Que vinho bebem?

É isso ! às vezes mais do que expertise o que é necessário é bom-senso.

Parece simples, mas é um atributo escasso nos dias que correm [:D] [;)]
Obrigado pela troca de ideias, que ficaram bem claras. Agora já será com o arquitecto ver a melhor localização da pequena cave em -1.

Como irei escavar piscina, o custo da cave (pequena) será marginal, especialmente se encontrar aqueles blocos pré-fabricados.

Sim, penso que essa será a solução mais adequada no custo benefício. Até porque uma cave em -1 é estável e sem manutenção, para manter vinhos a prazo.

E depois uma cave de vinhos regrigerada na sala para ter os vinhos prontos a consumo.

Isso é o que tenho hoje e funciona (para mim), garrafeira no -2 (arrecadação sempre a temperatura entre 17-24ºC) e depois cave refrigerada dentro de casa (no meu caso está na cozinha).

Só estou à espera que a cave refrigerada avarie para trocar por uma maior [:D], mas como tudo na vida, quando um gajo quer que alguma coisa avarie, vai durar para sempre!

Também aconselho um termómetro - higrómetro que te permita ter noção da temperatura e humidade de forma constante, a humidade pode ser pior que a temperatura para o vinho.

Isso é o que tenho hoje e funciona (para mim), garrafeira no -2 (arrecadação sempre a temperatura entre 17-24ºC) e depois cave refrigerada dentro de casa (no meu caso está na cozinha).

Só estou à espera que a cave refrigerada avarie para trocar por uma maior [:D], mas como tudo na vida, quando um gajo quer que alguma coisa avarie, vai durar para sempre!

Também aconselho um termómetro - higrómetro que te permita ter noção da temperatura e humidade de forma constante, a humidade pode ser pior que a temperatura para o vinho.

melhor meter noutra casa, ou vender no olx [:D]

Para isso tinha uns sensores zigbee da Xiaomi, custaram uns 50€ entre o Hub e os sensores (2 de temperatura e humidade, 1 de vibração). Funciona com uma pilha CR2032 (dura uns 2 anos) e tens os dados no telemóvel. Dá para adicionar uma série de outros sensores e actuadores, por exemplo, uma tomada para ligar e desligar um equipamento (ventilação, desumidificador, etc). O SW permite criar automatismos, por exemplo, ligar a tomada se a temperatura ou humidade for superior a um valor estipulado,

Ando a programar a construção de moradia e estava com ideias de fazer cave...especialmente por causa de colocar a garrafeira. Mas não sei se justifica só por causa disso. Entre escavações, isolamento, mais um piso, escadas, etc e tal, e a ideia perde algum romance, mesmo sendo para vinho.

Assim, pensei que umas cave de embutir pudessem ser suficientes, mas teria de comprar várias, talvez umas três de 150-200 garrafas cada. Lembrei-me deste tópico e de umas partilhas atrás sobre garrafeiras em casa, do género desta abaixo. A minha questão é que estando isto "dentro" de casa, teria de ser refrigerado, e por outro lado se criaria condensação, tendo portas em vidro, e porque a humidade nunca poderia ser demasiado baixa.

Um AC normal com temperatura contínua a 16º seria suficiente? Vejo a literatura a indicar 10-12 graus... Também não encontro AC específico para garrafeiras, mas mesmo que existam, seguramente deverão ser a preço elevado, e que sendo apenas uma solução para uma única divisão com poucos m2, deve disparar o preço da garrafeira...e volto a pensar na cave.

d0d8b8bca62df87f62ea5152e438ed98.jpg

Eu tenho um espaço dedicado, adjacente á cozinha, com 1.5 * 1.5 metros... a refrigeração faço com uma maquina de tipo industrial... tenho o espaço sempre na casa dos 15º... os tintos e pegar e servir...
pela minha experiencia, talvez não precises de muito mais que isso... 400 garrafas é capaz de ser demais...

Eu tenho um espaço dedicado, adjacente á cozinha, com 1.5 * 1.5 metros... a refrigeração faço com uma maquina de tipo industrial... tenho o espaço sempre na casa dos 15º... os tintos e pegar e servir...
pela minha experiencia, talvez não precises de muito mais que isso... 400 garrafas é capaz de ser demais...
Sim, deverá ser suficiente. Mas entre ter algo no rc e com maquinismo ou ter cave sem maquinismo. A cave começa a fazer mais sentido a longo prazo. Se fosse para adaptar, seria uma opção, mas a criar de raiz já estou convencido pela mini cave subterrânea.

Que máquina tens Luís?

E não cria condensação no vidro com as diferenças de temperatura?

Por norma costumo beber a tons do Douro e Terrus

Ontem comprei uma duas encostas do dão.. Que acham desta?

Penso que devo lá ter isso mas ainda não bebi. Mas fiquei com a sensação de ser um dos vinhos de "esquema" dos supermercados.

Aliás, os supermercados são cada vez mais aborrecidos no vinhos (tirando situações pontuais), e comecei mais a olhar para garrafeiras, onde se encontram coisas que em mais lado nenhum se encontram.

Por exemplo, comprei recentemente disto (tinto conceito) numa garrafeira, que não encontrei nunca em supermercado.

shopping

Penso que devo lá ter isso mas ainda não bebi. Mas fiquei com a sensação de ser um dos vinhos de "esquema" dos supermercados.

Aliás, os supermercados são cada vez mais aborrecidos no vinhos (tirando situações pontuais), e comecei mais a olhar para garrafeiras, onde se encontram coisas que em mais lado nenhum se encontram.

Por exemplo, comprei recentemente disto (tinto conceito) numa garrafeira, que não encontrei nunca em supermercado.

shopping

Sim foi numa promoção do continente.

Concordo contigo, aqui em tempos comprei uma caixa de pinalta pingo de lua a um fornecedor aqui do norte a um preço porreiro.

Estou a provar finalmente o Cortes do Tua… que grande Vinho!
Precisa definitivamente respirar, quando abri estava um bocado áspero, mas ficou ali a relaxar e abriu-se ;)
Acompanhou essas meninas:
83d87c08a831d17e51ced9eaa16a18c8.jpg

5987984c38cac544ed342a14879fdc10.jpg

74543221cef368b9fd8c54a128d1bce8.jpg

Oh pá, estão todos, literalmente, PD, continente, Intermarché, ECI, Auchan...

E os vinhos são sempre os mesmos em todos e os preços são os mesmo também...

Uma falta de originalidade enorme...

É por isso que a maioria das minhas compras são feitas em garrafeiras, nos hiper só os clássicos com alguma promoção e alguns vinhos correntes também em promoção.

Acima de tudo, a oferta e diversidade de vinhos de categoria é fraca nos hipers, a grande maioria são vinhos até 10€

Nesse leclerc as promoções são para rir. Quinta da leda com um euro de desconto?

Aliás, a maioria nem tem propriamente descontos, apenas ajustes de preços.

Soalheiro Alvarinho a 8€?

Não é um superdesconto, mas não costuma ser muito habitual apanhar este vinho com redução de preço.
Isso será preço alinhado com os melhores preços do mercado, mas nada de extraordinário. Compra-se com alguma facilidade entre os 8 e 9 euros, pelo que vi. Isso são menos de 10% de desconto.

Voltar
Superior