Pois, dizem que o Grandjó é a referencia neste campo.
Já agora, os vinhos da Quinta da Alorna estão mesmo com uma excelente relação preço/qualidade. Em especial o Reserva.
Há uns monocasta Brancos, com lotes de tamanho algo limitado. Falhei o Verdelho que já esgotou mas consegui trazer um Arinto.
Tenho também alguma expectativa em relação a um Touriga Nacional que não conhecia.
Definitivamente não posso passar na n118.... [

]
A Quinta da Alorna é dos raros produtores em que acontece gostar de tudo o que eles produzem...
Os monocastas são simpáticos. Pelo preço, são muito boa compra. O Verdelho e o Arinto são típicos vinhos de Verão - se bem que para Arinto prefiro os de Bucelas.
Têm também uma Touriga Nacional que é sempre interessante para o preço. Tiveram duas monocastas novas este ano, uma de Alvarinho e outra de Sauvignon Blanc, que não tive oportunidade de provar porque a primeira esgotou num abrir e fechar de olhos, e a segunda não me despertou a atenção na altura em que lá fui.
Outra novidade deles este ano foi um novo Reserva branco, um blend de Alvarinho e Voigner com estágio em madeira. Ainda apanhei um par de garrafas quando lá passei, uma delas já marchou e é um branco bem interessante, complexo e encorpado.
Os outros Reserva (Arinto/Chardonnay e Touriga Nacional/Cabernet sauvignon) são já clássicos da região

Por cerca de €5, têm uma relação qualidade/preço demolidora.
Hoje ao jantar:
Não faz lá muito o meu gosto, é um vinho assim para o doce e por isso um pouco enjoativo.
Provei uma dessas recentemente. Comprei 3 garrafas para experimentar [

][

] numa promoção recente "leve 3 pague 2" do Pingo Doce.
Não o achei doce ao ponto de ser enjoativo.
Mas concordo que tem um grau de doçura perceptível acima do normal, até para a região, e não combinará tão bem com alguns tipos de comida. Mas infelizmente esse perfil doce é hoje muito apreciado, e presumo que o fizeram assim para se adaptar ao gosto dominante hoje em dia.
Mas enfim, hoje em dia é assim... são modas. Toda a gente gosta de vinho tinto, desde que seja docinho...