Ando a programar a construção de moradia e estava com ideias de fazer cave...especialmente por causa de colocar a garrafeira. Mas não sei se justifica só por causa disso. Entre escavações, isolamento, mais um piso, escadas, etc e tal, e a ideia perde algum romance, mesmo sendo para vinho.
Assim, pensei que umas cave de embutir pudessem ser suficientes, mas teria de comprar várias, talvez umas três de 150-200 garrafas cada. Lembrei-me deste tópico e de umas partilhas atrás sobre garrafeiras em casa, do género desta abaixo. A minha questão é que estando isto "dentro" de casa, teria de ser refrigerado, e por outro lado se criaria condensação, tendo portas em vidro, e porque a humidade nunca poderia ser demasiado baixa.
Um AC normal com temperatura contínua a 16º seria suficiente? Vejo a literatura a indicar 10-12 graus... Também não encontro AC específico para garrafeiras, mas mesmo que existam, seguramente deverão ser a preço elevado, e que sendo apenas uma solução para uma única divisão com poucos m2, deve disparar o preço da garrafeira...e volto a pensar na cave.