Que vinho bebem?

Hoje abri um Olho de Mocho reserva 2015 da Herdade do Rocim, tipicamente alentejano, de cor quase negra, de nariz a corresponder ao que vai ser a prova, bem concentrado e fruta e barrica muito bem envolvidos, é um vinho guloso, gostei deste vinho. :)

IMG-0726.jpg

Ontem revisitou-se por aqui um vinho varietal (não sou muito de varietais, acho que a nossa arte está muito no blend).

casa-cadaval-trincadeira-tinto.jpg

(não tenho o habito de fotografar as garrafas... foto da net :) )

Falou-se aqui há dias, Casa Cadaval, Trincadeira Preta, 2015. Região do Tejo, Almeirim.

Tem a particularidade de ser um" vinhas velhas" produzido a partir de uma única vinha-arbusto.

É um vinho muito interessante, extremamente leve e fácil de beber e de harmonizar, muito redondo . Gosto bastante do aroma. Tem muito mais de elegância e aroma do que de complexidade.

Acrescenta um pouco à nossa diversidade nacional de vinhos.

Lá tomei a iniciativa de finalmente avançar para dois vinhos que tinha na lista e já os queria provar há algum tempo.
Passadouro reserva de 2014 (Quinta do Passadouro) e o Poeira 38 barricas de 2013.
O Passadouro (especialmente este de 2014) está a desaparecer a olhos vistos, e o preço a inflacionar consideravelmente. Só para terem uma ideia, há poucos meses atrás comprava estas duas mesmas garrafas por cerca de menos 10€ do preço total que paguei esta semana... e agora com a proximidade do Natal não sei se não devem aumentar ainda mais, enfim...

As ditas:

IMG-0736.jpg

Hoje comprei em promoção no Pingo Doce 2 vinhos:

- Linhas Tortas 2014 tinto (Douro), acho que li aqui que este vinho era bom, será que fiz confusão? Estava a 2,99€ e trouxe 2 garrafas, pois ultimamente os vinhos do Douro andam a agradarem-me. Supotamente o desconto foi de 50% mas acho que isto é das promoções "à Continente" de qualquer modo não espero ficar a chorar um vinho de 3€ e pode ser que seja uma boa surpresa. [kiss]

- Herdade da Comporta também de 2014 estava a 6,44€ foram só 2,15€ de poupança mas como gosto deste vinho resolvi trazer mais uma garrafa para ter em stock.

Hoje comprei em promoção no Pingo Doce 2 vinhos:

- Linhas Tortas 2014 tinto (Douro), acho que li aqui que este vinho era bom, será que fiz confusão? Estava a 2,99€ e trouxe 2 garrafas, pois ultimamente os vinhos do Douro andam a agradarem-me. Supotamente o desconto foi de 50% mas acho que isto é das promoções "à Continente" de qualquer modo não espero ficar a chorar um vinho de 3€ e pode ser que seja uma boa surpresa. [kiss]

- Herdade da Comporta também de 2014 estava a 6,44€ foram só 2,15€ de poupança mas como gosto deste vinho resolvi trazer mais uma garrafa para ter em stock.

O Linhas Torta Reserva, que penso ser esse que compraste, é o meu vinho de eleição para "beber no dia-a-dia", é bastante agradável e quando em promoção fica a um bom preço.

O Linhas Torta Reserva, que penso ser esse que compraste, é o meu vinho de eleição para "beber no dia-a-dia", é bastante agradável e quando em promoção fica a um bom preço.

Fizeste-me ir ver o rotulo e é reserva, eu nem tinha reparado nisso.
Comprei mesmo porque tinha ideias de ter lido por aqui que não era mau, às tantas até pode ter sido algum comentário teu. [:cool:]

Depois de andar por terras alentejanas a mudança para o Douro, pelo Poeira 38 Barricas de 2013:

Poerira-38-barricas-2013.jpg

E... ui ui, belíssimo vinho, a subtileza do Douro sem nenhum excesso, com os taninos muito finos e o sabor a fruta com muita qualidade bem presente mas sem exageros. Estou já a imaginar uma prova vertical, deve ser qualquer coisa de fantástico com este vinho.

Já começaram a fazer a lista de vinhos para a consoada? Que ideias é que vão tendo?
Já agora, alguém sabe onde se compra caixas (pode ser em papelão) para fazer um embrulho com 2 garrafas? Geralmente o que há para venda nos hiper são aqueles sacos compridos para uma garrafa, para duas ou mais ainda não vi, e queria mesmo juntá-las num único embrulho.

Ainda não tenho nada definindo mas vou ficar atento aqui às sugestões [;)]

Tenho sempre uma garrafa de Crasto Superior guardada para as boas ocasiões, não necessariamente festivas.
Desta feita só tenho 2015... não sei.

Eu na minha consoada nunca ponho um vinho muito caro, a malta que vem cá a casa não é grande apreciadora de vinhos e se pusesse um muito caro era do género de "dar pérolas a porcos" [:D]
Devo por Herdade de S. Miguel que é um vinho que gosto e pela minha experiência cai bem no gosto de todos.

A minha já está planeada. Regá-la bem regada com qb de Churchill´s Estate Red 2015

Vi no site da garrafeira nacional esse vinho mas do ano 2013 por 9,90€ a garrafa, como ando a gostar dos vinhos do Douro, será uma boa compra por aquele preço?

Hoje ao almoço experimentei o tal Linhas Tortas do Douro, por 3€ a garrafa achei muito bom, se amanhã ainda estiver em promoção vou comprar mais umas garrafas.

Back