Que vinho bebem?

Da Bairrada, Quinta das Bágeiras Garrafeira 2021, cor amarelo palha, aroma mineral, pólvora, cítrico e fruta de caroço, na boca cheio de nervo e garra, acidez, fruta e mineralidade muito bem entrosadas, belíssimo vinho, umas das melhores colheitas que já provei do Garrafeira, está cheio de detalhes, é complexo e profundo, e ainda vai melhorar!

Nota: 19,0

Indicação de consumo: Beber ou guardar

xwXxZK4.jpg

sY9Je7d.jpg

Sou fã ! A adega mayor faz óptimos vinhos em relação qualidade preço.

Quando dou a provar esse comendador a estrangeiros, penso que estou a gozar quando digo que custa 20 e poucos euros.

De que ano era?

Penso que ainda tenho 2 garrafas de 2016 e um cartão de 2017.
Branco penso que ainda sobram 2 ou 3 de 2018, que terão de ser bebidas brevemente.

Era de 2019.

Aguenta(va) bem mais uns 3 ou 4 anitos.

Bem no iOS pede acesso à máquina e depois ao microfone (o que para fotos é meio estranho). Não dando acesso ao mic a funcionalidade de scan não funciona... Depois experimentei tirar uma foto para o ar e deu 20 hits... Vai precisar ali de uns melhoramentos.

Versão beta [:D]

O meu rebento vem a caminho nas próximas semanas e tive uma ideia de comprar um bom vinho tinto com a ideia de guardar e abrir daqui a 18 anos (para o seu futuro aniversário). Alguma sugestão de um vinho de 2023 com uma colheita particularmente especial este ano? Posso considerar até 25-50 euros a garrafa.

Isso não vira vinagre?
Até porque do que eu lembro das visitas às caves do Porto os vinhos com 40 anos não são de 1970, mas sim a junção de várias colheitas de 5 ou 10 anos apenas....

Bem no iOS pede acesso à máquina e depois ao microfone (o que para fotos é meio estranho). Não dando acesso ao mic a funcionalidade de scan não funciona... Depois experimentei tirar uma foto para o ar e deu 20 hits... Vai precisar ali de uns melhoramentos.

O que eu já reparei é que a foto que se tira vai interpretar o que está escrito no rótulo, por exemplo:

Tirei uma foto ao vinho Quinta da Pedra, como eles não têm esse vinho nas provas, aparecem vinhos da Quinta Várzea da Pedra e da Quinta da Pedra Escrita... 😆

Do Douro, Poeira Ímpar 2015, cor rubi médio tom com laivos violetas, no nariz terra seca, fruta negra, não é muito amplo, na boca bastante fresco, imponente, taninos potentes, é um vinho que precisa de mais tempo para limar as arestas, apesar dos seus já 8 anos.

Este vinho fez-me lembrar o Vinha da Torre 2017 que provei na feira de vinhos no ano passado, do ponto de vista de não conseguir compreender o price point dele e de ainda não ser o tempo dele para o provar, claramente ainda está na fase ascendente.
Na boca é vinho de 30/40 euros, mas o seu preço é sensivelmente o dobro, não consigo vislumbrar a diferença qualitativa para um Poeira normal, a não ser a maior resistência ao tempo.

Nota: 18,0+

Indicação de consumo: Guardar

WxkZM6u.jpg

VOxXyTJ.jpg

eIXTQs8.jpg

Tal como tinha mencionado aqui, ontem foi dia de abrir este Quinta da Boeira 40 anos.

Muito muito sauve e agradável de beber. Notei notas de frutos secos e mel (?)
Penso que foi o melhor Porto que bebi até hoje.

Mas continuo sem ser um super fã de vinho do Porto.
e21a8d9bf42b2a6a19985ee38e071bad.jpg

Touriga Franca e Touriga Nacional.

Elegante e suave, taninos bem amaciados pelos 12 anos e aquele final de boca dos bons vinhos do Vale da Vilariça. Daquele vale, só vêm coisas boas 😎

2011 foi realmente um ano fantástico. para os vinhos
87e41f87da5659cfd3ccffbd77fb3d75.jpg
fdfcef6e862bf930e5b9742fd554e7bc.jpg

Last edited:
São vinhos do segmento médio, médio alto em França, mas não me parece que envelheçam bem 30 anos.....

Uma coisa "comum" mas que nunca tinha pensado bem nela: quando se diz "este é um vinho de guarda para 10-15 anos"

Isso significa:
- 10 a 15 anos a contar desde a data que saiu para o mercado? Ou
- 10 a 15 anos a contar do ano de colheita?

Eu por exemplo tenho uma Quinta do Noval 2017 que quem me recomendou disse que "obrigatoriamente" tinha da guardar por 10 anos?

Ora (se me lembro bem) o vinho veio para o mercado em 2021, portanto só posso beber em 2031 ou 2027? 😂

Uma coisa "comum" mas que nunca tinha pensado bem nela: quando se diz "este é um vinho de guarda para 10-15 anos"

Isso significa:
- 10 a 15 anos a contar desde a data que saiu para o mercado? Ou
- 10 a 15 anos a contar do ano de colheita?

Eu por exemplo tenho uma Quinta do Noval 2017 que quem me recomendou disse que "obrigatoriamente" tinha da guardar por 10 anos?

Ora (se me lembro bem) o vinho veio para o mercado em 2021, portanto só posso beber em 2031 ou 2027? 😂

É relativo ao ano da colheita, conta a partir daí.

Mas os anos que eles indicam são em óptimas condições de guarda, como isso não acontece na maior parte das garrafeiras, geralmente não duram tanto em boa forma.

Depois há várias formas de dizer em relação à guarda:

. será melhor apreciado no seu esplendor 15 a 20 anos após a colheita, embora possa atingir o seu pico muito depois dessa data.

. podendo melhorar significativamente em guarda por duas décadas.

As últimas comprinhas, artilharia pesada para combate 🪖💪😎:

. Do Douro, Quinta de São Luiz Vinha Rumilã Grande Reserva 2016.
. Da Bairrada, Principal 2012.
. Do Alentejo, Quinta do Mouro Rótulo Dourado 2015 e Altas Quintas Obsessão 2015.

ZyxpSAM.jpg

Back