado

P.S. É um Quinta da Boeira.

Last edited:

Quais os cuidados a ter? Colocar no frigorífico um pouco antes de abrir? Abrir algum tempo antes de beber? E ao nível de conservação? (Caso a garrafa não acabe claro).

Obrigado

Sendo um Tawnie é bastante tranquilo, serve a cerca de 16º (eu tenho tendência a preferir servir um pouco mais fresco para deixar aquecer no copo). O que não beberem no dia estará bom durante mais uns dias (não guardes é meses).

Como é vinho que já viu muito oxigénio enquanto envelhecia, não é mais um bocado que lhe vai fazer uma enorme diferença

Obrigado

P.S. É um Quinta da Boeira.

Começa a servir a 14º, não é preciso decantar, isso faz-se é nos Vintage mais antigos.

Depois conservar no frigorífico o que sobrar.

Eu sinceramente não sou grande fã de Porto. Sinceramente acabo por ter em casa por causa os convidados e da minha mulher que gosta bastante.

Aliás esta garrafa foi ela que comprou, dizendo que era uma prenda para mim... mas ela é que pergunta frequentemente quando abrimos a garrafa.

Veremos se irei achar este Porto algo interessante.

Eu sinceramente não sou grande fã de Porto. Sinceramente acabo por ter em casa por causa os convidados e da minha mulher que gosta bastante.

Aliás esta garrafa foi ela que comprou, dizendo que era uma prenda para mim... mas ela é que pergunta frequentemente quando abrimos a garrafa.

Veremos se irei achar este Porto algo interessante.

Eu gosto bastante, e a minha maior pena este ano foi de não ido à feira da Grandes Escolhas provar os Portos que lá estiveram, alguns vinhos que pelo seu preço bastante elevado são completamente inviáveis.

Por exemplo: O Vasquez de Carvalho 50 anos custa 415€... muito mais caro que o 40 anos, que é cerca de metade do valor.

Será para beber em 2026, em princípio. Já bebi várias colheitas, incluindo este 2016. É vinho para aguentar 10 anos muito facilmente.

Nesta última feira provei um de 2021.

É um vinho excepcional, mas senti-me como que um pedófilo :sh)

Nesta última feira provei um de 2021.

É um vinho excepcional, mas senti-me como que um pedófilo :sh)

Eu sou muito céptico com vinhos de categoria tão novos, simplesmente porque em todos os grandes vinhos passa-se o seguinte:

Imagina um gráfico, depois de engarrafares um vinho desses, nos cerca dos 2 primeiros anos há uma fase ascendente, imagina uma linha de 45º, depois de terminada essa fase o vinho entra numa fase estúpida, pode durar alguns meses ou anos, fica com aroma e sabor fechados, essa linha torna-se paralela, não há evolução nenhuma, depois de passada essa fase começa nova evolução positiva durante anos até chegar ao seu máximo (novamente uma linha de 45º), e num vinho de categoria esse máximo depois vai manter-se durante anos, é o chamado auge do vinho.

Por isso beber Chryseia, Vale Meão, Poeira, etc... tão novos não representa quase nada, estamos a anos de luz de saber o que aquele vinho valerá.

Abri uma destas no fim de semana:

Que maravilha, já há um tempo que não bebia um tinto tão bom.
Sou fã ! A adega mayor faz óptimos vinhos em relação qualidade preço.

Quando dou a provar esse comendador a estrangeiros, penso que estou a gozar quando digo que custa 20 e poucos euros.

De que ano era?

Penso que ainda tenho 2 garrafas de 2016 e um cartão de 2017.
Branco penso que ainda sobram 2 ou 3 de 2018, que terão de ser bebidas brevemente.

O meu rebento vem a caminho nas próximas semanas e tive uma ideia de comprar um bom vinho tinto com a ideia de guardar e abrir daqui a 18 anos (para o seu futuro aniversário). Alguma sugestão de um vinho de 2023 com uma colheita particularmente especial este ano? Posso considerar até 25-50 euros a garrafa.

O meu rebento vem a caminho nas próximas semanas e tive uma ideia de comprar um bom vinho tinto com a ideia de guardar e abrir daqui a 18 anos (para o seu futuro aniversário). Alguma sugestão de um vinho de 2023 com uma colheita particularmente especial este ano? Posso considerar até 25-50 euros a garrafa.
Espera pelos Porto Vintage eventuais de 2023. Não deverá ser ano vintage declarado mas há sempre uma ou outra casa que poderá lançar. Em tinto, diria para fazeres a pergunta novamente daqui a 3 ou 4 anos 😉
E parabéns! Tenho vários vinhos e Portos dos anos dos meus filhos.

Back