Que vinho bebem?

Acho que aqui algures alguem tinha falado de um qualquer vinho do sujeito como sendo bom.Já nem me lembro qual...
Entretanto estava no restaurante á espera de mesa e ouvi alguem falar do vinho.
Decidi pedir para experimentar.E em boa hora o fiz.
Resta dizer que no restaurante custou 17€.Duas garrafas.[:D]
Achei um preço simpático.

Eu falei nesse vinho há uns tempos aqui no tópico. O clássico é um vinho porreiro, mas ele tem mais coisas. Gosto muito dos brancos dele, e esse vinhas velhas premium é um vinho que bebo bastante e gosto muito.

Desta vez um vinho que já estava na lista, com a ajuda de prova do membro/user Vocsa foi o impulso suficiente para avançar :), mais um excelente vinho do Alentejo, um magnifico Terra D´Álter reserva, o ano acabou por não ser o de 2013 mas sim o último que está para venda (2014). É feito a partir de castas de vinhas velhas, Trincadeira, Tinta Caiada e Aragonez, o melhor de tudo é que estagiou em barricas de carvalho durante 22 meses! É um vinho complexo, gostei especialmente do sabor a fruta fresca contrastando com o sabor a madeira, de nariz é fantástico.

terradalter2014.jpg

Para mim esse vinho foi das maiores surpresas que tive há uns 2 anos.
Comprei uma caixa de 6 para um familiar a 7,49€ cada garrafa. Quando bebi adorei o vinho, e então pelo preço nem se fala.

Eu não sou grande adepto dos vinhos do Alentejo. Nesse excelente Terras de Alter o que mais me entusiasmou foi de facto esse contraste, ou seja, os 22 meses em madeira não sobressaíram e não se sobrepõem à fruta.

Entretanto provei um branco que considero "caro", é raro pagar muito por um branco:

casa-de-santar-reserva-branco-2014.jpg

O que abri era de 2015. Foi o vinho branco que provei até hoje com mais "corpo", um vinho untuoso. Diria que vai bem com quase tudo, faz a vez de um tinto com facilidade.

Depois provei este de 2012:

carm_91_thumb.jpg

E aqui lembrei-me logo daquele sr Holandês... ele devia vir cá provar estes vinhos da CARM... [:D] que vinhos [br:)] uma pessoa desgraça-se completamente!

Tenho de ir cuscar esse branco, parece interessante. Ando interessado por brancos com corpo.

O Carm, o Reserva de 2011 é muito bom também boa relação preço qualidade, recomendo a muitos amigos e estrangeiros. Aliás num jantar de negócios foram umas garrafas e os bifes estavam malucos com o vinho, e ainda mais com o preço dele mesmo em restaurante (Na altura penso que abaixo dos 20€).

Por falar em brancos,provei há dias isto(já tinha referido ali no tópico do lado) e gostei bastante.
Fui depois ver o preço e surpreendeu-me.5€ e tal.
Nos brancos,gosto e costumo beber Evel,Altano,Kopke,Esporão Reserva e nos Alvarinhos o Soalheiro.
Agora este Paulo Laureano caiu-me no goto.A brincar a brincar foram 2 garrafitas para 2.:sh)

18688811_DGFWG.jpg

Pois esse já se falou, e fiquei de olho.

No outro dia estive com um trabalho de casa que já tinha pensado em começar e nunca tinha feito.
Fiz uma lista de todos os vinhos que tenho na "garrafeira". Neste momento tenho 41 Tintos e 6 Brancos.
Alguns tenho registo do preço de compra, e o que vou reparando é que em muitos deles estou de 30 a 50% abaixo do preço de mercado actual. [kiss]

Como o tempo já pede algo mais fresco já sabe bem beber um vinho verde ou branco, no fim de semana provei os sempre bons Deu la deu e Muralhas, agora comprei uma dupla do José Maria da Fonseca, o BSE que já conheço e o JMF que nunca provei:

JMF.jpg

10 coisas que não sabe sobre... espumante

Se é certo e sabido que vai beber pelo menos um copo de espumante este fim de ano, mais vale fazê-lo bem informado, não acha? Mariana Correia de Barros diz que sim. Por isso aqui ficam dez dados preciosos sobre o rei dos vinhos.

1. O mais importante de tudo (para fazer boa figura) é saber a diferença entre champanhe e espumante. Decore bem: só se pode chamar champanhe ao vinho (com gás) produzido na região francesa com o mesmo nome. O resto? O resto é espumante. Seja em Portugal, seja na Austrália.
2.Existem vários métodos de fabrico, mas o mais usado é o champanhês (também conhecido como clássico). Seriam precisas duas páginas para o explicar, por isso aqui fica um resumo: há dois processos de fermentação alcoólica. O primeiro ocorre logo após a colheita (no mês de Setembro) e o segundo ocorre em garrafa, já no meio da Primavera.
3.Para esta segunda fermentação (uma espécie de interrupção na produção de vinho convencional), são adicionados açúcares e leveduras especiais. O vinho é depois engarrafado e é essa adição que provoca o aparecimento do gás natural. As garrafas ficam deitadas. Este processo pode demorar entre nove meses e cinco anos e provocar vinhos com identidades muito distintas.
4.As uvas têm de ser brancas para o espumante ser branco? Mais ou menos. Existem os brancos e o rosés. E dos brancos fazem parte o blanc des blancs (só uvas brancas) e o blanc de noir (só com uvas pretas). Para obter os rosés adiciona-se um pouco de vinho tinto ou deixa-se o mosto em contacto com as uvas logo no início da produção.
5.As designações de bruto, meio seco e doce não lhe devem dizer muito. Aqui vai: têm apenas a ver com a quantidade de gramas de açúcar por litro. De zero a 15 gramas é bruto, de 12 a 20 é extra seco, de 17 a 23 é seco, de 33 a 50 é meio seco e para cima de 50 é doce. E nunca, mas nunca diga que um vinho é amargo (muito menos a um produtor). Ou é seco ou é doce.
6.Isso dos secos e meio secos é muito giro, mas quando é que se deve beber espumante? É um dos únicos vinhos que vai bem antes, durante e depois das refeições. Não há regras claras para carne, peixe ou doces. Mas temos um segredo: os verdadeiros apreciadores de champanhe bebem sempre os brutos e gostam de o acompanhar com carne.
7.O espumante deve ser bebido sempre entre os seis e os oito graus. Quer isto dizer que deve colocar a garrafa no frigorífico apenas um par de horas antes de o beber. Isso de o gelar com três semanas de antecedência pode fazê-lo perder algumas qualidades.
8. Se acha que vai fazer um brilharete ao aparecer em casa dos sogros com um espumante de 1983, desiluda-se. Os espumantes fazem o estágio dentro das adegas e é isso que vai condicionar a sua capacidade de amadurecimento. Quando vão para o mercado, o máximo que deve esperar para os beber é entre quatro a cinco anos.
9.Já não precisa de esperar por um casamento, pelo Natal ou pela passagem de ano para beber espumante. Porque a tendência diz que cada vez se bebe mais em Portugal sem serem precisos momentos exclusivos. O espumante está na moda e são os secos que mais têm crescido.
10. Se é adepto de fazer paragens na Bairrada para comer leitão, sabe que ali o acompanhamento é feito com espumante local. E na região que mais produz no país (o Douro também está no top de produção) as vendas aumentaram em 2009, cerca de 10% (ainda não há dados deste ano). O que significa 1,4 milhões de garrafas vendidas.

por: Celso Pereira - enólogo.

Fomos fazer este fim-de-semana um pouco alargado ao Alentejo, portanto na volta tive de parar nos meus amigos de longa data da Adega Cooperativa de Borba e ainda tenho umas caixas no carro porque isto não dá para trazer mais do que uma por dia e o porta-bagagens afinal até é grande...

Portanto não preciso de dizer o que bebo, pois não? [:D]

Quero só chamar a atenção para os relativamente "novos" vinhos Senses! Esqueçam o Alvarinho... esqueçam o Petit Verdot (comprem uma para provar... cada boca sua sentença!), o Syrah foi uma desilusão já que costuma ser uma MUITO boa casta alentejana... MAS ENCHAM O CARRO DE SENSES TOURIGA NACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!

Perdoem os CAPs mas aluguem um atrelado para encher do Touriga! São 5€ cada garrafa. É caro? No restaurante pagamos a 17-20€ e ninguém bufa...

Agora vão para o Monte e abram essa garrafa junto à piscina com um queijo amanteigado de ovelha (alentejano pois claro!), um painho e um casqueiro (alentejano pois claro!) e digam lá se há coisa melhor?

Sim... há! A 2ª garrafa do Touriga Senses de Borba! [:D]

Voltar
Superior