Que vinho bebem?

Bem hoje por mero acaso acabei por fazer a compra do ano.

Robustus 2015… filha única na prateleira do supermercado da terrinha. Não podia passar na caixa porque o código não estava aberto por isso vendiam ao 2o preço mais caro que era uma Duas Quintas Reserva de 32€. Vale senpre a pena ver o que ha perdido nessas supers da terrinha. Houvesse mais…

476560405816d0828801ac8a7186dea4.jpg

Desgraçaste o supermercado... [:D][:D]

PXL-20210617-123120601.jpg

Ontem tivemos uma prova de vinhos (online) em equipa, um gesto simpático, com a presença do produtor a explicar os vários vinhos e com um pairing muito bem conseguido.

Ervideira Invisível com frutos secos. - a lembrar um vinho verde, muito leve, muita acidez, vinho de "piscina" mas com 13%, não é brincadeira, mas o mais interessante do lote. Um vinho branco feito com uva tinta.

Colheita selecionada branco com queijo de cabra - vinho branco tradicional alentejano, vinho OK mas nada demais.

Tinto Reserva com bolachinhas e doce de cereja do fundão - a cereja elevou o vinho, de si bastante agradável, mas a pedir garrafa. Mas está aqui um vinho de 12-15€ bem interessante, com excelentes taninos e muita fruta.

Terminamos com um LBV e umas bolachas de chocolate amargo com pimenta rosa e que pairing que foi, vinho a elevar a bolacha e vice versa!

Um pack muito interessante, muita simpatia por parte do Duarte Costa a explicar os vinhos e os pairings.

O Invisível e o Reserva Tinto são vinhos para comprar novamente!

Esse Conde d'Ervideira que está do lado direito da foto, o branco é uma delicia, o tinto nunca provei.

Adoro colheitas tardias com um Stilton! [br:)]

Última edição:
PXL-20210617-123120601.jpg

Ontem tivemos uma prova de vinhos (online) em equipa, um gesto simpático, com a presença do produtor a explicar os vários vinhos e com um pairing muito bem conseguido.

Ervideira Invisível com frutos secos. - a lembrar um vinho verde, muito leve, muita acidez, vinho de "piscina" mas com 13%, não é brincadeira, mas o mais interessante do lote. Um vinho branco feito com uva tinta.

Colheita selecionada branco com queijo de cabra - vinho branco tradicional alentejano, vinho OK mas nada demais.

Tinto Reserva com bolachinhas e doce de cereja do fundão - a cereja elevou o vinho, de si bastante agradável, mas a pedir garrafa. Mas está aqui um vinho de 12-15€ bem interessante, com excelentes taninos e muita fruta.

Terminamos com um LBV e umas bolachas de chocolate amargo com pimenta rosa e que pairing que foi, vinho a elevar a bolacha e vice versa!

Um pack muito interessante, muita simpatia por parte do Duarte Costa a explicar os vinhos e os pairings.

O Invisível e o Reserva Tinto são vinhos para comprar novamente!

O Invisível é quase o único branco que compro. [:D]
E também concordo com o SenhorVX o Conde d'Ervideira branco é igualmente uma delicia.
O tinto se calhar provei quando fiz lá a prova de vinhos na Adega mas já não me lembro.
Também achei o Duarte Costa muito simpático, apareceu no final da prova de vinhos a perguntar como tinha corrida e como se portaram as guias, vinha todo sujo de pó e de terra de ter andado nas vinhas e como não se apresentou eu pensava que era um qualquer trabalhador, ainda estive bastante tempo à conversa com ele e só quando ele se foi embora é que uma funcionária veio ter comigo a dizer que ele era o dono, mas ela estava contente que tinha dito ao homem que as guias trabalharam tão bem que mereciam um aumento, fiz o comentário à pessoa certa [:D]

Só tenho pena de o ter desiludido quando ele andava a gabar os vinhos e espumantes que estagiaram no fundo o Alqueva e eu lhe disse que tinha preferido sempre a verão do vinho que não tinha ido para dentro de água.O homem fez uma cara de admirado e deve ter pensado: estes gajos não percebem nada de vinhos. [:D]

Há pouco tempo no programa Imperdiveis foram à Ervideira e entrevistaram-no ,tive logo vontade de lá ir outra vez.

O Invisível é quase o único branco que compro. [:D]
E também concordo com o SenhorVX o Conde d'Ervideira branco é igualmente uma delicia.
O tinto se calhar provei quando fiz lá a prova de vinhos na Adega mas já não me lembro.
Também achei o Duarte Costa muito simpático, apareceu no final da prova de vinhos a perguntar como tinha corrida e como se portaram as guias, vinha todo sujo de pó e de terra de ter andado nas vinhas e como não se apresentou eu pensava que era um qualquer trabalhador, ainda estive bastante tempo à conversa com ele e só quando ele se foi embora é que uma funcionária veio ter comigo a dizer que ele era o dono, mas ela estava contente que tinha dito ao homem que as guias trabalharam tão bem que mereciam um aumento, fiz o comentário à pessoa certa [:D]

Só tenho pena de o ter desiludido quando ele andava a gabar os vinhos e espumantes que estagiaram no fundo o Alqueva e eu lhe disse que tinha preferido sempre a verão do vinho que não tinha ido para dentro de água.O homem fez uma cara de admirado e deve ter pensado: estes gajos não percebem nada de vinhos. [:D]

Há pouco tempo no programa Imperdiveis foram à Ervideira e entrevistaram-no ,tive logo vontade de lá ir outra vez.

E estiveram a provar o Invisivel...

E estiveram a provar o Invisivel...

Acho que o Invisivel serve um bocado de imagem de marca e por isso falam sempre nele.

Eu até me lembro quando ele apareceu no mercado em 2009, costumava almoçar sempre num restaurante e um dia apareceu lá a dona a dizer: vocês têm que provar este vinho que o comercial deixou aqui para ver se tem saída, é um vinho transparente que parece água!
Gostei tanto do vinho, que perguntei logo à Sr.ª se não me arranjava pelo menos uma caixa de 6 garrafas e na semana a seguir lá apareceram, cobrou-me ao preço que faziam para ela e o vinho foi super barato.

Desgraçaste o supermercado... [:D][:D]

Devem é ter feito uma festa quando eu disse que a levava. Eles sabiam que ela custava bem mais que 32€, disseram-no com todas as letras, mas queriam era ver-se livre dela e não havia nenhum outro vinho sequer perto para poderem passar na caixa.

Eles ficaram felizes, eu fiquei feliz. Todos ganharam. E acho q o tio Belmiro continua a poder pagar as suas férias na comporta

Devem é ter feito uma festa quando eu disse que a levava. Eles sabiam que ela custava bem mais que 32€, disseram-no com todas as letras, mas queriam era ver-se livre dela e não havia nenhum outro vinho sequer perto para poderem passar na caixa.

Eles ficaram felizes, eu fiquei feliz. Todos ganharam. E acho q o tio Belmiro continua a poder pagar as suas férias na comporta

O tio Belmiro ? O homem já morreu há 4 anos [:D]

Também não fazia férias na Comporta, era um bimbalhão do Porto que achava que trabalhar é que era bom, tinha, creio uma Quinta no Douro. [;)]

Quanto ao Robustus, já provei em feira é um excelente vinho, aliás os Niepoort são habitualmente vinhos muito bem feitos, mesmo o muito mais humilde "Diálogo" é um vinho com alguma elegância e bem extruturado.

Ontem foi um dia bom, jantar com um casal amigo, 2 homens a beber e uma das senhoras foi provando aqui e ali (a minha mulher não bebe).

2 cervejas a abrir enquanto se conversa e lá começamos com o Deu la Deu Reserva a acompanhar umas ameijoas à bulhão pato, depois a pergunta, branco ou tinto para acompanhar o jantar (umas sardinhas assadas e uma picanha), desafiei o meu amigo a abrir o frigorífico de vinhos e escolher o que ele quisesse e ele tirou o Cedro e o Marmelar, eu tirei o Private Selection e seguimos por aí.

O Cedro bebeu-se num instante enquanto os outros dois estavam a decantar, e enquanto estávamos de volta da grelha, vinho muito aromático, muito fácil de beber, belo vinho para beber numa esplanada num final de tarde, gostei bastante.

De seguida, o convidado de honra da noite, Esporão Private Selection 2012, que vinho, todo ele é harmonia, veludo, equilíbrio, garra, um final de boca espetacular, dos melhores vinhos que já bebi.

Depois disso fomos ao Marmelar e sinceramente não gostei, vinho muito pesado, com aroma muito forte a couro, algo desiquilibrado no corpo e a deixar um final de boca seco e desagradável. Não sei se foi por vir a seguir ao PS ou se é mesmo o vinho que não é para mim, mas foi consensual na mesa.

E ainda bebemos um Porto LBV...

4a48c57d3df1c41f2c4b245f9e8cd078.jpg

Hoje é dia de for de cabeça...

Última edição:
2 garrafas cada não admira ....

Tens que experimentar o Quinta do Noval (se não conheceres já).

Se eu te oferecesse pelos anos uma garrafa de tinto, preferias um Esporão PS ou um Chryseia ?

O Marmelar abri um aqui há tempos, creio que era de 2013.

Foi um vinho que me disse muito pouco, pelo seu perfil. Longe de ser mau, mas não é o meu estilo

Essa questão das notas de couro pode ter a ver com a idade do vinho e ter sido mal guardado algures nesse intervalo de tempo, não?

2 garrafas cada não admira ....

Tens que experimentar o Quinta do Noval (se não conheceres já).

Se eu te oferecesse pelos anos uma garrafa de tinto, preferias um Esporão PS ou um Chryseia ?

A mim podes oferecer o segundo.

Os vinhos do Esporão são muito bons mas há ali qualquer coisa que não me encaixa. Obviamente que a questão deve estar do meu lado...

Vamos lá tentar contribuir positivamente para o tópico... [:D]

Se há coisa que a aprendi com a pandemia foi que "a vida é demasiado curta para beber mau vinho", portanto, como não estou vacinado ainda, fui ver o que havia de bom na garrafeira.

Não consigo fotografar comida ou bebida, tenho um bloqueio qualquer. Só tiro fotos para guardar e pontuar internamente, para o futuro.

Ficam estes apontamentos de coisas interessantes:

IMG-20210612-122109.jpg
IMG-20210612-122157.jpg

IMG-20210624-142858.jpg
IMG-20210624-143057.jpg

notar que o mais novo é de 2015... sempre a velha questão da idade dos vinhos.

O Procura é soberbo. Abria outra agora mesmo. Está magistralmente bem feito. World class...

O Passadouro já requer alguma atenção, é mais delicado. É um field blend à antiga, com tudo o que isso implica. São sempre mais crus, no meu ver.

O Talabara é provavelmente o vinho mais dificil de enquadrar que bebi até hoje. É fortíssimo, gostava de o testar daqui a uns... 10 anos?

O vinhas velhas 2015 de Montalegre é surpreendente. Comprei numa promoção de fim de stock de um hiper em remodelação... felizmente comprei duas, foi mesmo muito barato e vale o dobro do que habitualmente pedem por ele . Está no ponto para se abrir o desta colheita e é o mais fácil de recomendar, foi um sucesso à mesa. Fiquei com vontade de lá ir... [:D]

Voltar
Superior