Que vinho bebem?

De acordo. De uma maneira geral, grandes vinhos do Douro precisam mesmo de tempo... seria bom que as casas produtoras tivessem um pouco mais de coragem e os deixassem evoluir dentro de muros...
O Dão tem vinhos que se aguentam lindamente na cave... e a Bairrada também, diga-se. Bebi há pouco tempo um Sidónio Sousa Garrrafeira 2009... bom... que vinho!

Então tens de provar o de 2011, está uns patamares acima desse, é a perfeição, com certeza um dos melhores vinhos que já bebi. Ainda tenho 2 garrafas guardadas. [kiss]

Eu tenho um Vale Meão 2017 mas foi-me oferecido.

Ainda tem que esperar uns anitos (talvez 2 ou 3, devia ser mais)

Reza a lenda que quem recebe, por oferta, um Vale Meão 2017 deve, também ele, oferecê-la a um companheiro do FAH (ou lá como se chama agora) cujo nome nick comece por L e termine em O, e tenha pelo meio as letras uisCastr... não deves quebrar essa corrente...

Um vinho fantástico, que creio nunca vi ser mencionado aqui é o Tinto Quinta do Noval.

Alguém conhece ? tem monocastas, mas neste caso refiro-me ao "blend"

Já bebi e coloquei aqui no tópico, referes-te a este?
(é bom, mas achei que tem um preço demasiado inflacionado)

IMG-1941.jpg

Nessa gama de preços conheço muito pouco, mas tens o Quinta do Poço do Lobo Reserva nessa ordem de preços, e que é um excelente vinho.
Na gama superior tens verdadeiras obras de arte, género Campolargo Calda Bordaleza, CC, do Sidónio de Sousa tens os vinhos d´Autor, no Dão a Quinta da Falorca, Quinta da Vegia, Quinta de Lemos, etc... [;)]

Outro grande, grande vinho, o Falorca Garrafeira 2009.

Um vinho fantástico, que creio nunca vi ser mencionado aqui é o Tinto Quinta do Noval.

Alguém conhece ? tem monocastas, mas neste caso refiro-me ao "blend"

Vou dizer uma heresia, contando com a V/ magnanimidade e perdão: a 1.ª vez que bebi Barca Velha foi lado a lado com um Noval ... e gostei mais do Noval Reserva...

Então tens de provar o de 2011, está uns patamares acima desse, é a perfeição, com certeza um dos melhores vinhos que já bebi. Ainda tenho 2 garrafas guardadas. [kiss]

Para queres tu 2 garrafas de um vinho que já conheces...? manda uma para aqui!

Será que ainda se encontrarão Garrafeiras 2011 no mercado?

Para queres tu 2 garrafas de um vinho que já conheces...? manda uma para aqui!

Será que ainda se encontrarão Garrafeiras 2011 no mercado?

Penso que sim, apesar de terem sido produzidas pouco mais de 6000 garrafas.

Desde que o bebi, fui à procura de mais... encontrei um 2011 que não me soube tão bem... lá está, talvez precisasse de mais tempo...

Sim, o de 2011 é mais intenso e denso, eu achei fantástico, mas o seu auge deve começar lá para 2021.

Penso que sim, apesar de terem sido produzidas pouco mais de 6000 garrafas.

Sim, o de 2011 é mais intenso e denso, eu achei fantástico, mas o seu auge deve começar lá para 2021.

Pois, foi mais ou menos o que pensei.

Outro exemplo, agora do Dão: um Vinha do Contador, Grande Juri, 2011 que bebi há cera de 3 meses.... muito verde ainda. Resta-me 1 que vou guardar por muito tempo.

Hoje é este para o jantar.

f003159ac144ebf17ccc4486a7d9b62e.jpg

Tenho ideia de 14,5% não ser muito comum para um vinho de mesa em 2001.

Abri, decantou-se, respirou. O álcool está lá, mas o corpo manteve-se bem.

Bairrada e Dão sou um valente nabo.
na gama dos 10€ - 15€ tinto ou branco o que recomendas para "começar" na Bairrada e Dão? [;)]

Como és apreciador de brancos recomendo que experimentes uma casta nobre do Dão: encruzado.

Nesta casta gosto da quinta do cerrado

5601863122981-800x800.png

É um vinho algo fresco e leve, bom para aqueles pratos de verão.

Depois nos tintos, quem vem do Douro, convém começar por coisas como o Casa de Santar Reserva. Depois talvez algo da Quinta dos Carvalhais.

Falorca e Passarela são óptimos mas convém saber o que se está a fazer, alguns precisam de 10 anos em cima para se beberem bem.... [:D]

Na Bairrada, nos brancos provei há tempos um Arinto reserva Marquês de Marialva e gostei bastante, dentro daquilo que são os Arintos. Aliás esta marca até é um bom ponto de partida para a região.

A Bairrada vive da casta Baga, bem difícil, tem anos complicados de vinificar em condições. Se quiseres mesmo conhecer a casta aconselho um do universo Niepoort, Lagar de Baixo. Não é particularmente gastronómico, é leve e pouco encorpado mas muitíssimo elegante. Bebe-se quase "sozinho", mas fica-se com uma boa noção de uma casta nacional.

Que vinho bebem?

O Quinta Carvalhais branco e tinto gosto e conheço, tal como a Casa Santar Reserva.
São obrigatórios

O encruzado vou experimentar

E muito obrigado!

Para hoje, Quinta do Crasto Reserva Vinha Velhas 2015, certamente um dos vinhos mais consensuais (a par do Marquês de Borba Reserva), e já bastante afinado:

IMG-0240.jpg

IMG-0239.jpg

Para hoje, Quinta do Crasto Reserva Vinha Velhas 2015, certamente um dos vinhos mais consensuais (a par do Marquês de Borba Reserva), e já bastante afinado:

IMG-0240.jpg

IMG-0239.jpg

Pensei que era o único a estabelecer esse paralelismo entre o Crasto Vinhas Velhas e o marquês de Borba... não sabia - e continuo sem saber - se era o rotulo, se a relação preço-qualidade, a imagem de marca... que ma faz associá-los... e agora vejo o teu comentário...

Bebi, com uns amigos, uma dessas, magnum de 2011... só o Esporão Private Selection 2013 foi mais consensual... para trás, e também por consenso, ficou um Mouchão, salvo erro de 2013... achámo-lo algo rústico, pouco elegante...

Pensei que era o único a estabelecer esse paralelismo entre o Crasto Vinhas Velhas e o marquês de Borba... não sabia - e continuo sem saber - se era o rotulo, se a relação preço-qualidade, a imagem de marca... que ma faz associá-los... e agora vejo o teu comentário...

Bebi, com uns amigos, uma dessas, magnum de 2011... só o Esporão Private Selection 2013 foi mais consensual... para trás, e também por consenso, ficou um Mouchão, salvo erro de 2013... achámo-lo algo rústico, pouco elegante...

O Mouchão é fortíssimo, com aquela característica de azeitona do Alicante Bouchet, é preciso ser fã. Eu gosto mas confesso que é um vinho de exageros.

Back