Que vinho bebem?

Que vinho bebem?

Hoje ao almoço la abri a Churchill’s, é realmente bastante bom, mas nitidamente deveria ter decantado meia hora antes de beber como me aconselharam fazer, mas como sabia que não ia beber toda decidi apenas abrir 45 minutos antes de beber sem decantar, mas mesmo assim soube muito bem.
Agora tenho a difícil tarefa de decidir o que vou beber a acompanhar o petisco de sábado à noite, ou um Tulipa Rosé ou um espumante da Ervideira.
Hoje estou virado para a copofonia. :)

Hoje ao almoço la abri a Churchill’s, é realmente bastante bom, mas nitidamente deveria ter decantado meia hora antes de beber como me aconselharam fazer, mas como sabia que não ia beber toda decidi apenas abrir 45 minutos antes de beber sem decantar, mas mesmo assim soube muito bem.
Agora tenho a difícil tarefa de decidir o que vou beber a acompanhar o petisco de sábado à noite, ou um Tulipa Rosé ou um espumante da Ervideira.
Hoje estou virado para a copofonia. :)

1st world problems.[:D]

Já não me lembrava do tempo em barrica, mas estive a ver e no Cartuxa no rótulo traseiro diz que permaneceu 15 meses em barricas e + 15 meses em garrafa. Já é um tempo bem considerável a afinar. [:cool:]

Louvo muito esse tipo de compromisso com a qualidade final do produto... claro que ser um produtor de referência e já com escala ajuda muito.

Cartuxa tenho um reserva para beber, penso que 2014.
Já o Colheita bebi recentemente dois 2014 que tinha comprado. É um bom vinho e não desilude. Mas já aparece a quase 20€ em alguns lados... E confesso que por 20€ prefiro beber outras coisas.

O Duorum já bebi o normal várias vezes, brutal relação preço/qualidade. Esse reserva acho que nunca bebi. [kiss]

Concordo contigo.
O Cartuxa Colheita é bom, não desilude, mas está puxadote...
Mas mesmo o Reserva padece do mesmo mal, também acho que se faz pagar bem... o problema é que, quando o bebes, rendes-te...

E hoje fiz logo a cortesia ao Duorum Reserva Old Vines 2012, bem... que pujança de vinho, muito intenso, muito concentrado, fruta madura, madeira, macio e aveludado, com final persistente e muito longo, só me lembro de 2 vinhos parecidos, também do Douro, o Antónia Adelaide Ferreira da Casa Ferreirinha e o Quinta Vale D. Maria, vinhos de exagero. O mais incrível disto tudo, é que pelo estado em que vinho se apresenta, é bastante provável que ainda se esteja a caminhar para o seu auge, lá para 2022.
A safra de 2015 que já tinha provado tem um estilo diferente deste, bem mais ligeiro.

IMG-0368.jpg

IMG-0369.jpg

Curiosa a diferença que notaste em apenas 3 anos do mesmo vinho... mas foi o virar da página do paradigma enológico... é o afinar pelo diapasão da moda dos vinhos elegantes, finos... agora o que cheirar a concentração, a extracção, a esse excesso tão típico do Douro e, em especial, do Douro Superior, não está na moda...
Eu tenho de dizer que me mantenho fiel a um bom tinto encorpado... acho é que precisa de tempo!

Oh pá o vinho que bebi hoje pode nao ser tao requintado como os mencionados aqui, de uma coisa eu tenho a certeza é vinho feito com uvas da parreira pois estive na apanha e na pisa da uva agora brindo
85fe0bb50167ef396cba3ed3bd9b5792--silly-faces-emojis.jpg

Curiosa a diferença que notaste em apenas 3 anos do mesmo vinho... mas foi o virar da página do paradigma enológico... é o afinar pelo diapasão da moda dos vinhos elegantes, finos... agora o que cheirar a concentração, a extracção, a esse excesso tão típico do Douro e, em especial, do Douro Superior, não está na moda...
Eu tenho de dizer que me mantenho fiel a um bom tinto encorpado... acho é que precisa de tempo!

Eu bebi o Duorum Reserva 2015 em finais de 2018, este de 2012 agora, estamos a falar de cerca de 5 anos de diferença, é um grande espaço temporal entre vinhos.
Mas quando bebi o de 2015 achei logo óptimo e não tinha o nível de concentração deste, e é um pouco contrário ao que tenho assistido nos outros vinhos, um Poeira ou um Quinta do Crasto Vinhas Velhas têm as safras de 2015 muito mais concentradas que as anteriores.

Back