Que vinho bebem?

Nunca provei este último, vejo que é um monocasta e que adoraste.

É engraçado como vinho muda um bocado de país para país, por cá os monocastas ainda são pouco comuns, há países onde a maioria do vinho consumido são monocastas.

Por cá a tradição dos “blends” que eu pessoalmente aprecio. Outro aspecto que tem mudado é a preocupação com a temperatura, actualmente já ninguém quer tintos quentes, mas há uns anos não era raro ver pessoas a aquecer o vinho.

Actualmente exagera-se na frescura dos brancos, chegando a haver quem os consuma gelados, num bom branco metade das qualidades do vinho deixam de conseguir ser apreciadas.

Outro que me deixou grandes memorias foi o Outrora Clássico, também 100% baga, belíssimo vinho.
Deste Sidónio de Sousa ainda me restam 2 garrafas, do Outrora Baga 2013 ainda tenho uma religiosamente guardada.

Eles apostam muito no Mirabilis grande reserva tinto, não é?

Queres saber os tintos, brancos, champanhe?

Tintos

ff8ebd30aba8e146e609b65edd1deaa8.jpg

6497ecfcccec344d0f3c3918b35d1dcf.jpg

A minha ultima aquisição. Completamente fora do normal.

Tinto.jpg

O Palácio dos Távoras achei um vinho muito fora da caixa, não apreciei nada nada, pode ser que esse de 2015 não seja tão radical.
O meu era completamente opaco, pesado, quase comestível, com características muito vincadas de terra húmida e erva, quase a roçar o feno...

IMG-1513.jpg

Eu lembro-me de teres bebido, mas não me lembrava das tuas notas.

Este é mono-casta, deixa lá ver o que sai daqui. Mas vou guardar mais uns anos.

No final de 2019, se não me engano na feira de vinhos de pequenos produtores, no Campo Pequeno, provei 2 Maçanitas Touriga Nacional, do mesmo ano, mas de zonas diferentes e ......a diferença era significativa.

Um era Bom e o outro Excelente.

Pessoal, Continente com 25% em Alentejo.

Mas ao contrário de outras vezes muitos vinhos melhores não fazem parte da promo...
Quinta de Mouro que comprei assim, não está, o Christian Andersen também não está, e até mesmo o Comendador Tinto não está.

Comprei 3 brancos que gosto de ter e ir bebendo.
- Quinta do Carmo Reserva
- Comendador Reserva
- Esporão Private Selection

Para este fim-de-semana da Bairrada, Nossa Calcário 2015 da Filipa Pato, para quem não conhece a história deste vinho fica aqui o link: Nossa Calcário Baga 2015 de Filipa Pato alcança 96 Pontos - Rota da Bairrada

É um bom vinho mas para mim a pontuação obtida é um exagero, vale o que vale, seguindo... claramente tem ali parte hereditária do seu pai, o que chamam de delicadeza e elegância eu chamo de "leveza aguada", tão característica dos vinhos do seu pai e que eu pouco aprecio, a diferença é que este eu ainda consigo beber com algum prazer, de nariz é bastante agradável e tem ali uns taninos pastosos interessantes, mas essa característica "aguada" está lá.

IMG-2655.jpg

IMG-2657.jpg

IMG-2658.jpg

O Intermaché este mês também vai ter feira de vinho e aprecio alguns da promoção.

Vinhos Tintos
Douro
Papa Figos - 5.49€

Setubal
Quinta da Bacalhôa - 14.39€

Alentejo
Monte da Rasvaqueira, Vinha das Romãs - 13.49€
Quinta do Carmo - 11.79€

Moscatel

Alambre, moscatel Roxo de Setubal - desconto 25% + 10% em cartão

Ps: Para o apreciadores o Vinho do Porto DOW´S 20 ANOS, por 31,99€ vale os euros para oferta de aniversário?

Back