Que vinho bebem?

Touriga Franca e Touriga Nacional.

Elegante e suave, taninos bem amaciados pelos 12 anos e aquele final de boca dos bons vinhos do Vale da Vilariça. Daquele vale, só vêm coisas boas 😎

2011 foi realmente um ano fantástico. para os vinhos
87e41f87da5659cfd3ccffbd77fb3d75.jpg
fdfcef6e862bf930e5b9742fd554e7bc.jpg

Bebi esse vinho no casamento do filho do produtor, em Dezembro do ano passado.
Muito bom!

Do Douro, Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo Grande Reserva 2015, elaborado com 75% de Touriga Nacional e 25% de Vinhas Velhas de vinha centenária, cor rubi escura e profunda, no nariz impressiona, uma frescura imensa aliada a floral e mineral, transporta-nos para algum lugar, na boca tem uma textura incrível, taninos finos muito precisos, grande vinho, fantástico.

Nota: 19,0

Indicação de consumo: Beber ou guardar

RNOZxrc.jpg

nClHy78.jpg

Do Douro, Quinta da Boavista Vinha do Levante Grande Reserva 2020, cor amarelo palha, no nariz cítrico com nuances florais e mineralidade, na boca grande polimento, untuoso, amplo, elegante, roça a perfeição, é um vinho muito bem feito e muito prazeroso, como é habitual nos vinhos desta quinta.

Nota: 19,0+

nGiPDzB.jpg

6PxCUBN.jpg

Desta vez trago um Vinho do Porto Tawny, Taylor´s 20 anos, frutos secos, algum mel, muito verniz, na boca corresponde e parece ser mais velho do que a cor faria supor, o perfil é bem interessante.

Nota: 18,5

hYo0R5D.jpg

yIChmv8.jpg

• Like
Reactions: ffg
Nem que seja uma vez na vida

Provem-no, e desfrutem desta preciosidade que está a ser recuperada depois de quase estar extinto..
ff1ebe9b9dc61bb078e8b332a345a6e8.jpg

Last edited:
Só para clarificar, o Superior é o 15 anos. O normal (de 7 anos) não tem denominação, chama-se só Villa Oeiras.

As garrafas mudaram, não sei em que ano.

Edit: segundo encontrei online, foi cerca de Dezembro de 2020 a alteração das garrafas.

Last edited:
Do Dão, Quinta da Fata Conde de Vilar Seco Garrafeira 2010, só para conhecedores... 😁, Touriga Nacional, cor rubi médio tom, aroma a frutos silvestres, mas é na boca que se mostra, saboroso, a fruta é tão pura que parece que se está a comer uvas, arestas completamente limadas, redondo, macio e até algo cremoso, está numa fase óptima de consumo, belíssimo vinho.

Nota: 18,5+

Indicação de consumo: Beber

b6H9lTX.jpg

jPsPfpX.jpg

UZTOw9S.jpg

Vinhos com 4/5 anos vale a pena decantar ?

Tenho um de 2018, outro de 2019 e dois de 2020.

Fará sentido decantar os mais velhos ? Ou apenas se tivessem mais anos ?

Vinhos com 4/5 anos vale a pena decantar ?

Tenho um de 2018, outro de 2019 e dois de 2020.

Fará sentido decantar os mais velhos ? Ou apenas se tivessem mais anos ?

A minha opinião é que vale a pena decantar, principalmente se forem bons vinhos, não filtrados.

A maior diferença face a um mais velho talvez até esteja no tempo necessário para "vir a si".

Da Bairrada, Quinta das Bágeiras Garrafeira 2005, o que poderia ser uma bela história, virou pesadelo, vinho com defeito, cheiro e sabor a mofo, rolha com defeito... não há mais nada para contar...

jSJjIIG.jpg

bfpsX5a.jpg

v9c49vs.jpg

É de ficar lixado com F

Mesmo! 😕

Pelo preço, que custou mais do dobro do que uma das recentes, e porque dizem que é uma das melhores colheitas deste vinho.

Vá lá que a abri agora, estava pensando abri-la para o Natal... também detectava logo e depois abria outra garrafa diferente, mal abri esta garrafa percebi logo o defeito, só coloquei uma parte a decantar para ver se amenizada a coisa, mas não, só cheira e sabe a mofo.

Curiosamente (não coloquei aqui), abri esta semana uma Colheita 2019, do branco deles, é o vinho de entrada, o vinho já estava acabado, cheirava já a oxidação e sabia a chá, a cor também já estava mais escura, um vinho de 2019 da Bairrada.... mesmo de entrada, quem diria... é mesmo vinho para consumo rápido, nem sonhar em guardar.

Tenta falar com o produtor. Pode ser que tenhas sorte...

Já mandei email para a garrafeira onde comprei, disse-me que ía falar com o produtor, mas para já não me solucionou o problema de imediato (pelo teor da conversa não me parece que parta dele qualquer solução), ao contrário das outras garrafeiras onde já tive a infelicidade de me calhar também vinhos defeituosos, que prontamente resolveram a questão.

Do Alentejo, Quinta do Mouro 2014, já tinha provado a colheita de 2013 em 2019 e não tinha ficado com uma ideia assim muito precisa sobre o vinho, com cor rubi intensa, o aroma não é intenso nem vigoroso, é muito subtil e misterioso, na boca é bastante macio e elegante, pede comidas pouco intensas, dada a sua subtileza aromática e também na prova de boca. Tem um estilo muito peculiar, que me agrada.
Agora ainda fiquei mais curioso para abrir o Rótulo Dourado.

Nota: 18,5

tegYTJl.jpg

XRq6WLe.jpg

BMyvIcM.jpg

Back