Que vinho bebem?

Pois, dizem que o Grandjó é a referencia neste campo.

Já agora, os vinhos da Quinta da Alorna estão mesmo com uma excelente relação preço/qualidade. Em especial o Reserva.

Há uns monocasta Brancos, com lotes de tamanho algo limitado. Falhei o Verdelho que já esgotou mas consegui trazer um Arinto.

Tenho também alguma expectativa em relação a um Touriga Nacional que não conhecia.

Definitivamente não posso passar na n118.... [:D]

Hoje ao jantar:

Periquita_Reserva.jpg

Não faz lá muito o meu gosto, é um vinho assim para o doce e por isso um pouco enjoativo.

E que outros BiB se recomendam e sejam facéis de encontrar?

Já devo ter provado quase todos os vinhos brancos em BiB que vende um Continente que fica aqui próximo. Qual o que prefiro? O Casal do Cerrado da empresa Venâncio Costa Lima. Também não faz nenhum favor, que é dos mais caros...

Hoje ao jantar:

Periquita_Reserva.jpg

Não faz lá muito o meu gosto, é um vinho assim para o doce e por isso um pouco enjoativo.

Na região há que faça bastante melhor com a mesma casta (Piriquita=Castelão) [;)]

Quando tiveres oportunidade experimenta o Castelão - Quinta do Alcube. Tenho a certeza que vais ter uma opinião diferente.

Na região há que faça bastante melhor com a mesma casta (Piriquita=Castelão) [;)]

Quando tiveres oportunidade experimenta o Castelão - Quinta do Alcube. Tenho a certeza que vais ter uma opinião diferente.

Pois, eu acho que aqui é o castelão o responsável pelo sabor doce e enjoativo, eles utilizam 54% de castelão neste vinho de reserva (mais touriga nacional e francesa), no periquita "normal" baixa para 46% e quase a par usam trincadeira e um pouco de aragonês, talvez disfarce mais o uso no periquita original.
Obrigado ela dica do Quinta do Alcube, já ficou apontado. [;)]

onde posso comprar?
no meu sítio habitual (garrafeira nacional) não há
e como queria fazer um abastecimento para o Natal/ fim de ano queria provar coisas novas

Pois, eu acho que aqui é o castelão o responsável pelo sabor doce e enjoativo, eles utilizam 54% de castelão neste vinho de reserva (mais touriga nacional e francesa), no periquita "normal" baixa para 46% e quase a par usam trincadeira e um pouco de aragonês, talvez disfarce mais o uso no periquita original.
Obrigado ela dica do Quinta do Alcube, já ficou apontado. [;)]

Hum...na minha opinião (claro) não me parece, porque aqui na península de Setubal é tradição a monocasta de Castelão, (Piriquita) e eu não encontro esse travo adocicado em nenhum destes vinhos, mas sim aquele aroma forte típico das monocastas. [;)]

onde posso comprar?
no meu sítio habitual (garrafeira nacional) não há
e como queria fazer um abastecimento para o Natal/ fim de ano queria provar coisas novas

Apenas na Quinta (Quinta do Alcube - Vendas de Azeitão)

A produção dos vinhos desta Quinta é pequena e exclusiva, e quase não chegam ao mercado tradicional. É exportada na sua maioria, e vendida no local

Last edited:
Apenas na Quinta (Quinta do Alcube - Vendas de Azeitão)

A produção dos vinhos desta Quinta é pequena e exclusiva, e quase não chegam ao mercado tradicional. É exportada na sua maioria, e vendida no local

ok
já tive a ver o site, é um bom passeio! [;)]
agora que falas nisso, estou a ter um deja vu e acho que já falámos sobre isso!

Hum...na minha opinião (claro) não me parece, porque aqui na península de Setubal é tradição a monocasta de Castelão, (Piriquita) e eu não encontro esse travo adocicado em nenhum destes vinhos, mas sim aquele aroma forte típico das monocastas. [;)]

Julgo que nunca bebi o castelão como monocasta, até pode ser a mistura das três castas que tenha dado o gosto adocicado, ou simplesmente como o vinho foi produzido (até acredito mais nesta última hipótese).
Mas eu sou um pouco céptico em fazer uma relação casta/sabor quando usadas em conjunto como 100% confiável (excepção feita aos bons monocastas), temos por exemplo 3 vinhos de produtores diferentes com 3 ou 4 castas usadas na mesma percentagem e o sabor entre eles é completamente distinto e sem paralelismo algum. [;)]

Pois, dizem que o Grandjó é a referencia neste campo.

Já agora, os vinhos da Quinta da Alorna estão mesmo com uma excelente relação preço/qualidade. Em especial o Reserva.

Há uns monocasta Brancos, com lotes de tamanho algo limitado. Falhei o Verdelho que já esgotou mas consegui trazer um Arinto.

Tenho também alguma expectativa em relação a um Touriga Nacional que não conhecia.

Definitivamente não posso passar na n118.... [:D]

A Quinta da Alorna é dos raros produtores em que acontece gostar de tudo o que eles produzem...
Os monocastas são simpáticos. Pelo preço, são muito boa compra. O Verdelho e o Arinto são típicos vinhos de Verão - se bem que para Arinto prefiro os de Bucelas.
Têm também uma Touriga Nacional que é sempre interessante para o preço. Tiveram duas monocastas novas este ano, uma de Alvarinho e outra de Sauvignon Blanc, que não tive oportunidade de provar porque a primeira esgotou num abrir e fechar de olhos, e a segunda não me despertou a atenção na altura em que lá fui. :P

Outra novidade deles este ano foi um novo Reserva branco, um blend de Alvarinho e Voigner com estágio em madeira. Ainda apanhei um par de garrafas quando lá passei, uma delas já marchou e é um branco bem interessante, complexo e encorpado. :)

Os outros Reserva (Arinto/Chardonnay e Touriga Nacional/Cabernet sauvignon) são já clássicos da região :) Por cerca de €5, têm uma relação qualidade/preço demolidora.

Hoje ao jantar:

Periquita_Reserva.jpg

Provei uma dessas recentemente. Comprei 3 garrafas para experimentar [:cool:][:D] numa promoção recente "leve 3 pague 2" do Pingo Doce.
Não o achei doce ao ponto de ser enjoativo.
Mas concordo que tem um grau de doçura perceptível acima do normal, até para a região, e não combinará tão bem com alguns tipos de comida. Mas infelizmente esse perfil doce é hoje muito apreciado, e presumo que o fizeram assim para se adaptar ao gosto dominante hoje em dia.

Mas enfim, hoje em dia é assim... são modas. Toda a gente gosta de vinho tinto, desde que seja docinho... :P

Julgo que nunca bebi o castelão como monocasta, até pode ser a mistura das três castas que tenha dado o gosto adocicado, ou simplesmente como o vinho foi produzido (até acredito mais nesta última hipótese).
Mas eu sou um pouco céptico em fazer uma relação casta/sabor quando usadas em conjunto como 100% confiável (excepção feita aos bons monocastas), temos por exemplo 3 vinhos de produtores diferentes com 3 ou 4 castas usadas na mesma percentagem e o sabor entre eles é completamente distinto e sem paralelismo algum. [;)]

Descobri isso mesmo há bem pouco tempo, com duas Tourigas Nacionais daqui da zona. Tão iguais e tão diferentes.[;)]

ok
já tive a ver o site, é um bom passeio! [;)]
agora que falas nisso, estou a ter um deja vu e acho que já falámos sobre isso!

Sim, já falamos. Até pode dar para pensar que sou um "embaixador" da Quinta.[;)]

Não sou, apesar de ser um fã dos vinhos daquela Quinta.

Descobri isso mesmo há bem pouco tempo, com duas Tourigas Nacionais daqui da zona. Tão iguais e tão diferentes.[;)]

Quase que se pode dizer que é como o chocolate, tão igual mas ao mesmo tempo tão diferente.

Entretanto provei finalmente A Descoberta da Casa da Passarella, gostei e é para voltar a repetir, visualmente é um vinho bastante escuro, é bem aromático, bom corpo e taninos macios.

ADescoberta_CP.jpg

Sim, já falamos. Até pode dar para pensar que sou um "embaixador" da Quinta.[;)]

Não sou, apesar de ser um fã dos vinhos daquela Quinta.

Ofereceram-me uma garrafa de Alcubíssimo e não achei nada mau. Já estive algumas vezes à porta da Quinta mas ainda não fui lá.

Provei uma dessas recentemente. Comprei 3 garrafas para experimentar [:cool:][:D] numa promoção recente "leve 3 pague 2" do Pingo Doce.
Não o achei doce ao ponto de ser enjoativo.
Mas concordo que tem um grau de doçura perceptível acima do normal, até para a região, e não combinará tão bem com alguns tipos de comida. Mas infelizmente esse perfil doce é hoje muito apreciado, e presumo que o fizeram assim para se adaptar ao gosto dominante hoje em dia.

Mas enfim, hoje em dia é assim... são modas. Toda a gente gosta de vinho tinto, desde que seja docinho... :P

Em certa parte faz-me lembrar aqueles vinhos correntes de Espanha, não provei muitos mas os que provei são sempre excessivamente doces, e depois esse é o sabor predominante no vinho.

Back