Que vinho bebem?

Uma duvida: por norma bebo um copo de 250ml de gin Bombay Mediterranean Lemon [br:)] (37.5% alcóol volume), sem nada.

Nem agua tonica nem gelo visto q está no frigorifico, então quantos graus de alcool terá esse copo? Serão os mesmos 37.5%?

Claro que sim, se não está diluído com nada, estás a beber uma bebida com 37.5% vol. álcool.

20240407-124228.jpg

E uma para oferecer

Da Kopke costumo beber colheitas, mas uma vez experimentei um de 30 anos (garrafa das mais antigas), e não apreciei nada o perfil, muita madeira, pesado, nada meloso nem envernizado, que é como eu gosto.

Uma duvida: por norma bebo um copo de 250ml de gin Bombay Mediterranean Lemon [br:)] (37.5% alcóol volume), sem nada.

Nem agua tonica nem gelo visto q está no frigorifico, então quantos graus de alcool terá esse copo? Serão os mesmos 37.5%?

Por cada 100 ml de gin, estás a emborcar 37,5 ml de etanol.

Pois penso o mesmo mas os 37.5% são sobre os 0.7L da garrafa. Ou seja, não temos que dividir essa percentagem pelos ml que vamos ingerir?

Os 37,5% vão ser sempre os 37,5%, quer bebas um copo, quer bebas 5 litros.

A quantidade de etanol que vais ingerir é que depende da quantidade de bebida que beberes.

Não há alteração nesse valor quando se mede a quantidade de álcool em um copo específico. Portanto, esse copo de gin terá 37.5%.

Como assim um copo 250 ml? Queres dizer 25 ml?

É que se for mesmo 250 ml é mais de um terço dessa garrafa. Para beber puro é dose. Caixa à cova. Ou tens de ter graaaande estaleca (i.e. ser alcólico e nem sabes [:)])

Pois penso o mesmo mas os 37.5% são sobre os 0.7L da garrafa. Ou seja, não temos que dividir essa percentagem pelos ml que vamos ingerir?

Uma % é uma proporção relativa ao número 100.
A % mantém-se quer seja uma garrafa ou um tonel. Vais ter é diferentes quantidades de etanol ingerido, conforme o volume que bebas, claro.
Como disse, num gin com 37,5 % vol., em 100 ml de gin tens 37,5 ml de etanol.
Se beberes 100 ml estás a ingerir 37,5 ml de etanol.
Se beberes 200 ml estás a ingerir 75 ml de etanol.

Se diluires 100 ml de gin com 100 ml de água tónica ficarias com 200 ml de uma mistura com 18,75% alc...e ficarias também com um mau gin tónico [:D][:D].
Se beberes esses 200 ml estás a ingerir 200 ml x 0,1875 de etanol, isto é, os mesmos 37,5 ml de etanol que ingeres ao beberes os 100 ml puros.

Last edited:
A quem interessar, o Pingo Doce está com 25% de desconto nos vinhos Alentejanos. Trouxe três Pêra Grave Reserva 2018 a 16.5€ cada um. Vi Quinta do Mouro 2018 27.xx€, Marmelar 2018 a 29,99€... e provavelmente haverá outras coisas interessantes, eu é que não compro muita coisa do Alentejo.

Por acaso tenho andado mais atento às promoções de vinhos algo mais caros nas grandes superfícies, que nem sempre vão até certos preços. Há umas semanas trouxe do Continente dois Quinta da Leda 2019 por 37.5€ salvo erro, o que não me parece nada mal.

Last edited:
Como assim um copo 250 ml? Queres dizer 25 ml?

É que se for mesmo 250 ml é mais de um terço dessa garrafa. Para beber puro é dose. Caixa à cova. Ou tens de ter graaaande estaleca (i.e. ser alcólico e nem sabes [:)])

Sim é mesmo 250ml. Uma garrafa não dá para uma semana.

A quem interessar, o Pingo Doce está com 25% de desconto nos vinhos Alentejanos. Trouxe três Pêra Grave Reserva 2018 a 16.5€ cada um. Vi Quinta do Mouro 2018 27.xx€, Marmelar 2018 a 29,99€... e provavelmente haverá outras coisas interessantes, eu é que não compro muita coisa do Alentejo.

Por acaso tenho andado mais atento às promoções de vinhos algo mais caros nas grandes superfícies, que nem sempre vão até certos preços. Há umas semanas trouxe do Continente dois Quinta da Leda 2019 por 37.5€ salvo erro, o que não me parece nada mal.

E para quem aderir ao Clube do Vinho do Pingp Doce, todos os meses tem um cupão de desconto de 10%, na compra de 6 ou mais garrafas, até um montante de desconto máximo de 20€.

Do Alentejo, Quinta do Mouro Rótulo Dourado 2015, cor rubi profunda, aroma a fruta vermelha e preta, azeitona e couro, na boca elegante e fresco.
Honestamente não o consigo colocar num patamar assim tão superior ao Quinta do Mouro normal, a não ser pela percepção de que este vinho será mais resistente ao tempo, talvez se note diferenças mais proeminentes se estivermos a falar de os abrir quando tiverem entre os 15 e 20 anos.

Nota: 95

Indicação de consumo: Beber ou guardar

z3WXQel.jpeg

SAUkx9T.jpeg

Já tinha dito o quanto gosto de poeira? 😬😅

Já saiu o último Decade (controlled aged wine), é a colheita de 2013, depois das de 2009 e 2010.

Nada melhor do que comparar a colheita de 2013 que saiu para o mercado em 2016 (penso que foi esse o ano) com a que esteve pacientemente a aguardar a luz do dia estes anos todos no produtor.

Ainda sem os abrir diria que o 10 anos estará claramente mais novo e fresco, mas o que me interessa mais saber é a evolução positiva, se o 10 anos evoluiu muito melhor que a garrafa que já foi posta à venda há vários anos e não teve todos esses cuidados.

Veremos as diferenças... a minha curiosidade é grande!

Poeira 2013, 2013 Decade e 2015:

nBYLPOJ.jpeg

Eu com 50€ consigo encher a garrafeira toda... [:D][:D][:D]

Estou na tanga, por acaso em vinhos o valor mais alto que me disponho a pagar é 8/10€ por garrafa. Não tenho "palato" para conseguir distinguir e valorizar as diferenças entre estes vinhos e vinhos de 20 ou 30€...parecem-me todos iguais...

Obvio que distingo um vinho de 2€ de um de 10€ mas a partir de um certo patamar acho que é mesmo necessário ser apreciador...

[;)]

Estou na tanga, por acaso em vinhos o valor mais alto que me disponho a pagar é 8/10€ por garrafa. Não tenho "palato" para conseguir distinguir e valorizar as diferenças entre estes vinhos e vinhos de 20 ou 30€...parecem-me todos iguais...

Obvio que distingo um vinho de 2€ de um de 10€ mas a partir de um certo patamar acho que é mesmo necessário ser apreciador...

[;)]

Em termos de hierarquia nota-se bem, a diferença até é enorme, de um vinho de 10/15€ para um de 25/35€.

Porque um vinho mais barato é para ser consumido jovem e não tem grande esperança de desenvolvimento e de vida, enquanto o mais caro já dá para guardar e tem uma margem de evolução grande, o objectivo de consumo é diferente.

Geralmente é:

. melhor vinho = melhores uvas, mais selecção, melhores barricas, mais tempo de estágio, etc...

Agora entre vinhos de 25/40€ e os de 60/80€, na maior parte dos vinhos não vais notar, porque os de 25/40 já são vinhos topo de gama, o que acontece é que os mais caros (60/80€) vão ser vinhos ainda mais resistentes ao tempo, e o cuidado a fazê-los poderá ser ainda mais meticuloso.

Também há quem faça distinção entre os grandes anos os outros, e o processo é todo igual.

[;)]

Há uns anos diria que conseguias isso.
Hoje não consegues.

Um Vinho de 10€ ou um de 30€ são manifestamente diferentes.
Isso porque a maior parte dos vinhos encareceu imenso e os de 10€ de agora eram vinhos de 4/5€ há nem meia dúzia de anos.

Agora entendo quando se fala de vinhos de 30€ e vinhos de 100€ ai sim eu também já começo a ter dificuldade em ver alguma diferença.
Ainda no outro dia bebi um vinho de 60€ e não fiquei impressionado. Bate-se bem com vinhos de 20/30€.

Há uns anos diria que conseguias isso.
Hoje não consegues.

Um Vinho de 10€ ou um de 30€ são manifestamente diferentes.
Isso porque a maior parte dos vinhos encareceu imenso e os de 10€ de agora eram vinhos de 4/5€ há nem meia dúzia de anos.

Agora entendo quando se fala de vinhos de 30€ e vinhos de 100€ ai sim eu também já começo a ter dificuldade em ver alguma diferença.
Ainda no outro dia bebi um vinho de 60€ e não fiquei impressionado. Bate-se bem com vinhos de 20/30€.

Acredito plenamente, mas no meu caso (pode ser um defeito pessoal) não noto diferença que justifique. Mas sim, 10€ nos dias de hoje já não é um vinho excecional...em geral![:cool:]

Back