Que vinho bebem?

Bem, ainda não o provei mas estou com as expectativas em alta (apesar do ano até ser relativamente recente):

Plansel Selecta Grande Escolha 2013

Plansel_Selecta_GE.jpg

http://www.plansel.com/adega/wine_post/plansel-selecta-grande-escolha/

Quando isso acontecer, dá-me o feedback sff.[;)]

Com certeza [;)], em principio será já nesta semana. :)
Como comparação e falando do peso (que acaba por ser o primeiro contacto com a garrafa), julgo que o vidro deverá ter +- o mesmo peso de um pêra-manca branco, a garrafa ao todo pesa quase 2kg, um vinho corrente pouco passa das 1200g.

Com certeza [;)], em principio será já nesta semana. :)
Como comparação e falando do peso (que acaba por ser o primeiro contacto com a garrafa), julgo que o vidro deverá ter +- o mesmo peso de um pêra-manca branco, a garrafa ao todo pesa quase 2kg, um vinho corrente pouco passa das 1200g.

E se a garrafa for opaca, então a expectativa sobe! [;)]

Afinal foi logo hoje :):

PS20161017_211150.jpg

Bem, o que dizer, vou começar pela cor, não é aquele vermelho carregado daqueles vinhos do Alentejo nesta ordem de preços, é um vermelho mais ligeiro. Não é um vinho para beber mais fresco como eles indicam na temperatura de serviço, aqui para mim é o factor diferencial, fresco os taninos são fortes e austeros e no nariz a fragrância é bastante comedida. Quando passa ali a temperatura dos 20º a coisa muda de figura, os taninos não ficam aveludados mas já não ficam austeros e o vinho fica todo ele mais equilibrado, de qualquer maneira parece-me um vinho que não é completo, não é completamente cheio e rico na boca, é frutado mas depois não tem um final prolongado por exemplo. Reparei logo que precisa talvez dos tais 2 anos guardado, e se é para servir agora tem de ser decantado e levá-lo para uma temperatura mais ambiente.
Resumindo, é um vinho diferente e não é de descartar, é um vinho que necessita de um especial cuidado ao servir e de conhecimento de prova anterior (numa futura compra nunca o iria provar mais fresco por exemplo e iria dar-lhe meia hora no decanter), mas para mim fica atrás de um Dona Maria Reserva, Borba Reserva e mesmo de um Cartuxa Reserva porque são vinhos mais completos e "directos", pois não sofrem tantas alterações com as temperaturas e modos de servir.

Afinal foi logo hoje :):

PS20161017_211150.jpg

Bem, o que dizer, vou começar pela cor, não é aquele vermelho carregado daqueles vinhos do Alentejo nesta ordem de preços, é um vermelho mais ligeiro. Não é um vinho para beber mais fresco como eles indicam na temperatura de serviço, aqui para mim é o factor diferencial, fresco os taninos são fortes e austeros e no nariz a fragrância é bastante comedida. Quando passa ali a temperatura dos 20º a coisa muda de figura, os taninos não ficam aveludados mas já não ficam austeros e o vinho fica todo ele mais equilibrado, de qualquer maneira parece-me um vinho que não é completo, não é completamente cheio e rico na boca, é frutado mas depois não tem um final prolongado por exemplo. Reparei logo que precisa talvez dos tais 2 anos guardado, e se é para servir agora tem de ser decantado e levá-lo para uma temperatura mais ambiente.
Resumindo, é um vinho diferente e não é de descartar, é um vinho que necessita de um especial cuidado ao servir e de conhecimento de prova anterior (numa futura compra nunca o iria provar mais fresco por exemplo e iria dar-lhe meia hora no decanter), mas para mim fica atrás de um Dona Maria Reserva, Borba Reserva e mesmo de um Cartuxa Reserva porque são vinhos mais completos e "directos", pois não sofrem tantas alterações com as temperaturas e modos de servir.

Que castas o compõem?

Isto de andar a experimentar novos vinhos tem os seus aspectos positivos e negativos, hoje trago uma desilusão:

Blog_2011.jpg

Rótulo banal, garrafa banal, nome banal e vinho banal, só o preço é que não é banal.
Não sei como obteve os 18 valores na revista de vinhos: http://www.revistadevinhos.pt/vinhos/show.aspx?vinho=14633&title=blog&idioma=pt
Vinho bastante longe dos taninos sedosos, mediano em todos os aspectos, só se destaca na parte aromática. Há vinhos que não estão ainda totalmente afinados mas nota-se algum requinte neles, neste nem esse detalhe está lá.

Pingo Doce com 25% de desconto em tudo o que é do Douro.

Ando um pouco de «pé atrás» com as «promoções» de vinhos no Pingo Doce, pois já não é a primeira vez que encontro um vinho após a «promoção», ao mesmo preço que estava na promoção, apesar de o preço «riscado» ser superior.
Quando voltar a acontecer vou documentar e fazer chegar a «informação» a quem de direito.
Ex: Vinho do Douro Serrania, Bag in Box

Ando um pouco de «pé atrás» com as «promoções» de vinhos no Pingo Doce, pois já não é a primeira vez que encontro um vinho após a «promoção», ao mesmo preço que estava na promoção, apesar de o preço «riscado» ser superior.
Quando voltar a acontecer vou documentar e fazer chegar a «informação» a quem de direito.
Ex: Vinho do Douro Serrania, Bag in Box

Eu procuro sempre os preços antes. [;)]

Ás vezes há surpresas positivas e negativas.

Aquelas promoções cíclicas de 60% num vinho, nunca mais comprei.
Mas numa promoção destas todos os vinhos estão com 25% e por vezes compram-se coisas boas.
Na ultima assim comprei Murças e Quinta do Portal a preço de mercado -25%. [;)]

Ontem vi de alto num PD pequeno, e por exemplo quinta do vallado estava a menos de 6€ com o desconto. É um valor simpático, já que o preço normal é superior a 7,50€

No outro dia abri uma Ramos Pinto Collection de 2005 que estava lá em casa guardada. Como ja percebi que gosto de vinhos tintos entre os 10 e 15 anos, estava na altura.

O vinho estava excelente, os taninos redondos na boca e um final prolongado.

Esta é a prova que com um orçamento comedido, podemos guardar um vinho (desde que haja condições mínimas para tal), e quando o formos abrir, termos uma excelente experiência.

Já experimentaram a aplicação Vivino?

Instalei há umas semanas e tem sido bastante precisa na identificação do vinho e útil na sua qualidade, nomeadamente aquando da compra de vinhos de que nunca ouvimos falar.

Isto apesar de se basear em "reviews" pessoais que, naturalmente, valem o que valem...

Já experimentaram a aplicação Vivino?

Instalei há umas semanas e tem sido bastante precisa na identificação do vinho e útil na sua qualidade, nomeadamente aquando da compra de vinhos de que nunca ouvimos falar.

Isto apesar de se basear em "reviews" pessoais que, naturalmente, valem o que valem...

Do pouco que vi fiquei com duas ideias assentes na sua generalidade:
. Quase todos que provaram os vinhos são do ramo ([:D]), por comentários de nota de prova deste tipo:
Mostra excelente profundidade aromática, rico e complexo, ameixa, bagas silvestres, alcatrão, suaves fumados, especiarias... etc.. etc...
. As classificação que dão aos vinhos parece que vão só de encontro ao preço que custam ou à fama que eventualmente poderão ter, já vi lá alguns vinhos que são realmente bons (e baratos) e têm classificações medianas.

Depois temos de ter algum conhecimento dos preços reias dos vinhos, aí é quanto a mim onde falha mais.
Do que vi parece-me que a melhor opção será seguir os usuários em que nos identificamos mais, ir pelas classificações que são dadas aos vinhos não será o melhor caminho para já.
No geral parece-me que ainda não é uma aplicação totalmente fidedigna, precisa de algumas afinações.

Touriga nacional, touriga franca e tinta barroca, ou seja, é um vinho regional alentejano mas pelo menos duas castas existem maioritariamente no Norte... [:D]

É verdade; é estranho encontrar num vinho alentejano essas duas últimas castas.

Já a Touriga Nacional está em todo o lado.

África do Sul: https://www.wine.com.br/vinhos/allesverloren-touriga-nacional-2013/prod12317.html

Austrália: http://www.wine-searcher.com/wine-67944-0001-kaesler-touriga-nacional-barossa-valley-australia

Espanha e Califórnia também.

Grécia: http://www.wineart.gr/j/index.php?option=com_content&view=article&id=119&Itemid=131&lang=en

E mais dois: https://www.greeceandgrapes.com/en/...acional/sort=p.product_id/order=DESC/limit=28

Roménia: http://www.domeniulcoroanei.com/brand/vardo/drop-of-life.html

Voltar
Superior