Que vinho bebem?

Existe algum site/ aplicação para saber mais sobre vinhos? Por exemplo, qual a altura ideal para beber, preço médio, etc

não me parece, é um nicho de mercado (eu, pessoalmente pagaria por uma aplicação que me informasse preço "real", castas, tempo de guarda, etc), mas isso é muito difícil de alcançar, mesmo com a questão dos hiper´s que vão aos produtores e "encomendam" uma marca exclusiva

o mais parecido que tens é o Vivino, mas tem falhas e muitas, tens que estar atento. tem a vantagem de poderes tirar foto ao rotulo da garrafa e ela "dar-te" o preço médio, tens é que verificar se é mesmo a garrafa em questão que aparece lá...

E hoje lá saiu o Barca Velha 2011.

Para comprar eram 1000 cães a um osso. :sh)
Já há quem venda a quase 700€ [8b]

No outro dia estava a falar com um dono de uma garrafeira, em 2004 quando a abriu vendia as Barca Velha a menos de 50 euros...
No meu caso lembro-me que há cerca de 10 anos (talvez nem tanto) conseguia comprar a cerca de 100 e poucos euros... (se soubesse o que sei hoje...)
Ao preço que são vendidas agora é especulação completa.

Sempre chegaram hoje, Encontro 1 2011 e Procura Vinhas Velhas 2011:

Lr507Rr.jpg

Hoje ao jantar, Quinta do Poço do Lobo Reserva 1995, não é nenhum vinho "bicho de 7 cabeças", a prova de nariz é diferente da de boca, de nariz é couro, madeira, tostados, de boca é macio, bem frutado (surpresa aqui) com a barrica a amparar, é um vinho até um pouco gastronómico. Bem agradável de se beber.

xjG05CR.jpg

EGH99Jx.jpg

IF6PZgQ.jpg

Depois conta como é esse vinho da Susana Esteban, a gama abaixo é excelente

É um dos vinhos em que estou com mais expectativa em abrir, vinhas velhas, 2011, tempo ideal para ser aberto, teoricamente tem tudo para correr bem, veremos.

Já percebi que o teu palato "ficou" no ano de 2011 [;)]

Percebo porquê!

Nesta semana ainda consegui comprar uns quantos vinhos de 2011 (o que já vem sendo algo difícil), consegui comprar o Encontro 1, Procura Vinhas Velhas, Kompassus Private Collection e São Domingos Garrafeira.

Nesta semana ainda consegui comprar uns quantos vinhos de 2011 (o que já vem sendo algo difícil), consegui comprar o Encontro 1, Procura Vinhas Velhas, Kompassus Private Collection e São Domingos Garrafeira.

Por 24,38€ fico tentado a ir buscar esse Procura, porque essa Espanholita onde põe as maozinhas é garantido [;)]

Hoje ao jantar, Quinta do Poço do Lobo Reserva 1995, não é nenhum vinho "bicho de 7 cabeças", a prova de nariz é diferente da de boca, de nariz é couro, madeira, tostados, de boca é macio, bem frutado (surpresa aqui) com a barrica a amparar, é um vinho até um pouco gastronómico. Bem agradável de se beber.

A garrafeira tem uma Magnum para venda.

https://www.garrafeiranacional.com/...5-quinta-poco-do-lobo-reserva-tinto-1-5l.html

A 28€ é bom preço!

Aí está, o Barca-Velha 2011

a 20ª colheita do mais emblemático vinho do douro foi hoje oficialmente apresentada e vai chegar ao mercado no início de outubro. O barca-velha aparece apenas algumas vezes por década (2000, 2004 e 2008 foram as colheitas anteriores), mas há muito que os apreciadores apostavam que, dada a excelência da vindima, 2011 não falharia. E assim aconteceu.

Luis sottomayor, que lidera a enologia da casa ferreirinha desde 2007, fez questão de confirmar isso mesmo: “quando este vinho nasceu, percebemos logo que seria destinado a barca-velha”, disse durante a apresentação, que teve lugar na quinta da granja, contígua à quinta da leda. Mas ainda assim, foi preciso ultrapassar com distinção o grande teste do tempo. Nas barricas, primeiro, e depois na garrafa, foi sendo acompanhado e avaliado ao longo de nove anos, até luis sottomayor e a sua equipa tomarem a decisão final, uma espécie de habemus papamvínico: Temos barca-velha!

Elaborado com 45% de touriga franca, 35% de touriga nacional, 10% de tinto cão, e de 10% de tinta roriz, uvas do douro superior recolhidas em diversas parcelas e diferentes altitudes na quinta da leda, o vinho passou cerca de 18 meses em barricas de carvalho francês antes de ser engarrafado em maio de 2013. Luis sottomayor definiu-o como “um leão dominador, um vinho que diz ‘estou aqui’, cheio de garra e valentia”. Curiosa analogia na boca do fervoroso adepto de um clube mais associado a outro animal, mas que luis graciosamente reformuloupara “um leão com alma de dragão”…

o barca-velha de 2011 é de facto um vinho impressionante, de enorme profundidade e complexidade, que faz inteira justiça ao fabuloso histórico da marcacriada em 1952, à extraordinária vindima que o originou, e ao douro enquanto região de excelência. O preço a que chegará ao mercado é uma incógnita, já que as variações são muitas entre as lojas especializadas, sobretudo nos primeiros meses de lançamento, mas se tivermos em conta que o 2008 está “tabelado” a €685, o 2011 deverá ser daí para cima. Como se fizeram 33.766 garrafas, quem quiser ter uma ideia do valor movimentado pelo barca-velha é só fazer as contas…

https://grandesescolhas.com/ai-esta...WQ7YMK-ybjRNVIOBYt1w0va2H9dd_qQLAoUZwpmXMo9Ks

Last edited:
Hoje ao almoço, Kompassus Reserva 2017, conjunto muito bem afinado, mineral, limão, acidez crocante, termina agradavelmente persistente.

UQNl7az.jpg

8u5oNKC.jpg

Ao almoço de hoje, e um dos meus preferidos.
Daqueles em que há sempre pelo menos uma na garrafeira

c379d750ae07f67e9efbe789a2151dc8.jpg

Há uns dias bebi um São Domingos branco, cada vez gosto mais desta casa, produz vinhos sérios e sempre cuidados, este não é excepção, é simples/descomplicado, refrescante e muito agradável de se beber, custa cerca de 4 euros, uma pechincha.

nk7oJJI.jpg

TISOIQp.jpg

Back